Uberlândia, MG: veja onde fica e quais as melhores dicas de viagem!

25 dez 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Uberlândia, MG, é a segunda maior cidade do estado em número de habitantes e oferece inúmeras atividades turísticas incríveis para quem a visita.

Se você está pensando em descansar um pouco e aproveitar para conhecer pessoas e lugares, essa grande cidade do Triângulo Mineiro vai te encantar.

Faz muito calor na região, mas há muitos bares e restaurantes para se abrigar e provar as delícias da cozinha mineira, enquanto aprecia uma bebida gelada. 

Além disso, conte sempre com a gentileza dos moradores para te atender.

Aproveite a leitura deste artigo para ficar por dentro de tudo sobre Uberlândia, MG, o que fazer no local para se divertir e curtir muito a estadia. Acompanhe!

Uberlândia, MG: como aproveitar a cidade?

Mesmo sendo uma cidade do interior, Uberlândia, MG, tem cerca de 700 mil habitantes e recebe muitos jovens universitários. 

Por conta disso, as noites no município são bem animadas. Os bares ficam lotados e existem diversas opções de lugares com música ao vivo e pistas de dança.

O transporte público funciona muito bem e o turista terá fácil acesso a lojas, shoppings, cinemas e ao enorme Complexo Parque do Sabiá: um verdadeiro oásis em meio ao movimento urbano.

Além disso, quem gosta de conhecer lugares novos pode se programar para visitar as redondezas e desfrutar das belezas naturais da região.

Como chegar em Uberlândia, MG?

Como chegar em Uberlândia, MG?
Fonte: Pixabay

O lugar onde fica Uberlândia, conta com o terceiro maior aeroporto do estado e recebe voos de companhias aéreas como a GOL e a Latam.

Saindo de São Paulo, pelo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto, existe um ônibus expresso que percorre os 284 km até Uberlândia em aproximadamente 4 horas.

Saindo de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, a distância até a cidade é de 530 km. 

Os principais acessos para chegar são feitos pelas seguintes rodovias: a BR-262, que sai de Vitória, a BR-050, que liga vários municípios importantes economicamente para o estado e a BR-365, que é a melhor rota para quem sai de Goiás.

Quando ir a Uberlândia?

De janeiro a março, chove bastante na região, já em abril e maio o tempo começa a firmar.

Os meses de junho e julho apresentam um clima mais ameno, que costuma ficar em torno dos 20ºC, sendo perfeito para caminhar e aproveitar as diversas atrações oferecidas pela cidade.

Em agosto e setembro as temperaturas ainda são agradáveis, mas a partir de outubro os termômetros disparam, marcando facilmente os 31ºC.

Onde ficar em Uberlândia?

Onde ficar em Uberlândia?
Fonte: Hotel Villalba

Essa é sempre uma questão subjetiva, o local ideal para se hospedar tem que estar de acordo com os seus objetivos de viagem

Por exemplo, se vai a trabalho, a melhor opção é ficar hospedado próximo ao local do evento. Se quer descansar, talvez seja melhor ficar em uma área mais silenciosa.

Em Uberlândia, MG, hotéis e pousadas não vão faltar, mas se você pretende se hospedar na cidade durante o período de férias escolares, saiba que as diárias podem ficar mais caras devido ao aumento da procura por quartos.

Confira os locais mais adequados para você se hospedar quando for a Uberlândia, MG.

Centro

De forma geral, Uberlândia, MG, é uma cidade segura. É claro que todo lugar tem determinadas áreas mais perigosas, mas, definitivamente, não é o caso do Centro.

Trata-se de uma área nobre, muito valorizada por causa do comércio intenso e dos imóveis de alto padrão. 

É um bairro abastecido por diversas linhas de transporte público e há muitas opções de hospedagem.

Se você é desses turistas que adoram atrações culturais, então vai adorar a região, já que o centro abriga museus, teatros e praças que, definitivamente, merecem a sua visita!

Santa Mônica

A região do bairro Santa Mônica é composta por uma série de loteamentos como o Eduardo Rende, o Jardim Finotti, o Progresso e o Jardim Parque do Sabiá.

O comércio é excelente e conta com várias opções de restaurantes e agências bancárias, oferecendo toda a comodidade que o turista precisa para ter tudo sempre à mão.

É no bairro Santa Mônica que se encontra parte do Parque do Sabiá, a Câmara Municipal e o Campus da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). 

Ali também circulam as principais linhas de ônibus da cidade e é considerado um bairro seguro para ficar.

