Tallinn: atrações imperdíveis na capital da Estônia!

28 out 2023 • 13 minutos de leitura por Victor Alves

Tallinn é um dos destinos mais subestimados da Europa e deixar a cidade fora dos seus planos de viagem pode ser um desperdício!

A apenas algumas horas de distância de Helsinque, a encantadora capital da Estônia é um museu a céu aberto com inúmeros tesouros esperando para serem descobertos. E, melhor ainda, um destino mais barato que muitas cidades europeias!

Ali, os viajantes poderão conhecer castelos, muralhas medievais, bons restaurantes e uma cena econômica vibrante, digna da alcunha de “Vale do Silício da Europa”. 

A cidade é, sobretudo, um lugar de contrastes, onde o antigo coexiste em plena harmonia com o moderno. 

Vem conhecer um pouco mais sobre a incrível capital estoniana!

Tallinn: conheça o centro cultural da Estônia!

Tallinn-conheça-o-centro-cultural-da-Estônia
Freepik

Em Tallinn, Estônia, a história se mistura com a vida moderna por todos os lados. 

Com uma população de quase 500 mil habitantes, o destino tem um centro histórico muito bem preservado, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Mas não é só isso. 

Enquanto a Cidade Velha é um reduto de igrejas imponentes, museus fascinantes e boas opções gastronômicas, na parte nova, dezenas de startups prosperam. Não coincidentemente, estamos falando de uma das cidades mais conectadas do mundo!

O cenário econômico próspero é a cereja do bolo de uma cidade marcada pela tradição, capaz de guardar heranças desde o período medieval.

Onde mais você poderia andar sobre muralhas centenárias, visitar genuínos castelos e explorar mercados pitorescos, que contam muito sobre a história local? 

Sem dúvidas, a capital da Estônia é um destino menos conhecido que vizinhas famosas, como Helsinque e São Petersburgo, mas não se engane. Estamos falando de um recanto de surpresas e atrações fantásticas.

O epicentro da vida cívica da cidade é a animada Raekoja Plats, a praça do mercado que remonta ao século XI. Ali há uma concentração de cafés, restaurantes e construções antigas, como a prefeitura do século XIV e uma farmácia do século XV. 

Perder-se nas ruas sinuosas da cidade é uma experiência inigualável, na qual você pode conhecer lugares como o Parque Kadriorg, o castelo Toompea e muito mais! Veja só!

Onde fica Tallinn?

Tallinn é a capital da Estônia, um país báltico situado no nordeste da Europa. 

A Estônia faz fronteira com a Rússia e está a 360 km da cidade de São Petersburgo, enquanto Helsinque, na Finlândia, está a apenas 80 km. Estocolmo, na Suécia, também está nas proximidades, a apenas 430 km de distância.

Em relação à localização da cidade no mapa do país, você vai encontrar a capital na costa norte, às margens do Golfo da Finlândia.

Vale lembrar que os Países Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, são conhecidos por sua rica herança cultural e beleza natural. 

A capital estoniana, em particular, destaca-se como a cidade medieval mais bem-preservada da Europa, estando rodeada por lagos e cenários naturais deslumbrantes.

Tallinn, mapa

Com uma população de cerca de 430 mil habitantes, a cidade abriga aproximadamente um terço da totalidade da população do país. 

O núcleo histórico se divide em duas áreas: Cidade Alta (Toompea) e a Cidade Baixa. É nesses distritos que se concentram a maioria das atrações turísticas imperdíveis. 

Devido à sua posição estratégica, a cidade desempenhou um papel significativo como centro comercial, particularmente durante os séculos XIV ao XVI.

Veja onde fica Tallinn no mapa!

Como chegar em Tallinn?

Para chegar à capital da Estônia, você não encontrará voos diretos a partir do Brasil. Há, todavia, diversas opções de rotas aéreas e marítimas que podem levá-lo até lá. 

O principal ponto de entrada é o Aeroporto Lennart Meri, que funciona como hub da Estonia Air e oferece conexões para várias capitais europeias. 

Assim, você pode voar até alguma cidade europeia que recebe voos oriundos do Brasil, como Roma, Frankfurt e Madrid, e, depois, voar até a capital estoniana.

Também é possível chegar à Estônia por via marítima. Há boa oferta de viagem de ferry entre Tallinn e Helnsique, na Finlândia, e Estocolmo, na Suécia. 

