Ushuaia: quando ir, onde se hospedar e o que fazer!

13 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Ushuaia se orgulha de ser a cidade do fim do mundo, e não existe nada de apocalíptico nesse curioso apelido: esse destino da Argentina fica em um dos pontos mais isolados do globo, pertinho da Antártida.

A localização inusitada, sem dúvidas, é um dos principais motivos que atraem milhares de visitantes todos os anos à capital da terra do gelo e do fogo, a Patagônia.

É graças à posição da cidade no mapa que é possível explorar geleiras, conhecer espécies que não vivem em nenhum outro lugar e contemplar o espetáculo da aurora austral, a “irmã” da aurora boreal, que acontece no polo sul.

Quer mais? Você também poderá esquiar, se divertir na neve, saborear a gastronomia patagônica e curtir muitas outras atrações em uma cidade imperdível. Veja só!

Ushuaia: conheça a cidade do fim do mundo!

Ushuaia: conheça a cidade do fim do mundo!
Fonte: Pxhere / CC0

Joia argentina e uma das maiores cidades da Patagônia, Ushuaia foi fundada no final do século XIX com uma missão importante: marcar a presença da Argentina em um dos pedaços mais remotos do mundo.

A cidade de 50 mil habitantes construída aos pés da Cordilheira dos Andes e às margens do canal Beagle é uma das mais austrais do mundo e a mais próxima da Antártida. Aliás, está mais perto do continente congelado do que da capital, Buenos Aires.

Última parada da rodovia Panamericana, que se estende desde o Alasca até a Patagônia, a cidade se tornou um importante ponto de passagem de viajantes que dão a volta ao mundo e oferece bons hotéis, comércio e restaurantes.

Ali, você encontrará uma infinidade de atrações para todos os gostos: pistas de esqui e snowboard, lagos de águas cristalinas, glaciares, parques, mirantes e montanhas que rivalizam em beleza e imponência.

Até a culinária local é uma atração à parte com suas delícias, como medialunas, dulce de leche, churros e outros quitutes de dar água na boca. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a região? Vem descobrir o que fazer na cidade do fim do mundo!

Onde fica Ushuaia?

Capital da província Tierra del Fuego, a cidade de Ushuaia fica no extremo sul da Argentina, a pouco mais de 1.000 km da Antártida. 

Para efeito de comparação, a capital do país, Buenos Aires, fica a mais de 2.300 km de distância, uma prova do quanto esse vilarejo está isolado do restante do país.

A cidade se orgulha de ser a mais austral do planeta, embora a chilena Puerto Williams brigue pelo título por ficar um pouco mais ao sul.

Mapa de Ushuaia

A região onde fica Ushuaia é ocupada pelo homem há mais de 10 mil anos, embora tenha sido apenas no século XIX que um assentamento de grande porte foi formado no local.

A cidade cresceu, prosperou e se tornou uma das maiores da Patagônia, onde o viajante encontra muitas atrações e atividades ao ar livre.

Confira no mapa!

Como chegar em Ushuaia

A cidade de Ushuaia tem um aeroporto pequeno, mas movimentado, que recebe viagens a partir de Buenos Aires. Ou seja, o viajante brasileiro precisa voar até a capital argentina e, então, pegar outro voo (com duração média de 3h45) até o destino final.

Em breve a viagem vai ficar ainda mais fácil, já que a Aerolíneas Argentinas vai passar a oferecer voos diretos de Guarulhos à cidade do fim do mundo a partir do segundo semestre de 2022.

A maneira mais prática de deixar o aeroporto, que fica a 7 km do centro da cidade, é de táxi. A viagem dura cerca de 15 minutos e custa em torno de US$ 10 (em agosto/2022).

Para adquirir sua passagem para Ushuaia mais barata, faça uma pesquisa no Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, escolher as datas de ida e volta, e pronto. O buscador te mostra as melhores ofertas para o trecho.

Não deixe de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que deseja visitar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Ushuaia

Como a economia local gira em torno do turismo, Ushuaia é um destino generoso em termos de hospedagem. É possível encontrar desde albergues econômicos a hotéis de alto padrão, nas mais distintas faixas de preço.

A variedade também se reflete nas localizações das hospedagens. Você pode encontrar acomodações no núcleo urbano ou mais afastadas do centro, conforme a sua preferência.

Quem não está viajando de carro ou simplesmente não abre mão de um hotel bem localizado deve dar preferência às opções de estadia no centro, especialmente perto do porto ou ao longo da Avenida San Martín.

