Toledo, Espanha: confira os melhores pontos turísticos e dicas de hospedagem!

13 fev 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Um dos destinos mais apaixonantes da Península Ibérica, Toledo, Espanha, é uma cidade pequenina, mas gigante em atrações, cercada por muros altos que remetem à Idade Média e pelo icônico rio Tejo, um dos mais importantes da Europa.

Antiga capital do Reino da Espanha, essa pequena cidade medieval é um reduto encantador, onde judeus, cristãos e muçulmanos teriam convivido em harmonia por séculos.

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, Toledo merece um espacinho no seu roteiro pela Andaluzia, e neste artigo você vai descobrir por quê. Vamos lá!

Toledo, Espanha: conheça as principais atrações da cidade!

Se você acha que tamanho é documento, talvez a cidade de Toledo, Espanha, te ajude a mudar de ideia.

Terra-natal de El Greco, um dos maiores nomes da arte espanhola, a cidade é bem pequenina, com cerca de 84 mil habitantes, e parece caber inteira nos limites da muralha que resiste desde a Idade Média.

No compacto centro histórico, que pode ser visitado a pé, você encontrará o que restou do período de ouro da cidade.

A Catedral e o Palácio de Alcázar, por exemplo, seguem como tesouros arquitetônicos preservados, que transformam Toledo em um gigantesco museu a céu aberto.

Ali, palacetes, pontes antigas e igrejas que remontam ao período de dominação árabe revelam a história da cidade ao longo dos séculos, desde quando Toledo reinava soberana como capital espanhola.

Toda essa riqueza fica a apenas 1 hora de viagem de Madri, proximidade que torna Toledo um dos destinos mais famosos da Espanha, merecendo um cantinho no seu roteiro de viagem.

Para te ajudar, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade: onde fica, como chegar, onde se hospedar, o que fazer, quando visitar e muitas outras dicas incríveis! Veja só!

Onde fica a cidade de Toledo?

Onde fica a cidade de Toledo?
Fonte: Pixabay

A cidade de Toledo fica na província de mesmo nome, bem no centro da Espanha, e pertence à chamada comunidade autônoma de Castela-Mancha.

A capital espanhola fica bem pertinho: a distância de Madri a Toledo é de apenas 70 km, o que torna a cidade medieval uma excelente opção de passeio bate-volta para quem está se hospedando em Madri.

Toledo, Espanha: mapa

Está planejando uma viagem por Madri ou pela Península Ibérica? Você não vai se arrepender de incluir Toledo em seu roteiro de viagem.

A cidade abriga muitas atrações turísticas inesquecíveis, então não se esqueça de montar um bom roteiro de viagem para não largar nada para trás.

Confira o mapa turístico de Toledo, Espanha!

Como ir para Toledo de Madrid?

Como a distância até a capital da Espanha é curta, Madri costuma ser a principal porta de entrada para quem deseja conhecer Toledo.

Você pode desembarcar no Aeroporto Internacional Adolfo Suárez e finalizar sua viagem de carro, ônibus ou trem.

O ônibus é uma excelente opção para quem deseja economizar, embora viajar de carro a partir de Madri, pela rodovia A-42, seja uma boa maneira de garantir autonomia para a sua viagem.

A maneira mais rápida e charmosa de fazer a viagem, porém, é sobre os trilhos: o percurso de trem é feito em apenas 30 minutos, com passagens a partir de 15 euros (preço em outubro/2021).

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Toledo, Espanha

O melhor lugar para ficar em Toledo, Espanha, vai depender da preferência pessoal de cada viajante.

O centro histórico é a região mais procurada para hospedagem, pois possibilita que o viajante fique a uma caminhada de distância dos pontos turísticos mais famosos.

No entanto, as ruas de pedra estreitas do centrinho podem ser desafiadoras para quem está viajando de carro, pois conseguir uma vaga de estacionamento se torna uma tarefa quase impossível.

Nesse caso, vale a pena considerar as regiões um pouco mais distantes do centro, como os arredores das avenidas de Barber ou Castilla de la Mancha.

Assim, você terá mais chances de encontrar hotéis econômicos, além de contar com fácil acesso às atrações do centro.

Encontre os melhores hotéis em Toledo, Espanha, no ElQuarto!

Encontre os melhores hotéis em Toledo, Espanha, no ElQuarto!
Fonte: Hotel

Você pode encontrar os melhores hotéis em Toledo, Espanha, sem sair de casa: é só visitar o El Quarto e realizar sua pesquisa no site de buscas mais completo do Brasil!

O viajante só precisa digitar o destino e as datas da viagem para acessar todas as ofertas incríveis. Tudo rápido, fácil e seguro para garantir o máximo de comodidade para a sua viagem.

O El Quarto reúne milhares de acomodações em diversos destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos e opções com cancelamento grátis para que você possa planejar a sua viagem com toda a liberdade que você merece.

