Tóquio: descubra as paisagens, pontos turísticos e hospedagens deste destino!

02 abr 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Capital mundial da tecnologia e da ciência, Tóquio é um destino como nenhum outro no mundo, capaz de fazer o visitante se sentir em pleno futuro.

A cidade nunca dorme e não economiza na oferta de atrações culturais, de entretenimento e lazer para todos os gostos, com direito a muito karaokê, uma gastronomia apreciada em todo o planeta e muitos outros atrativos!

Isso também significa que montar um roteiro pela capital do Japão pode ser um grande desafio, especialmente se você ficar na cidade por apenas alguns dias.

Por essas e outras, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre a maior metrópole do mundo: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais. Vamos lá!

Tóquio: uma das cidades mais fascinantes do mundo!

Apesar de estar localizada literalmente do outro lado do mundo, Tóquio, Japão, é uma cidade que quase dispensa apresentações.

Vibrante e efervescente, a cidade tem uma população maior que a de muitos países, abriga edifícios futuristas e mantém preservado seu passado milenar.

Por ali, as ruas são limpas, organizadas e planejadas, o transporte público é extremamente eficiente e pontual, a educação é de altíssimo nível e a rede hoteleira, também.

A capital japonesa é um paraíso para quem gosta de ir às compras, com shoppings, lojas de departamento verticais e galerias comerciais modernas a cada esquina.

Quem gosta de parques não se decepciona: a cidade dispõe de várias áreas verdes no perímetro urbano, como o Parque Shinjuku Gyoen e o Parque Ueno, além de ser o endereço de um dos parques da Disney.

Você também terá a oportunidade de contemplar a megalópole do alto na Tokyo Tower e Tokyo Skytree, mergulhar no passado da cidade no Palácio Imperial e conhecer a deliciosa gastronomia japonesa no Mercado de Tsukiji.

Em outras palavras, a capital do Japão não desaponta quem procura por atrações turísticas formidáveis!

Qual a localização de Tóquio e suas principais características?

Qual a localização de Tóquio e suas principais características?
Fonte: Pexels

A cidade de Tóquio fica na maior das mais de 6.000 ilhas do arquipélago do Japão, Honshu, no Sudeste Asiático, mais especificamente na maior região metropolitana do mundo, onde vivem mais de 37 milhões de pessoas.

A capital japonesa fica pertinho de outros destinos formidáveis: a apenas 36 km de Yokohama, 457 km de Quioto e a 500 km de Osaka.

Fundada no século XV, a cidade foi construída sobre um relevo bastante acidentado, recheado de vulcões e montanhas, e está dividida em 23 bairros, 26 distritos adicionais e, ainda, duas ilhas: Izu e Ogasawara.

A boa notícia é que você não precisa andar muito para chegar onde precisa: o sistema de metrô da cidade é considerado um dos melhores do mundo em qualidade, segurança, velocidade e, acima de tudo, pontualidade.

Mapa de Tóquio

Prepare calçados confortáveis para caminhar por uma das cidades mais apaixonantes do mundo! 

Confira o mapa de Tóquio com as principais atrações turísticas da capital japonesa!

Promoção de passagens para Tóquio

Viajar para o Japão não é barato, mas basta seguir algumas dicas simples para potencializar suas chances de encontrar boas promoções de passagens aéreas.

O primeiro passo é planejar a sua viagem com antecedência. Por isso, organize-se para adquirir suas passagens pelo menos dois meses antes do embarque.

Além disso, quanto mais você pesquisar, maiores as chances de encontrar ofertas imperdíveis. 

Nesse sentido, recomendamos uma visita ao buscador do Vai de Promo para garantir sua passagem para Tóquio com o máximo de economia.

Você pode até incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para a capital japonesa ou qualquer outro destino!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Tokyo: quando ir?

Tokyo: quando ir?
Fonte: Pexels

Tóquio é uma cidade de estações bem definidas: o verão é quente e úmido, enquanto o inverno é rigoroso e seco.

Nos meses de maio a outubro, as temperaturas ficam agradáveis, acima de 23ºC, chegando a mais de 30ºC entre junho e agosto. Neste período, as chuvas são mais constantes, mas nada que atrapalhe passeios ao ar livre.

De março a abril, acontece um dos maiores espetáculos da natureza japonesa: a floração das cerejeiras, árvore-símbolo do país, que colore a paisagem e atrai milhões de turistas.

De novembro a março, praticamente não chove e os termômetros ficam entre 2ºC e 14ºC. 

É a melhor época para conhecer a cidade com economia, pois a demanda turística diminui, os hotéis ficam mais vazios e as diárias despencam.

