Tibau do Sul: conheça as melhores praias, hotéis, pousadas e destinos turísticos do local

14 out 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Você sabe onde fica Tibau do Sul? Se não reconheceu o nome da cidade, certamente se lembrará de seu ponto turístico mais famoso: a praia de Pipa.

Essa maravilhosa praia foi “inaugurada” por surfistas, ainda na década de 70, o que colaborou muito para que se tornasse cada vez mais conhecida, até ser famosa internacionalmente como nos dias de hoje.

Neste texto, vamos falar sobre a pequena e paradisíaca Tibau do Sul, recomendar as melhores praias da região e também alguns pontos turísticos. Acompanhe!

Tibau do Sul: quando ir, onde ficar e dicas de passeios!

Se procura por onde ficar em Tibau do Sul, dicas de lugares e passeios imperdíveis, chegou ao lugar certo. 

Vamos explicar tudo o que precisa saber para se animar a conhecer a praia de Pipa, seu santuário ecológico e Sibaúma.

De setembro a janeiro, você encontra tempo firme e ensolarado na cidade, mas de abril a julho, as chuvas são frequentes. Portanto, programe as suas férias para coincidir com o bom tempo, certo?

Além dos surfistas, que ainda frequentam bastante a região, o local tem atrações para férias em família, festival gastronômico e cidades vizinhas tão acolhedoras quanto Tibau do Sul.

Onde fica Tibau do Sul?

Onde fica Tibau do Sul?
Fonte: Unsplash

Está a 77 km da capital do Rio Grande do Norte, Natal, no sul do estado

Não é segredo para ninguém que o nordeste tem o litoral mais bonito do Brasil, mas alguns lugares, como Pipa, se destacam até dentre outras praias da região.

As principais atividades econômicas da cidade são a pesca e o turismo, então, a estrutura hoteleira é impecável e oferece desde quartos coletivos até suítes de luxo: acomodações para todas as realidades de viajantes.

Com aproximadamente 15 mil habitantes, Tibau do Sul é uma típica cidadezinha brasileira apaixonante, e que quando visitamos não dá vontade de voltar para casa.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa de Tibau do Sul   

Quer encontrar uma boa pousada em Tibau do Sul para curtir as férias com a família? 

Então, confira o mapa da cidade com as melhores localizações de hospedagens, bares e restaurantes.

Também vamos apontar quais são as principais atrações turísticas locais. Tibau do Sul vai te surpreender com tanta beleza natural preservada!

Encontre hospedagens em Tibau do Sul

Encontre hospedagens em Tibal do Sul
Fonte: Hotel Sombra e Água Fresca

Agora que já sabe a localização da cidade, já está pensando em passar as merecidas férias nas praias de Tibau do Sul? 

Para te ajudar a encontrar exatamente o tipo de acomodação que precisa no município, você pode contar com um site especializado em pesquisas.

Acessando a plataforma El Quarto, é só inserir as datas de check in e check out, além do nome da cidade que vai visitar. 

O resultado mostra todas as acomodações disponíveis, e promoções realmente incríveis.

E não é só isso! Você ainda poderá contar com diversas opções com cancelamento grátis, além de poder fazer as reservas e o pagamento da hospedagem online. Com toda a comodidade que você merece!

O que fazer em Tibau do Sul?

Tibau do Sul, Rio Grande do Norte é o destino de, não apenas, famílias em férias, mas também de muitos jovens em busca de aventura e diversão.

As festas do lugar são famosas, as pousadas e hotéis têm boa estrutura de lazer e as praias oferecem a melhor vista do Oceano Atlântico.

O turismo sustentável é uma das marcas e maiores conquistas do setor hoteleiro em Tibau do Sul: trilhas ecológicas, pontos de observação da vida natural e harmonia com a comunidade nativa.

Confira a nossa seleção com as melhores dicas do que fazer nesse destino apaixonante!

Parque Estadual da Mata de Pipa

Parque Estadual da Mata de Pipa
Fonte: Deborabach / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O parque ocupa uma área de 290 hectares em Tibau do Sul, e é um orgulho para o povo do Rio Grande do Norte.

Para você ter uma ideia de como a região é importante para a pesquisa e conscientização da preservação ambiental, são 3 unidades de conservação localizadas no município e um posto avançado da Reserva de Mata Atlântica.

