Sicília: onde fica, quando ir e principais atrações!

17 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Para muitas pessoas, a Sicília é um caso sério de amor à primeira vista, e não é difícil entender os motivos por trás de tanto encantamento. 

Do imponente vulcão Etna aos vilarejos que pouco mudaram desde a Idade Média, a maior ilha do Mediterrâneo destaca-se como um destino inesquecível, apaixonante e, melhor ainda, acessível!

Parques naturais, praias paradisíacas e construções medievais esperam quem visita a região, sem falar na inconfundível gastronomia italiana e na hospitalidade de um povo alegre e acolhedor.

Quer planejar uma viagem fantástica por esse cantinho deslumbrante da Itália? Você chegou ao lugar certo! 

Vem conferir as dicas que reunimos para te ajudar a montar um roteiro!

Sicília: o que fazer em uma viagem pelo sul do país?

Sicília: o que fazer em uma viagem pelo sul do país?
Fonte: Pxhere / CC0

Não é de hoje que a Sicília, Itália, encanta viajantes do mundo inteiro. Ao longo da história, a ilha mediterrânea já foi disputada por gregos, romanos, normandos, árabes e espanhóis: uma mostra de que há muito a se ver e curtir por lá!

Famosa mundialmente por sua comida de rua, seus mercados ao ar livre, sua história milenar e, é claro, pelo azul perene do Mediterrâneo, a ilha parece compilar em seu terreno tudo o que há de melhor na Itália.

A cultura, a arte, a história, a gastronomia e até o idioma da ilha foram diretamente influenciados pelos diferentes povos que já disputaram a região. Por lá, você vai encontrar falantes de italiano, siciliano, francês, árabe, inglês e até alemão.

E a natureza não fica para trás. 

O cenário é pululado por praias de beleza ímpar, colinas verdejantes, mar cristalino e muita biodiversidade: paisagem icônica que tornou a ilha o palco da segunda temporada da consagrada série The White Lotus.

Vem conhecer um pouco mais sobre essa ilha imperdível!

Onde fica a Sicília?

A ilha da Sicília fica a apenas 3 km da costa da Itália, no extremo sul do país. É o pedaço de terra que parece ser “chutado” pela ponta da bota italiana no mapa.

Maior ilha do Mediterrâneo, a região fica a 900 km de Roma e a 315 km de Nápoles. A distância até outros países é ainda menor: Malta está a 95 km, a costa da Tunísia fica a 150 km e a Grécia está 565 km distante.

Mapa da Sicília, Itália

A ilha tem aproximadamente o mesmo tamanho que o estado de Alagoas, por isso é importante planejar bem o seu roteiro e selecionar previamente as cidades que você deseja conhecer, já que precisará providenciar o deslocamento entre elas.

Para te ajudar, destacamos o mapa da Sicília com cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro, veja só!

Como ir para a Sicília?

Você não vai encontrar voos diretos do Brasil para a Sicília, mas isso não significa que será difícil chegar até lá: você pode desembarcar em Roma ou Milão e, na sequência, seguir para a maior ilha mediterrânea.

A região tem aeroportos com boa estrutura em Palermo, Trapani e Catânia. Depois, você pode circular entre as cidades de carro, ônibus ou trem.

No Vai de Promo você encontra as passagens mais baratas para a Itália sem dificuldades: utilize a barra de pesquisa para encontrar descontos de até 35% em passagens para os principais destinos do Brasil e do mundo.

E não deixe de inscrever o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir para Sicília?

Você poderá visitar a região em qualquer estação, mas se quer saber qual a melhor época para ir até a Sicília é melhor programar a sua estadia para os meses mais quentes, quando você poderá curtir intensamente as praias locais.

Entre os meses de abril e outubro, a ilha fica com temperaturas elevadas, com máximas acima de 31ºC, e as chances de chuva são quase nulas.

Tenha em mente, porém, que os meses mais quentes, julho e agosto, também coincidem com o período de férias na Europa.

Essa combinação resulta numa ilha muito mais cheia, praias lotadas e hotéis disputados, então planeje sua viagem com o máximo de antecedência caso opte por visitar a ilha nessa época.

Quer economizar o máximo possível na sua viagem? 

Você pode gostar de visitar a região entre novembro e março, mas não se esqueça de que pode fazer frio de até 9ºC e as chuvas podem ser mais frequentes nesse período.

Onde se hospedar na Sicília?

A maior ilha do Mediterrâneo tem quase 18 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, o que reforça ainda mais a importância de escolher bem onde ficar para facilitar seus deslocamentos e passeios.

Nesse sentido, a maneira mais prática de explorar a Sicília é escolhendo uma (ou mais) cidade-base como ponto de partida para os seus passeios.

