Taipu de Fora:onde fica, melhor época, o que visitar e outras dicas

31 mar 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Há quem diga que o Caribe brasileiro está em Taipu de Fora, um dos cenários mais apaixonantes da Bahia.

Perfeito para quem procura sossego em frente ao mar, esse destino da Costa do Dendê oferece tudo aquilo que torna uma praia paradisíaca, incluindo águas cristalinas, areia fofa e sol durante boa parte do ano.

Na maré baixa, a paisagem fica ainda mais atrativa, com piscinas naturais de águas transparentes à espera do banhista!

Você se interessou? Então este artigo é perfeito para você! Montamos um guia com todas as dicas sobre uma das praias mais bonitas do Nordeste, veja só!

Taipu de Fora: o que fazer durante o seu passeio?

Em meio ao litoral mais extenso do Brasil fica a pequenina e encantadora Taipu de Fora, Bahia, considerada por muitos a praia mais bela do país, em plena Península do Maraú.

Neste ponto do mapa, a costa se estende por 7 km de imensos coqueirais, recifes de corais, areia branca e mar limpo.

A região ganhou fama nos últimos anos por suas piscinas naturais deslumbrantes e menos badaladas que as de outros destinos nordestinos, como Maragogi, Porto de Galinhas e Jericoacoara.

A maior delas tem nada menos que 1 km de extensão e abriga centenas de espécies marinhas: cenário perfeito para mergulhos com snorkel ou cilindro.

Com a nova fama vieram também importantes melhorias em infraestrutura, incluindo grandes resorts, hotéis e pousadas, garantindo conforto e atendimento de qualidade aos turistas durante todo o ano.

Neste artigo, você encontrará todas as informações que precisa para planejar sua viagem: como chegar, quando ir, onde ficar, o que fazer e muitas outras dicas imperdíveis. Vamos lá!

Onde fica Taipu de Fora?

Onde fica Taipu de Fora?
Fonte: Pixabay

Taipu de Fora está localizada na Península de Maraú, na Costa do Dendê, uma das principais zonas turísticas da Bahia, mais especificamente no meio do caminho entre Morro de São Paulo e Itacaré.

A capital baiana, Salvador, fica a 194 km ao norte de Taipu: é ali que está instalado o principal aeroporto das proximidades. A turística Ilhéus, por sua vez, fica a cerca de 136 km da praia.

Você pode encontrar passagens aéreas pelos melhores preços para o aeroporto de Salvador no site de buscas Vai de Promo: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Não deixe de cadastrar o seu e-mail e ativar o alerta de preços para não perder nenhuma oferta para a capital da Bahia ou qualquer outro destino do seu interesse.

E não se esqueça de seguir o Vai de Promo nas redes sociais para ficar por dentro de outras promoções incríveis!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como chegar em Taipu de Fora de Barra Grande?

O viajante tem como chegar em Taipu de Fora de várias formas a partir da vizinha Barra Grande, que fica a apenas 8 km de distância.

A maioria dos turistas opta por fazer esse deslocamento de táxi ou a bordo de uma das jardineiras com capacidade para quatro passageiros que oferecem o transporte com saída do centro da cidade.

O trajeto passa por uma estrada de terra e leva cerca de 20 minutos. Se estiver de carro, é só seguir pela Estrada de Barra Grande até seu destino final.

Também é possível fazer a viagem entre as duas praias de barco, que custa a partir de R$ 60 (em janeiro/2022) por pessoa.

Qual melhor época para ir em Taipu de Fora?

Qual melhor época para ir em Taipu de Fora?
Fonte: Unsplash

Quando falamos sobre Taipu de Fora, quando ir é uma pergunta que não pode ficar de fora do seu planejamento de viagem. 

Afinal, o viajante precisa ficar de olho não apenas na estação do ano em que viaja, mas também na tábua de maré!

Por isso, é aconselhável programar a visita à região durante a maré baixa, especialmente na lua nova e na lua cheia, quando se formam as belíssimas piscinas naturais de Taipu.

Em relação ao calendário, a alta temporada acontece durante o verão, de dezembro a fevereiro, quando a temperatura dispara, mas tenha em mente que esse período também pode ser marcado por chuvas.

