Viena, Áustria: melhores dicas do que fazer no destino!

06 abr 2023 • 8 minutos de leitura por ana.isabel

Dentre os destinos europeus, Viena, Áustria, é simplesmente incomparável. 

Detentora por várias vezes do título de cidade com os melhores índices de qualidade de vida do mundo, seus cidadãos são receptivos e há muito o que ver e fazer durante uma visita turística.

Quem gosta de museus vai precisar de um tempo a mais em Viena. Imagina conhecer edificações com quase mil anos de existência

Não dá para deixar de lado as galerias de arte, parques imensos e, especialmente, os famosos cafés da cidade.

Neste texto, vamos contar um pouco da história da capital austríaca, dar dicas de hospedagem, lugares para visitar, onde comer e muitas informações importantes para sua viagem. Acompanhe e boa leitura!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto no seu seguro viagem!

Viena, Áustria: uma das cidades mais charmosas da Europa!

O que fazer em Viena Áustria
Fonte: Unsplash

O lugar onde fica Viena, Áustria, é realmente privilegiado. A cidade foi construída às margens do Rio Danúbio, na extensão leste dos Alpes.

O cenário é simplesmente magnífico, principalmente nos distritos de Innere Stadt e Leopoldstadt, conhecidos como primeiro e segundo distritos.

As primeiras menções sobre Viena em documentos são do ano de 976, mas a ocupação humana no local é muito anterior a isso.

É uma das melhores cidades do mundo em termos de qualidade de vida, segundo o estudo Mercer (empresa estadunidense de consultoria), e referenciada por ser a capital mundial da música clássica. O maior compositor da história, Mozart, morou na cidade.

Você também vai adorar andar pelas ruas antigas da cidade e conhecer os vários e charmosos cafés de Viena. Confira essas e outras dicas abaixo!

Onde fica a cidade de Viena?

É comum ter dúvida sobre onde fica Viena, mas a gente já te conta! 

Viena é a capital da Áustria e situa-se na região nordeste do país, às margens do Rio Danúbio, na Bacia de Viena.

Recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano e fica a cerca de 680 km ao sul de Berlim. 

Encontra-se mais próxima a cidades importantes das nações fronteiriças como Budapeste (243 km), na Hungria, e Nuremberg (500 km), na Alemanha.

Viena: mapa

Para visualizar melhor onde fica a capital austríaca, confira o nosso mapa de Viena. 

É a melhor forma de turistar sem se perder. Afinal, se locomover em um lugar desconhecido e com indicações em outra língua pode ser uma tarefa complicada.

Recomendamos que você confira a distância entre os pontos turísticos e as cidades vizinhas que pretende visitar para programar o seu deslocamento.

Lembrando que com o mapa fica bem mais fácil encontrar estabelecimentos importantes, como bancos, restaurantes, lojas, hotéis, hospitais, entre outros.

Como chegar em Viena, Áustria?

Não há voos diretos saindo do Brasil em direção a Viena, então será necessário fazer uma ou mais escalas em outros destinos europeus para chegar a capital da Áustria. 

Após desembarcar no Aeroporto Internacional de Viena, é possível pegar um táxi, trem ou ônibus para chegar ao seu hotel.

Qual a melhor época do ano para visitar Viena?

Quando ir a Viena Áustria
Fonte: Pixabay

Se não gosta de frio, evite os meses de dezembro e janeiro, quando a temperatura fica na faixa dos 0ºC, podendo chegar até -5ºC. 

Se esse é o seu caso, a melhor época para fazer turismo em Viena é no verão, que se estende do fim de junho até setembro.

A média da temperatura no ano em Viena, Áustria, é de 9,5ºC, mas durante o verão fica em torno de 20ºC. 

Julho e agosto são os meses mais quentes e com maior incidência de luz solar, as temperaturas raramente ultrapassam os 27ºC nessa época do ano.

Viena: onde se hospedar?

Dividida em 23 distritos, o distrito 1 (Innere Stadt) é bastante recomendado para se hospedar porque está em uma região centralizada (perto de tudo). 

Toda a região próxima ao Boulevard Ring, que circunda os principais pontos turísticos, cafés e lojas, é adequada para hospedagem.

Os distritos 2, 3, 4, 5, 6 e alguns outros são bem legais para encontrar acomodações. Leopoldstadt (distrito 2) fica próximo ao centro histórico, separado pelo canal do Rio Danúbio.

