Vitória, Espírito Santo: descubra as melhores atrações e dicas para este destino!

17 nov 2021 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Você já visitou Vitória, Espírito Santo? O lugar é conhecido como uma das capitais brasileiras mais agradáveis para passear, além de ter um povo calorosamente receptivo.

A história local remete aos tempos em que a região era disputada por indígenas, mas com a colonização européia, foi se transformando, até chegar à metrópole que é hoje, com seus mais de 2 milhões de habitantes, considerando a região metropolitana.

Neste texto, vamos falar dos melhores lugares para ficar em Vitória, Espírito Santo, e o que fazer na capital capixaba, uma das melhores cidades para se viver no Brasil. Acompanhe e boa leitura!

Vitória, Espírito Santo: o que fazer pela cidade?

Em Vitória, Espírito Santo, turismo e lazer estão sempre disponíveis. Os visitantes podem escolher entre praia, parques, praças e, é claro, excelentes restaurantes para provar os pratos da culinária capixaba.

Um diferencial da cidade é ter grandes praças convidativas, excelentes para programas em família, com muito espaço livre para as crianças e sombra para o descanso dos mais velhos.

O que tem de bom no Espírito Santo?

O que tem de bom no Espírito Santo?
Fonte: Pexels

Além da recepção do povo capixaba e o litoral, que está entre os mais bonitos do sudeste, com a Praia do Canto e a Praia de Camburi, o estado do Espírito Santo tem também pontos turísticos ligados à sua história, que se inicia junto com a do Brasil.

A capital, Vitória, é uma excelente cidade para morar ou visitar. Tem alto IDH, (Índice de Desenvolvimento Humano), e em 2017, foi considerada como a terceira melhor capital brasileira para se viver.

E ainda, o estado do Espírito Santo abriga uma série de parques ecológicos e reservas ambientais, o que atrai visitantes de todo o país para o ecoturismo e turismo de aventura.

Qual a melhor época para ir a Vitória?

Você gosta de calor e praia, ou prefere seguir a rota de parques, praças e museus? Nada impede que o turista faça tudo o que se tem direito em Vitória, Espírito Santo.

Para você fazer um roteiro de viagem bem completo, vai precisar se programar. Por isso, é importante saber que o período chuvoso na região vai de outubro a janeiro, com chuvas bem fortes em novembro.

No carnaval, Vitória, Espírito Santo, turismo não tem tanto movimento, pois outras cidades do estado são mais festeiras, como Iriri, Manguinhos e Guarapari.

A alta temporada acontece durante o verão brasileiro. No inverno, raramente a temperatura baixa dos 18ºC. 

Por isso, você pode visitar Vitória, Espírito Santo, praias e edifícios históricos em qualquer época do ano.

Descubra onde ficar em Vitória!

Para encontrar as melhores regiões de Vitória, Espírito Santo, hotéis e pousadas para se hospedar com a família ou em uma viagem a trabalho, você precisa comparar os preços com o ElQuarto.

Além de ter o filtro de pesquisa por menor preço, ainda mostra, em destaque, todas as acomodações com cancelamento grátis. É muito fácil de usar e você pode simular os preços para quantos destinos quiser.

Com o ElQuarto, você tem acesso a preços exclusivos, pode parcelar online e tem muito mais comodidade para reservar acomodações em qualquer lugar do Brasil e do mundo, sem precisar sair de casa. Acesse nossa plataforma e confira!

Vitória, Espírito Santo: melhores bairros para se hospedar

Vitória, Espirito Santo: melhores bairros para se hospedar
Fonte: Quality Hotel

Por se tratar de uma cidade grande, ter o que fazer em Vitória, ES, nunca será um problema. Porém, não dá para sair escolhendo qualquer lugar à esmo para se hospedar.

Afinal, você e sua família precisam de um hotel em uma região segura, acessível e com boas opções para refeições e coisas do gênero, que tornam a nossa vida mais prática.

Em Vitória, Espírito Santo, hotéis e pousadas estão espalhados pela cidade e arredores, mas preparamos uma lista com os melhores bairros para se hospedar e assim facilitar a sua escolha. Confira!

Reta da Penha

A avenida Senhora da Penha é uma das principais vias da cidade de Vitória, ES. Também conhecida como Reta da Penha, tem 2,8 km de extensão.