Se você está de carro e quer ficar bem próximo da natureza, pode ser interessante ficar em hotéis nos arredores da cidade: esses estabelecimentos costumam oferecer vista privilegiada das montanhas.

Vale pontuar que a região em que a cidade está localizada não é plana e você precisará lidar com morros durante toda a sua viagem, não importa se fique no centro ou mais distante.

Por isso, caso você tenha alguma dificuldade de locomoção, confira a localização do hotel antes de fechar a reserva para evitar problemas no seu deslocamento pela cidade.

Encontre hotéis e pousadas em promoção para Ushuaia!

Encontre hotéis e pousadas em promoção para Ushuaia!
Fonte: Villa Brescia Hotel

Visite o El Quarto para encontrar hotéis, hostels, pousadas e resorts com o melhor custo-benefício nos principais destinos do mundo.

Você só precisa digitar o nome da cidade que vai visitar e selecionar as datas da sua estadia para encontrar as melhores ofertas.

Para garantir ainda mais economia à sua viagem, o El Quarto possibilita o pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF. Assim fica fácil viajar sem pesar no bolso!

Como visitar Ushuaia

Embora as principais atrações fiquem espalhadas, você não terá dificuldades para circular por Ushuaia, podendo andar de carro, ônibus, táxi ou transfer organizado por agências locais.

Confira outras dicas que podem ajudar no planejamento da sua viagem! 

Quanto custa a viagem a Ushuaia

A Argentina tem se firmado como um destino relativamente econômico para brasileiros, e, embora não seja tão barata quanto Buenos Aires para turismo, a cidade do fim do mundo não é diferente.

Em geral, considerando-se gastos com hospedagem, alimentação, passeios, transporte e seguro viagem, você deverá gastar cerca de R$ 3.500,00 por uma estadia de quatro dias (preço cotado em agosto/2022).

Você pode adquirir seu seguro viagem mais barato com o nosso parceiro Seguros Promo: assim, você pode curtir sua viagem tranquilamente, com assistência médica e odontológica, seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem e outros serviços.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Clima de Ushuaia

Clima de Ushuaia
Fonte: Pxhere / CC0

Até alguns anos atrás, a cidade do fim do mundo era um destino quase exclusivamente de verão, quando centenas de navios de cruzeiro aportavam por lá. 

O cenário, no entanto, tem mudado: a cidade recebe cada vez mais visitantes nos meses mais frios.

A temperatura em Ushuaia vai de 2ºC a 14ºC no verão e -1ºC a 6ºC no inverno (com sensação térmica de até -20ºC nos dias mais gelados), então leve agasalhos na mala. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

No verão, os dias são mais longos, com até 17 horas de sol. É a alta temporada na região, quando aumenta a quantidade de cruzeiros em direção à Antártida e você poderá avistar pinguins andando pela cidade.

No inverno, o destaque é a neve de excelente qualidade, que atrai esportistas e equipes olímpicas do mundo inteiro em busca de pistas de snowboard e esqui com padrão de excelência.

A melhor época para visitar a cidade, desse modo, vai depender do que você quer curtir por lá. 

Se a sua intenção é praticar trekking e desfrutar de atividades ao ar livre, é melhor viajar nos meses mais quentes. 

Se quiser se divertir na neve, não vai se arrepender de conhecer a cidade nos meses mais frios.

Caso você queira assistir ao fenômeno da aurora austral, a melhor época para visitar a cidade é de maio a julho.

O que fazer em Ushuaia

Prepare um calçado confortável, uma roupa bem quentinha e venha conhecer um dos destinos mais surpreendentes das Américas.

Confira o que fazer em Ushuaia! 

Laguna Esmeralda

Como o próprio nome indica, a Laguna Esmeralda é um lago de origem glacial que se destaca pelas águas esverdeadas, que refletem a paisagem nos arredores quase como um espelho.

Para chegar até lá, é necessário ter espírito aventureiro, pois você precisará percorrer longas trilhas em meio aos Andes para visitar o lago em meio às montanhas.

Como a trilha não é bem sinalizada, vale a pena contar com a companhia de um guia que conheça a região durante o passeio.

Cerro Castor

Cerro Castor
Fonte: Butterfly Voyages / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quem procura onde esquiar em Ushuaia não deve deixar de visitar o Cerro Castor, a pouco mais de 30 km do centro da cidade.

Principal estação de esqui e atração de inverno na cidade, o lugar oferece mais de 30 pistas em diferentes níveis de dificuldade.

