Conheça os melhores destinos para uma viagem de fim de ano!

13 set 2021 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Quer planejar uma viagem de fim de ano inesquecível e não sabe por onde começar? Você chegou ao artigo certo!

Escolher o melhor destino para a virada de ano pode ser um grande desafio em um país com proporções continentais: afinal, é melhor passar o Réveillon na praia, no interior, ou em uma capital?

Para te ajudar a escolher o destino perfeito para a sua viagem, fizemos uma seleção com as melhores ideias de lugares para passar o Ano Novo de Norte a Sul do Brasil, com opções que podem caber em todos os bolsos. Veja só!

Viagem de fim de ano: dicas e lugares incríveis para conhecer!

A data mais movimentada do turismo no calendário brasileiro é, sem dúvidas, o Réveillon.

Entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro, milhões de pessoas de todos os cantos do país e do mundo circulam pelo litoral e pelo interior do Brasil em busca de festas animadas e belas paisagens.

No entanto, programar uma viagem de fim de ano é uma tarefa que demanda bastante planejamento por parte do turista.

Afinal, como as cidades estão lotadas, as passagens aéreas tendem a encarecer e as diárias de hospedagem simplesmente disparam.

Por isso, toda antecedência é muito bem-vinda: quanto antes você se planejar, maiores as chances de encontrar boas promoções para a sua viagem!

Entre os melhores lugares para viajar no final do ano no Brasil estão destinos de praia, como Búzios, Balneário Camboriú, Santos e Salvador, mas também existem opções para quem gosta de água doce.

Neste caso, você pode apostar em destinos de cachoeira e rio, como Bonito e Alter do Chão, ou de montanha, incluindo Campos do Jordão e Monte Verde.

Quer gastar pouco na viagem? Considere Arraial do Cabo ou Porto Seguro para a sua virada de ano.

Neste artigo, vamos te dar dicas para montar o seu roteiro de viagem e sugestões de destinos para um passeio inesquecível. Vamos lá!

Como preparar uma viagem de fim de ano?

Como preparar uma viagem de fim de ano?
Fonte: Pexels

Não importa o destino da sua viagem de fim de ano, é fundamental planejar tudo com bastante cuidado.

Nessa época, aeroportos, rodoviárias e estradas registram movimento intenso, enquanto os hotéis, as praias e os pontos turísticos ficam abarrotados de turistas.

Por essas e outras, recomenda-se que o viajante faça o dever de casa e se informe bem a respeito do destino escolhido, defina um orçamento viável para a viagem e tome precauções para garantir sua segurança em diferentes cenários. 

Confira dicas para preparar a sua viagem!

Busque informações sobre o destino escolhido

O primeiro passo no planejamento da sua viagem é a escolha do destino. Nesta etapa, quanto mais informações você conseguir, mais fácil será escolher para onde ir.

Isso também significa avaliar se o lugar que você definiu será a melhor opção para uma viagem de final de ano. 

Como é o clima no final de dezembro? O preço dessa aventura de Réveillon cabe no seu bolso? A cidade escolhida é uma boa opção para viagens em família, casal ou amigos? Que tipo de atrações esperam pelo viajante?

Procure se informar sobre os melhores bairros para se hospedar, os restaurantes mais conhecidos e passeios que você não pode perder.

Essas informações vão orientar a montagem do seu roteiro e poderão indicar se você escolheu a melhor opção para a sua viagem.

Faça um orçamento

Faça um orçamento
Fonte: Katemangostar / Freepik

Tão importante quanto escolher para onde ir é certificar-se de que a viagem cabe no seu orçamento. 

Em outras palavras, coloque na ponta do lápis todos os gastos previstos com o passeio: passagens aéreas, acomodações, alimentação, passeios, transporte, verba para compras e emergências, entre outros.

Defina um valor máximo para gastar durante a sua viagem e mantenha-se fiel ao seu orçamento para não comprometer suas economias na volta para casa.

Encontre passagens para uma viagem de fim de ano barata!

Uma etapa fundamental do planejamento de viagem de fim de ano é a cotação de passagens aéreas baratas.

Entre dezembro e janeiro, a procura por voos para diversos destinos dispara, o que também significa preços inflacionados em relação a outros períodos do ano.

Isso não quer dizer que é impossível economizar em passagens aéreas em viagens de fim de ano. 

Se você fizer suas compras com antecedência, é possível encontrar valores muito mais em conta!

Para potencializar as suas chances de viajar sem abrir mão da economia, recomendamos uma visita ao buscador, Passagens Promo, referência nacional em passagens aéreas baratas!

Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o trecho que você procura!

Confira preços imperdíveis de passagens aéreas aqui!

Cuide da sua segurança

Em meio a tanta festa e alegria, muitos viajantes acabam cometendo um erro grave: descuidar da segurança nas viagens de fim de ano.

