São Francisco, Califórnia: guia de viagem com o que fazer na cidade!

03 jun 2023 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

Que tal explorar uma das cidades mais festeiras e progressistas dos Estados Unidos? Estamos falando de São Francisco, Califórnia. Conhecida como a “capital da comunidade LGBTQIA+”, é um lugar vibrante, receptivo e muito animado.

Além das festas, bares e pubs, o turista pode passear à beira-mar, pedalar na Ponte Golden Gate, visitar museus variados e se divertir muito nos parques e espaços públicos.

Neste texto, vamos falar tudo o que precisa saber sobre a cidade de São Francisco para aproveitar ao máximo sua viagem aos Estados Unidos!

Onde fica São Francisco?

Onde fica São Francisco?
Pxhere / CC0

Quer saber em que região fica São Francisco nos Estados Unidos? São Francisco é uma cidade localizada na costa oeste dos Estados Unidos, bem ao norte da península de mesmo nome.

Está localizada no estado da Califórnia, mais especificamente na região da Baía de São Francisco.

São Francisco, Califórnia: mapa

A seguir, confira o mapa de São Francisco, Califórnia, para se locomover sem maiores problemas. Com esse item você consegue traçar a melhor rota entre os pontos turísticos mais interessantes e evita se perder enquanto passeia.

O mapa também é essencial para os casos de emergência, em que é necessário recorrer ao serviço médico, hospitalar ou odontológico.

Como chegar a São Francisco, Califórnia?

Já está considerando conhecer São Francisco, Califórnia? Então, veja as maneiras mais práticas de chegar até a cidade, seja saindo do Brasil ou de outros países das Américas.

A partir do Brasil

Para chegar à cidade de São Francisco à partir do Brasil, existem várias opções de voos internacionais. A maioria faz escalas em cidades americanas ou em hubs de conexão em diferentes países.

Os voos diretos partem dos principais aeroportos do Brasil, como o de São Paulo (Guarulhos) e o do Rio de Janeiro (Galeão).

A opção mais comum é fazer escalas em cidades como Miami, Nova York, Los Angeles e Dallas. O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), está localizado a aproximadamente 21 km ao sul do centro da cidade. 

A partir de outros países

Partindo da República Dominicana, no Caribe, a opção mais comum para chegar à cidade de São Francisco é por meio de voos internacionais com conexões. Geralmente, as escalas em outras cidades americanas acontecem em Miami, Nova York e Atlanta.

A partir da Colômbia, os voos internacionais com destino a São Francisco, Califórnia, contam com conexões. 

Várias companhias aéreas oferecem rotas com escalas em locais como Dallas e Houston, como Avianca, Copa Airlines, American Airlines e United Airlines.

O México tem voos diretos para a cidade de São Francisco, com duração de cerca de 7h. Por ser um país fronteiriço com os Estados Unidos, também oferece rotas de ônibus e trem, mas são viagens longas que podem durar quase 3 dias.

Quando viajar para São Francisco?

O clima em São Francisco, Califórnia, é único e variado ao longo do ano, o que influencia na escolha da melhor época para visitá-la. A região é conhecida por suas temperaturas amenas, nevoeiro característico e ventos vindos do Oceano Pacífico.

A melhor época para visitar São Francisco é durante os meses de setembro a novembro, no outono. Nessa época, a cidade tem um clima mais estável, com temperaturas agradáveis e menor probabilidade de nevoeiro.

Os dias são ensolarados e as temperaturas variam entre 15°C e 25°C. É uma época boa para explorar a cidade e participar de eventos locais, como o Fleet Week (show de acrobacias aéreas) e o Hardly Strictly Bluegrass Festival, que acontece em setembro.

A primavera, de março a maio, também pode ser uma boa época para visitar São Francisco, Califórnia, embora o tempo possa ser um pouco mais imprevisível, com possibilidade de chuvas ocasionais.

Seu seguro viagem para São Francisco, Califórnia está aqui!