Além disso, de abril a maio pode chover com frequência por lá, o que pode frustrar seus planos de garantir seu bronzeado.

Se você não quer correr o risco de ter o seu dia de praia interrompido por pancadas de chuva, a melhor alternativa é viajar entre setembro e novembro, quando praticamente não chove na Península do Maraú e o movimento turístico ainda é discreto.

Onde ficar em Taipu de Fora?

Não é difícil decidir onde se hospedar em Taipu de Fora: embora a infraestrutura hoteleira seja mais modesta em comparação a Barra Grande, o viajante encontra muitos hotéis e pousadas para sua estadia.

As praias mais ao sul costumam ser mais vazias e, por isso, são indicadas para quem procura sossego, como Cassange, Ponta da Baleia e Algodões.

Caso você faça questão de conforto e comodidade, pode ser melhor ficar mais ao norte, uma região mais urbanizada, especialmente do trecho que vai da Ponta do Mutá às praias centrais.

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Taipu de Fora!

Onde ficar em Taipu de Fora?
Fonte: Pousada Taipu de Fora

Você não precisa perder tempo nem sair de casa para encontrar o melhor hotel ou pousada em Taipu de Fora para a sua estadia: é só visitar o El Quarto para garantir sua acomodação pelo melhor custo-benefício!

Nossa plataforma apresenta ofertas imperdíveis e promoções exclusivas para garantir os melhores preços do mercado.

Basta digitar o destino e as datas da sua viagem para acessar acomodações que cabem no seu bolso, incluindo hotéis e pousadas com cancelamento gratuito.

Faça a sua pesquisa gratuita com a gente para descobrir que economizar em hospedagem na Bahia pode ser mais fácil do que você pensa!

O que fazer em Taipu de Fora?

Quem gosta de praia e belos cenários naturais não vai passar um segundo sequer de tédio durante a sua visita à Península do Maraú. 

Entre trechos de orla, piscinas naturais, dunas e coqueiros, você vai encontrar uma das praias mais bonitas do Brasil.

Confira o que fazer em Taipu de Fora!

Barra Grande

Barra Grande, na Bahia, é a vizinha famosa e badalada de Taipu de Fora, que, embora receba milhares de turistas por ano, nunca perdeu a atmosfera de vila caiçara.

Em toda a região é possível encontrar uma boa oferta de serviços, incluindo agências turísticas, passeios de 4×4 pelas dunas e rotas de lanchas, catamarãs e escunas pelas águas azuis que banham a península.

O viajante também tem a oportunidade de contratar passeios pelos rios da região, como o Camamu e Carapitangui, ou simplesmente curtir as opções da vida noturna de Barra Grande.

Lagoa Azul

Lagoa Azul
Fonte: Aline Rosário / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Pertinho do ponto mais alto da Península do Maraú fica a Lagoa Azul, Taipu de Fora, perfeita para quem quer alternar os banhos de mar com mergulhos na água doce.

As águas da lagoa são ricas em lanolina e, por isso, não são muito cristalinas, mas certamente não vão decepcionar quem curte águas calmas e quentes.

A lagoa é uma das paradas da Trilha das Bromélias, mas ainda é uma relativa desconhecida do grande público: um motivo a mais para conhecer um dos lugares mais bonitos e tranquilos da Costa do Dendê.

Taipu de Dentro

A oeste da vila fica o pacato vilarejo de Taipu de Dentro, banhado pelas águas plácidas do rio Camamu.

A região ainda é pouco procurada por turistas de outros cantos do país, o que garante um aspecto mais rústico, pitoresco e quase exclusivo a esse pequeno povoado caiçara.

Durante sua visita, você poderá se banhar em águas cristalinas (no rio ou no mar), saborear pescados e frutos do mar frescos nos restaurantes locais ou contemplar o pôr do sol sobre a Baía de Camamu.

Em outras palavras, uma opção de passeio imperdível para quem procura sossego!

Baía de Camamu

Pertinho de Taipu fica a Baía de Camamu, uma região de águas calmas e cristalinas adequada para banho e bastante procurada para passeios de barco, lancha ou escuna.

