Verona, Itália: conheça as principais atrações turísticas!

18 ago 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Verona, Itália, é uma cidade tão charmosa e bonita que inspirou ninguém menos que William Shakespeare a escrever uma de suas obras mais famosas: a trágica história de Romeu e Julieta.

Aos olhos desavisados, a cidade pode parecer um cenário de conto de fadas, com castelos e construções medievais cercados por paisagens naturais paradisíacas.

O ambiente romântico é bastante procurado por casais e famílias, mas reúne atrações para todos os públicos, inclusive quem viaja sozinho.

Se você está pensando em conhecer um dos destinos mais encantadores da Itália, este artigo foi feito para você.

Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade, veja só!

Verona, Itália: uma das cidades mais românticas da Europa!

Verona, Itália: uma das cidades mais românticas da Europa!
Fonte: Pxhere / CC0

Qualquer visita à cidade de Verona pode render um bom álbum com fotos dignas de cartão-postal: cada esquina da cidade revela cenários deslumbrantes!

Por lá, existem edificações milenares, campos verdejantes, canteiros floridos e praças monumentais por todos os lados, sobretudo no centro histórico, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

A cidade teria sido fundada por celtas no século I a.C, e muitas construções, datadas desse período, seguem de pé como a impressionante Arena di Verona, erguida pelos romanos.

Desde então, a metrópole se firmou como um dos principais centros urbanos da Itália, atraindo milhares de turistas todos os anos.

Além de construções históricas e belos cenários do Vêneto nos arredores, a cidade também oferece a seus viajantes hotéis confortáveis e excelentes restaurantes, onde você poderá experimentar as delícias da cozinha italiana.

Prepare-se para se apaixonar por um dos lugares mais românticos do mundo!

Em qual região da Itália fica Verona?

A cidade de Romeu e Julieta está localizada na região do Vêneto, no Norte da Itália, às margens do rio Ádige e a apenas 15 km do belíssimo Lago di Garda, na divisa com a Lombardia.

A distância de Roma a Verona é de 500 km, enquanto outros destinos estão ainda mais perto, como a Cidade Eterna de Veneza (120 km), Bolonha (137 km), Florença (245 km) e Milão, a Capital da Moda (155 km de distância).

Você pode até aproveitar para incluir outros destinos europeus em seu roteiro: Liubliana, Eslovênia (348 km), o principado de San Marino (130 km) e a cidade croata de Pula (390 km de distância).

Verona: mapa

A maior concentração de pontos turísticos está no centro histórico da cidade, sobretudo nas proximidades da Piazza delle Erbe.

Por isso, apesar de a cidade de Romeu e Julieta não ser pequena, é relativamente fácil conhecer as atrações mais famosas a pé.

Confira no mapa de Verona, Itália, onde ficam os atrativos mais imperdíveis!

Como chegar em Verona na Itália?

O Aeroporto de Verona-Villafranca, a 12 km do centro, não recebe voos a partir do Brasil, mas opera viagens a partir das principais cidades italianas e vários países europeus.

Se você está saindo do Brasil, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Milão e pegar outro voo para Verona.

A partir de Milão ou Veneza, você também poderá viajar de trem, com desembarque na estação Verona Porta Nuova

Depois, é só pegar um ônibus (linhas 52, 51, 11, 12) até o centro histórico.

Para comprar passagem para Verona, Itália, recomendamos uma visita ao Vai de Promo, melhor site de busca de passagens aéreas econômicas do Brasil.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta. 

Dá até para incluir o e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Verona?

Quando ir para Verona?
Fonte: Alessandro Caproni / Pxhere / CC BY 2.0

Não é exagero dizer que a cidade de Verona, Itália, é apaixonante em qualquer época do ano, pois cada estação traz seu próprio charme à casa de Romeu e Julieta.

Na primavera e no verão, entre os meses de março e setembro, a cidade fica florida, com temperaturas de até 30ºC e inundada por turistas de todos os cantos do mundo, sobretudo de julho a agosto.

Nessa época, os dias são mais longos e praticamente não chove, tornando os passeios ao ar livre ainda mais agradáveis.

Mas não pense que Verona perde seu charme durante o outono e inverno, nos meses de outubro a fevereiro

A folhagem das árvores ganha colorações avermelhadas e, à medida que esfria, a geada colore de branco os telhados das casas, campos e estradas.

Onde ficar na cidade de Verona?

Embora não seja uma cidade muito grande, Verona, Itália, oferece várias regiões vantajosas para hospedagem e pode ser um desafio escolher um lugar para ficar se você não souber o que esperar de cada bairro.

