Turim: saiba mais sobre a cidade!

29 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Primeira capital da Itália logo após a reunificação, Turim é uma cidade clássica, recomendada para quem gosta de arte, história, cultura e boa gastronomia.

É ali que ficam alguns dos melhores museus italianos, o complexo de “palazzos” Reale di Torino, Carignano e Madama, o mítico Santo Sudário e o icônico Duomo di San Giovanni Battista.

Achou pouco? Além de ser endereço de verdadeiros tesouros italianos, Torino também é a quarta maior cidade do país e conta com excelente infraestrutura, com tudo que você precisa para desfrutar de uma experiência inesquecível de viagem.

Quer montar um roteiro pela cidade? Você chegou ao artigo certo! Vamos te mostrar o guia definitivo da maior metrópole da região de Piemonte!

Turim: dicas de turismo em um dos melhores destinos do país!

Turim: dicas de turismo em um dos melhores destinos do país!
Fonte: Pxhere / CC0

Entre praças, museus e cafés, a cidade de Turim é uma metrópole clássica e moderna, onde o velho e novo dividem espaço em plena harmonia.

Menor apenas que Roma, Milão e Nápoles, a cidade foi a primeira capital do país, no século XIX, até que perdeu o título para Florença, mas nunca deixou de ter importância social, cultural, artística e econômica para a Itália.

Boa parte de seu centro histórico está tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, o que resulta em uma arquitetura bem preservada.

A gastronomia local é uma atração à parte, com bons restaurantes e adegas espalhadas por toda a cidade.

Mais que um destino de viagem, Torino é uma experiência fantástica que merece ser vivida durante o seu roteiro pela Itália!

Onde fica Turim?

Mas, afinal, Turim fica em qual região da Itália? A cidade é a capital e maior metrópole da província de Piemonte, no norte do país.

Casa do Juventus e cidade de origem da Fiat, a cidade é rodeada pelos Alpes e pelas águas do rio Pó.

O destino tem localização privilegiada, perto de cidades como Milão, a 126 km de distância, e Gênova, a 170 km. A capital italiana, Roma, fica a cerca de 690 km. 

Turim, Itália: mapa

A capital do Piemonte não é muito grande, tem apenas 130 km² de área, e reúne suas principais atrações em seu centro histórico.

Além disso, a cidade conta com uma eficiente rede de transporte público que inclui trens e ônibus, facilitando o deslocamento dos viajantes. Confira no mapa!

Como ir do Brasil para Turim?

Como estamos falando de uma das maiores e mais importantes cidades da Itália, você não terá dificuldades para chegar.

Embora não haja oferta de voos diretos a partir do Brasil, várias companhias aéreas (KLM, Lufthansa, ITA, Air France e Latam, entre outras) operam voos com conexões em outras cidades europeias com destino à cidade.

O principal aeroporto local é o Caselle, que fica a 16 km do centro e recebe também voos de companhias aéreas low-cost: uma boa opção para quem já está viajando pela Europa.

Se já está no Velho Continente, também é possível chegar à cidade de ônibus ou trem, pelas companhias Trenitalia e Italo

Caso esteja usando carro, as rodovias A4, A5, A21, A31 e RA10 levam até a capital de Piemonte.

Você não precisa abrir mão da economia na hora de comprar sua passagem para Turim: é só fazer sua pesquisa no Vai de Promo!

A plataforma é bastante intuitiva e fácil de navegar. Em poucos cliques você pode acessar passagens com até 37% de desconto das principais companhias aéreas do mercado.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Itália não precisa pesar no seu bolso!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para visitar a cidade de Turim?

Qual a melhor época para visitar a cidade de Turim?
Fonte: Pxhere / CC0

Em Turim, o clima se transforma constantemente ao longo do ano. As estações são bem definidas e você pode viver experiências diferentes a depender da data da viagem.

Os termômetros ficam entre -4ºC e 33ºC no decorrer do ano, o que influencia o movimento turístico na cidade.

O verão é a alta temporada, quando as ruas ficam cheias e os dias são mais longos, então você terá tempo de sobra para conhecer tudo com calma.

Em contrapartida, no outono e no inverno os dias são mais curtos. Além disso, é comum a ocorrência de neve, o que dá um toque especial à paisagem.

Como muitos moradores preferem fugir do frio, a cidade acaba ficando vazia na estação mais gelada do ano. Até hotéis, restaurantes e lojas podem fechar as portas por conta do movimento mínimo.

Por conta disso, quem decide visitar a capital de Piemonte no inverno pode encontrar passagens e hotéis muito mais baratos, além de ter a oportunidade de conhecer a iluminação especial de Natal.

