Descubra as belezas de Tulum, México: um paraíso no Caribe!

15 dez 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Tulum, México, é um dos famosos destinos turísticos que ficam na região do Mar do Caribe. 

Quem gosta de contato com a natureza vai adorar esse lugar que mistura as belezas do litoral com a riqueza histórica do Império Maia.

Além disso, você sabe o que é um cenote? Existem vários no lugar onde fica Tulum, mas vamos detalhar isso mais adiante e você, certamente, vai querer conhecer todos!

Neste texto, vamos falar sobre Tulum, o que fazer na cidade e como aproveitar ao máximo o seu passeio por esse lugar com natureza e cultura tão ricas.

Aproveita e vai anotando nossas dicas para tornar a sua visita ao México ainda mais incrível, combinado? Boa leitura!

Tulum, México: dicas para aproveitar o melhor da região!

Afinal, quem nunca sonhou em visitar o Caribe, não é mesmo? 

Sol o ano inteiro, as praias mais belas do mundo e, no caso de Tulum, México, histórias, ruínas e mistérios sobre essa antiga civilização que ocupou Yucatan e outras regiões próximas há séculos.

Os maias surgiram há cerca de mil anos A.c., então você já pode imaginar como são impressionantes os vestígios desse povo, não é verdade? Principalmente por sua privilegiada localização à beira-mar.

Continue com a gente no texto para descobrir mais curiosidades sobre os maias e dicas para aproveitar o mar do sul do México em grande estilo!

Seguro de viagem para o México e toda América Central.

Se você está planejando ir para o México ou pra qualquer lugar da América Central, não deixe de contratar um seguro de viagem. Temos uma parceria com a Seguros Promo que é o maior comparador de seguro de viagem do Brasil. Na Seguros Promo você compara e escolhe o plano ideal dentre todas as seguradoras de viagem.

Aproveite os descontos da nossa parceria com a Seguros Promo e garanta seu seguro de viagem com um super desconto.

Seguro Viagem:
America Central
Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Onde fica Tulum?

Onde fica Tulum?
Fonte: Pexels

Por mais que o México não seja um país do Caribe, muitas ilhas e praias localizadas na porção sul de seu território estão no Mar das Caraíbas, próximas a lugares como Cuba e Ilhas Cayman, por exemplo.

Tulum, México, se encontra na costa leste da península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, a aproximadamente 65 km de Playa del Carmen, cidade mais ao norte.

Tulum, México: mapa

Independente de qual meio de locomoção você escolher para chegar onde fica Tulum, ônibus, avião ou carro, vai precisar de ajuda para se deslocar em segurança. 

Em Tulum, mapa e GPS podem ser muito úteis nessa função. 

Além de conseguir planejar suas rotas, fica bem mais fácil encontrar os pontos de interesse como monumentos, cenotes, praias, seu hotel, e também hospitais, farmácias, bares e restaurantes.

Como ir de Cidade do México a Tulum?

O trajeto mais praticado pelos turistas é pegar um voo que sai da capital até Cancún, com uma duração média de 2 horas nos voos sem escala.

Em Cancún, o turista consegue embarcar em um ônibus rumo a Playa del Carmen e depois segue com o mesmo tipo de transporte até Tulum. 

Se quiser, é muito fácil contratar um pacote de viagem para a região e não se preocupar com mobilidade.

Outra opção é, ao desembarcar em Cancún, alugue um veículo particular para percorrer a costa com mais agilidade e podendo parar em vários trechos interessantes. Viu que é fácil aprender como ir para Tulum?

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Tulum: México: quando ir?

Assim como em praticamente todo o Mar do Caribe, Tulum tem sol e calor durante todo o ano

No entanto, por ser um destino praiano, nenhum turista quer saber de chuva durante sua visita à praia de Tulum, o que é bem compreensível.

Por isso, a alta temporada é de dezembro a fevereiro, que é o tempo seco na região. 

Embora os furacões não sejam tão frequentes no sul do México, o Caribe tem um período de incidência desses fenômenos, o que deixa alguns destinos impraticáveis.

Não é exatamente o caso de Tulum, México, mas geralmente os furacões ocorrem entre junho e novembro.

Onde ficar em Tulum

Onde ficar em Tulum
Fonte: Hotel Holistika

Imagina a situação: depois de curtir um dia longo, repleto de atividades, banho de mar e sol, refeições deliciosas e alguns drinques, com certeza você vai querer uma confortável cama de hotel para uma merecida noite de sono, concorda?

É por esse motivo que vamos apresentar os melhores lugares onde ficar em Tulum para que suas férias sejam perfeitas!

