Tamandaré, Pernambuco: quando ir, onde se hospedar e principais atrações!

09 set 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Tamandaré, Pernambuco, é uma parada quase obrigatória para quem gosta da vida praiana e da atmosfera pé na areia.

Essa cidade do litoral sul pernambucano esconde praias praticamente desertas, banhadas pelas águas calmas e mornas da Costa dos Corais.

É fácil entrar no clima tranquilo do lugar, onde o sol brilha quase o ano inteiro e a natureza assume o protagonismo, seja na biodiversidade ou nos cenários paradisíacos onde quer que se olhe.

Quer conhecer esse pedaço do paraíso no Nordeste brasileiro? Confira as dicas e informações que reunimos para você!

Explore os encantos de Tamandaré, Pernambuco!

Explore os encantos de Tamandaré, Pernambuco!
Fonte: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY-ND 2.0

Nos últimos anos, a cidade de Tamandaré, Pernambuco, entrou de vez no mapa turístico do Brasil por sua praia mais famosa, a Praia dos Carneiros, destino frequentemente procurado por celebridades em busca de sossego e contato com a natureza.

O que você talvez não saiba é que a Praia dos Carneiros não é o único atrativo imperdível do litoral da cidade.

De norte a sul, sucedem-se trechos praticamente intocados de praias, onde formam-se piscinas naturais, coqueirais e longas faixas de areia branca, como um pedaço do Caribe em pleno Brasil.

Tamandaré também não deixa a desejar no quesito infraestrutura. O centrinho tem uma vida noturna animada e comércio diversificado, além de uma rede hoteleira capaz de agradar a diferentes públicos.

Vem conhecer o que te espera em um dos destinos mais apaixonantes do Nordeste brasileiro!

Onde fica Tamandaré?

Com cerca de 23 mil habitantes, Tamandaré é uma cidade do litoral sul de Pernambuco, localizada a pouco mais de 100 km da capital, Recife. 

Outros destinos pernambucanos ficam ainda mais próximos, como Jaboatão dos Guararapes (90 km) e Cabo de Santo Agostinho (70 km), famosos por suas praias preservadas onde se formam piscinas naturais.

A cidade fica na Costa dos Corais, a menos de 60 km de Porto de Galinhas e a 45 km de Maragogi, já no litoral de Alagoas.

Tamandaré, Pernambuco: mapa local

O litoral local tem dezenas de quilômetros de extensão e diversas praias que rivalizam em beleza e sossego. 

Confira no mapa da cidade de Tamandaré, Pernambuco! 

Como ir para Tamandaré?

A maneira mais prática de chegar à cidade de Tamandaré, em Pernambuco, é via Recife, onde fica o maior aeroporto do estado, que recebe voos de todo o Brasil.

O Aeroporto Internacional dos Guararapes fica a apenas 94 km da cidade, distância que pode ser percorrida em menos de 2 horas pela rodovia PE-060 de carro, transfer ou até ônibus, com passagens a partir de R$ 28,00 (em julho/2022).

Também é possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Maceió e percorrer os 185 km até Tamandaré pela BR-101 e PE-096.

Você pode adquirir suas passagens aéreas mais baratas no buscador Vai de Promo.

Basta digitar as cidades de origem e destino, depois selecionar as datas da viagem e pronto. A plataforma faz a pesquisa por você e te mostra as melhores ofertas.

Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, não deixe de ativar o alerta de preços!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é o clima em Tamandaré, Pernambuco?

Como é o clima em Tamandaré, Pernambuco?
Fonte: Rodrigo Correia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Quem deseja curtir o mar azul-turquesa, céu claro e calor intenso durante sua viagem a Tamandaré, Pernambuco, precisa ficar de olho no calendário.

Assim como boa parte do Nordeste brasileiro, o litoral pernambucano tem verões quentes e secos, enquanto os invernos (de meados de maio a agosto) tendem a ser bastante chuvosos.

Por essas e outras, a melhor época para visitar a cidade é entre setembro e março, especialmente de outubro a dezembro, quando as probabilidades de chuva são quase nulas e a média de temperatura fica em torno de 25ºC.

Vale pontuar, entretanto, que o verão é também a alta temporada por lá, trazendo praias mais cheias e hotéis mais caros. Se você prefere evitar essa combinação, pode ser uma boa ideia viajar entre setembro e novembro.

Onde ficar na cidade de Tamandaré?