É sempre bom lembrar que os Estados Unidos não contam com um sistema público de saúde, o que pode ser uma desvantagem para o bolso dos brasileiros que precisam pagar a conta em dólar.

Por isso, é recomendável que você faça um seguro viagem EUA para viajar com tranquilidade, sem se preocupar com eventualidades. O Seguros Promo é o site ideal para quem deseja economizar!

O Seguros Promo tem o melhor preço do mercado e é muito fácil pesquisar pelos diferentes planos. 

Você só precisa informar seu destino turístico, os locais de embarque e desembarque no Brasil, nome, e-mail e número de celular. Acesse e confira!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

O que fazer em São Francisco

O que fazer em São Francisco
Pxhere / CC0

A cidade de São Francisco foi fundada em 1776, por isso, é um destino turístico cheio de histórias, curiosidades e muitos locais para se divertir.

O bairro Castro, por exemplo, é o primeiro “bairro gay” do mundo, e um local de muito significado para a população LGBTQIA +. Confira o que fazer para se divertir em São Francisco, Califórnia.

Fisherman’s Wharf

Esse bairro da costa norte da cidade é conhecido por seu charme histórico e pela atmosfera animada à beira-mar. Uma das principais atrações é observar a movimentada frota de barcos de pesca, onde é possível ver também os leões-marinhos no Pier 39.

No Fisherman’s Wharf, os visitantes encontrarão inúmeros restaurantes que servem frutos do mar, incluindo os famosos clam chowders (sopas de mariscos) com pão de fermentação natural.

Também há diversas lojas de souvenirs, galerias de arte, sorveterias, cafés e performances de artistas de rua ao longo da orla. Os visitantes podem alugar bicicletas e percorrer a famosa orla até a Ponte Golden Gate.

Além disso, o bairro é ponto de partida para várias atrações populares, como passeios de barco até a Ilha de Alcatraz, o Aquário da Baía de São Francisco e o Museu Marítimo Nacional.

Ferry Building

O Ferry Building é um edifício icônico que já foi um terminal de balsas, conectando a cidade de São Francisco a várias partes da Baía de São Francisco. Atualmente, funciona como mercado público que abriga lojas, restaurantes e barracas de alimentos frescos.

O edifício em si é uma obra-prima arquitetônica, com sua torre do relógio e a fachada que remonta à sua construção original em 1898, repleta de arcos e colunas cilíndricas.

Dentro do Ferry Building, há desde lojas especializadas em produtos gourmet até restaurantes famosos. O mercado de alimentos oferece uma seleção deliciosa de queijos, pães artesanais, chocolates, frutas, frutos do mar e muito mais.

Coit Tower

A Coit Tower é uma estrutura situada no topo da colina de Telegraph Hill. Essa torre é um marco importante da cidade.

Construída em 1933, a Coit Tower foi erguida como um monumento em homenagem aos bombeiros de São Francisco. Seu design art déco e sua altura impressionante fazem dela um ponto de referência notável na paisagem da cidade.

No interior da torre, os visitantes podem admirar uma série de murais criados por artistas durante a Grande Depressão. Essas pinturas retratam a vida cotidiana na Califórnia, destacando temas como o trabalho, a agricultura e a diversidade cultural.

Do topo da torre, dá para ver a Ponte Golden Gate, a Ilha de Alcatraz e a Baía de São Francisco.

Pier 39

Uma das principais atrações do local é a colônia de leões-marinhos que se estabeleceu nas docas próximas. Mas, além dos leões-marinhos, o Pier 39 oferece várias opções de entretenimento.

Há uma grande variedade de estabelecimentos gastronômicos que servem desde frutos do mar até especialidades internacionais e pratos clássicos americanos.

Palace of Fine Arts

Construído em 1915, como parte da Exposição Internacional do Panamá-Pacífico, o palácio é uma estrutura impressionante que combina beleza clássica com uma atmosfera serena. Localiza-se no bairro da Marina da cidade de São Francisco.

Com sua arquitetura inspirada na Grécia antiga, o Palace of Fine Arts é um local encantador para visitar. O destaque principal é o domo central, cercado por colunas coríntias e um lago que reflete sua beleza.

