Turismo Lisboa: dicas, melhores bairros, mapa e informações

09 ago 2021 • 10 minutos de leitura por danielcosenza

Quer saber tudo sobre turismo Lisboa? Este é o artigo certo para você, com todas as informações que você precisa para planejar uma viagem inesquecível.

A capital lusitana é um dos destinos mais procurados por brasileiros no exterior e oferece inúmeras atrações turísticas, entre locais históricos, restaurantes badalados e museus incríveis.

Mas onde ficar para aproveitar ao máximo a estadia? O que não pode ficar de fora do seu roteiro? Quanto custa conhecer a capital de Portugal? 

Neste artigo, você encontra a resposta para essas e outras perguntas, além de dicas de turismo em Lisboa, veja só!

Turismo Lisboa: o que fazer na capital portuguesa?

Entre azulejos azuis e brancos, calçadas com belos mosaicos feitos em pedra, ladeiras com cores vivas e construções que parecem saídas de pinturas, Lisboa não é apenas a capital do país, mas também o carro-chefe do turismo em Portugal.

Fundada pelos fenícios séculos antes do nascimento de Cristo, a cidade milenar é o endereço de museus com renome internacional, excelentes hotéis e uma rica gastronomia que pode ser considerada uma atração à parte.

Se você está planejando uma viagem para conhecer a maior cidade de Portugal, onde vivem meio milhão de pessoas, é crucial fazer um bom planejamento de viagem.

Os principais atrativos de Lisboa estão espalhados por diferentes regiões da cidade, o que significa que uma boa logística de viagem pode te poupar tempo e dinheiro em deslocamentos desnecessários.

Prepare o papel e a caneta, pois criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade, confira!

Como chegar em Lisboa?

Quem deseja conhecer as principais atrações de Lisboa, Portugal, não deve ter dificuldade para visitar a cidade: fica na capital o maior aeroporto português, por onde passam mais de 30 milhões de passageiros por ano.

O Aeroporto Humberto Delgado recebe voos diretos e com escalas a partir do Brasil: você pode garantir suas passagens aéreas pelo menor preço no site buscador Passagens Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar.

Se você já estiver na Europa e decidir incluir Lisboa em seu roteiro, também é possível chegar até a cidade de carro, trem ou voos low-cost a partir dos principais destinos europeus.

Veja passagens aéreas para Lisboa com até 35% de desconto neste link!

Quando ir para Lisboa?

Quando estamos falando de turismo, Lisboa é uma boa alternativa em qualquer época do ano, embora as estações do ano sejam bem definidas.

No verão, de junho a agosto, a cidade fica abarrotada de turistas do mundo inteiro, atraídos pelas temperaturas de até 29ºC, o que faz os preços de passagens aéreas e hospedagem dispararem. Ou seja, não deixe para fazer suas reservas em cima da hora!

No outono e na primavera os termômetros variam de 10ºC a 23ºC e praticamente não chove: boas alternativas para quem quer fugir dos preços mais salgados do verão.

Se a sua intenção é fazer a viagem mais barata possível, vale a pena caprichar nos agasalhos para conhecer Lisboa no inverno

As temperaturas ficam bastante agradáveis em comparação ao restante da Europa, entre 8ºC e 18ºC, enquanto os preços de diárias, alimentação e passeios despencam.

Onde ficar em Lisboa

Onde ficar em Lisboa
Fonte: Altis Avenida Hotel, Lisboa

Impulsionada pelo turismo, Lisboa é uma cidade que oferece várias opções de hospedagem, com alternativas para todos os bolsos.

Ou seja, é possível encontrar estabelecimentos requintados, hotéis que fazem parte de grandes redes internacionais, pousadas no formato bed and breakfast ou hotéis mais modestos, com diárias econômicas.

Ademais, lembre-se de que a localização que você escolhe para a sua hospedagem pode influenciar diretamente a sua experiência em Lisboa. 