Tokyo: onde se hospedar?

Descobrir onde ficar na capital japonesa não é uma tarefa simples. A hospedagem não é exatamente barata na cidade e existem vários bairros com características bem diferentes, que podem ter impacto no sucesso da sua estadia.

Em geral, os hotéis em Tóquio são divididos em andares para fumantes e não-fumantes, com quartos bem pequenos para os padrões ocidentais. 

Em contrapartida, existem acomodações para todos os gostos, desde hotéis 5 estrelas a hotéis-cápsulas, com diárias nas mais diferentes faixas de preço.

Dito isso, vale a pena procurar um hotel nas imediações de uma estação de metrô: isso vai te poupar muito tempo e dinheiro em deslocamentos.

As regiões de Shibuya e Shinjuku, bem como as imediações da Tokyo Station, são as mais indicadas para hospedagem, pois têm fácil acesso a lojas, opções gastronômicas, shoppings e outros atrativos.

Melhor oferta de hotéis em Tóquio no ElQuarto!

Melhor oferta de hotéis em Tóquio no ElQuarto!
Fonte: Hotel Nihombashi Bakurochoekimae

Você pode encontrar o hotel perfeito para a sua viagem ao Japão sem sair de casa: é só fazer sua pesquisa em nosso buscador, o ElQuarto!

O viajante consegue fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de acomodações e até pagamento de diárias online, em reais, sem cobrança de IOF.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos, incluindo hotéis com cancelamento gratuito.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita para descobrir que visitar a capital do Japão pode sair mais barato do que você pensa!

Tóquio: pontos turísticos

Seja em roteiros mais curtos ou estadias mais longas, a capital japonesa é um destino apaixonante, capaz de encantar os mais distintos públicos.

As atrações estão distribuídas por diferentes pontos da cidade e a maioria delas tem entrada gratuita!

Confira em Tóquio, Japão: pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro!

Templo Asakusa 

Embora a capital do Japão seja uma cidade moderna, seu passado segue muito bem preservado, e uma boa maneira de conhecer essa rica história é com um passeio pela região de Asakusa.

Principal distrito histórico da cidade, a região abriga o suntuoso templo budista Senso-ji. 

Também conhecido como Templo Asakusa, trata-se do templo mais antigo da cidade, fundado no ano de 645.

O templo fica no final da Nakamise Street, uma charmosa rua estreita repleta de lojas que vendem de tudo.

Depois de conhecer o templo, siga pela mesma rua até o Deboin Garden para visitar um museu de arte japonesa.

Shibuya 

Shibuya
Fonte: Pixabay

Quem sempre sonhou em conhecer o lado mais moderno de Tóquio não pode deixar de visitar o bairro de Shibuya.

Principal polo comercial da cidade, com as ruas iluminadas por letreiros em neon e outdoors cheios de cores, a região tem movimento intenso a qualquer hora do dia, com destaque para o Shibuya Crossing, maior cruzamento do mundo!

Aproveite para passear pela região, fazer umas comprinhas e conhecer a famosa estátua de Hachiko, um cãozinho que virou até filme de Hollywood.

Harajuku 

A cultura anime é a grande estrela da região de Harajuku, distrito queridinho entre o público jovem.

A principal rua do bairro, Takeshita-Dori, é o endereço de lojas que vendem roupas voltadas a adolescentes, galerias comerciais exclusivas de mangás, lojas de artigos para cosplay e salões de beleza especializados em tintura colorida.

Se você prefere um passeio mais adulto, vale a pena estender sua caminhada até a Omotesando, onde estão instaladas as lojas mais luxuosas da cidade.

Parque Shinjuku Gyoen 

Não é porque você está visitando uma megalópole moderna que não vai encontrar espaços ao ar livre para se divertir.

O Parque Shinjuku Gyoen é a principal área verde da cidade de Tóquio, com mais de 58 hectares bem no coração da cidade, pertinho da estação de metrô Shinjuku.

O espaço é bastante procurado por japoneses nos meses mais quentes para piqueniques e prática de esportes. Na primavera, a paisagem é transformada pela floração das cerejeiras.

Em outras palavras, um passeio divertido e gratuito para fazer na capital japonesa!

Tokyo Disney Resort 

Tokyo Disney Resort
Fonte: Rob Young / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Você sabia que existem parques da Disney no Japão? O mais famoso deles é o Tokyo Disneyland, na capital: o primeiro parque da Disney inaugurado fora dos Estados Unidos, em 1983.

O complexo segue o padrão Disney encontrado nos parques da Califórnia e de Orlando, com sete áreas temáticas inspiradas nos personagens mais famosos do estúdio de Walt Disney.