Se a sua intenção é ficar perto dos pontos turísticos mais famosos, a melhor opção é ficar no centro histórico, apesar de as diárias na região serem mais salgadas em comparação a outros bairros da cidade.

Quem fica no centro histórico pode abdicar do carro e fazer tudo a pé, pois a região é atendida por vários bares, restaurantes e lojas, além de contar com uma extensa rede hoteleira.

Caso você prefira ficar mais distante do movimento da região mais turística, pode ser que o charmoso bairro de Borgo Trento te agrade. 

Localizado a 1,5 km do centro, o bairro conta com suas próprias atrações turísticas, como a Ponte Scaligero, bem como bons restaurantes, comércio e acesso ao transporte público.

Também não falta charme em Borgo Milano, casa do Forte de San Zeno e de várias construções históricas, além de hotéis mais econômicos para quem não quer gastar muito com diárias.

Você está pensando em visitar outras cidades italianas? Então é melhor ficar próximo à Stazione Porta Nuova, a principal estação ferroviária de Verona. 

Em contrapartida, esteja preparado para ficar mais distante do centro histórico!

As melhores hospedagens de Verona estão no El Quarto!

As melhores hospedagens de Verona estão no El Quarto!
Fonte: B&b Hotel Verona

Já imaginou conhecer a romântica cidade de Verona sem pesar no bolso? É só fazer sua reserva de hospedagem no El Quarto!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, com condições diferenciadas de pagamento e até a possibilidade de pagar as diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma cotação para encontrar os melhores hotéis, pousadas e hostels na cidade de Romeu e Julieta sem comprometer as suas finanças!

O que fazer em Verona, Itália

Uma coisa é certa: depois de conhecer Verona, você também vai se apaixonar pela cidade que inspirou o dramaturgo mais famoso do mundo.

Vem descobrir o que fazer em Verona, Itália! 

Piazza Bra 

Uma das praças mais conhecidas de toda a Itália, a Piazza Bra é a principal porta de entrada no esplendoroso centro histórico da cidade.

Nos arredores da praça estão algumas das atrações mais imperdíveis de Verona!

Como o edifício da Prefeitura Municipal, o Palazzo della Gran Guardia e a Arena di Verona, o milenar “Coliseu” da cidade que ainda recebe espetáculos de teatro.

Arena di Verona

Arena di Verona
Fonte: Pxhere / CC0

Conhecer a cidade que inspirou Shakespeare e não visitar a Arena di Verona, Itália, é o mesmo que conhecer Paris e não avistar a Torre Eiffel.

O antigo anfiteatro foi construído pelos romanos há quase 2.000 anos e já recebeu batalhas de gladiadores e espetáculos artísticos ao longo dos séculos.

A construção é uma das poucas estruturas da cidade que sobreviveu a um violento terremoto de 1117 e continua sem alterações em sua arquitetura até a atualidade.

Arco della Costa 

Existem vários arcos monumentais espalhados pela cidade, e o mais bonito de todos é o Arco della Costa, localizado na saída da Piazza delle Erbe.

A partir do arco é possível chegar a uma das praças mais importantes da cidade de Romeu e Julieta, a Piazza dei Signori, cercada por edifícios dos séculos XIV e XV.

Casa di Giulietta 

Fica no número 23 da via Cappello a construção mais famosa em toda a cidade: a Casa di Giulietta, ou Casa de Julieta, cuja sacada teria sido o palco da declaração de amor da mocinha a Romeu.

Até hoje, ninguém é capaz de provar se Julieta foi uma personagem real ou fruto da mente criativa de Shakespeare, mas uma coisa é certa: uma visita a Casa di Giulietta é indispensável em qualquer roteiro de Verona.

Durante a visita guiada você poderá conhecer todos os ambientes do casarão e, é claro, tirar várias fotos na famosa sacada.

Antes de sair da casa, não deixe de tocar a estátua de Julieta: reza a lenda que um simples toque na escultura garante felicidade eterna no casamento. 

Castelvecchio 

Castelvecchio
Fonte: Pxhere / CC0

No século XIV, o Castelvecchio protegia a família Della Scala de eventuais revoltas populares e grandes inimigos. Hoje, é uma das atrações mais curiosas de Verona.

A fortaleza é, na verdade, um grande complexo defensivo, com pontes levadiças, torres e muralhas. 

Além de conhecer essas estruturas militares com séculos de história, você poderá visitar o Museu de Castelvecchio, com obras de grandes artistas renascentistas, como Pisanello, Veronese e Tintoretto.