Não existe apenas uma região turística na capital portuguesa e definir um ponto estratégico para ficar pode representar grande comodidade, com fácil acesso aos pontos turísticos e ao metrô lisboeta.

Confira os bairros mais indicados para hospedagem na cidade!

Chiado 

Bairro mais central da cidade, Chiado é a região mais procurada por turistas, e o motivo é simples: as melhores atrações da cidade estão a uma caminhada de distância.

O bairro fica em um ponto mais alto do centro lisboeta, entre as praças Dom Pedro IV e do Comércio, com fácil acesso a estações ferroviárias, bons restaurantes e comércio variado.

A região, porém, é bastante turística, o que significa que as diárias tendem a ser um pouco mais salgadas nesta área. 

Além disso, é improvável que você vá viver uma experiência genuinamente lusitana neste bairro: se essa é a sua intenção, talvez seja melhor se hospedar em uma região mais residencial.

Baixa Lisboa 

Coladinho ao Chiado fica o bairro da Baixa Lisboa, ou simplesmente “Baixa”, que se estende entre as praças do Rossio e do Comércio. 

Esta área da cidade é mais recente em relação a outros bairros centrais: a Baixa foi completamente reconstruída após o avassalador terremoto que assolou Lisboa em 1755.

Como fica em um ponto mais baixo do centro, a região tem menos ladeiras que os bairros vizinhos

Em contrapartida, o bairro também tem uma cena noturna mais modesta em comparação ao Chiado, com movimento morno durante à noite. 

Cais do Sodré 

Lisboa Cais do Sodré
Fonte: Hotel Azulejos, Cais do Sodré

O Cais do Sodré é o bairro da Praça do Comércio, que oferece acesso facilitado às principais regiões turísticas de Lisboa, como o centro histórico e as opções boêmias do bairro Chiado.

Antiga zona portuária lisboeta, a região foi recentemente revitalizada e vem se transformando em um novo polo de bares e restaurantes da cidade.

Os hotéis do Cais do Sodré tendem a ser mais baratos em comparação aos bairros vizinhos do centro. 

Vale lembrar, ainda, que o bairro tem sua própria estação de trens e metrô e abriga o porto que oferece a travessia do Rio Tejo.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Avenida da Liberdade 

Uma das principais vias da cidade, a avenida da Liberdade se estende da região do Rossio à Praça Marquês de Pombal e pode ser comparada a outras vias famosas da Europa, como a Champs-Elysées, em Paris.

Ali, os viajantes encontram tudo que é referência de luxo em Lisboa, como lojas de grifes e marcas famosas, hotéis boutique e design de alto padrão, cafés sofisticados e restaurantes de alta gastronomia.

Mesmo assim, não é exatamente caro ficar em um dos bons hotéis da avenida da Liberdade: quanto mais longe do centro, mais baratas são as diárias.

Príncipe Real 

Endereço da elite lisboeta, o bairro Príncipe Real é charmoso, histórico e pacato, capaz de oferecer uma experiência mais genuína durante sua estadia na cidade.

A partir da região é possível descer em, poucos minutos, até as atrações do centro histórico em meio a ruelas de pedra bem arborizadas e tomadas por construções antigas. 

Na hora de voltar para o hotel, se você não quiser encarar a subida das ladeiras, basta utilizar o metrô e descer na estação Rato, da linha amarela.

Turismo Lisboa: encontre as melhores hospedagens pela cidade!

Turismo Lisboa: encontre as melhores hospedagens pela cidade!
Fonte: Wirestock / Freepik

Se você está planejando um roteiro de turismo Lisboa, não deixe para assegurar suas reservas de hospedagem na última hora. 

A capital portuguesa é um destino turístico badalado em qualquer época do ano e uma reserva antecipada pode significar economia para o viajante.

Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas em Lisboa ou qualquer outro destino do mundo em nosso site de buscas, ElQuarto, que possibilita a pesquisa de preços, a reserva de acomodação e até o pagamento das diárias em um só lugar.