Praticamente todas as operadoras de turismo da vila oferecem passeios pela baía, que é pontilhada por várias ilhas e ilhotas de areia branca.

Os roteiros, em sua grande maioria, incluem, ainda, uma parada na Cachoeira de Tremembé, uma das mais belas quedas d’água do rio Maraú.

Praia do Cassange

Praia do Cassange
Fonte: Flaviac / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Uma das joias do sul da vila é a Praia do Cassange, a 12 km do centrinho, onde o cenário é formado por coqueirais e vegetação de restinga.

Além do trecho de areia com águas tranquilas, a praia abriga a Lagoa do Cassange e muitos mirantes com vista privilegiada da costa. 

Também é da Praia do Cassange que se inicia a Trilha das Bromélias, uma das mais famosas da região.

Praticamente deserta, a praia não oferece nenhuma infraestrutura. Em contrapartida, é ali que fica um dos cenários mais bonitos de toda a Península do Maraú.

Praia Três Coqueiros

Pertinho do centro da vila, a Praia Três Coqueiros é uma das preferidas entre famílias que viajam com crianças por ser banhada por águas calmas e oferecer excelente infraestrutura.

A faixa de areia é extensa, sendo bastante procurada por banhistas que desejam praticar esportes ou simplesmente relaxar à beira-mar.

Como o próprio nome sugere, a Praia Três Coqueiros é também margeada por um extenso coqueiral, que garante um visual ainda mais selvagem à região.

Praia de Saquaíra

Quer fugir da muvuca durante a alta temporada? Você vai se apaixonar pela Praia de Saquaíra, Bahia.

Localizada no meio do caminho entre as praias de Algodões e Bombaça, a praia é extensa e praticamente deserta, com mar tranquilo, sobretudo durante a maré baixa.

A faixa de areia é margeada por um coqueiral vistoso, com vários pontos isolados, indicados para quem quer curtir seu dia de praia com tranquilidade.

Praia de Algodões

Praia de Algodões
Fonte: Flaviac / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Uma das praias mais famosas da vila é a Praia de Algodões, a cerca de 20 km do centrinho. Apesar da distância, não restam dúvidas: estamos falando de uma das melhores praias da Costa do Dendê.

A estrutura na região é modesta, mas a beleza natural é incomparável, com direito à formação de várias piscinas naturais de águas cristalinas durante a maré baixa.

Como a região ainda é pouco procurada para turismo, isso também significa que você poderá desfrutar de um dia nas piscinas naturais sem disputar espaço com muitos banhistas, ao contrário do que ocorre na praia de Taipu de Dentro.

Praia da Bombaça

Se você gosta de praia tranquila e vazia, a Praia da Bombaça pode ser a melhor opção para o seu dia de praia.

A região fica distante do centro e dispõe de poucas barracas de praia, o que afasta boa parte dos turistas. 

Àqueles que resolvem explorar a região resta uma praia praticamente deserta e intocada, cheia de belezas naturais!

Ponta do Mutá

Procurando uma praia badalada para curtir o dia? Você vai gostar da Ponta do Mutá, BA, um dos trechos com melhor infraestrutura na Península do Maraú.

A região dispõe de excelente oferta de serviços, como agências turísticas, barracas de praia, bares, restaurantes e beach clubs, como o Sol do Mutá e o Café de La Musique, queridinhos entre o público jovem.

A Ponta do Mutá também se orgulha de abrigar o pôr do sol mais bonito da Bahia, com uma mistura de cores capaz de deixar qualquer um de queixo caído!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Faça já a sua reserva de hotéis e pousadas em Taipu de Fora!

Como você deve ter notado, não faltam praias paradisíacas e atrações neste apaixonante destino baiano. O que você está esperando para planejar a viagem dos seus sonhos?

Visitando o nosso site de buscas, El Quarto, você encontra o melhor hotel em Taipu de Fora para a sua estadia.

Nossa plataforma oferece milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo com preços exclusivos e até opções com cancelamento grátis.

Você pode até mesmo pagar suas diárias online, garantindo ainda mais comodidade para a sua experiência de viagem!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar as belezas da Costa do Dendê e da Península do Maraú pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.