Por mais que você se planeje e se prepare, imprevistos podem acontecer e até mesmo colocar o sucesso da sua viagem em risco.

Dessa forma, recomenda-se que o viajante não embarque sem a proteção de um bom seguro viagem, inclusive para viagens nacionais.

A maioria dos planos de saúde em operação no Brasil oferecem apenas cobertura regional, isto é, você não terá direito à cobertura do convênio se estiver longe da sua cidade.

Nesse sentido, o seguro viagem pode oferecer assistência e reembolso em diferentes cenários, incluindo acidentes e emergências médicas, para que você não fique dependente do SUS ou da rede privada de saúde em caso de necessidade durante sua viagem.

No buscador, Seguros Promo, você pode comparar ofertas e coberturas para contratar a melhor opção para a sua viagem de Réveillon pelo menor preço do mercado!

Não esqueça de reservar as suas hospedagens!

Não esqueça de reservar as suas hospedagens!
Fonte: Hotel Arena Ipanema, Rio de Janeiro

Depois de garantir suas passagens aéreas e contratar um bom seguro, não se esqueça de reservar as acomodações para a sua viagem de fim de ano com antecedência.

A maioria dos hotéis, especialmente em regiões turísticas, registra taxas de ocupação perto do máximo, o que eleva os preços das diárias.

Nesse caso, a única alternativa do viajante é garantir sua hospedagem em tempo hábil: quanto antes você reservar seu hotel, maior deve ser a sua economia em diárias.

O site de buscas, ElQuarto, reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo com preços exclusivos e cancelamento grátis!

Faça uma cotação gratuita e descubra que passar a virada do ano nos melhores destinos brasileiros pode sair mais barato do que você imagina!

Onde passar final do ano no Brasil?

Ainda não sabe qual o destino ideal para a sua viagem de fim de ano? A lista de alternativas é extensa, com cidades de praia ou montanha, badaladas ou pacatas, em diferentes cantos do mapa.

Para te ajudar a definir o destino para a sua viagem, montamos uma lista com sugestões incríveis em várias regiões do país, confira!

Monte Verde, Minas Gerais

Quem procura uma opção de destino para viagem final de ano para casal deve considerar um roteiro pela pequena Monte Verde, no Sul de Minas.

Situada entre os morros da Serra da Mantiqueira, a cidade não realiza uma grande festa de Réveillon, o que atrai milhares de visitantes em busca de sossego e tranquilidade.

A decoração natalina, a paisagem exuberante e as temperaturas mais amenas do alto da serra são atrativos a mais para quem deseja virar o ano em meio à natureza.

Bonito, Mato Grosso do Sul

O destino da sua viagem de fim de ano deve ser tão especial quanto a chegada de um novo ano: um cenário bonito pode tornar o seu Réveillon ainda mais especial.

E qual destino oferece mais paisagens bonitas do que Bonito, meca do ecoturismo, no interior do Mato Grosso do Sul?

A virada de ano em Bonito não é tão badalada quanto o Réveillon de Copacabana, mas certamente é capaz de encantar a qualquer viajante.

Você pode curtir uma festa em um dos restaurantes ou pousadas da cidade e começar o ano novo com um mergulho refrescante em uma cachoeira de água cristalina pela manhã!

Não vão faltar opções de entretenimento para a noite do dia 31 de dezembro em uma das cidades mais paradisíacas do Brasil.

Alter do Chão, Pará

Alter do Chão, Pará
Fonte: Lubasi / Flickr / CC BY 2.0

Entre as melhores cidades para passar Réveillon no Brasil está a paraense Alter do Chão, considerada um dos melhores destinos turísticos do país.

Essa charmosa vila amazônica é banhada pelas águas do rio Tapajós: entre agosto e janeiro, a vazante do rio forma praias quase caribenhas, de águas cristalinas e areia branquinha!

Ou seja, você poderá curtir a praia de água doce durante o dia e se divertir em uma das festas na vila à noite para celebrar o Ano Novo.

Búzios, Rio de Janeiro 

A curta distância até o Rio de Janeiro, de pouco mais de 180 km, faz com que Búzios seja um dos destinos preferidos para viagem de fim de ano no litoral fluminense.

A cidade é procurada por milhares de turistas que buscam praias incríveis e querem fugir da badalação da Cidade Maravilhosa e do gigantesco Réveillon de Copacabana.

As praias de Geribá e Brava se transformam em palcos de shows animados, e também oferecem várias festas privativas com open bar. 

Se você não quer saber de muvuca, dê preferência às praias Azeda, Azedinha, Forno e Ferradura. 

Campos do Jordão, São Paulo 

Além de ser um lugar perfeito para as férias de inverno, a cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, é também um dos melhores destinos para passar Ano Novo no Brasil.

