Villa la Angostura: onde fica, quando ir e principais atrações!

01 maio 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Villa la Angostura é uma charmosa cidade na região dos lagos da Argentina, localizada na província de Neuquén, na Patagônia. É cercada por montanhas cobertas de neve, lagos e uma paisagem deslumbrante.

A cidade é famosa por sua arquitetura alpina, com casas de madeira e pedra que dão um ar europeu ao lugar. Villa la Angostura também é conhecida por suas opções de turismo de aventura, como esqui, snowboard, caminhadas, ciclismo e passeios de barco.

Neste texto, vamos falar sobre um dos melhores destinos da Patagônia argentina e dar dicas do que fazer no lugar para aproveitar sua estadia. Boa leitura!

Villa la Angostura: melhores passeios da cidade argentina!

Villa la Angostura: melhores passeios da cidade argentina!
Pxhere / CC0

Villa la Angostura é um destino encantador na América do Sul, que oferece uma mistura perfeita de aventura, natureza e gastronomia.

Se você está procurando um lugar para escapar da agitação da cidade e entrar em contato com a natureza, enquanto desfruta da excelente culinária e vinhos locais, Villa la Angostura é definitivamente um lugar para se considerar em sua próxima viagem.

Afinal, a cidade também é um destino gastronômico de destaque na Argentina, oferecendo uma ampla variedade de restaurantes e bares.

Influenciada pela culinária da região dos Andes, com pratos à base de carne de cordeiro, truta, frutos do mar e legumes frescos, a gastronomia de Villa la Angostura é única no mundo!

Onde fica Villa la Angostura na Argentina?

Villa La Angostura está localizada na região dos lagos da Argentina, na província de Neuquén. Situa-se no sudoeste da Argentina, próximo à fronteira com o Chile, na Cordilheira dos Andes.

A cidade está cercada por montanhas cobertas de neve, lagos cristalinos e florestas densas. Embora seja bem acessível, está a mais de 1.600 km da capital, Buenos Aires.

Mapa de Villa la Angostura

Busque sempre um mapa da cidade que vai visitar, principalmente em viagens internacionais. Dessa forma, você evita se perder e ainda encontra com facilidade os principais pontos do destino que está visitando.

Com o mapa você traça as rotas entre os lugares que pretende conhecer e se locomover com mais facilidade. A seguir, confira o mapa da Villa la Angostura.

Como chegar a cidade de Villa la Angostura?

A forma mais comum de chegar a Villa la Angostura é por meio de voos para o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, em Bariloche. O aeroporto recebe voos de várias cidades argentinas, como Buenos Aires, Córdoba e Mendoza, além de voos internacionais.

Depois de chegar a Bariloche, dá para pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar a Villa la Angostura, que fica a cerca de 80 km de distância.

Outra opção é chegar a Villa la Angostura de carro, se você estiver viajando de outras partes da Argentina ou de países vizinhos, como Chile ou Uruguai.

As estradas são bem conservadas, mas lembre-se de que você estará viajando por uma área montanhosa, então, prepare-se para algumas subidas e curvas fechadas.

Villa la Angostura: quando ir?

Villa la Angostura: quando ir?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A melhor época para visitar Villa La Angostura depende do que se pretende fazer e do clima. Se você gosta de atividades ao ar livre, o verão é a melhor época para visitar, mas se a sua praia é o esqui ou o snowboard, o inverno é mais adequado.

Quer aproveitar a natureza? Então, visite Villa La Angostura durante o verão, que vai de dezembro a fevereiro.

As temperaturas são agradáveis nessa época, variando de 15°C a 25°C, e a cidade oferece muitas opções de atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, pesca e esportes aquáticos nos lagos da região.

Quando tem neve em Villa La Angostura?

No inverno, que vai de junho a agosto, Villa La Angostura é um destino procurado para esqui e snowboard, já que a cidade fica próxima a vários resorts e é a época de maior incidência de neve.

As temperaturas são baixas nesses meses, variando de -5°C a 10°C, mas a vista da região é espetacular, com montanhas nevadas e paisagens invernais de tirar o fôlego.

Villa la Angostura: onde ficar?

Villa la Angostura oferece muitas opções de acomodações, desde hotéis de luxo até os mais acessíveis. Muitos hotéis têm vistas das montanhas ou dos lagos e estão convenientemente localizados próximos às principais atrações da cidade.

Alguns também oferecem comodidades como spas, restaurantes e piscinas, como o luxuoso Correntoso Lake & River Hotel, localizado às margens do Lago Nahuel Huapi.

O Luma Casa de Montaña oferece quartos elegantes, com vista para a paisagem natural de Villa la Angostura. Tem uma atmosfera tranquila e relaxante, com um jardim amplo e uma piscina ao ar livre.