Você pode fazer tudo em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de acomodações e até pagamento de diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma cotação rápida e gratuita para encontrar o hotel perfeito para a sua viagem a Toledo agora mesmo!

Pontos turísticos de Toledo

Basta uma simples caminhada pelas ruelas de pedra do centro histórico de Toledo para conhecer a história do país em meio a pontes, casarões, museus e até castelos.

Para que nenhuma atração fique de fora do seu roteiro, fizemos uma seleção dos lugares mais imperdíveis da antiga capital espanhola.

Confira o que fazer em Toledo, Espanha!

Estação de trem de Toledo

Se você estiver viajando de trem entre Madri e Toledo, logo na chegada à cidade poderá conhecer um de seus edifícios mais bonitos: a estação ferroviária!

O prédio em estilo neomudéjar não é tão antigo quanto outras estruturas do centro histórico (na verdade, foi construído recentemente, entre 1916 e 1920), mas nem por isso é menos interessante.

Os arquitetos projetaram a estação de trem no mesmo estilo utilizado pelos árabes que ocuparam a Península Ibérica entre os séculos XII e XVI.

Por essas e outras, quando você estiver caminhando pela estação, terá a sensação de estar visitando um genuíno palácio mudéjar!

Puente de Alcántara e Puerta de los Doce Cantos

Puente de Alcántara e Puerta de los Doce Cantos
Fonte: Alonso De Mendoza / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O combo Puente de Alcántara e Puerta de los Doce Cantos é um dos passeios mais imperdíveis no centro histórico de Toledo.

Tombadas como Monumentos Nacionais da Espanha, as construções estão entre as mais antigas do país, datadas do Império Romano, antes mesmo da chegada dos celtas e dos árabes.

Ao longo da história, as estruturas romanas foram revitalizadas diversas vezes e acabaram ganhando novos traços barrocos e muçulmanos, isto é, ganharam de vez a “cara” de Toledo.

Como as duas construções ficam bem próximas uma à outra, você pode economizar tempo e conhecer tanto a Puente de Alcántara quanto a Puerta de los Doce Cantos em um único passeio.

Puerta de Bisagra

A Cidade Antiga e a Cidade Nova de Toledo são separadas por um imenso pórtico medieval, a Puerta de Bisagra, erguida por ordem dos árabes que dominaram a cidade entre os séculos XII e XVI.

A estrutura mistura influências de diferentes estilos arquitetônicos, pois acabou completamente reformada pelos cristãos após a expulsão dos árabes.

Por isso, hoje a construção é considerada um mosaico de estilos que ajuda a contar a rica história local!

Monastério de San Juan de Los Reyes

Um dos principais pontos turísticos de Toledo, o Monastério de San Juan de Los Reyes é uma parada obrigatória no seu roteiro pela cidade.

Embora hoje abrigue uma importante igreja local, o monastério foi erguido com outra finalidade: celebrar a vitória dos reis Fernando e Isabel de Castela na Batalha de Toro, contra a Coroa Portuguesa.

A construção em estilo gótico isabelino é considerada uma das obras-primas da arquitetura espanhola e encanta os visitantes há séculos. 

Por essas e outras, é um atrativo que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Palácio de Alcázar

Palácio de Alcázar
Fonte: Pxhere / CC0

Nenhuma visita a Toledo, Espanha, está completa sem um passeio ao Palácio de Alcázar, também conhecido como Castelo de Toledo.

A fortaleza pode ser avistada de diferentes pontos da cidade, já que está em uma localização privilegiada, no alto de uma colina, de onde exerceu a segurança de Toledo durante a Idade Média.

Antiga residência real espanhola, o Palácio de Alcázar foi construído no século III e já exerceu outras funções na corte, como presídio e quartel militar.

Hoje, é totalmente dedicado ao turismo: ficam no castelo, por exemplo, a Biblioteca Regional e o riquíssimo Museu do Exército da Espanha.

Durante a sua visita, recomendamos que você estique o passeio até o parque Paseo del Carmen, que fica bem próximo e oferece vários mirantes com vista do rio Tejo e da cidade!

O Palácio de Alcázar fica aberto à visitação diariamente, exceto às segundas-feiras, das 10h às 17h.

Catedral de Toledo

Um dos mais importantes templos em estilo gótico da Europa, a Catedral de Toledo, Espanha, é uma construção que impressiona por suas dimensões e pela riqueza de detalhes em suas formas e cores.

Também chamada de Catedral Primada, a igreja do século XIII é a segunda maior do país, misturando em seu interior influências de diversos estilos arquitetônicos, como barroco, gótico, neogótico, rococó e muitos outros.

Vale a pena fazer a visita guiada para conhecer cada cantinho da igreja e, de quebra, obras de alguns dos maiores nomes da arte europeia, como El Greco e Caravaggio!

Plaza del Ayuntamiento

A Catedral de Toledo fica a uma curta caminhada da Plaza del Ayuntamiento, endereço da prefeitura da cidade, que se destaca no horizonte com imensas torres perfeitamente simétricas, e de vários outros edifícios com séculos de história.