Para garantir o máximo de praticidade e economia à sua viagem, nossa plataforma recebe o pagamento de diárias online, em reais, sem incidência do IOF!

Faça agora mesmo uma simulação para constatar que viajar pela capital portuguesa pode sair muito mais barato do que você imagina!

Consulte aqui as melhores hospedagens de Lisboa!

Mapa de Lisboa, Portugal

Ao montar o seu roteiro de turismo Lisboa, vale a pena se informar sobre a localização dos principais pontos turísticos e dos atrativos que você faz questão de visitar.

A capital de Portugal não é necessariamente uma cidade grande, mas oferece um número impressionante de atrações turísticas, opções gastronômicas e comércio. Confira no mapa!

O que tem de interessante em Lisboa?

Quer curtir turismo Lisboa? Então prepare o bloco de notas e caneta, pois fizemos uma seleção com os principais pontos turísticos da capital portuguesa. Veja só!

Bairros tradicionais da capital

Um roteiro pelos bairros mais tradicionais de Lisboa pode ser a maneira mais agradável de conhecer a capital portuguesa.

Regiões como Chiado, Estrela e Campo de Ourique, Alto, Baixa, Príncipe Real, Belém e Cais do Sodré guardam construções históricas, monumentos importantes para a cultura local e restaurantes especializados nas delícias lusitanas.

O free walking tour pelo centro histórico passa pelas principais atrações desses bairros: não se esqueça de utilizar calçados confortáveis para subir e descer as ladeiras lisboetas!

Torre de Belém

Torre de Belém
Fonte: Pxhere / CC0

Construída às margens do rio Tejo, o mais extenso da Península Ibérica, a Torre de Belém segue muito bem preservada, apesar de seus mais de 500 anos de história.

Oficialmente chamada Torre de São Vicente, a construção já funcionou como presídio, alfândega e farol, mas hoje abriga exposições históricas e artísticas, além de um terraço com vista da cidade.

Miradouro de Nossa Senhora do Monte

Lisboa é uma cidade de mirantes capazes de oferecer localização privilegiada para quem deseja contemplar a paisagem do alto, como os miradouros da Graça, Santa Luzia, Portas do Sol e São Pedro de Alcântara.

O mais famoso entre todos eles é o Miradouro de Nossa Senhora do Monte: a partir do mirante é possível avistar todo o centro histórico e as principais regiões da cidade.

No local, o viajante encontra até um mapa que ajuda a identificar as construções que você está avistando: um passeio gratuito e imperdível pela cidade!

Praça do Comércio

Antigo Terreiro do Paço, a Praça do Comércio é um dos mais agradáveis pontos turísticos de Lisboa gratuitos, localizada às margens do rio Tejo.

As construções instaladas na praça serviram como residência da família real portuguesa ao longo de séculos e hoje abrigam órgãos governamentais, hotéis de luxo, cafés e restaurantes.

Durante a sua visita a Lisboa, é provável que passe pela Praça do Comércio várias vezes: que tal aproveitar para visitar o Arco da Augusta, onde existe um mirante com vista do centro histórico?

Mosteiro dos Jerônimos

Mosteiro dos Jerônimos
Fonte: Pxhere / CC0

Uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerônimos é tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial e é uma atração que não pode ser excluída do seu roteiro pela cidade, embora esteja a 20 minutos do centro da cidade.

Considerada obra-prima do estilo manuelino, a construção foi concluída em meados do século XVI e abriga os túmulos de grandes nomes lusitanos, como os escritores Fernando Pessoa e Luís de Camões, bem como o explorador Vasco da Gama.

Castelo de São Jorge

Uma das construções mais antigas e bem preservadas de Lisboa, o Castelo de São Jorge foi erguido no século IX e foi palco de importantes eventos históricos ao longo da história portuguesa.

Além de abrigar um dos principais sítios arqueológicos lisboetas, a fortaleza é também um dos melhores mirantes da cidade, com vista panorâmica do centro histórico, das ruínas do Carmo, do icônico rio Tejo e outros pontos da capital lusitana.