O Aldea Bonita está localizado no centro da cidade. Tem quartos confortáveis, spa, piscina coberta e um restaurante que serve pratos regionais e internacionais.

Encontre hotéis em promoção aqui no El Quarto!

Encontre hotéis em promoção aqui no El Quarto!
Pxhere / CC0

Villa la Angostura é um destino muito procurado por brasileiros. Afinal, para realizar o sonho de conhecer a neve e esquiar, não é necessário ir para a Europa ou Estados Unidos, por exemplo.

Viajar para Villa la Angostura no inverno é barato e com as promoções do El Quarto você economiza ainda mais. Além de reunir o preço de milhares de hotéis espalhados pelo mundo, o El Quarto tem promoções e cupons de desconto imbatíveis.

Sem contar que pesquisar com o El Quarto é de graça, você pode buscar por hospedagens nos destinos turísticos mais incríveis do mundo quantas vezes quiser.

O que fazer em Villa la Angostura

A cidade é muito procurada por seus atrativos turísticos, por isso, sempre há o que fazer em Villa la Angostura.

Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre suas trilhas, lagos e cachoeiras, e também para pegar algumas dicas e informações importantes, como onde comer em Villa la Angostura. Acompanhe.

Cerro Bayo

Cerro Bayo é uma montanha localizada entre bosques e com uma espetacular vista do lago Nahuel Huapi e da Cordilheira dos Andes. Com uma altura de 1.782 metros, é muito procurada por esquiadores e praticantes de snowboard durante o inverno.

A área de esqui de Cerro Bayo é considerada uma das mais belas da Patagônia argentina. Com mais de 30 pistas, que variam em dificuldade, e uma grande quantidade de neve durante a temporada, é um lugar ideal para os amantes de esportes de inverno.

No entanto, Cerro Bayo também é um destino atraente durante o verão. Há várias trilhas para caminhadas e ciclismo que oferecem mirantes incríveis dos lagos e montanhas da região.

Além disso, há atividades como tirolesa, passeios a cavalo e pesca disponíveis para os visitantes.

Puerto Manzano

Puerto Manzano é um porto na cidade de Villa la Angostura, localizado às margens do Lago Nahuel Huapi. Trata-se de um lugar tranquilo e encantador para se visitar durante todo o ano.

Há vários restaurantes em Puerto Manzano que oferecem pratos locais, incluindo trutas e cordeiro patagônico, além de cafés e sorveterias. Não perca a chance de conferir também as várias lojas que vendem artesanatos e produtos regionais, como chocolates e licores.

A poucos quilômetros de Puerto Manzano, está a cascata Vulignanco, uma bela cachoeira que pode ser acessada por uma trilha curta e fácil. E, se você gosta de pescar, há várias opções para a pesca desportiva nos rios da região.

Rio Correntoso

Rio Correntoso
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Certamente, você já ouviu falar dele, mas você sabe onde fica o Rio Correntoso na Argentina? Está localizado entre o Lago Correntoso e o Lago Espejo, tem cerca de 200 metros e é considerado o menor rio do mundo.

Suas águas são cristalinas e a correnteza forte. Curiosamente, é possível ver todo o seu leito, de uma ponta a outra. Trata-se de um dos principais atrativos naturais da cidade de Villa la Angostura.

Para os turistas que gostam de aventura, muitas empresas oferecem o rafting pelo Rio Correntoso, mas também dá para fazer caminhadas tranquilas pelas margens.

Porto de Villa La Angostura

O Porto de Villa La Angostura é um importante centro turístico da cidade, localizado às margens do Lago Nahuel Huapi. É um lugar encantador, de frente para as montanhas nevadas e as águas bem limpinhas do lago.

O porto é um ponto de partida para muitas atividades turísticas na região. Há passeios de barco que partem do porto e levam os visitantes para explorar as belas paisagens da região, como a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes, que falaremos mais a seguir.

Bosque Arrayanes

Trata-se de uma floresta de árvores raras e coloridas, que são endêmicas e exclusivas dessa região da Patagônia argentina. É um dos passeios mais disputados por quem procura o que fazer em Villa la Angostura.

As árvores de Arrayanes são encontradas na Península de Quetrihué, que se estende pelo Lago Nahuel Huapi.

O Bosque de Arrayanes é um lugar de beleza excepcional. A caminhada pela floresta é uma experiência única. As árvores formam um túnel natural que leva os visitantes por uma trilha, cercada por flores silvestres e fauna exuberante.

Há também uma praia de areia branca na península, que é um lugar perfeito para descansar e aproveitar a vista do lago e das montanhas ao redor.

Centrinho de Villa La Angostura

O Centrinho de Villa La Angostura é o coração da cidade, um lugar charmoso e acolhedor que oferece uma variedade de atrações para os visitantes.