A praça é considerada por muitos o coração da cidade, onde moradores e turistas se encontram em festa e comunhão, especialmente aos finais de semana.

Centro Cultural San Marcos

Instalado em um antigo monastério do século VII, o Centro Cultural San Marcos é uma das construções mais bonitas de toda a cidade, além de exercer papel de destaque no cenário cultural de Toledo.

A construção recebe inúmeras exposições artísticas ao longo do ano e abriga o Arquivo Municipal de Toledo, sendo frequentada tanto por turistas quanto por moradores.

Depois de conhecer detalhes da arquitetura medieval e de visitar as exposições em cartaz no Centro Cultural San Marcos, que tal esticar seu passeio até o Paseo de San Cristóbal?

O parque, bastante arborizado e indicado para quem gosta de passeios ao ar livre, oferece mirantes com vista do famoso rio Tejo e das colinas que circundam Toledo.

Quando Toledo foi capital da Espanha?

Quando Toledo foi capital da Espanha?
Fonte: Pixabay

Você sabia que Toledo foi a capital da Espanha (ou melhor, do Reino de Castela) entre o século XI e o século XVI? A cidade só perdeu o título em 1561, quando o rei Felipe transferiu a sede da Coroa para Madri.

Sua história, porém, começa muito antes disso, ainda no século III a.C., quando a Espanha ainda nem sonhava em ser Espanha e os celtas (e, depois, romanos) dominavam a Península Ibérica.

Como a cidade de Toledo é conhecida na Espanha?

Os romanos e celtas deram lugar aos árabes por volta do século V, quando os árabes chegaram à Península Ibérica e deram início a uma dominação que duraria séculos.

Desde então, Toledo ficou conhecida como “Cidade das Três Culturas”, pois, naquele período, muçulmanos, judeus e cristãos conviveram em plena harmonia e possibilitaram que a cidade prosperasse.

Não é à toa que até hoje Toledo encanta pela mistura das influências desses povos em suas ruas, o que pode ser percebido pelos traços barrocos, góticos e árabes por todos os lados.

Dicas de Toledo, Espanha

Dicas de Toledo, Espanha
Fonte: Pixabay

Depois de conhecer algumas das atrações que Toledo, Espanha, tem a oferecer, vale a pena conferir algumas outras dicas que reunimos para te ajudar no planejamento da sua viagem!

Essas informações podem ser úteis para definir a data da viagem e outros aspectos práticos, veja só!

Como é o clima em Toledo, Espanha?

O clima ameno da cidade torna a pequena Toledo, Espanha, um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano.

A alta temporada, resumida em atrações e hotéis abarrotados de turistas, acontece durante o verão europeu, de junho a agosto, quando os termômetros podem superar os 27ºC e praticamente não chove.

O inverno (de dezembro a março), por sua vez, se caracteriza por dias mais frios, com temperaturas em torno de 2ºC: clima perfeito para curtir a riquíssima culinária local e conhecer o charme do inverno europeu!

Se você quer fugir do movimento intenso do verão e do friozinho do inverno, pode ser uma boa ideia viajar no outono ou na primavera, estações em que as temperaturas têm média de 16ºC.

Onde comer em Toledo, Espanha?

Não deixe de aproveitar a sua viagem para conhecer os ricos sabores da gastronomia espanhola, como a paella e as tapas!

A Plaza Zocodover reúne vários restaurantes badalados, que servem os pratos mais famosos da culinária mediterrânea.

A região também abriga inúmeras cafeterias onde você poderá experimentar o marzipã, uma sobremesa de origem árabe bastante popular na cidade.

Pertinho da Catedral de Toledo você também encontrará excelentes opções gastronômicas, como a Taberna El Botero e o Café de las Monjas.

Para viver uma experiência gastronômica completa, não deixe de visitar o Mercado de San Agustin, onde estão instalados vários restaurantes badalados!

Quanto tempo ficar em Toledo?

Muitos viajantes optam por fazer viagens bate-volta a Toledo, Espanha, a partir de Madri, o que pode ser uma boa alternativa para quem tem pouco tempo disponível para a viagem.

No entanto, como a cidade abriga dezenas de atrações, restaurantes e praças incríveis, apenas um dia pode não ser o suficiente para mergulhar na rica história local.

Vale a pena reservar pelo menos de dois a três dias para conhecer a cidade sem pressa. Assim, você também terá tempo para curtir algumas atrações da noite de Toledo!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Promoção de hotéis em Toledo, Espanha!

Não deixe para planejar a sua viagem em cima da hora! Você pode garantir seus hotéis em Toledo, Espanha, agora mesmo, sem sair de casa!

Visite nosso buscador, El Quarto, para encontrar milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento grátis!

No El Quarto você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, com segurança e praticidade.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar as belezas históricas de Toledo pode sair muito mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.