E não acabou: você ainda pode optar pela via terrestre, a depender da cidade de origem. Há muitas rotas de ônibus até a capital da Estônia, incluindo a partir de São Petersburgo, Riga e outras cidades europeias.

Quer fazer uma roadtrip pela Europa? A E20 (Via Báltica) é uma das principais rotas que conectam a cidade a outros países. A via começa em São Petersburgo, passa por Tallinn, Riga (na Letônia) e chega a Varsóvia, na Polônia.

Quando ir até a capital da Estônia?

Quando-ir-até-a-capital-da-Estônia
Freepik

Para a maioria dos visitantes, a época mais ideal para explorar Tallinn vai de março a setembro. Durante esse período, a temperatura se torna mais amena e os dias se estendem, proporcionando mais horas de luz solar. 

Nessa época, os termômetros podem variar entre -5ºC a 13ºC (em março), chegando a 12ºC a 22ºC (em julho). Ou seja, não se esqueça do agasalho, pois mesmo nos meses mais quentes as noites podem ser frias.

É no inverno, porém, que a cidade se transforma em um cenário de contos de fadas, com ruas cobertas de neve e uma atmosfera romântica. 

Os dias entre novembro e meados de março podem ser mais escuros, com menos horas de sol, com bastante neve e frio de até -10ºC.

Dessa forma, quem visita a cidade no inverno deve se preparar para enfrentar frio intenso, o que pode tornar os passeios um pouco desafiadores. 

Por essas e outras, recomenda-se escolher os meses mais quentes para explorar a cidade. Assim, você poderá apreciar o florescer dos parques e jardins, curtir festivais, mercados ao ar livre e conhecer a cidade com mais conforto. 

Mas vale aqui um alerta! Os meses de julho e agosto coincidem com o verão e o período de férias na Europa. Por isso, a cidade fica mais cheia e mais cara, o que pode frustrar alguns visitantes. 

Onde se hospedar em Tallinn?

Mais que um destino histórico importante, Tallinn é também um polo econômico e digital, o que resultou em uma rede hoteleira ampla e variada. Afinal, o movimento de turistas (a passeio e a negócio) é intenso quase o ano todo.

Em geral, o custo de hospedagem é relativamente mais alto em comparação a outras capitais bálticas, como Riga e Vilnius. Mesmo assim, com um pouco de pesquisa, você vai encontrar muitas escolhas acessíveis.

Antes de mais nada, você deve escolher com carinho a localização do seu hotel. Isso pode te garantir uma experiência de hospedagem mais confortável e que demande menos tempo de deslocamento.

A melhor região para ficar é a Cidade Velha e suas proximidades, especialmente se você planeja uma estadia curta. 

Essa área fica a uma curta distância do porto e guarda a maioria das atrações da cidade. Além disso, é inegável o charme da região mais antiga da capital estoniana. 

As ruas são tomadas por uma atmosfera medieval que vai te fazer querer explorar tudo sem pressa. Você ainda terá a comodidade de dispensar o uso de transporte público ou táxi para conhecer a cidade. 

Como é a região mais turística, a Cidade Velha abriga muitas opções de hospedagem, nas mais diversas faixas de preço. Para economizar, pesquise opções em ruas mais distantes das muralhas e da Raekoja Plats.

Hotéis e pousadas pelo menor preço só no El Quarto!

Planejar uma viagem para um destino como Tallinn, na Estônia, pode ser uma experiência emocionante, mas também requer atenção aos detalhes, especialmente ao reservar acomodações. 

É aí que o El Quarto surge como uma solução conveniente para quem busca fazer reservas online de hotéis. 

Com ampla experiência no mercado de viagens e a incorporação de recursos tecnológicos avançados, o El Quarto é uma ferramenta poderosa para o viajante.

Você encontra uma ampla seleção de acomodações ao redor do mundo, facilitando a escolha por aquela que melhor se adapta às suas necessidades. 

O El Quarto também prioriza a sua conveniência e segurança. Você pode parcelar suas reservas em até 12 vezes no cartão de crédito, garantindo o melhor planejamento financeiro possível. 

A maioria das acomodações oferece cancelamento gratuito, e você pode planejar suas férias com tranquilidade assegurada em caso de imprevistos. Nosso site também é protegido contra fraudes, para que você possa fazer suas reservas com total confiança. 

Faça uma pesquisa gratuita e descubra que o El Quarto te ajuda a explorar os melhores destinos do mundo sem abrir mão da economia!

Tallinn, o que fazer?