Trata-se de uma região mais inclusiva da cidade de Viena, onde moram pessoas jovens, casais e imigrantes. 

Os preços são mais em conta, assim como em Wieden, o distrito 4, que é um bairro grande e vai até os limites do Palácio Belvedere.

Hietzing é o 13º distrito e um dos melhores bairros de Viena. Próximo ao Palácio Schönbrunn, o ambiente ainda guarda muito de seu charme histórico.

O 9º distrito é Alsergrund. Adequado para o público jovem, abriga prédios universitários, bares e cafés que agitam a vida noturna local.

Hotéis em Viena, Áustria, com qualidade e bons preços!

Onde ficar em Viena Áustria
Fonte: Hotel Jo&joe Vienna

Faça a sua pesquisa e encontre o seu hotel ideal no El Quarto

Além de ser gratuito, o nosso site oferece descontos incríveis e a opção de efetuar o pagamento online, com toda comodidade que você merece.

A pesquisa é feita simultaneamente em milhares de hotéis pelo mundo, e você pode filtrar o tipo de acomodação pelo menor preço.

A plataforma ainda mostra as opções de acomodações com cancelamento grátis e ainda tem preços exclusivos. 

Não perca tempo e encontre a hospedagem dos seus sonhos aqui!

O que fazer em Viena, Áustria

É bem fácil se locomover na cidade de Viena utilizando o transporte público, portanto, não precisa alugar carro. 

Os trens e ônibus são bem eficientes e baratos, dá para visitar os pontos turísticos se deslocando rapidamente.

A vida noturna é agitada na cidade, tem todo tipo de atração: baladas eletrônicas, bares, pubs, clubes musicais e muitos restaurantes.

Além dessas dicas, separamos indicações de atrações do que fazer na cidade de Viena, Áustria, para todos os gostos. Confira!

Vienna State Opera

Ópera de Viena
Fonte: Pixabay

Trata-se da Ópera Estatal de Viena, uma casa de ópera e companhia do gênero. 

Foi fundada em 1869, com uma apresentação da ópera Don Giovanni, do mais importante compositor clássico da história, Wolfgang Amadeus Mozart. 

Construída em um estilo neo-renascentista, os arquitetos responsáveis foram August Sicard von Sicardsburg e Eduard van der Nüll. 

Foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas atualmente encontra-se em plena atividade.

Com um orçamento milionário (100 milhões de Euros em 2008), a Ópera Estatal de Viena emprega mais de mil funcionários e produz cerca de 200 espetáculos por ano.

Palácio de Schönbrunn

Localizado no 13º distrito, o Palácio de Schönbrunn é considerado o Versalhes austríaco. Foi construído para ser a residência da Imperatriz Leonor Gonzaga, entre 1638 e 1643.

O interior da capela guarda importantes obras do pintor Giambattista Pittoni, um dos maiores representantes do rococó-italiano. 

O local também serviu como residência da família imperial do século XVIII ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1996), é um dos principais pontos de parada para quem faz turismo em Viena.

St. Stephen’s Cathedral

Vale muito a pena visitar a Catedral de Santo Estêvão. Em dias com boa visibilidade, os turistas acessam as torres para ter uma maravilhosa vista panorâmica da cidade. Dizem que a torre sul tem a vista mais privilegiada!

Uma das mais importantes catedrais originalmente góticas do mundo, foi construída em meados do século XII e passou por renovações entre os séculos XIV e XV.

Abriga o famoso sino “Pummerin” de 21 toneladas, um dos maiores da Europa. 

Os telhados de ladrilhos coloridos são incríveis e o interior guarda altares, obras de arte e misteriosas catacumbas. 

Prater

Viena Áustria Prater
Fonte: Unsplash

O Prater foi encomendado em razão do aniversário de 50 anos da coroação de Francisco José I. 

É o mais antigo parque de diversões do mundo, com uma roda gigante de 60 metros, que se tornou um dos principais cartões postais da cidade.

Localizado no centro da cidade de Viena, Áustria, mantém parte dos brinquedos originais em bom estado e ainda abertos ao público, como é o caso da roda gigante.

Museumsquartier

Museumsquartier é um enorme espaço localizado no 6º distrito da cidade de Viena, dedicado a manifestações culturais como o Festival Internacional de Dança e o Viennale, um importante festival de cinema.