Ali, você encontrará o luxuoso Tokyo Disney Resort, com atrações para toda a família e quartos para hospedagem, um parque aquático e muitas outras atrações!

Tokyo Tower 

Não saia da cidade antes de conhecê-la do alto: o melhor lugar para fazer isso é a Tokyo Tower, inaugurada em 1958 e até hoje uma das maiores torres de metal do mundo, com 333 metros de altura.

A torre foi erguida para abrigar antenas de telecomunicações e observatórios, localizados a 150 e 250 metros de altura.

Do alto, você conseguirá avistar os montes Fuji e Tsukuba, especialmente bonitos durante o pôr do sol. Depois de contemplar a paisagem, que tal tomar uma bebida na cafeteria panorâmica da torre?

Você também pode visitar a Tokyo Skytree, maior torre de observação do planeta, com 634 metros de altura!

Parque Ueno 

Um dos parques mais antigos do Japão, o Ueno Park foi fundado em 1973, no mesmo lugar em que antes ficava o antigo templo Toeizan Kaneiji.

O parque oferece atrações para todas as idades, como um zoológico, um lago com pedalinho, pistas de caminhada e vários museus, como o Tokyo Metropolitan Art Museum, Tokyo National Museum e o National Science Museum.

A entrada no Ueno Park é gratuita e as portarias ficam abertas diariamente, das 5h às 23h.

Akihabara

Akihabara
Fonte: Pixabay

Que tal conhecer o bairro dos eletrônicos da capital da tecnologia? O distrito de Akihabara é simplesmente imperdível para quem gosta de inovações tecnológicas.

A região é procurada por amantes de videogames, animes, mangás e gadgets por conta de suas inúmeras lojas especializadas.

Você também encontrará por ali máquinas de fliperama, restaurantes temáticos e shoppings inteiros dedicados à indústria dos games!

Seguro viagem para o Japão

Antes de viajar para o Japão, vale a pena investir em um bom seguro viagem para curtir sua estadia sem se preocupar com imprevistos.

O sistema de saúde japonês não é gratuito para estrangeiros: em caso de necessidade, você pode acabar com uma dívida hospitalar de milhares de ienes em mãos.

Por isso, mesmo que o seguro viagem não seja obrigatório, é extremamente recomendado para quem vai visitar o país.

Faça uma cotação gratuita e detalhada no buscador do Seguros Promo para encontrar os melhores planos de seguro viagem para a Ásia pela melhor oferta do mercado.

Assim, você garante atendimento 100% português, assistência médica e odontológica, seguro por morte ou invalidez, traslado médico, auxílio farmacêutico e muitas outras coberturas!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Como se escreve Tóquio?

Capital do Japão desde o século XIX, Tóquio foi batizada com uma palavra que significa, literalmente, “capital do Leste”.

Para chegar ao nome em português, no entanto, foi preciso fazer uma pequena “engenharia”: a palavra em japonês, 東京都, foi transliterada para se tornar Tōkyō-to, ou “metrópole de Tóquio”.

Se você estiver navegando por sites estrangeiros e trombar com a grafia “Tokyo”, não se preocupe, pois essa forma de escrever é considerada correta em inglês.

Curiosidades sobre Tóquio

Sede dos Jogos Olímpicos de 2020, Tóquio é uma cidade curiosa nos mínimos detalhes e tem tudo para conquistar seus visitantes.

Para começar, a cidade fica no Japão, um país que não está entre os mais populosos do mundo, com 125 milhões de habitantes. 

Mesmo assim, a capital japonesa forma a maior região metropolitana do planeta, com mais de 37 milhões de pessoas: maior que a população do Canadá!

Fica nessa impressionante megalópole a estação de metrô mais movimentada do mundo, a Shinjuku, por onde circulam mais de 3,5 milhões de passageiros por dia.

Além disso, a cidade não se chama Tóquio desde sua fundação: quando foi a sede do Xogunato Tokugawa, a partir do século XVII, a cidade era chamada Edo.

Melhores hotéis de Tóquio em promoção no ElQuarto

Não deixe para planejar sua visita a Tóquio em cima da hora: visite agora mesmo nosso site de buscas, ElQuarto, para garantir seu hotel na capital japonesa com um precinho exclusivo.

Nossa plataforma te ajuda a encontrar as melhores opções de hospedagem no destino que você quiser, com toda a economia que você merece!

Você pode até reservar quartos com cancelamento gratuito e pagar suas diárias pelo site, em reais, sem incidência de IOF!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a maior cidade do Japão pode ficar mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.