O nome é uma referência à Padroeira do estado, e ao convento de mesmo nome, que dá para ser visto da avenida e está localizado em Vila Velha, na região metropolitana.

Concentra bons hotéis nos arredores, shoppings, lanchonetes e supermercados.

Como se trata de uma avenida importante, o transporte público na região funciona muito bem. Porém, evite os horários de pico para não perder tempo no trânsito.

Praia do Canto

Hospedagem Praia do Canto
Fonte: Hotel Costa Victória

Além de ter a praticidade de estar bem próximo à praia e às comodidades da vida cosmopolita, o bairro de Praia do Canto é muito bem estruturado, de classe média alta e é uma das principais regiões hoteleiras dos capixabas.

Por causa disso, é muito seguro e bem policiado. Existem hotéis na orla, pousadas e outros tipos de hospedagem para passar uma bela temporada de lazer na região.

Aproximadamente 8 km separam o bairro da região central, mas a viagem de carro não deve durar mais que 20 minutos, em trânsito fluido.

Se hospedar neste local, possibilita ao turista ir andando para a orla. Assim ele pode curtir o cenário, os barzinhos, e o calor escaldante das areias brancas da praia.

Praia da Costa

A Praia da Costa pode ser acessada via Terceira Ponte e fica em Vila Velha, bem próxima ao Convento de Senhora da Penha.

É um destino surpreendente: tem atividades de pesca, vários trechos propícios ao banho de mar e, um dos passeios turísticos mais bonitos do Brasil, uma viagem até as ilhas distantes da costa para observar as baleias jubarte.

A visitação ocorre de julho a outubro, mas as baleias começam a aparecer antes disso, a partir de junho.

Jardim Camburi

Hospedagem Jardim Camburi
Fonte: Hotel Nobile Suites Diamond

É um dos lugares mais completos para quem procura o que fazer em Vitória, ES, seja sozinho ou com as crianças.

Fica bem próximo ao aeroporto, tem excelentes hotéis para seu descanso e muita diversão na vizinhança: cinema, Shoppings, lojas, restaurantes e a praia urbana mais movimentada da capital do Espírito Santo.

A vida noturna é agitada em Jardim Camburi, mas não precisa se preocupar. Não há desordem, o bairro é muito bem cuidado, limpo e com tudo o que o turista precisa.

E ainda, como se não bastasse tantos atrativos, a região tem Parques Ecológicos abertos ao público, ótimos para quem deseja entrar em contato com a natureza ou simplesmente levar as crianças para passear.

Para completar o roteiro turístico por essa vizinhança tão charmosa, visite o Parque da Vale e o Parque Municipal da Fazendinha.

Ilha do Boi

Muitas pessoas, mesmo se hospedando longe desse bairro, vão à Ilha do Boi para apreciar o cenário das belas casas do local, além das praias.

Em Vitória, Espírito Santo, turismo tem que constar a Ilha do Boi no seu roteiro de viagem. Trata-se de uma área nobre de Vitória, mas não existem muitas opções de hospedagem.

É um lugar seguro, de ruas tranquilas, muito frequentado por praticantes de esportes radicais, pois tem vias de rapel, e banhistas na Praia Direita e Praia Grande.

Ilha do Boi é vizinha à Curva da Jurema, um outro lugar excelente para curtir o sol e as praias de Vitória, Espírito Santo. 

O que fazer em Vitória

O que fazer em Vitória
Fonte: Pexels

Que tal conhecer um pouco mais sobre a história de Vitória, Espírito Santo? Afinal, a cultura vai muito além das praias e enormes shoppings.

Algumas igrejas são verdadeiras obras de arte e as praças se apresentam como um refúgio da vida agitada da metrópole.

E as proximidades da capital capixaba também possuem os seus atrativos, se você tiver um carro à disposição, dá para ir e voltar no mesmo dia.

Para fazer caminhadas ecológicas, por exemplo, você pode ir ao Mochuara, em Cariacica, ou ao Penedo, em Vila Velha. 

São muitas atrações, só visitando Vitória, Espírito Santo, pontos turísticos e suas praias e parques para entender como é linda essa cidade.

Catedral Metropolitana de Vitória

Essa igreja centenária foi construída em substituição a uma outra, que se chamava Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Era a Matriz da cidade, sua construção iniciou-se ainda no século XVI.