O espaço conta com vários prédios. Dentre eles, vale destacar a presença do estilo barroco e alguns bem mais modernos, como o famoso MUMOK.

Hofburg

Viena Áustria Hofburg
Fonte: Unsplash

Trata-se do Palácio Imperial de Hofburg, um enorme palácio com origens em uma fortaleza medieval do século XIII e que, até o início do século XX, ainda sofria alterações e ampliações.

Representou o centro do poder regional entre 1278 e 1918, sendo lar de importantes personalidades históricas como Maria Antonieta, primeira imperatriz do Brasil e Maria Leopoldina, Imperatriz Consorte do Brasil.

Mozarthaus

A casa Mozart fica bem pertinho da Catedral de Santo Estêvão e pode ser visitada com o pagamento de uma pequena taxa. 

Diferente do que muitos pensam, o músico não nasceu na cidade de Viena, mas sim em Salzburg.

Wolfgang Amadeus Mozart alugou apartamentos e salas no prédio com sua família entre 1784 e 1787.

Atualmente, o edifício foi reformado para abrigar não somente os aposentos onde viveu o compositor, mas também alguns de seus objetos pessoais e exposições que contam sobre a vida e a obra do gênio austríaco.

Palácio Belvedere

Viena Áustria Palácio Belvedere
Fonte: Unsplash

Situado no 3° distrito, a sudeste do centro da cidade, o Palácio Belvedere (Schloss Belvedere) foi inaugurado em 1716 para ser residência do príncipe Eugênio de Saboia.

Construído em estilo barroco, foi ampliado após a venda para a Maria Tereza da família de Habsburgo. 

O último nobre a morar no Belvedere foi Franz Ferdinand, que assumiria o trono, mas foi morto em Sarajevo. Esse evento desencadearia a Primeira Guerra Mundial.

Quantos dias são necessários em Viena?

Há muito o que visitar em Viena, mas turistar pagando em Euro pode sair caro. 

Por isso, 2 dias a uma semana é tempo mais do que suficiente para ver tudo o que a cidade tem a oferecer e se ambientar ao cotidiano da capital.

Para os mais apressados, com apenas 1 dia na cidade, a melhor alternativa é fazer o circuito do Boulevard Ring.

Como é a vida em Viena?

Como é a vida em Viena Áustria
Fonte: Unsplash

Já se perguntou como é viver em Viena? Quem mora lá diz que não sente falta de nada. Exceto, talvez, da praia.

Afinal, a capital austríaca tem tudo: lugares para passear, bairros agradáveis para morar, excelentes escolas e universidades, transporte público de qualidade, bons salários, entre outros.

O sistema de saúde tem muita ajuda governamental e cobre quase todas as especialidades médicas. O sistema de seguro-desemprego e de bolsas estudantis também funcionam muito bem.

Sendo assim, Viena, Áustria, é considerado um dos melhores lugares para se viver na Europa.

Qual a língua que se fala em Viena?

A língua predominantemente falada em Viena é o alemão. Na verdade, trata-se de uma variação da língua germânica padrão, chamada alemão austríaco (Österreichisches Deutsch).

É comum que as pessoas mais jovens e imigrantes se comuniquem perfeitamente em inglês. O inglês também é falado na maioria dos estabelecimentos e hotéis.

Os melhores hotéis de Viena, Áustria, estão no El Quarto!

A hospedagem representa um dos maiores gastos em uma viagem. Por isso, é muito importante conseguir boas condições de pagamento para economizar o máximo possível.

Para ter acesso aos menores preços e descontos exclusivos, encontre o hotel ideal para seu estilo de viagem no El Quarto

Pesquisar no El Quarto é muito fácil: basta inserir a cidade que vai visitar, no caso, Viena, Áustria, as datas de check-in e check-out e para quantas pessoas deve ser a reserva.

Feito isso, é só escolher o melhor hotel e reservar pelo site mesmo! São milhares de opções de hospedagens, do alto luxo às mais modestas.

Agora que já conhece tudo sobre a Viena e o que fazer para turistar em grande estilo na cidade, é hora de começar a planejar seu roteiro!

Gostou de aprender mais sobre onde fica Viena na Europa, os pontos turísticos e sua rica cultura? 

Então, prepare-se para embarcar e ver de perto suas ruas e prédios históricos, e vivenciar as maravilhas da cultura austríaca. Boa viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.