O local é cercado por jardins e caminhos, perfeitos para um passeio. O Palace of Fine Arts também abriga o Palace of Fine Arts Theatre, que recebe eventos culturais, peças de teatro, concertos e apresentações artísticas.

Golden Gate Park

Com mais de 1.000 hectares de extensão, é um dos maiores parques urbanos do mundo e oferece várias atividades e atrações aos visitantes.

O parque é conhecido por sua beleza natural e pelos espaços ao ar livre que oferece. Os visitantes podem explorar trilhas para caminhadas e corridas, jardins, lagos e gramados espaçosos, perfeitos para um piquenique.

O Golden Gate Park abriga inúmeras atrações, incluindo o Japanese Tea Garden, o Conservatory of Flowers, o De Young Museum e o California Academy of Sciences, um dos maiores museus de ciência do mundo.

Golden Gate Bridge

Golden Gate Bridge
Pxhere / CC0

A Golden Gate Bridge é um dos pontos turísticos mais icônicos de São Francisco, Califórnia, e uma das pontes suspensas mais famosas do mundo.

Com sua estrutura vermelha, a ponte se estende sobre o Estreito de Golden Gate, conectando a cidade a Marin County.

Construída em 1937, a Golden Gate Bridge é uma verdadeira obra-prima da engenharia e um cartão-postal da cidade. Com seus quase 3 km de comprimento de metal vermelho e duas torres, atravessar a Golden Gate Bridge é uma experiência inesquecível.

Alamo Square Park e as Painted Ladies

O Alamo Square Park e as Painted Ladies são duas atrações imperdíveis em São Francisco, Califórnia, que combinam beleza natural e arquitetura encantadora.

O Alamo Square Park é um pequeno parque urbano localizado em Alamo Square. Com seu gramado espaçoso, árvores frondosas e uma excelente vista da cidade, é um refúgio tranquilo em meio à agitação urbana.

No lado oeste do parque, encontra-se um dos cartões-postais mais famosos da cidade de São Francisco: as Painted Ladies, que são casas vitorianas e eduardianas coloridas e caprichosamente restauradas.

As Painted Ladies são um conjunto de casas geminadas que se destacam por suas fachadas pintadas em cores alegres, varandas ornamentadas e detalhes arquitetônicos encantadores.

Lombard Street

Conhecida como “a rua mais sinuosa do mundo”, Lombard Street atrai visitantes curiosos por sua peculiaridade e beleza única.

Localizada no bairro de Russian Hill, Lombard Street é famosa por sua seção de oito curvas acentuadas e estreitas em meio a um trecho íngreme. 

A rua foi projetada dessa forma para acomodar o declive de 30° e proporcionar uma rota segura para os veículos.

Ao longo do caminho sinuoso, belos canteiros de flores e jardins bem cuidados adornam a rua que cruza com o trilho do bonde, criando uma cena encantadora.

Alcatraz

Alcatraz é uma ilha que se tornou um dos destinos turísticos mais populares e estranhos da cidade. 

Conhecida como “A Rocha”, Alcatraz é famosa por sua antiga prisão de segurança máxima que já abrigou alguns dos criminosos mais perigosos dos Estados Unidos.

Sua história começa no século XIX, quando a ilha foi usada como fortaleza militar. Depois, foi transformada em penitenciária federal, em 1934.

Durante os 29 anos em que funcionou como prisão, Alcatraz ganhou a reputação de ser uma das prisões mais seguras e inescapáveis do país.

Os turistas podem fazer uma visita guiada pela antiga prisão, percorrendo os corredores e celas que já abrigaram famosos criminosos como Al Capone e Machine Gun Kelly.

Baía de São Francisco

A Baía de São Francisco é um local privilegiado, com uma beleza cênica e importância histórica e econômica. A baía abriga a cidade de São Francisco e seus arredores, oferecendo uma infinidade de atrações e atividades para moradores e visitantes.