Encontrar hospedagem em Tamandaré, Pernambuco, é mais fácil do que muita gente imagina, embora a cidade seja pequena e tenha infraestrutura modesta.

As praias dos Carneiros e de Tamandaré reúnem a maior concentração de hotéis e pousadas: com alguma pesquisa, você poderá encontrar hospedagens mais econômicas e ficar perto do agito.

Quem fica na Praia dos Carneiros, no entanto, está cerca de 10 km distante do centro da cidade, o que significa que um carro pode ser bastante útil para fazer deslocamentos e conhecer outras praias.

Você também pode encontrar alguns hotéis e pousadas na Praia das Campas, no meio do caminho entre as praias dos Carneiros e de Tamandaré: uma boa opção para quem não abre mão de tranquilidade e não se importa em ficar distante do agito.

Encontre hotéis e pousadas em Tamandaré, Pernambuco!

Encontre hotéis e pousadas em Tamandaré, Pernambuco!
Fonte: Baia Branca Beach Resort

Quer encontrar sua pousada ou hotel em Tamandaré, Pernambuco, por um preço que cabe no seu bolso? É só fazer sua pesquisa no El Quarto.

O melhor buscador do Brasil te ajuda a encontrar as melhores ofertas de hospedagem nos principais destinos nacionais e internacionais. 

São milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito para tornar seu planejamento ainda mais prático.

E você pode até pagar suas diárias pelo site, para não precisar se preocupar com mais nada depois do check-in!

O que fazer em Tamandaré?

Quem gosta de praia, sol e natureza não deve passar nenhum segundo de tédio durante sua visita a essa charmosa cidade pernambucana.

Vem descobrir o que fazer em Tamandaré, Pernambuco! 

Praia dos Carneiros

Mais conhecida praia de Tamandaré, Pernambuco, a deslumbrante Praia dos Carneiros já faz parte do roteiro de praias mais badaladas do litoral brasileiro.

A região tem tudo aquilo que se pode esperar de uma praia paradisíaca: areia branca, coqueirais e mar azul-turquesa, com águas cristalinas e mornas.

À medida que a maré baixa, formam-se várias piscinas naturais pela região, com tantos peixinhos que mais parecem aquários, para a alegria dos banhistas.

E não pense que a natureza é a única atração da região: como é uma das praias mais famosas de Pernambuco, a Praia dos Carneiros conta com excelente infraestrutura.

Por lá, os visitantes encontram hotéis, pousadas, quiosques, agências turísticas, bares e restaurantes.

Praia de Tamandaré

Praia de Tamandaré
Fonte: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY-ND 2.0

A Praia de Tamandaré, Pernambuco, é protegida por uma grande barreira de corais que garante águas mais tranquilas e cristalinas, para deleite dos visitantes, no meio do caminho entre a Praia das Campas e o Pontal do Lira.

A faixa de areia é a mais extensa da cidade, com 16 km, onde o banhista pode contar com boa infraestrutura de serviços, quiosques, bares, restaurantes, barracas de praia e opções de hospedagem.

Além disso, a região conta com estrutura completa de aluguel de equipamentos para a prática de esportes náuticos e passeios de barco para outras praias.

Praia do Pontal do Lira (Praia do Forte)

Conhecido como endereço do Forte de Santo Inácio de Loyola, o Pontal do Lira é uma das menores e mais bonitas praias de Tamandaré.

A faixa de areia tem apenas 1 km de extensão, mas não decepciona quem gosta de visuais paradisíacos, com direito a coqueiral, areia branca e mar calmo, indicado para quem está viajando com crianças.

As águas da região são protegidas por um arrecife, que torna o Pontal do Lira um dos melhores pontos para a prática de mergulho com snorkel no litoral pernambucano, especialmente na maré baixa.

Seguindo pelo pontal, você chegará à igualmente apaixonante Praia da Boca da Barra, considerada uma das mais paradisíacas do Nordeste.

Forte de Santo Inácio de Loyola

O Forte de Santo Inácio de Loyola foi construído pelos portugueses, no século XVII, para proteger o litoral pernambucano de eventuais ataques dos holandeses.

Também conhecido como Forte de Tamandaré, a construção foi revitalizada recentemente e pode render um passeio bem interessante.

Além de conhecer a estrutura da fortaleza, os visitantes podem usufruir de um restaurante, museu e até lojinhas de artesanato para comprar lembrancinhas.