Tibery

Santa Mônica
Fonte: Hotel Executive Inn

O bairro Tibery tem mais de 18 mil habitantes e abrange a Vila Ana Angélica, a Vila Correia e o Loteamento Eduardo Rezende. 

Fica na vizinhança do bairro Santa Mônica, e conta com o maior centro de compras do interior de Minas Gerais, o Center Shopping Uberlândia.

O Teatro Municipal, projetado por Oscar Niemeyer, e o Estádio do Parque do Sabiá também estão nessa região. 

Portanto, se vai a algum espetáculo ou evento em Uberlândia, MG, o Tibery é um excelente bairro para se hospedar.

Morada da Colina

Próxima a outros bairros como o Jardim das Acácias, o Patrimônio e a Gávea, a Morada da Colina se diferencia por abrigar um campus universitário e diversos barzinhos e restaurantes excelentes.

Trata-se de uma região segura, com fácil acesso ao centro e que fica bem ao lado do Praia Clube Uberlândia, que sedia diversos eventos culturais, musicais e esportivos, principalmente de vôlei.

Encontre os melhores hotéis em Uberlândia, MG

Encontre os melhores hotéis em Uberlândia, MG
Fonte: Hotel Comfort Uberlandia

Ao procurar por hotéis em Uberlândia, MG, você pode contar com o melhor buscador de hospedagem da internet, El Quarto, para fazer as suas pesquisas. 

Com o auxílio da nossa plataforma, você encontrará hotéis e pousadas em Uberlândia ou qualquer outro destino do Brasil e do mundo.

No ElQuarto, você pode pesquisar por acomodações, reservar as diárias e fazer o pagamento pelo próprio site, com toda comodidade que merece! 

Assim, poderá ter o merecido descanso durante a sua estadia em uma das cidades mais especiais do estado de Minas Gerais. 

Não perca tempo! Faça já a sua pesquisa pelo El Quarto e descubra que viajar para Uberlândia pode ser mais barato do que você jamais imaginou!

Uberlândia, MG: o que fazer

Os mineiros são muito criativos e animados quando o assunto é lazer. Em Uberlândia, MG, o que fazer nunca será um problema, pois sempre tem atrações para todos os gostos.

Os bares mais simples sempre tem cerveja gelada, música ao vivo e gente feliz. Os tira-gostos e porções são famosos e as casas noturnas atraem até moradores de cidades vizinhas.

Um detalhe curioso sobre Uberlândia é que o bairro Morada do Sol homenageou o seriado infantil Chaves, colocando o nome dos personagens principais em suas ruas.

Ali, você poderá conhecer as ruas do Chaves, do Kiko, da Dona Clotilde, do Nhonho e do Senhor Barriga. Incrível, não é?

Quer saber mais curiosidades? Então confira a nossa lista com os pontos turísticos imperdíveis para visitar e aproveitar o seu tempo na cidade!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Mercado Municipal

O projeto para a construção de um espaço adequado para a venda de produtos já existia desde 1923, mas o Mercado Municipal de Uberlândia, MG, só veio a ser inaugurado em 1944.

Reformado em 2009, o espaço conta com estandes que oferecem diversos tipos de produtos como doces, carnes, peixes, frutas, queijos caseiros e artesanato.

Além disso, se você conhece a fama da cachaça mineira e tem vontade de experimentá-la, não vai querer perder a chance de visitar um dos lugares especializados nessa bebida.

Um outro ponto muito interessante é que ele também abriga uma galeria, a Galeria de Arte do Mercado Municipal, que sedia exposição de pinturas e fotos.

O Teatro de Bolso é uma outra atração turística interessante que fica dentro do mercado e exibe apresentações de ballet e cinema para um público de até 100 pessoas. Muito legal, não é mesmo?

Complexo Parque do Sabiá

Complexo Parque do Sabiá
Fonte: Will7 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Complexo Parque do Sabiá é um enorme parque ecológico localizado na Zona Leste do lugar onde fica Uberlândia. Parte do local encontra-se no bairro Santa Mônica e a outra em Tibery.

É uma reserva ecológica enorme, onde é possível encontrar uma larga pista para cooper e caminhada, uma piscina pública, um bosque com trilhas, uma represa e um estádio, o Estádio Parque do Sabiá.

Nos gramados, algumas capivaras pastam tranquilamente, mas não devem ser importunadas, mesmo que pareçam fofas, combinado?