É na baía que fica a Golden Gate Bridge, que conecta a cidade a outras áreas da região. Além disso, a baía é pontilhada por ilhotas, como Alcatraz, que desempenham um papel significativo na história local.

Japanese Tea Garden

Este jardim, situado dentro do Golden Gate Park, é um dos mais antigos jardins japoneses nos Estados Unidos. Com sua arquitetura tradicional, paisagens e elementos decorativos, é um refúgio que convida à contemplação e à paz interior.

O Japanese Tea Garden possui um cenário repleto de elementos característicos da cultura japonesa, como lanternas de pedra, pontes de madeira, pagodes e estatuetas de Buda.

Os jardins bem cuidados exibem plantas asiáticas, incluindo bambus, árvores de cerejeira, lírios d’água e arbustos floridos.

Uma das principais atrações do jardim é o tradicional ritual do chá japonês, que pode ser aproveitado em uma autêntica casa de chá. É uma experiência que combina o prazer da degustação com a tranquilidade do ambiente.

Twin Peaks

As colinas de Twin Peaks são uma parada obrigatória para quem visita a Califórnia. Ficam no ponto mais alto da cidade de São Francisco.

Subir até o topo de Twin Peaks é uma experiência emocionante, recompensada com uma vista linda da cidade em todas as direções. Dá pra ver desde a Ponte Golden Gate até a vastidão do Oceano Pacífico.

Onde se hospedar em São Francisco, Califórnia?

Onde se hospedar em São Francisco, Califórnia?
Hotel Fusion, A C-two Hotel

Localizado no coração da cidade, Union Square é uma escolha certeira para os turistas que buscam uma vida noturna animada. Lá você encontra uma grande variedade de hotéis, desde estabelecimentos luxuosos até opções mais acessíveis.

No Fisherman’s Wharf você encontrará hotéis voltados para a Baía de São Francisco, além de estar próximo a atrações populares como Pier 39 e Alcatraz.

A área de Embarcadero, que fica ao longo do calçadão à beira-mar, é para quem procura uma estadia sofisticada. O El Quarto é um site que mostra hotéis onde você quiser, seja em São Francisco, Califórnia, ou qualquer outra parte do mundo.

O El Quarto reúne os preços de milhares de hotéis e aponta em destaque as opções com café da manhã e cancelamento gratuito de reserva. Acesse o El Quarto e encontre o hotel ideal para seu tipo de viagem!

São Francisco: informações úteis!

Quer saber como é morar em São Francisco e o que fazer na cidade durante sua estadia? Acompanhe a seguir e anote dicas valiosas que vamos passar também sobre documentação, moeda e língua dos Estados Unidos.

Visto

Existem vários tipos de visto para os Estados Unidos, como turismo, estudo, trabalho, negócios, entre outros. Comece o procedimento acessando o site do Consulado dos Estados Unidos do seu país e preenchendo o formulário DS-160 online.

Moeda

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos da América e é amplamente reconhecido como uma das moedas mais influentes e importantes do mundo. Também é usado como moeda de reserva em muitos países ao redor do globo.

Língua

Nos Estados Unidos fala-se o inglês americano. Embora compartilhe semelhanças com outras variantes, como o inglês britânico, o inglês americano desenvolveu características distintas ao longo dos anos, refletindo a história e a diversidade cultural do país.

Cidades próximas a São Francisco, Califórnia

Cidades próximas a São Francisco, Califórnia
Pxhere / CC0

Veja a seguir algumas das cidades próximas a São Francisco, Califórnia, que valem a pena explorar. Oakland fica na margem leste da Baía de São Francisco, e é conhecida por sua cena artística, culinária diversificada e belas paisagens.

Lar da renomada Universidade da Califórnia, Berkeley é uma cidade universitária famosa por sua atmosfera intelectual e boêmia.

Sausalito, que fica a norte da Ponte Golden Gate, é uma cidade à beira-mar com charme mediterrâneo. Você vai adorar conhecer a cidade de São Francisco e outros lugares legais da região da Califórnia! Apronte as malas e boa viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.