O edifício atual é em estilo eclético, com características neogóticas muito marcantes. 

Trata-se de um dos cartões postais de Vitória, Espírito Santo e tem um valor inestimável para o público religioso da cidade.

O teto abobadado é muito bonito, assim como o altar principal e os vitrais coloridos, que colaboram para o ambiente de reflexão e reverência no interior da nave. É de fácil acesso, está bem no centro da cidade.

Igreja do Rosário

Seu nome original é Igreja de Nossa Senhora do Rosario dos Negros. É uma igreja muito antiga, construída com a mão de obra de negros escravizados, no ano de 1756.

Mas, ao longo dos anos, a comunidade católica se uniu justamente para ajudar essas pessoas a se libertarem.

Uma casa de leilão foi construída ao lado da Igreja do Rosário com o objetivo de adquirir recursos para alforriar escravizados, ou seja, para comprar a sua liberdade. 

Na época, as pessoas pretas podiam participar das missas somente nessa igreja específica, e até um cemitério cristão foi construído do lado de fora, para sepultar os corpos que não podiam ser enterrados juntamente com brancos.

Por isso, essa igreja é muito especial, e merece sua visita quando viajar à Vitória, Espírito Santo. No local, funciona um museu que expõe diversas peças de arte, vestuário e liturgia cristã.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Parque da Pedra da Cebola

Parque pedra da Cebola
Fonte: Leonardobozi / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Localizado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, você encontra o Parque Municipal Ítalo Batan Régis, popularmente conhecido como Parque da Pedra da Cebola.

A estrutura é excelente para quem deseja sossego, e até tem um espaço dedicado à meditação, muito silencioso e limpo. 

O nome se deve a uma pedra que existe no local, muito utilizada pelos praticantes de escalada.

É um dos parques mais visitados pelos capixabas em Vitória, Espírito Santo, mas não é permitido entrar com animais de estimação. 

Praça do Papa

A Enseada do Suá é uma área de alto padrão, que vai das margens da Baía de Vitória, até a Avenida Desembargador Alfredo Cabral, na entrada para a Ilha do Frade. Ali se encontra a Praça do Papa.

Tem parque infantil e uma enorme área verde, além de três monumentos muito bonitos: o Memorial da Paz, a Rosa dos Ventos e a Cruz Reverente.

Visitar a Praça do Papa também é olhar o horizonte. A vista desse local é espetacular, principalmente no cenário da ponte, que vai te render fotos maravilhosas.

Praça dos Namorados

Esse é o nome que se dá para área que cerca a Praia do Canto, um ambiente para quem quer usar a pista de skate, os aparelhos de ginástica ou levar as crianças para brincarem no parquinho.

A Praça dos Namorados em Vitória, Espírito Santo, recebe muitas feiras de rua, e o local também conta com bares, restaurantes e banheiros. 

Trata-se de um espaço público, portanto, não há cobrança de ingresso.

Quais as melhores praias de Vitória, Espírito Santo?

Muita gente concorda que a Curva da Jurema e a Ilha do Boi são as melhores praias de Vitória, Espírito Santo. 

No entanto, se o turista pode se hospedar um pouco mais afastado da cidade, algumas outras opções também são indicadas para curtir a viagem.

Manguinhos, que fica na cidade de Serra e a Praia da Costa, em Vila Velha, são lugares belíssimos e com movimento consideravelmente menor que em Vitória.

Se puder, faça a visita às praias em dias de semana, para encontrar um lugar mais vazio e propício tanto à diversão quanto ao descanso.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre as melhores hospedagens no ElQuarto!

Conheça Vitória, Espírito Santo, praias maravilhosas e tenha muito contato com a natureza! 

Não fique adiando o seu descanso, com ajuda do ElQuarto, vai encontrar preços exclusivos para realizar logo esse sonho!

Reservando pelo site, você conta com atendimento em qualquer momento de sua estadia, para resolver imprevistos com a sua hospedagem.

E ainda, com o ElQuarto, você obtém cupons de desconto para deixar o valor ainda mais em conta e pode parcelar tudo, pelo site mesmo, em até 12X no cartão. Incrível, né?

Acesse o site e simule as condições para se hospedar com a gente.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.