Vale a pena visitar o castelo no fim da tarde para contemplar o pôr do sol sobre as águas plácidas do rio Tejo!

Oceanário

O aquário mais bonito do mundo está em Lisboa: o Oceanário da cidade é capaz de transportar qualquer um a uma viagem pelo fundo do mar.

Instalado em um moderno edifício à beira do rio Tejo, o aquário da instituição abriga milhares de espécies marinhas do mundo inteiro e ensina tudo sobre os ecossistemas marinhos de maneira lúdica e interativa.

O Oceanário funciona diariamente, das 10h às 19h: os ingressos custam 19 euros e o passe para famílias sai a 47 euros (preço em maio/2021).

Casino Estoril

Localizado a cerca de 20 km de Lisboa, o Casino Estoril é uma alternativa diferente de passeio nos arredores da capital portuguesa.

Inaugurado no começo do século XX, o casino atrai visitantes do mundo inteiro em busca de jogos divertidos e infraestrutura moderna, capaz de conquistar até mesmo aqueles que não gostam de jogos.

Entre as atrações do local estão apresentações musicais e teatrais, concertos de música erudita e jazz, espetáculos de fado e exposições artísticas com peças do mundo inteiro.

Para completar, o lugar ainda dispõe de uma praça de alimentação com bares e restaurantes requintados, que servem pratos típicos da gastronomia lusitana.

Aproveite sua visita para conhecer as praias de Estoril, um dos principais balneários portugueses!

O que fazer em cinco dias em Lisboa?

O que fazer em cinco dias em Lisboa?
Fonte: Hotel Santa Justa, Lisboa

Vai passar cinco dias na cidade e não sabe o que incluir em seu roteiro? Não se preocupe, pois temos uma sugestão para você!

O primeiro dia de viagem pode ser dedicado a conhecer bairros tradicionais, como São Jorge, Alfama e Chiado: assim, você terá tempo suficiente para visitar tudo com calma, sem largar nada para trás.

No dia seguinte, concentre-se na região de Belém, Mosteiro dos Jerônimos e Cais do Sodré, onde estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

O terceiro dia pode ser dedicado às regiões mais modernas de Lisboa, como Parque das Nações, Oceanário e Príncipe Real

Dessa forma, você poderá dedicar os últimos dias da sua estadia a visitar atrações nos arredores da capital portuguesa.

No quarto dia de viagem, encare um agradável passeio de trem até a histórica Sintra e a animada Cascais, considerada por muitos a Riviera Portuguesa. No último dia, chegou a vez de visitar as belas praias e o Casino Estoril.

Quanto custa uma viagem para Portugal Lisboa?

No quesito turismo, Lisboa não é um destino caro. Pelo contrário, está entre os lugares mais baratos para visitar na Europa.

Os gastos com alimentação devem variar entre 32 e 64 euros por dia, a depender do estilo de restaurante que você gosta, enquanto um ticket avulso para utilizar o transporte público sai a 2 euros (preços em maio/2021).

Os passeios turísticos, por sua vez, podem custar entre zero e 15 euros por atração.

Ou seja, o quanto a sua viagem vai custar depende do tipo de experiência que você deseja curtir na capital portuguesa.

Promoção de hotéis para fazer turismo Lisboa no ElQuarto!

Comece a planejar agora mesmo o seu roteiro de turismo Lisboa: visite nosso site buscador, ElQuarto, para encontrar as melhores acomodações na capital portuguesa pelo menor preço do mercado.

Você pode utilizar a nossa plataforma para comparar preços, reservar hotéis com cancelamento gratuito e até pagar suas diárias em reais, sem incidência do IOF: tudo em um só lugar, com a praticidade que você precisa para a sua viagem!

Faça uma simulação e descubra que visitar Lisboa pode sair muito mais em conta do que você jamais sonhou!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.