O Parque do Sabiá recebe cerca de 10 mil pessoas por dia, chegando ao dobro ou até mais nos finais de semana. 

A segurança no local é excelente, então pode ir tranquilamente fazer o seu exercício físico ou passeio para relaxar.

Ali, também existe um zoológico, que funciona com a autorização do IBAMA para ter mais de 300 espécies em exibição. Para o bem estar dos bichos, a instituição conta com uma equipe de biólogos e veterinários de apoio.

Casa da Cultura

O local onde fica a Casa da Cultura foi construído no ano de 1924 e é considerado um dos lugares mais belos da cidade. 

Na década de 80, o espaço foi cedido pelo estado para receber a instalação da Casa, inaugurada em 1985.

Depois de várias reformas e restaurações, a Casa da Cultura reabriu com um incrível acervo de imagens. 

Além disso, também funciona como base para atender demandas sociais de fomento a projetos artísticos.

A Casa da Cultura funciona em Uberlândia, MG, das 13h às 17h, na Praça Coronel Carneiro.

Museu Municipal

O prédio que abriga o Museu Municipal foi feito em estilo colonial por volta do ano de 1916, e já funcionou como Prefeitura, Câmara Municipal e até Biblioteca Pública. Tão bonito quanto sua fachada é o seu nome: Palácio dos Leões! 

O museu foi inaugurado em 1986 e teve a sua primeira exposição em 1987

Atualmente, promove ações didáticas junto a escolas, além de sediar a mostra de longa duração “Nossas Raízes” e diversas outras exposições e eventos culturais.

A visita vale tanto para conhecer o palácio, quanto para prestigiar as exposições e os eventos que o espaço recebe.

Trata-se de um ponto turístico essencial se quiser conhecer um pouco mais sobre a história de Uberlândia, MG.

Teatro Municipal Oscar Niemeyer

Teatro Municipal Oscar Niemeyer
Fonte: Governo De Uberlândia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O nome do Teatro Municipal de Uberlândia, MG, é em homenagem a seu próprio arquiteto, Oscar Niemeyer.

Trata-se de um edifício moldado com as curvas típicas que fizeram do seu desenhista um dos maiores nomes da arquitetura. 

Toda a fachada externa é branca. O prédio principal tem formato cilíndrico, e o anexo da recepção, a rampa e a galeria são retangulares, com bordas abauladas.

É um verdadeiro orgulho para os mineiros do Triângulo, sendo um dos pontos turísticos mais importantes por seu valor histórico e estético.

Museu do Índio

O Museu do Índio surgiu graças a uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFU – Universidade Federal de Uberlândia. 

O espaço é muito importante para o estudo e a difusão da cultura indígena na região.

Possui um acervo com milhares de peças, dentre elas vestuários, objetos cerimoniais, armamentos, plumaria e muitas outras. 

O objetivo do local é garantir o armazenamento dos itens e promover a educação sobre os bens indígenas e a importância da sua preservação.

Cachoeiras   

Caso você se canse do calor que pode fazer em Uberlândia, MG, que tal se dirigir até as deliciosas cachoeiras da vizinhança? Algumas são mais próximas do que você imagina!

A Cachoeira do Ribeirão Bom Jardim fica a 15 km do centro de Uberlândia e tem uma queda d’água de 70 metros. Você pode acessá-la pela BR-050. 

A Cachoeira do Rio Claro fica a 60 km e tem 60 metros de queda. O acesso, dessa vez, é feito pela BR-452.

Já a Cachoeira do Sucupira está a 17 km da cidade e tem uma linda queda de 15 metros, que deságua em um poço de águas claras. Ali, é possível tomar sol na margem e observar a paisagem, que lembra uma pequena praia.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Oferta de hotéis em Uberlândia no El Quarto

Agora que você já sabe tudo sobre Uberlândia, é só garantir as reservas de acomodações na cidade e preparar as malas!

No El Quarto, você encontra ofertas com preços imbatíveis e cupons de desconto que realmente fazem diferença no orçamento da viagem.

Com a nossa plataforma buscadora, o turista só precisa colocar a cidade para qual pretende ir, as datas referentes ao check-in e check-out, quantos quartos vai precisar e também quantos hóspedes estarão com você.

Com o El Quarto, dá para aplicar o filtro de menor preço e saber quais são os hotéis que não cobram taxa de cancelamento.

Não perca tempo! Comece já a sua busca em nosso site para fazer a viagem dos seus sonhos enquanto economiza de um jeito que você jamais imaginou ser possível.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.