Tulum Pueblo

Tulum Pueblo é o centro da cidade, onde ficam muitas lojas, bares e restaurantes

Você perceberá que, diferente de Playa del Carmen e Cancún, que são bem estruturadas, Tulum Pueblo tem um ar mais rústico.

Portanto, essa região é mais adequada para quem pretende economizar um pouco na hospedagem sem perder a praticidade de ter tudo à mão.

Zona Hoteleira

A zona hoteleira fica próxima de Tulum, dos pontos turísticos, praias e sítio arqueológico

Os hotéis dessa região são mais voltados para quem procura ambientes sofisticados.

Trata-se de um local com diversos estabelecimentos do tipo “pé na areia”. Evidentemente, os preços na “zona hotelera” tendem a ser mais elevados se comparados a Tulum Pueblo, mas existem boas opções e com preços bem justos.

Reserve os melhores hotéis de Tulum no El Quarto!

Reserve os melhores hotéis de Tulum no ElQuarto!
Fonte: Hotel Colorbox Beds and Rooms

Se você pretende conhecer essa antiga cidade do império Maia e ainda desfrutar das maravilhosas praias da região, conte com o El Quarto para encontrar o tipo de hospedagem ideal para sua viagem.

O que é mais importante para você? Baixo custo, localização ou exclusividade? 

O El Quarto tem vários tipos de acomodação e o turista consegue resolver tudo sobre sua reserva sem sair de casa. Nossa plataforma tem um excelente serviço online de atendimento!

Acesse o El Quarto para experimentar a pesquisa gratuita e não se esqueça de acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais.

Dessa forma, você fica sabendo em primeira mão sobre promoções e descontos incríveis e também pode aproveitar para acompanhar nossas sugestões de destinos turísticos no Brasil e no mundo!

O que não deixar de fazer em Tulum?

Sim, pode parecer até bobagem querer sair de perto do mar nas praias do Caribe mexicano, mas quando descobrir as atrações de Tulum, cenotes e as ruinas maias nas proximidades, certamente vai se animar na hora!

Confira o que fazer em Tulum!

Ruínas Maias

Existem muitos tipos de ruínas maias espalhadas pelo México, Belize, Honduras, Guatemala e El Salvador. 

Embora tenham começado a se desenvolver muito antes disso, essa civilização teve o seu apogeu entre 250 d.C. a 900 d.C.

Inclusive, as Ruínas Maias de Tulum são desse período, datam de aproximadamente 564 d.c. 

Da entrada do Sítio Arqueológico até as ruínas, o turista tem a opção de percorrer o caminho de bicicleta alugada, a pé, ou de vagões de passageiros pagos.

Para entrar, o visitante atravessa a antiga muralha que servia tanto para proteger de inimigos quanto para separar os “nobres da plebe.”

São aproximadamente 50 construções entre edifícios religiosos, administrativos, residenciais e militares.

El Castillo é o mais famoso dos prédios, um antigo farol e torre de sentinela que servia para orientar e vigiar as praias abaixo de onde se encontra. Além disso, funcionava também como local de rituais.

O que mais destaca o sítio arqueológico de Tulum, é onde fica. 

Trata-se de um trecho do litoral chamado Riviera Maya, que tem simplesmente a melhor praia de Tulum, e você consegue acessá-la a partir das ruínas e mergulhar numa boa!

Chichén Itzá

Chichén Itzá
Fonte: Pexels

Localizada no município de Tinum, a duas horas de distância de carro de Tulum, México, Chichen Itzá foi uma cidade multicultural do Império Maia. Vários povos viviam ali, trazidos por conquistas ou recebidos em períodos de migração.

Funcionou como a maior cidade de sua época e tem edificações que deixam qualquer um de queixo caído. 

O destaque deve ser dado para El Castillo, nesse caso, o Templo de Kukulcán, a serpente emplumada.

Os maias também são conhecidos por sua avançada astronomia e matemática e isso se reflete no esplendor das construções, sobretudo nos equinócios de primavera e outono.

Nessas datas, os arquitetos maias calcularam um espetacular jogo de luz e sombras em que se projeta a imagem da serpente valendo-se dos degraus da pirâmide e a posição exata do sol sobre eles. Incrível, você não acha?

Praias em Tulum

Em Tulum, o que fazer não será problema. As praias de Santa Fé, Paraíso e Las Palmas são exemplos disso. 

Muitos resorts também têm praias privativas na zona hoteleira, fica a dica!

Isso pode ser uma ótima ideia para quem viaja com crianças, por exemplo, ou não deseja ficar em meio ao movimento intenso de turistas.