A melhor cidade para ficar é Palermo, que reúne museus, atrações turísticas, restaurantes e uma grande oferta de hotéis e pousadas, além de agências que oferecem passeios por toda a ilha.

Há, no entanto, aqueles que preferem ficar em uma região mais pacata, histórica e charmosa, ao sul da ilha. Nesse caso, você pode preferir se hospedar em Agrigento, cidade histórica que guarda o famoso Vale dos Templos.

Você quer mesmo é curtir praias paradisíacas e muita badalação? Você pode gostar de ficar em Taormina, um dos destinos mais disputados da ilha!

Encontre hotéis na Sicília pelo menor preço aqui no El Quarto!

Encontre hotéis na Sicília pelo menor preço aqui no El Quarto!
Fonte: Pxhere / CC0

Economizar na sua viagem à Itália é mais fácil do que você imagina: é só fazer a sua pesquisa de preços e reserva de hotel no buscador El Quarto.

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações (incluindo opções com cancelamento gratuito) nos principais destinos do mundo a preços exclusivos.

Você encontra condições de pagamento facilitadas, em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito, e pode até pagar suas diárias em reais, sem aplicação de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem.

Ah! E não deixe de assinar a newsletter gratuita do El Quarto para receber novidades e descontos de até 50% em hospedagem no seu e-mail!

O que vale mais a pena conhecer na Sicília?

Montanhas, praias, vulcão, catedrais medievais, festivais de rua e muitas outras atrações esperam quem vai visitar um dos cantinhos mais charmosos da Itália.

Vem conferir o que fazer na Sicília! 

Palermo 

Capital da ilha, Palermo é a quinta maior cidade da Itália e se destaca do mapa do país por seus mercados e sua fama de destino gastronômico.

A cidade é cortada por diversas linhas de metrô que facilitam o deslocamento entre pontos turísticos incríveis, como a Catedral de Palermo, datada do século XIII, e o Teatro Massimo, considerado obra-prima da arquitetura neoclássica.

Durante a sua estadia, você também não pode deixar de conhecer o Palazzo dei Normanni, do século IX, e ao menos um dos diversos mercados de rua da cidade, como o Vucciria e o Ballarò.

Agrigento 

Uma das cidades mais antigas do país, Agrigento foi fundada no século VI a.C. por gregos e, até hoje, tem boa parte de sua história milenar muito bem-preservada.

A cidade é bem pequena e pacata, mas não pode ficar de fora de nenhum roteiro pela ilha por conta de sua mais famosa atração: o Vale dos Templos, um dos maiores complexos de sítios arqueológicos do planeta.

O circuito reúne construções gregas com mais de 2.000 anos de história, como o Templo da Concórdia e o Templo Necrópoles, que ajudam a contar a história da Europa, da Itália e da própria civilização ocidental.

Catânia 

Catânia
Fonte: Dariolp83 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Cidade do famoso monte Etna, Catânia é uma das joias da costa oeste siciliana, onde você vai encontrar heranças milenares da história italiana.

A antiga cidade portuária é a principal porta de entrada para quem deseja visitar o maior vulcão ativo da Europa e oferece até um teleférico que leva os visitantes até a cratera do Etna.

Para quem prefere atrações históricas, o centrinho é simplesmente imperdível. 

Por lá, você encontrará construções com mais de um milênio de existência, como a Catedral de Catânia e a monumental Piazza del Duomo.

Taormina 

Destino queridinho entre o público mais jovem e em busca de badalação, Taormina é uma cidade localizada no alto de uma colina no norte da ilha, onde penhascos desafiam a gravidade projetando-se sobre o mar azul.

O lugar é ideal para viagens de verão, especialmente se você gosta de praias paradisíacas, limpas, bem-preservadas e com muitas atrações naturais, como a Isola Bella.

Além disso, Taormina também pode ser uma boa alternativa de hospedagem para quem deseja visitar o monte Etna, localizado a apenas 55 km de distância.

Scala dei Turchi 

Um dos lugares mais bonitos da Itália, Scala dei Turchi é uma cidade famosa por suas falésias brancas que contrastam com o azul do Mediterrâneo: cenário mais que instagramável!

A cidade é bem pequena e tem infraestrutura modesta. 

Por essas e outras, é quase um segredo escondido das hordas de turistas que invadem a ilha durante o verão: um dos poucos lugares mais tranquilos até mesmo entre julho e agosto.

Aproveite para cobrir seu corpo com uma argila natural perto da maior falésia de Scala dei Turchi: essa argila tem propriedades terapêuticas e ajuda a revigorar a pele!