Os principais hotéis e resorts desse badalado destino da Serra da Mantiqueira organizam ceias e festas de Réveillon cheias de charme e requinte.

Caso você prefira opções mais econômicas, mas não menos encantadoras, considere visitar outros destinos da região, como Santo Antônio do Pinhal e Gonçalves.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Procurando uma opção para sua viagem de fim de ano pelo Sul do Brasil? Você pode gostar da animada Balneário Camboriú.

A cidade catarinense realiza um tradicional espetáculo de queima de fogos de artifício na Praia Central.

Vários hotéis à beira-mar oferecem festas exclusivas, com open bar, para que você curta a data com conforto, mas se você preferir é só colocar o pé na areia e curtir a chegada de um novo ano.

Cote seguros com desconto neste link!

Melhores destinos para uma viagem de fim de ano barata

Melhores destinos para uma viagem de fim de ano barata
Fonte: Pxhere / CC0

Nem sempre sobra dinheiro suficiente no orçamento para garantir uma experiência exclusiva e requintada no Réveillon, mas com um pouco de criatividade é possível encontrar destinos baratos para viagem de fim de ano.

Confira nossa seleção com destinos econômicos para o Ano Novo!

Maceió, Alagoas

Como a maior parte do movimento turístico alagoano no fim de ano fica concentrado nas praias da Costa dos Corais, como Maragogi, a capital Maceió faz o que pode para atrair viajantes.

Entre as estratégias do setor hoteleiro inclui-se a oferta de diárias até 40% mais baratas em comparação a outros períodos do ano, o que torna a cidade simplesmente perfeita para quem quer economizar no Réveillon.

O visitante pode se divertir em uma das festas que ocorrem na cidade, assistir à queima de fogos da praia e, de quebra, ainda pular sete ondas para entrar o Ano Novo com o pé direito.

Durante o dia, aproveite para curtir praias paradisíacas, com águas bem tranquilas, protegidas por arrecifes.

Salvador, Bahia

Você sabia que Salvador é um destino supereconômico para viagem de fim de ano? É isso mesmo que você leu: a capital baiana registra diárias até 20% mais baratas em relação a outras datas!

Se a economia não foi o suficiente para te convencer a incluir a cidade em seus planos, talvez você se anime com uma das festas de Ano Novo mais famosas do Brasil.

No dia seguinte à queima de fogos à beira-mar, não deixe de se refrescar em uma das belíssimas praias soteropolitanas, como Porto da Barra e Ondina.

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro 

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Fonte: Pxhere / CC0

Assim como a vizinha Búzios, a pequena Arraial do Cabo é perfeita para quem quer escapar dos turistas do Réveillon do Rio de Janeiro.

O litoral quase selvagem, margeado por um mar multicolorido, é um atrativo a mais em um destino conhecido por suas belezas naturais, bons restaurantes e pousadas charmosas, com preços mais módicos em relação a Cabo Frio e Búzios.

Com um pouco de pesquisa é possível encontrar diárias até 30% mais baratas para receber o novo ano em grande estilo!

Santos, São Paulo 

Que tal programar sua viagem de fim de ano para a cidade com o maior jardim à beira-mar do planeta? Santos, no litoral paulista, recebe mais de 1,5 milhão de turistas para a virada de ano!

Você pode escolher entre praias incríveis espalhadas ao longo de 7 km, com vários espaços verdes de frente para o oceano.

O destino dispõe de uma rede hoteleira diversificada, com opções em todas as faixas de preço, até mesmo em localizações privilegiadas.

Porto Seguro, Bahia

Se você está atrás de um lugar bom e barato para passar o Réveillon na terra da alegria, considere a tropical Porto Seguro como destino.

Um dos lugares mais famosos do litoral nordestino, a cidade recebe milhares de turistas nos últimos dias de dezembro, aos quais oferece excelente infraestrutura e uma vida noturna agitada, com opções para todos os gostos.

O viajante pode aproveitar a virada em um dos bares ou casas noturnas da Passarela do Álcool, curtir o show de fogos na orla ou se divertir em uma das muitas festas privativas que acontecem por toda a cidade.

Promoção de hospedagem para viagem de fim de ano!

Já decidiu qual o destino da sua viagem de fim de ano? Então só falta reservar seu hotel ou pousada pelo menor preço do mercado.

Nessa tarefa, você pode contar com a plataforma moderna e exclusiva do ElQuarto, que reúne milhares de acomodações em todas as faixas de preço, nos principais destinos do Brasil e do mundo!

Nossa página oferece preços exclusivos e opções com cancelamento grátis, além da possibilidade de pagamento online antecipado das diárias, para que você não tenha surpresas na hora do check-out!

Faça agora mesmo uma cotação e comece a planejar a sua viagem de Ano Novo com economia!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.