O Parque Estadual da Mata de Pipa (PEMP) é o mais famoso e, consequentemente, muito procurado por turistas. 

Promove ações de educação ecológica, e ajuda a comunidade a desenvolver alternativas para o turismo ambiental.

Falésias de Cacimbinha

A falésia é uma formação geológica vertical, ou bem inclinada, geralmente associada ao litoral. Em Tibau do Sul, esse local é mais conhecido como a praia de Cacimbinha, lar dos praticantes de kitesurf.

O mar é mais profundo nessa praia, e o vento forte é perfeito para a prática do esporte, mas não tão indicado para nadadores inexperientes se aventurarem. 

No entanto, próximo às areias, os banhistas se refrescam tranquilamente.

A vista do alto das falésias é linda, e é possível ver toda a região de Tibau do Sul. O trecho de praia é longo, e as dunas são invadidas pelos “sandboarders”. Cacimbinhas fica próxima a praia do Madeiro.

Santuário Ecológico de Pipa

Esse Santuário é um vestígio da vida natural que já houve nesse local. Já foi explorado para extração de madeira e pasto para gado, mas desde meados de 1976 a mata está se recuperando.

No Santuário Ecológico de Pipa, o turista pode escolher entre 16 trilhas para percorrer, e até acompanhar a abertura dos ovos das Tartarugas de Pente, se a visita for entre janeiro e junho.

A reserva ainda cumpre a função de treinar e reinserir animais silvestres na natureza, para auxiliar no processo de recuperação da fauna local.

O Santuário exige o cumprimento de algumas regras para o turista acessá-lo, mas todas são apenas medidas de bom senso.

Tais como: usar roupas confortáveis e adequadas para trilhas, não deixar lixo na mata, animais de estimação não são permitidos, sair das trilhas é proibido, escutar as orientações do guia e respeitar a vida natural. 

Para a apreciação dos visitantes, o Santuário inclui dunas, arrecifes, falésias e florestas dignas de um cartão-postal. Não esqueça a câmera fotográfica!

Onde se hospedar em Tibau do Sul?

Onde se hospedar em Tibau do Sul?
Fonte: Hotel Sun Bays Pipa

Tibau do Sul não é um lugar grande, mas tem 15 km de litoral, então, se puder se deslocar de carro, vai ser bem mais confortável e prático para conhecer as praias e pontos turísticos.

Por ser uma cidade pequena, você pode se hospedar na orla, e ainda ficar a 500 m do centro. 

Vamos recomendar alguns lugares estratégicos, para estar perto das melhores praias, restaurantes e lojas.

Ao sul, as praias são mais remotas, mas próximo ao centro e à Praia de Pipa, o cenário muda. 

Ao norte da cidade, ficam as instalações de serviços bancários, a prefeitura e a Lagoa de Guaraíras, com excelentes passeios de barco.

Praia da Pipa

Certamente é a mais procurada das praias de Tibau do Sul e considerada o centro turístico local. É em Pipa que se concentram a maioria dos hotéis e lojas.

A praia de areias brancas é convidativa para pegar um bronze e o fim de tarde rende um magnífico pôr do sol em Tibau do Sul.

Na rua principal, a Avenida Baía dos Golfinhos, oferece uma noite agitada e merece uma visita para um drinque à beira mar, ou um jantar para comer Paçoca de Carne de Sol e Caranguejada.

Fica ao lado da Praia do Amor, se quiser sair de Pipa e ir, por exemplo, à Lagoa de Guaraíras, não vai gastar mais de 10 minutos de carro.

Praia do Amor / Chapadão

Do alto do Chapadão, o turista enxerga a praia vizinha, que além de linda, exibe um formato que lembra o de um coração, daí o nome Praia do Amor.

Nas areias, o movimento de pessoas curtindo o litoral inclui praticantes de futebol, frescobol e vôlei. Os surfistas também são atraídos para a Praia do Amor, que rivaliza em beleza com Pipa.

A água do mar nesse ponto é mais quente. Por cima das falésias, as pessoas passeiam a pé, a cavalo, ou de bicicletas que podem ser alugadas.