Essa apaixonante cidade banhada pelo Mar Báltico abriga uma fascinante combinação de elementos medievais, como suas muralhas, e toques modernos. 

No “Vale do Silício Europeu”, você vai encontrar de palácios e castelos com centenas de anos de história a prédios futuristas, que guardam o futuro da Europa. 

A cidade tem todo o charme de uma das menores capitais da Europa, enquanto é simultaneamente uma das mais charmosas dos Países Bálticos.

Antes de planejar o seu roteiro, você precisa saber que a cidade é dividida em duas partes distintas: a Cidade Alta, reduto dos nobres, e a Cidade Baixa, onde vivia o povo. 

As antigas muralhas que separavam essas áreas remontam a conflitos financeiros do passado e ainda são uma testemunha da história estoniana. Elas margeiam praças, palácios e outras construções que desafiam o tempo.

Mas não se engane! Mesmo sendo uma cidade pequena, o destino oferece atrações incríveis para seus visitantes! Confira o que fazer em Tallinn, Estônia! 

Old Town

Old-Town
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A região Old Town de Tallinn, a Cidade Velha, é o coração da cidade e, sem dúvidas, o endereço mais interessante da capital estoniana.

O centro histórico é considerado o mais bem-preservado do continente, segundo a Unesco, e é capaz de transportar os visitantes para um passado distante.

Boa parte das construções da região são datadas dos anos 1200, erguendo-se como um testemunho da rica cultura e história da região. Por ali, você vai esbarrar com igrejas, casas rústicas, praças e restaurantes que parecem ter permanecido intocados pelo tempo.

Old Town é dividida em duas partes: a parte alta, onde está o monte Toompea, e a parte baixa, que contorna o monte. 

Uma das melhores maneiras de explorar a região é por meio de um tour a pé. Esses roteiros são oferecidos por diversos guias locais e levam aos principais pontos turísticos, enquanto você aprende a história de cada lugar. 

Muralhas de Tallinn

No passado, as impressionantes Muralhas de Tallinn cercavam completamente a cidade. 

Hoje, restam apenas 20 das dezenas de torres de observação distribuídas ao longo do complexo de defesa da cidade, datadas do século XV. Os visitantes encontram, ainda, cerca de 2 km das antigas muralhas. 

Conhecer esse tesouro local é mais fácil do que você pensa, e você pode fazer o passeio pelas muralhas até mesmo de graça, com o passe turístico da cidade.

Algumas torres, por sua vez, estão abertas para visitação, com uma taxa de entrada simbólica

O passeio é imperdível e possibilita, do alto das torres, desfrutar de vistas panorâmicas de toda a cidade. 

Se você deseja escolher apenas uma das torres para economizar tempo, considere visitar a Torre Hellemann. Você terá acesso a um trecho de quase 200 metros da antiga muralha. 

Toompea Castle

Como um bom destino cuja história remonta à Idade Média, Tallinn tem seu próprio castelo! Trata-se do Toompea Castle, que fica no alto de uma colina em Old Town.

A construção histórica remonta ao final dos anos 1220, quando foi erguido por cavaleiros alemães. Ao longo dos séculos, a fortaleza passou por alterações para ganhar a “cara” de cada governante, tornando-se indiscutivelmente um dos símbolos da Estônia. 

Todos os dias, logo no começo da manhã, ocorre no Toompea Castle uma cerimônia de hasteamento da bandeira nacional. O ato ocorre logo ao nascer do sol e é muito emocionante. 

Depois, os visitantes podem explorar a arte interior do castelo e participar de tours guiados, que são conduzidos em inglês. O melhor de tudo é que as visitações ao castelo são gratuitas!

Kadriorg Park

Um dos recantos mais agradáveis de Tallinn é o Kadriorg Park, uma área serena e arborizada, com uma história romântica, a poucos passos do centro histórico.

O lugar foi fundado pelo czar russo Pedro, o Grande, no início do século XVIII, e foi batizado como Ekaterinenthal, em homenagem à imperatriz Catarina I. 

O destaque da região é o palácio barroco Kadriog, rodeado por lagos, florestas e fontes. 

Ao longo dos séculos, a região se transformou em um bairro residencial de luxo e ganhou diversas mansões. Foi também ali que os russos instalaram a primeira estância balnear do império, em 1813. 

Até hoje, Kadriorg é uma área bastante prestigiada, onde ficam a residência oficial do presidente da Estônia e várias embaixadas estrangeiras. O parque abrange cerca de 70 hectares. 