A estação também conta com infraestrutura de ponta, incluindo restaurantes, lanchonetes, aulas para principiantes, aluguel de equipamentos e outras comodidades.

Museu do Fim do Mundo

O pequeno, mas interessante Museu do Fim do Mundo não pode ficar de fora do seu roteiro por Ushuaia. 

O espaço guarda um importante acervo sobre a história local, do povo tradicional Yámana e as espécies de animais que vivem na Patagônia: uma oportunidade ímpar para aprender um pouco mais sobre a região.

Trem do Fim do Mundo

No século XIX, o Trem do Fim do Mundo era utilizado para transportar presos argentinos até o antigo presídio da região, que ficava onde hoje é o Parque Nacional Tierra del Fuego.

O passado penal ficou para trás e, agora, a linha de trem serve apenas para transportar e encantar turistas que visitam a região.

O trajeto é belíssimo, cortando bosques, montanhas e lagos paradisíacos: um jeito diferente de chegar ao parque mais importante da cidade. 

E quanto custa o Trem do Fim do Mundo? Depende da categoria da passagem. 

A classe turística sai a 6.500 pesos argentinos, enquanto a classe premium, a mais luxuosa, custa 15.500 pesos argentinos por pessoa (preços em agosto/2022).

Plaza Isla Malvinas

Plaza Islas Malvinas
Fonte: Gonchui / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Localizada bem em frente à Avenida Maipú, uma das mais importantes da cidade, com vista do canal Beagle, fica a Plaza Isla Malvinas, que merece a sua visita.

A praça abriga um monumento datado de 1994 que homenageia os soldados mortos durante a Guerra das Malvinas.

Embora o conflito com a Inglaterra tenha acabado há mais de 40 anos, a soberania da região das Malvinas gera polêmica até hoje e muitos argentinos consideram que o território faz parte da Argentina.

Museu Marítimo

Nenhum passeio pela cidade está completo sem uma visita ao Museu Marítimo e Presídio.

A cidade foi construída em meados do século XIX como uma colônia penal, que abrigava presos e reincidentes que não eram bem-vindos nas prisões próximas aos centros urbanos da Argentina.

Hoje, o antigo presídio foi convertido no Museu Marítimo, cujo acervo conta sobre as histórias das embarcações e expedições que passavam pela Terra do Fogo.

No local, você vai conhecer pedaços de navios e do antigo farol da região, conhecido como Farol do Fim do Mundo, além de ter acesso a uma parte da prisão e ao Museu Antártico, com obras de arte produzidas na região.

Os ingressos custam 4.000 pesos argentinos, mas é possível adquirir entradas familiares, para dois adultos e três menores de 18 anos, a 9.000 pesos argentinos (em agosto/2022).

Glaciar Vinciguerra

Uma das principais atrações da cidade é o glaciar Vinciguerra, um trekking que é famoso pelo nível de dificuldade, embora possa ser percorrido por pessoas sem muita experiência em trilhas.

O roteiro leva até o glacial e a belíssima Laguna de Los Témpanos, em meio às montanhas nevadas, em um passeio que dura o dia inteiro e percorre um desnível de 800 metros de altitude. 

Quais as cidades próximas a Ushuaia?

Quais as cidades próximas a Ushuaia?
Fonte: Mauri 23 Mauri / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Ushuaia fica em um ponto muito remoto do globo terrestre, mas existem outras cidades e vilas nos arredores que não apenas reduzem a sensação de isolamento, como também oferecem boas oportunidades de passeios.

Você pode, por exemplo, pegar um barco para fazer a travessia do canal Beagle até Puerto Williams, já na Patagônia Chilena.

E que tal visitar o Parque Nacional Alberto de Agostini? Por lá, você poderá conhecer glaciares e fiordes incríveis.

Além disso, o Parque Nacional Cabo de Hornos fica a apenas 100 km de distância: uma oportunidade única de conhecer o famoso “parque do fim do mundo”, o mais austral do planeta.

As melhores hospedagens em Ushuaia estão no El Quarto!

Agora que você já conhece as atrações de Ushuaia, só falta reservar o hotel perfeito para a sua estadia sem abrir mão da economia.

Visite o El Quarto para encontrar as melhores acomodações por um preço que cabe no seu bolso nos principais destinos do planeta, incluindo a cidade do fim do mundo.

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF

Faça uma simulação e descubra que visitar uma das cidades mais austrais do mundo pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.