Siracusa 

Passear por Siracusa é como viajar no tempo. A cidade é quase um museu a céu aberto onde se sucedem ruínas romanas, igrejas medievais, castelos, praças suntuosas e outras construções milenares.

O Parque Arqueológico de Neapolis é um dos melhores lugares de toda a Itália para conhecer mais sobre o Império Romano: o parque guarda o famoso Teatro Greco, um imenso anfiteatro e a Orecchio di Dionisio, uma gruta em formato de orelha.

No centro histórico, você também poderá gostar de visitar o Museo Archeologico Regionale Paolo Orsi, que ajuda a contar a história da ilha e do país com um rico acervo arqueológico.

Cefalú 

Cefalú
Fonte: Hein56Didden / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das menores cidades da ilha, Cefalú surpreende pela quantidade de atrações concentrada em seu território diminuto.

A cada esquina você pode encontrar ruínas de fortalezas medievais, igrejas com séculos de história, templos antigos e outras atrações milenares, como o fantástico Templo de Diana e a suntuosa catedral Duomo de Cefalú, do século XII.

Quem gosta de passeios ao ar livre também pode curtir o roteiro pelas cavernas de Cefalú, no lado norte da Roca, onde você poderá aprender mais sobre a região em que a cidade foi fundada.

Noto 

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Noto é uma cidade com cara de vilarejo que teve uma história bastante movimentada.

A região já foi ocupada por romanos e gregos, teve grande importância na Idade Média e até já foi completamente destruída por um terremoto, no século XVII, chegando à atualidade com jeito de museu a céu aberto.

Pode ser interessante começar o seu passeio pela Piazza Municipio, cercada por algumas das construções mais famosas da cidade, como a Igreja do Santíssimo Salvador, a Catedral de São Nicolau e a Câmara Municipal.

Qual a cidade mais bonita da Sicília?

Apontar qual a mais bela cidade da Sicília é uma tarefa hercúlea que pode ter diferentes respostas. Afinal, a ilha é tão bonita que é difícil dizer em que ponto sua beleza é maior ou menor.

No fim das contas, tudo vai depender do gosto do viajante.

Taormina é a queridinha entre o público mais jovem por combinar suas belezas naturais e praias paradisíacas a uma estrutura metodicamente feita para a badalação.

Agrigento, por sua vez, encanta mais quem gosta de cenários bucólicos que parecem saídos direto dos livros de história, com seu centrinho medieval e suas inúmeras construções milenares bem preservadas.

De qualquer forma, não restam dúvidas: qualquer roteiro siciliano vai te levar por alguns dos cantos mais bonitos de toda a Itália!

Quanto custa ir para Sicília, Itália?

Quanto custa ir para Sicília Itália?
Fonte: Pxhere / CC0

A maior ilha do Mediterrâneo está entre os destinos mais baratos da Itália e da Europa, surgindo como uma excelente opção de destino para viajantes econômicos, especialmente se você tem disponibilidade para viajar na baixa temporada.

Muitas atrações da ilha são gratuitas, enquanto outras são de baixo custo, e as praias também estão, em sua maioria, abertas ao público gratuitamente.

Em relação à hospedagem, você pode gastar entre 25 e 50 euros em hospedagem por dia, a depender do estilo de acomodação que procura. 

Os custos de alimentação, por sua vez, custam, em média, de 35 a 52 euros por dia, e podem ficar ainda mais econômicos se você trocar a refeição em restaurante por um lanche no hostel (preços cotados em janeiro/2023).

Não se esqueça de fazer um seguro viagem para a Itália

Antes de embarcar para a Itália, você não pode se esquecer de fazer um seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem vai visitar o país e diversos outros destinos europeus.

Além de atender a uma exigência das autoridades europeias, o seguro viagem assegura amparo financeiro ao viajante em caso de imprevisto ou emergência, incluindo acidentes e problemas de saúde.

Essa modalidade de seguro foi criada especificamente para atender às necessidades dos viajantes e oferece também cobertura de seguro bagagem, traslado médico, assistência por atraso ou cancelamento de voo, entre muitas outras.

No Seguros Promo você encontra os planos mais completos pelo menor preço do mercado, com atendimento diferenciado, 24 horas por dia, sete dias por semana e 100% em português!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Se hospede na Itália com conforto e economia!

Quer viver uma experiência inesquecível e, de quebra, conhecer o lugar onde a famosa série The White Lotus foi gravada? Então visite agora mesmo o El Quarto para garantir sua hospedagem econômica na Sicília! 

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações com o melhor custo-benefício para que você possa viajar muito sem pesar no bolso!

Aproveite para pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, e em até 12 vezes sem juros no cartão! 

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.