Onde se hospedar em Turim, Itália?

A cidade não é muito grande e as atrações ficam bem próximas, o que significa que você não terá dificuldades para definir onde ficar durante a sua viagem.

Em geral, o viajante tem três regiões para escolher: o centro de Turim e os arredores das estações Porta Nuova e Dora.

Quem fica em uma dessas áreas tem fácil acesso a transporte público, comércio e restaurantes, o que torna a viagem ainda mais prática e otimiza o tempo do viajante.

Na dúvida, escolha um hotel próximo a uma estação de metrô e evite se hospedar em bairros muito afastados do centro histórico, ou você pode acabar gastando tempo e dinheiro para se deslocar pela cidade.

Os melhores hotéis de Turim estão no El Quarto!

Os melhores hotéis de Turim estão no El Quarto!
Fonte: Hotel Adriano

Você pode encontrar os melhores hotéis em Turim pelo melhor custo-benefício: basta fazer sua pesquisa no El Quarto.

O buscador mais completo do Brasil te ajuda a encontrar acomodações para a sua viagem sem mistério. A plataforma reúne milhares de hospedagens nos principais destinos do mundo a preços exclusivos.

Você pode comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar suas diárias online, em reais, e sem incidência de IOF, garantindo mais economia à sua viagem. 

Dessa forma, você não precisa escolher entre economizar e viajar!

O que fazer em Turim, Itália

Quer montar um roteiro por essa charmosa cidade italiana? Não vão faltar atrações incríveis para incluir em seu planejamento!

Confira o que fazer em Turim! 

Duomo di San Giovanni Battista (Catedral de Turim

O Duomo di San Giovanni Battista, ou simplesmente Duomo di Torino, pode não ser uma catedral tão suntuosa quanto outras da Europa, mas tem grande importância para a Igreja Católica.

O templo dedicado a São João Batista foi construído no século XV e guarda um dos maiores tesouros católicos, o Santo Sudário, um pedaço de pano de linho que acredita-se mostrar a imagem de Jesus Cristo.

Além do Santo Sudário, você não pode deixar de conhecer o pequeno museu no subsolo do Duomo di Torino e a torre do templo, de onde é possível avistar todo o centro histórico.

Museo Egizio 

Museu mais antigo do planeta e segundo maior dedicado à história do Egito Antigo, o Museo Egizio é uma parada obrigatória no seu roteiro pela cidade italiana.

O acervo é formado por mais de 6.500 peças arqueológicas relacionadas à antiga civilização do Nilo, incluindo sarcófagos, objetos de uso pessoal, estátuas, múmias e outros artefatos arqueológicos.

O Museo Egizio fica aberto às segundas, das 9h às 14h, e de terça a domingo, das 9h às 18h30. O ingresso custa 15 euros (em agosto/2022) e pode ser adquirido previamente, pela internet, para evitar filas.

Palazzo Reale 

Palazzo Reale
Fonte: Fred Romero / Flickr / CC BY 2.0

Localizado na praça mais bonita da cidade, a Piazza Castello, o Palazzo Reale é uma das construções da famosa dinastia Saboia, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco

O edifício mistura diferentes estilos arquitetônicos, com destaque para barroco, rococó e neoclássico, e está aberto a visitação pública.

Os visitantes podem conhecer os cômodos, as obras de arte, o mobiliário original, peças de tapeçaria e outros itens inestimáveis do ponto de vista histórico.

É necessário pagar 15 euros (em agosto/2022) para ter acesso ao interior do palácio, mas algumas atrações do complexo, como seus jardins, são gratuitas.

Palazzo Madama 

Bem ao lado do Palazzo Reale fica outra obra-prima da arquitetura italiana, o Palazzo Madama, situado em um complexo barroco e medieval.

No passado, o palácio era utilizado para acomodar eventuais hóspedes da dinastia Saboia. Hoje, é o endereço do Museu Cívico de Arte Antiga e de uma importante pinacoteca que guarda a coleção do complexo.

O ingresso para visitar o Palazzo Madama sai a 10 euros (em agosto/2022).

Museo dell’automobile di Torino 

Turim é a sede de uma das maiores e mais antigas montadoras de veículos do mundo, a Fiat, e, por isso, sempre teve grande relevância no mercado automobilístico. Reflexo disso é o Museo dell’automobile di Torino.

O museu do automóvel é imperdível para amantes de carros e de história. Lá, você vai encontrar o primeiro carro a vapor e outros modelos que marcaram época, até carros de Fórmula 1.