É um lugar ideal para caminhar e descobrir os restaurantes e cafés que se espalham pela área. As ruas de paralelepípedo são repletas de lojas que vendem artesanatos, roupas de lã, chocolates e lembranças da região.

Além disso, há várias galerias de arte e museus que apresentam a cultura e a história da cidade. Outra atração interessante do Centrinho de Villa La Angostura é a Igreja de Nuestra Señora de la Asunción.

Trata-se de uma construção campesina de arquitetura singular, erguida em 1936 no topo de uma montanha, e que certamente merece uma visita.

Sendero del Rio Bonito

Sendero del Rio Bonito
Pxhere / CC0

O Sendero del Rio Bonito é uma das trilhas mais percorridas pelos turistas em Villa la Angostura. A trilha segue o rio Bonito e oferece uma verdadeira imersão na natureza.

O início do Sendero del Rio Bonito é acessível a partir da estrada que leva ao Cerro Bayo. A trilha tem cerca de 6 km de extensão, com uma elevação moderada, o que a torna adequada para, praticamente, qualquer pessoa.

Ao longo do caminho, os visitantes podem ver também o rio Bonito, que é conhecido por suas águas cristalinas e seu curso sinuoso. Além disso, há muitos lugares para descansar, como pequenas praias e cachoeiras.

Vale muito a pena observar a flora e a fauna da região, incluindo árvores centenárias, pássaros e animais selvagens, como cervos e raposas. Lembrando que a região onde fica Villa la Angostura é famosa por sua natureza colorida.

Rota dos 7 lagos

A Rota dos 7 Lagos é uma estrada de cerca de 100 km que conecta a cidade de Villa la Angostura com San Martín de los Andes. O caminho é famoso por ter os mirantes mais espetaculares para se observar os lagos, montanhas e florestas.

A rota passa por 7 lagos de origem glacial. O primeiro é o Lago Nahuel Huapi, um dos mais famosos da região, seguido pelos lagos Espejo, Correntoso, Villarino, Falkner, Machónico e Lácar.

Em cada lago, os visitantes podem caminhar pelas margens ou fazer um piquenique, por exemplo. Também dá para praticar a pesca, trekking, ciclismo e camping em diversos pontos da Rota dos 7 Lagos.

Há várias trilhas para caminhadas ao longo da rota, além de cidades e vilas com feiras, museus, restaurantes etc

Onde comer em Villa la Angostura?

Um dos melhores momentos de toda viagem é experimentar as delícias da gastronomia local. A boa notícia é que Villa la Angostura é a cidade perfeita para isso.

O restaurante Morphen, por exemplo, oferece uma mistura de pratos regionais e internacionais, com uma apresentação impecável e ingredientes frescos. 

O Tinto Bistrô tem uma “pegada” francesa com um toque argentino, com opções vegetarianas e sem glúten.

O restaurante La Costa del Pueblo está localizado em uma casa histórica de 1930, e possui um ambiente acolhedor e bem decorado, perfeito para uma ocasião especial.

O Siete Fuegos, do famoso chef argentino Francis Mallmann, é um dos mais conhecidos e requintados de Villa la Angostura. Tem um cardápio de carnes e frutos do mar, preparados com técnicas exclusivas de culinária ao fogo.

Quanto tempo ficar em Villa La Angostura?

Quanto tempo ficar em Villa La Angostura?
Flickr / CC BY 2.0

A questão de quanto tempo ficar em Villa La Angostura depende do que o turista procura. 

Por exemplo, que tem tempo apenas para uma escapada rápida para desconectar da rotina diária, um fim de semana de dois ou três dias pode ser suficiente para aproveitar o ar fresco da montanha e atividades ao ar livre.

Por outro lado, quem planeja explorar a região mais profundamente e aproveitar todas as atividades disponíveis em Villa La Angostura, uma semana ou até mais, seria a melhor opção.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Sua hospedagem em Villa la Angostura está aqui!

Quer conhecer Villa la Angostura e outros destinos incríveis na Patagônia? Então, não perca tempo e acesse o El Quarto para conferir várias promoções de hospedagens!

São milhares de opções espalhadas pelo mundo e você pode pesquisar quantas vezes achar necessário. Informe o destino, as datas de check-in e check-out, o número de hóspedes e os tipos de quartos.

O resultado com os preços e hotéis aparece em questão de segundos e você pode escolher o mais adequado para seu tipo de viagem. Tem opção para todo tipo de turista, desde quem viaja “mochilando” até quem prefere hotéis mais sofisticados.

Acesse o El Quarto e confira as acomodações em Villa la Angostura. Você vai adorar percorrer as trilhas e entrar em contato com a natureza exuberante do local. 

Apronte as malas e boa viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.