Reserva da Biosfera de Sian Ka’na

Trata-se de um local de preservação que tem uma porção continental e também uma área marítima, com formação de enormes recifes coloridos no Mar das Caraíbas. 

Seu nome significa em língua maia “origem do céu”. Saindo de Tulum, México, de carro em direção à reserva são 63 km de distância. 

O guia turístico é importante nesse passeio, viu? No meio da densa vegetação, o guia leva o turista à torre de observação, que oferece uma vista incrível do local

Além disso, dentro da reserva também existem ruínas maias, e a laguna tem um canal incrível de se percorrer de barco até chegar ao mar.

O que são os cenotes, México?

O que são os cenotes, México?
Fonte: Dronepicr / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Os cenotes são lugares maravilhosos e, se você está na península de Yucatán, precisa conhecer ao menos um deles porque são inúmeros!

Geralmente associados à cavidades naturais, os cenotes são poços comuns em ilhas, utilizados como fonte de água, mas no caso dos maias, também serviam como local de sacrifício. Tulum, cenotes você fica conhecendo agora! 

Cenotes em Tulum

Foi no lugar onde fica Tulum que nasceu a expressão “cenote”. Em linguagem maia a palavra seria “ts’onot” e se refere a local com águas subterrâneas.

Veja algumas opções de cenotes incríveis para conhecer no sul do México.

Ik-kil

Saindo de Tulum, México, são 2 horas de viagem fazendo o percurso de carro até chegar no município de Tinum. 

É aberto ao público para visitação e natação. A abertura de Ik-Kil fica a cerca de 15 metros da água e muitas vezes há filas enormes para nadar.

Gran Cenote

Gran Cenote
Fonte: Paul Simpson / Flickr / CC BY-ND 2.0

O Gran Cenote é o mais visitado por turistas que se hospedam em hotéis de Tulum. Fica a apenas 5 km de distância, trajeto que dá para ser percorrido a pé.

Tem plataforma de madeira para ajudar os banhistas e a entrada custa 150 pesos, algo aproximado de R$ 40 (valores de novembro de 2021).

Sac Actun

Sac Actun é um cenote diferente. Primeiro por ser totalmente subterrâneo, depois porque não se trata apenas de um poço, mas uma rede de galerias de cavernas interligadas, perfeitas para a prática de mergulho.

Esse passeio só pode ser feito com guia turístico, mas geralmente, no pacote já estão inclusos além do serviço de guia, a máscara, o colete salva-vidas e o snorkel.

Dos Ojos

Dos Ojos está ao norte do lugar onde fica Tulum, a pouco mais de 20 km. Esse trajeto é feito de carro em 25 minutos aproximadamente e é um dos principais pontos turísticos da região.

Trata-se de um conjunto de cavernas inundadas, o nome verdadeiro é Parque Dos Ojos porque você pode fazer outras atividades no local como tirolesa e visitar outros cenotes como o Jaguar e o Nicte Ha.

A entrada para Dos Ojos custa 100 pesos, o equivalente a R$ 27 (valores de novembro de 2021). 

O que fazer em Tulum em 1 dia?

Se você estiver de passagem para Tulum e tem pouco tempo para passear, aproveite as redondezas da cidade porque tem muitas atrações interessantes. 

O Gran Cenote, por exemplo, apesar de ser um lugar movimentado, é muito pertinho da cidade.

Além disso, não há como ir a Tulum, México, e não conhecer suas belas praias, especialmente as que estão localizadas próximo ao Farol El Castillo.

Um outro argumento para você não gastar seu único dia nesta cidade da Riviera Maia indo para outros lugares, é que os restaurantes de Tulum em nada deixam a desejar para destinos mais convencionais de Yucatán como Cancun e Playa del Carmen.

A grande maioria desses estabelecimentos trabalha com frutos do mar, mas você encontra facilmente outras comidas típicas mexicanas para se ambientar.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Ofertas imperdíveis de hotéis em Tulum, México

Vai perder a chance de conhecer Tulum, México, na península de Yucatan? 

O Mar do Caribe é o cenário paradisíaco que tanto deseja para seu merecido descanso, e você consegue hospedagens muito mais baratas no site El Quarto!

Além de excelentes condições de pagamento para quem compra em nosso site, o El Quarto tem descontos imperdíveis e mostra todas as acomodações com cancelamento grátis de reserva.

Quer viajar o mundo se hospedando nos melhores hotéis e pagando pouco? Economize tempo e dinheiro pesquisando com a nossa plataforma buscadora!

São diversas promoções para você economizar e aproveitar suas férias em grande estilo no sul do México ou onde mais desejar!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.