Quem quiser visitar o Museo dell’automobile di Torino deve adquirir o ingresso, que sai a 15 euros (em agosto/2022). Vale a pena comprar o bilhete antes da visita para evitar filas.

Mole Antonelliana e Museo Nazionale del Cinema 

Você conseguirá contemplar o Mole Antonelliana de praticamente qualquer ponto da cidade. 

O edifício mais alto da capital do Piemonte chega a 167 metros de altura e é uma companhia constante em passeios pelo centro histórico.

O prédio foi construído em meados do século XIX para abrigar uma sinagoga, mas a obra saiu tão cara que a comunidade judaica acabou repassando a construção para a prefeitura local.

Hoje, a maior atração por lá é o elevador que leva o turista a 85 metros de altura, de onde é possível avistar toda a cidade e os Alpes ao fundo.

O edifício Mole Antonelliana também abriga o Museo Nazionale del Cinema, que apresenta uma exposição interativa a respeito do surgimento e desenvolvimento do cinema no mundo.

Parco del Valentino

Parco del Valentino
Fonte: Gianni Careddu / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Que tal passar um tempo ao ar livre, contemplando o modo de vida em Turim? 

Vale a pena visitar o Parco del Valentino em algum momento da sua viagem, seja no verão ou no inverno.

O mais importante parque público da cidade tem espaços gramados e arborizados, perfeitos para piquenique, além de um lago para passear de canoa, trilhas e ciclovia.

A principal atração do Parco del Valentino é a réplica de um burgo medieval: os visitantes podem conhecer casas, bodegas e outras exibições que mostram como era a vida na cidade durante a Idade Média.

Piazza Castello 

A arquitetura dos edifícios da Piazza Castello é capaz de encantar a qualquer visitante. No local, você vai encontrar cafés, museus, teatros e, é claro, castelos!

A região parece um museu a céu aberto, onde é possível acompanhar a evolução arquitetônica de Torino ao longo dos séculos.

Aproveite para assistir às apresentações dos artistas de rua espalhados pela praça, sempre prontos para entreter adultos e crianças.

Galleria Sabauda 

Durante sua visita ao Palazzo Reale, você não pode deixar de visitar a Galleria Sabauda, que exibe obras de arte inestimáveis, colecionadas pela dinastia Saboia ao longo da história.

A coleção é impressionante e inclui obras de grandes artistas, como Veronese, Canavesio, Bambino e muitos outros.

E você nem precisa comprar outro ingresso para conhecer o acervo: a entrada está incluída no bilhete para o palácio.

Como é morar em Turim na Itália?

Como é morar em Turim na Itália?
Fonte: Pxhere / CC0

Assim como na maioria das cidades do mundo, viver na capital de Piemonte tem suas vantagens e desvantagens.

A metrópole tem uma boa oferta de emprego e educação, localização privilegiada para quem deseja explorar a Itália e moradores de todos os cantos.

Além disso, quanto custa viver em Turim é bem mais acessível em comparação a outras cidades italianas, como Roma e Milão, especialmente se você abrir mão de morar no centro histórico e se instalar na região metropolitana.

Em contrapartida, o clima frio pode ser um dificultador para brasileiros, bem como a própria “cara de cidade pequena”. Você dificilmente vai encontrar farmácias, bares ou mercados que ficam abertos até tarde.

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Itália!

Antes de fazer as malas para conhecer a Itália, você não pode se esquecer de contratar um seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem vai visitar o país europeu.

Além de atender a uma exigência das autoridades, o seguro viagem ampara o viajante em diversos cenários de crise, incluindo problemas de saúde, burocráticos ou de ordem prática.

Dessa forma, se você precisar de atendimento médico ou odontológico, tiver as bagagens extraviadas, perder sua conexão ou diversas outras situações, basta acionar a seguradora para não sair no prejuízo.

Você pode adquirir seu seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que te ajuda a comparar os planos das melhores seguradoras e a contratar a proteção ideal para o seu perfil de viajante por um preço que cabe no seu bolso.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Encontre hospedagens em Turim pelo melhor preço do mercado!

Agora que você já sabe o que fazer em Turim, só falta reservar sua hospedagem no El Quarto pelo menor preço.

Nossa plataforma reúne milhares de hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do Brasil e do mundo com descontos exclusivos e condições facilitadas de pagamento.

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e pagar suas diárias em reais, sem cobrança de IOF, com toda a comodidade e segurança que você merece!

Faça uma simulação grátis e descubra que visitar a capital de Piemonte pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.