Ponte Scaligero 

Uma das estruturas do Castelvecchio é a Ponte Scaligero, que oferece passagem do castelo sobre o rio Ádige, como uma rota de fuga emergencial caso a fortaleza fosse invadida.

A construção é considerada uma obra-prima da engenharia medieval, com estrutura de terracota e mármores branco e vermelho.

Você poderá atravessar a ponte gratuitamente. Se possível, visite o local à noite para contemplar a belíssima iluminação que cobre a ponte após o pôr do sol.

Torre dei Lamberti

Se você gosta de contemplar belas vistas, a Torre dei Lamberti não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade de Verona, Itália. 

A estrutura de 84 metros de altura foi construída no século XII por ordem da família Lamberti. 

O interior da construção foi modernizado e hoje é possível pegar um elevador (ou escadas) até o topo para curtir a belíssima vista da cidade.

Casas Mazzanti 

Casas Mazzanti
Fonte: Zairon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

As Casas Mazzanti são um complexo arquitetônico com casas construídas em períodos diferentes, mas igualmente charmosas.

Com séculos de história, as estruturas seguem muito bem preservadas e guardam preciosos afrescos do artista italiano Alberto Cavalli.

As construções têm cores diferentes e pinturas que representam figuras mitológicas nas fachadas, bem como gigantescas janelas que garantem a entrada de luz natural e deixam o cenário ainda mais bonito!

Piazza delle Erbe 

A Piazza delle Erbe, ou Praça das Ervas, é a mais importante de Verona, onde moradores e turistas circulam em busca de descanso e diversão.

O gigantesco pátio é rodeado por construções com séculos de história e barraquinhas que vendem comidas típicas e artesanatos.

Como o próprio nome sugere, a região também concentra várias lojas que vendem ervas, especiarias, grãos e sedas, além de bons restaurantes e bares com espaços externos.

O que fazer em Verona, Itália em 1 dia?

Muitos viajantes visitam Verona, Itália, apenas de passagem, dedicando um dia ou menos a explorar as belezas da cidade. 

Se esse é o seu caso, uma boa dica é montar um roteiro bem organizado para aproveitar seu tempo o máximo possível.

A melhor alternativa para uma visita curta à cidade é focar nas atrações do centro histórico. Assim, você poderá circular com mais eficiência e conhecer mais atrativos em um tempo mais limitado.

Comece seu passeio pela Piazza Bra, siga para a Arena di Verona e explore as atrações turísticas nos arredores da Piazza delle Erbe. Aproveite para almoçar em um dos restaurantes da região.

Em seguida, conheça o Arco della Costa e os atrativos da Piazza dei Signori, uma das mais bonitas da cidade. Passe pela Ponte Pietra e visite o Castel San Pietro para conhecer a vista mais bonita de Verona.

Não deixe de incluir a Casa di Giulietta, a Ponte Scaligero e a Torre dei Lamberti em seu roteiro de um dia pela cidade.

O seguro viagem é obrigatório na Itália!

O seguro viagem é obrigatório na Itália!
Fonte: Pxhere / CC0

Você não pode se esquecer de contratar um seguro viagem antes de embarcar para a cidade de Romeu e Julieta, pois o item é obrigatório para todos os turistas que visitam a Itália.

Além de ser indispensável para entrar no país, o seguro viagem garante várias coberturas importantes, que podem ser valiosas para o viajante em caso de perrengue.

Já imaginou sofrer um acidente durante a sua estadia na Itália e acabar com uma conta hospitalar em milhares de euros?

Com o seguro viagem você não precisa se preocupar com isso, pois pode acionar a cobertura da seguradora para cobrir gastos médicos, odontológicos, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo e muito mais.

Você pode contratar seguro viagem completo e barato no Seguros Promo, que te ajuda a comparar planos das melhores seguradoras e oferece coberturas com excelente custo-benefício.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis em Verona, Itália, em promoção no El Quarto!

Que tal começar a planejar sua viagem a Verona, Itália, agora mesmo? Entre na página do El Quarto para encontrar hotéis, hostels e pousadas nos principais destinos do mundo com preços exclusivos.

Você só precisa digitar a cidade que deseja visitar e as datas de ida e volta para acessar ofertas imperdíveis de hospedagem.

É possível até pagar as diárias pelo site e em reais para assegurar ainda mais economia à viagem!

Faça uma cotação gratuita e descubra que visitar a cidade de Romeu e Julieta na Itália pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.