Aproveite para conhecer os museus instalados no parque, como o KUMU (Museu de Arte da Estônia) e o Museu de Arte Kadriorg. 

St. Mary’s Cathedral

St. Mary’s Cathedral
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das construções mais antigas de Tallinn é a St. Mary’s Cathedral, datada de 1233. 

A importância histórica do templo se torna ainda mais evidente por estarem ali lápides de grandes personalidades desde o século XIII, como militares e nobres. 

Durante o passeio, você terá a oportunidade de subir ao campanário de estilo barroco da catedral, com quase 70 metros de altura. Dali, é possível apreciar vistas panorâmicas de toda a cidade. 

Vale lembrar, porém, que a visita à torre só é possível em condições climáticas favoráveis e quando não há serviços religiosos em andamento. 

Não é necessário pagar pela visita, mas os turistas são encorajados a deixar uma doação. O ingresso só é cobrado caso você deseje subir a torre.

Balti Jaama Market

O Mercado Balti Jaama é uma atração imperdível para quem deseja conhecer a autêntica cultura local.

O histórico mercado de Tallinn está localizado em antigos armazéns de calcário do final do século XIX. Ali se distribuem cerca de 300 comerciantes que vendem de tudo! 

Além disso, o mercado reúne restaurantes e lanchonetes que servem iguarias estonianas e internacionais. Assim, pode ser uma atração perfeita para explorar na hora do almoço!

O mercado funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h, e a entrada é gratuita.

Lennusadam Seaplane Harbour

O Lennusadam Seaplane Harbour é o Museu Marítimo da Estônia, onde você poderá aprender mais sobre a rica história naval do país báltico.

Um dos museus mais interessantes de Tallinn, o local abriga salas interativas, exposições de submarinos, navios, barcos e até aviões antigos. 

O edifício tem arquitetura inovadora e design único, que ampliam a sensação de estar no fundo do mar. Imperdível!

Telliskivi Creative City

Depois de conhecer a história de Tallinn, que tal se encantar com o presente e, quiçá, o futuro da cidade no seu distrito mais moderno? O Telliskivi Creative City é o coração comercial e cultural da cidade e não pode ficar de fora do seu itinerário!

O bairro abriga algumas das melhores opções gastronômicas, casas de espetáculos e ruas comerciais cobertas da cidade. 

Sem deixar de lado a sustentabilidade, o distrito foi instalado em antigos edifícios industriais reutilizados, tornando-se um dos cantos mais “cool” da cidade.

Durante o dia, é um lugar indicado para famílias, com direito a um parque infantil no pátio interior. À noite, o distrito ganha vida, com diversos bares e casas de dança. 

Onde comer em Tallinn?

Onde-comer-em-Tallinn
Freepik

A capital da Estônia é uma metrópole cosmopolita e moderna, com excelentes opções gastronômicas à espera do viajante.

A Cidade Velha é um dos melhores lugares para comer em Tallinn, com o indiscutível charme histórico que torna qualquer refeição mais especial. 

Você também não vai se decepcionar com as delícias servidas em Telliskivi Creative City. A região é célebre por seus restaurantes requintados, incluindo espaços que servem pratos internacionais. 

E como não mencionar o Mercado Balti Jaama? O animado mercado da cidade é um polo gastronômico imperdível, especialmente se você quer conhecer a cozinha local. 

Para uma experiência ainda mais autêntica, visite o bairro de Kalamaja, que tem atraído cada vez mais amantes da comida com seus restaurantes tradicionais.

Quantos dias ficar em Tallinn?

Alguns fatores podem te ajudar a definir quantos dias ficar em Tallinn, a começar pela sua disponibilidade. Você pretende desfrutar de uma estadia mais longa ou curta na cidade?

Se você não tem muito tempo disponível, até mesmo um só dia pode ser suficiente para visitar as atrações mais famosas. Só não se esqueça de que essa visita rápida pode significar a impossibilidade de visitar atrativos mais distantes de Old Town.

Para um passeio menos corrido, pode ser interessante ficar de dois a três dias na cidade.

Caso, no entanto, a sua intenção seja mergulhar mais profundamente na cultura estoniana, será necessário passar alguns dias a mais na capital do país. Esse tempo possibilitará visitar museus, parques e atrações que não estejam em Old Town.

O que fazer em Tallinn em 1 dia?