O acesso à orla é feito por meio de uma escada a partir da Avenida Baía dos Golfinhos. Há oferta de pousadas, hotéis e resorts nas proximidades, e em diferentes faixas de preços

Praia do Madeiro

Praia do Madeiro
Fonte: Leandro Neumann Ciuffo / Flickr / CC BY 2.0

Parece clichê dizer que a praia é linda, mas é a verdade. E, para completar, o local é um famoso ponto de observação da vida marinha em Tibau do Sul, sobretudo pela movimentação dos golfinhos.

É uma praia acessada por escadarias, bem próxima ao centro turístico que se concentra em Pipa, por isso, encontrar hospedagem e diversão nessa área, é bem tranquilo.

Os hotéis são mais caros, se comparados com regiões mais remotas da cidade, mas em compensação, alguns têm uma vista privilegiada a partir das falésias.

O Santuário Ecológico de Pipa tem caminhos (e escadas) que levam diretamente à praia do Madeiro, fica a dica!

Centro de Tibau do Sul

A Praia da Baía dos Golfinhos fica no centro de Tibau do Sul. 

Como o litoral da cidade é comprido, o desenvolvimento local ocorreu ao longo da orla, onde é melhor de se pescar e desenvolver atividades turísticas.

No centro de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, a praia forma pequenas piscinas, próprias para as crianças e para os nativos, que gostam bastante de frequentar o local.

Os turistas podem fazer as refeições nas barracas da praia, aproveitando a abundância de frutos do mar desta cidade pesqueira, ou retornar à avenida e escolher um dos muitos restaurantes.

O centro é menos movimentado que Pipa e Madeiro, mas tem todo tipo de acomodação e comércio. As hospedagens estão distribuídas entre pousadas, chalés e também hotéis sofisticados.

Sibaúma

A Praia de Sibaúma fica no extremo sul da cidade. Afastada das demais, possui poucas ofertas de hospedagens e oferece uma infraestrutura modesta, com barracas que servem deliciosos pratos típicos.

Fica a 6 km da Praia do Amor, na divisa com o município de Canguaretama. O trajeto dura no máximo 20 minutos, e vale a visita.

O local é o ponto de encontro das águas do Rio Catu com o Oceano Atlântico. Então, o turista pode tomar banho de água doce ou salgada.

Onde comer em Tibau do Sul?

Onde comer em Tibau do Sul?
Fonte: Unsplash

Em Sibaúma, existe uma barraca que serve as delícias da culinária potiguar, com a tradição e os temperos da comunidade quilombola que desenvolveu-se na região. Parece interessante, certo?

As barracas são excelentes locais para um petisco e cerveja, além de servirem peixes e mariscos sempre frescos: tudo o que o turista quer para nem precisar sair da praia!

Explore os restaurantes da Avenida Baía dos Golfinhos, a maioria tem pratos da culinária local no cardápio.

As hamburguerias e lanchonetes também podem ser encontradas, inclusive nos aplicativos de delivery.

Dicas de como economizar na viagem para Tibau do Sul 

Uma outra dica muito importante é planejar a viagem com antecedência.

Se for em grupo, o aluguel do veículo pode ser dividido para todos, assim como a estadia em um quarto de hotel com mais de um leito. 

Passagens aéreas e reservas de hotéis são vendidas a baixo custo se adquiridas com antecedência, pois isso colabora com a organização das companhias aéreas e empresas hoteleiras.

Procure reservar as acomodações com opção de cancelamento grátis

Por mais que ninguém pense em organizar uma viagem para desistir, imprevistos acontecem e é melhor não precisar pagar por um serviço que não utilizou, concorda?

E, a última dica é aproveitar os restaurantes de frutos do mar, próximos a Praia do Giz

São mais baratos do que os do centro ou da Praia de Pipa, pela proximidade com os pontos de pesca de Tibau do Sul.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Faça suas reservas online e tenha desconto   

Já fez uma simulação de reservas online pelo site do El Quarto

É a melhor opção para ter acesso a descontos incríveis, que tornam possível conhecer lugares como Tibau do Sul.

A plataforma reúne milhares de hotéis no Brasil e no mundo, possibilitando ao hóspede fazer o pagamento e as reservas online, com segurança e praticidade.

Você não paga nada para fazer a pesquisa no El Quarto e conferir preços exclusivos, acomodações com cancelamento grátis e ter ainda mais conforto durante o seu planejamento.

Faça a sua pesquisa e comprove que conhecer as belezas naturais de Tibau do Sul pode sair mais barato do que você imagina!

Mais dicas de destinos e viagens

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.