No mesmo terreno do forte fica o Farol de Tamandaré, erguido em 1902 e utilizado até hoje para guiar as embarcações que navegam pela região.

Costa dos Corais

Costa dos Corais
Fonte: Jobosco / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Tamandaré, Pernambuco, fica no coração da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que guarda mais de 135 km do litoral nordestino, de Rio Formoso (PE) até Maceió (AL).

Ali fica a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais, na Austrália, que funciona como uma proteção natural das praias da região, famosas pelas águas calmas e cristalinas.

Durante sua visita, vale a pena ficar de olho na tábua de marés: na maré baixa, piscinas naturais de água morna e cristalina se formam na costa, oferecendo oportunidades incríveis para banho e mergulho.

Piscinas Naturais

Nenhum roteiro por Tamandaré está completo sem um passeio de barco ou catamarã até as piscinas naturais na costa da cidade.

Vários barqueiros ficam à disposição no cais da orla do Rio Ariquindá para levar os visitantes até as piscinas naturais, e alguns oferecem roteiros que percorrem a orla da cidade, mostrando os atrativos mais famosos de um ponto de vista diferente.

Quem gosta de passeios mais tranquilos pode contratar um passeio de jangada até as piscinas naturais: um jeito diferente de explorar as belezas da região!

Qual é a melhor praia de Tamandaré?

Com tantos cenários paradisíacos neste apaixonante destino do Nordeste, definir a mais bela entre todas as praias em Tamandaré, Pernambuco, não é tarefa tão simples.

A Praia dos Carneiros é a mais famosa e certamente não decepciona seus visitantes no quesito beleza, mas definitivamente não é a única praia da região capaz de conquistar até mesmo os banhistas mais exigentes.

O trecho que vai do Pontal do Lira até a Praia de Boca da Barra, por exemplo, está entre os mais bonitos não apenas de Pernambuco, mas de todo o litoral brasileiro.

Quem prefere praias com boa infraestrutura, por sua vez, pode se encantar com a Praia de Tamandaré, enquanto a Praia das Pedras é recomendada para quem gosta de praias desertas.

Em outras palavras, existem praias incríveis espalhadas por toda a região, e você não terá dificuldades para encontrar o lugar perfeito para curtir seu dia em frente ao mar.

Outras praias de Pernambuco em Tamandaré

Outras praias de Pernambuco em Tamandaré
Fonte: Jobosco / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Apenas um artigo não é o suficiente para apontar todas as belas praias de Tamandaré, Pernambuco. O extenso litoral da cidade reúne verdadeiros santuários de vida marinha e de belezas naturais.

Esse é o caso, por exemplo, da Praia das Campas, onde as areias douradas e o mar azul, somados à excelente infraestrutura da região, atraem a elite pernambucana. 

Ainda pouco badalada, a praia abriga a fotogênica Capela de São Pedro, datada do período colonial: na maré alta, o mar chega até a capela, formando um cenário incrível!

A Praia de Boca da Barra não fica para trás: além do mar cristalino, os visitantes podem se deslumbrar com o encontro do Rio Mamucabas com o mar e até tomar banhos de água doce.

Você também pode gostar de fazer o passeio de barco até a Ilha de Santo Aleixo, que fica a menos de 3 km da costa e reúne piscinas naturais, vegetação preservada e mar calmo.

Quantos dias ficar em Tamandaré

Tamandaré, Pernambuco, é um destino versátil, que pode ser indicado para viagens mais longas ou mais curtas, a depender da preferência e disponibilidade do turista.

Se você focar seu roteiro em apenas uma ou duas praias, um fim de semana pode ser o suficiente para curtir a cidade, mas quem prefere entrar no clima do lugar pode desfrutar de uma estadia mais longa, de até 10 dias.

Quanto mais tempo você passar na região, mais praias você poderá conhecer, incluindo alguns tesouros “escondidos”, como a Ilha de Santo Aleixo, o Pontal do Lira e outras praias menos badaladas.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

As melhores hospedagens estão no El Quarto!

O que você acha de encontrar a hospedagem perfeita em Tamandaré, Pernambuco, por um preço que cabe no seu bolso? É só fazer sua pesquisa no El Quarto!

Nosso buscador te ajuda a encontrar os melhores hotéis e pousadas a preços exclusivos nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.

Você só precisa digitar o nome da cidade que vai visitar e selecionar as datas da sua estadia para acessar as melhores promoções para o período.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar este destino paradisíaco do litoral pernambucano pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.