Seu tempo é curto e você só poderá fazer um roteiro de um dia em Tallinn? Não se preocupe, porque vamos te mostrar como otimizar o seu tempo na cidade!

Comece seu itinerário em Old Town, explorando a Praça da Prefeitura, edifícios históricos e a St. Mary’s Cathedral. 

Na hora do almoço, você pode conhecer o mercado Balti Jaama e se sentar em um dos restaurantes para saborear um tradicional prato da Estônia.

À tarde, visite as Muralhas e conheça a Torre Hellemann, que oferece vistas panorâmicas da cidade. Na sequência, você pode conhecer o Lennusadam Seaplane Harbour e ir às compras em Telliskivi Creative City. 

Antes do dia acabar, você pode escolher entre um jantar no bairro de Kalamaja ou em um dos restaurantes de Old Town.

Como é viver em Tallinn?

Viver em Tallinn é considerado, por muitos, um privilégio. E não faltam motivos para isso.

A cidade é conhecida por sua reputação de ser o “Vale do Silício Europeu”. Isso reflete sua posição como um dos principais centros de tecnologia e inovação do continente. 

O resultado é um mercado próspero, com muitas oportunidades educacionais e de emprego, sobretudo na área de tecnologia e inovação. A cidade é o lar de várias empresas de renome internacional, incluindo a Skype. 

O governo estoniano tem promovido ativamente a inovação, oferecendo uma série de serviços públicos digitais e programas de apoio às empresas de tecnologia. 

A capital é relativamente pequena em tamanho, o que facilita a locomoção e o acesso a todas as comodidades. Os habitantes ainda desfrutam de infraestrutura moderna e eficiente, com transporte público moderno. 

A qualidade de vida é relativamente alta, com serviços públicos bem estruturados, sistema de saúde acessível e educação de qualidade. A cidade também é segura e tem baixas taxas de criminalidade. 

Além disso, embora o clima seja mais frio por lá, a cidade é abraçada pela beleza natural do Mar Báltico e pelas áreas verdes circundantes. Não vão faltar oportunidades para curtir a natureza e passar tempo de qualidade ao ar livre!

Quanto é o custo de vida na Estônia?

Quanto-é-o-custo-de-vida-na-Estônia
Freepik

Muito se engana que essa cidade tão próspera é um destino caro para viver. Pelo contrário, morar na capital da Estônia pode sair mais barato do que na maioria das capitais europeias! 

Em média, o custo de vida na cidade gira em torno de 660 euros por mês, caso você não se importe em viver em bairros mais distantes.

No centro histórico e na região de Telliskivi Creative City, entretanto, o custo aumenta consideravelmente, podendo até dobrar.

Não se esqueça do seguro viagem para a Estônia!

O seguro viagem é obrigatório para o brasileiro que deseja visitar a Estônia, um dos países do Espaço Schengen. 

Mais que uma burocracia indispensável, o seguro viagem também garante proteção e tranquilidade aos viajantes em diversas situações. 

O item confere amparo em relação a despesas médicas, hospitalares e odontológicas em caso de acidente ou enfermidade. 

Você também poderá contar com assistência de diversos imprevistos, como perda de bagagem, atraso de voos, cancelamento de viagem e repatriação médica, entre outros.

É possível, ainda, adquirir coberturas adicionais e seguros para situações especiais, como idosos, gestantes e adeptos de esportes radicais. Assim, você assegura uma proteção adequada ao seu perfil de viajante.

Para encontrar o seguro viagem Estônia mais barato, utilize gratuitamente o comparador do Seguros Promo, referência no segmento de seguros para viajantes. Você vai encontrar ofertas das principais empresas do setor, com opções a partir de R$ 14 por dia.

Use o BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Sua hospedagem em Tallinn em promoção no El Quarto!

O El Quarto é mais do que uma plataforma de reservas de hotéis: é um parceiro que pode te oferecer uma experiência excepcional em Tallinn! 

Nosso site reúne acomodações em todo o mundo e em todas as faixas de preço. Em poucos cliques, você pode utilizar nossos filtros e encontrar a opção mais adequada para a sua estadia. 

O viajante ainda dispõe da possibilidade de parcelar a hospedagem em até 12 vezes no cartão de crédito, com cancelamento gratuito na maioria das acomodações.

Está esperando o que para conhecer a Estônia com economia? Visite o El Quarto e garanta sua acomodação barata sem sair de casa!


Continue sua leitura!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.