Xangai: curiosidades e informações sobre essa grande cidade chinesa

12 ago 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Conhecida como a “Nova York da China”, Xangai é um destino surpreendente, capaz de mudar qualquer impressão que você possa ter do país asiático.

Em vez dos sítios arqueológicos e templos que você encontra em outros destinos chineses, como Pequim e Hangzhou, a megalópole tem sua paisagem formada por arranha-céus e centros comerciais.

Cosmopolita e cheia de atrações turísticas fantásticas, a maior cidade do país mais populoso do mundo pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem, veja só!

Xangai: curiosidades e dicas de viagem!

Uma das maiores megalópoles do mundo, Shanghai é uma cidade gigantesca, com mais de 26 milhões de habitantes e infraestrutura moderna, com excelente transporte público e muita coisa para fazer.

A primeira impressão que a cidade deixa em seus visitantes é a de um lugar deslocado, que, embora faça parte do mapa da China, em muito lembra grandes cidades ocidentais, como Nova York e Londres. 

A cidade, que teve origem há mais de 8.000 anos e foi oficialmente fundada no século XIII, se abriu para o mundo e hoje é uma megalópole global, onde diferentes culturas convivem em harmonia.

Aliás, se você já se perguntou qual é o certo Xangai ou Shanghai, saiba que as duas grafias estão corretas: a versão com X é a mais utilizada na língua portuguesa, enquanto Shanghai é o nome da cidade em inglês. 

Os arranha-céus bem que tentam, mas não ocultam o lado histórico da cidade, especialmente em lugares como o Jardim Yuyuan e a Cidade Velha.

Em outras palavras, a maior cidade chinesa é um lugar paradoxal, onde o passado, o presente e o futuro caminham de mãos dadas, e por isso mesmo um dos melhores destinos turísticos da Ásia.

Em que país fica Xangai?

Em que país fica Xangai?
Fonte: Pexels

O nome Shanghai significa “sobre o mar”, uma dica da localização da cidade, que fica na China, no delta do Rio Yangtze e abriga um dos maiores portos do Mar Amarelo, na costa leste da China.

A megalópole fica praticamente equidistante das outras duas cidades mais importantes do país: a 1.200 km da capital, Pequim, e a 1.220 km de Hong Kong.

Mapa de Xangai

Embora seja uma das maiores metrópoles do mundo, quatro vezes maior que São Paulo, a cidade conta com um eficiente sistema de transporte público que facilita o deslocamento dos turistas até as principais atrações locais. 

Confira no mapa onde fica a cidade!

Como ir a Xangai?

O viajante não precisa passar por Pequim para visitar a maior cidade da China: existe boa oferta de voos a partir do Brasil com apenas uma conexão, via Europa, África, Oriente Médio ou América do Norte.

Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, você pode pegar o trem comercial mais rápido do planeta, o Maglev, para chegar ao centro da cidade, a 30 km de distância, em apenas 7 minutos.

Você pode encontrar passagens aéreas para Xangai mais baratas no Vai de Promo: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. O Vai de Promo te mostra as melhores ofertas!

Aproveite para incluir seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é a vida em Xangai?

Como é a vida em Xangai?
Fonte: Pexels

Apesar de o custo de vida na China ser relativamente barato, a realidade em Shanghai é bem diferente. 

A cidade está entre as mais caras para viver no mundo e uma pessoa pode gastar cerca de R$ 15 mil mensalmente com moradia, alimentação e contas básicas.

Mesmo com um custo de vida tão elevado, se você perguntar a um morador local qual a cultura de Xangai, é provável que você escute que a cidade é, simplesmente, um lugar fácil de viver.

Ali é possível ter contato com diferentes culturas e, ainda, desfrutar de transporte público de qualidade, fácil acesso a serviços, boa gastronomia e muitas opções de lazer.

Por que Xangai pode ser considerada uma megacidade?

Maior cidade da China, Xangai tem mais de 26 milhões de habitantes e deve ultrapassar a marca de 30 milhões nos próximos anos: é a terceira cidade mais populosa do mundo, atrás apenas de Tóquio (37 milhões) e Nova Délhi (30 milhões).

Mas não é apenas a população que coloca a cidade no status de megalópole: Xangai tem uma economia maior que a de muitos países, com PIB de US$ 630,4 bilhões, e é um dos mais importantes centros financeiros do planeta.

Onde se hospedar em Xangai, China?

Onde se hospedar em Xangai, China?
Fonte: Hotel

Escolher com cautela onde ficar em Xangai é essencial para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer, já que as distâncias a serem percorridas entre uma atração turística e outra podem ser muito longas.

A melhor região para hospedagem é o The Bund, que fica na margem leste do rio Huangpu. O bairro é muito agradável, tem um extenso calçadão que oferece vista do skyline e abriga muitos edifícios históricos.

A região tem excelente oferta de comércio, opções gastronômicas e transporte público, especialmente nos arredores da Nanjing Road, principal rua comercial da cidade.

Se você prefere ficar no lado mais moderno da megalópole, pode gostar mais dos hotéis de Pudong, na margem oposta do Rio Huangpu. Quanto mais perto dos arranha-céus, melhor a localização do hotel escolhido.

O viajante pode, ainda, optar por ficar em um dos hotéis do bairro French Concession, o reduto francês da cidade, onde vivem famílias abastadas de origem europeia. 

A região é muito bonita e arborizada, abriga vários restaurantes e edifícios residenciais, além de reunir hotéis menores e mais aconchegantes.

Uma boa dica é anotar o nome do estabelecimento no qual você está se hospedando em chinês, pois muitos taxistas e motoristas de aplicativo podem não entender o nome em inglês, o que pode dificultar a sua vida na hora de voltar para o hotel.

Hospedagem em Xangai com os melhores preços no El Quarto!

Você pode encontrar os melhores hotéis da China e de qualquer destino do mundo no El Quarto: basta digitar a cidade que você vai visitar, selecionar as datas da sua estadia e escolher a melhor acomodação para a sua viagem.

Para facilitar o seu planejamento de hospedagem, o El Quarto oferece opções com cancelamento grátis e possibilita o pagamento das diárias online, em reais, sem cobrança de IOF.

Faça uma cotação gratuita para descobrir que visitar a maior cidade da China pode caber no seu bolso!

O que fazer em Xangai: principais atrações turísticas

Ao longo de quase seis milênios de história, a maior cidade da China passou por grandes transformações e se tornou uma das metrópoles mais modernas do planeta.

O resultado é um destino versátil, que mistura atrações históricas e futuristas, com opções para todos os gostos.

Vem conhecer os principais pontos turísticos de Xangai! 

Disneyland Park

Disneyland Park
Fonte: Annj28 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Disneyland Park é uma das principais atrações da cidade. O complexo de diversão foi inaugurado em 2016 e é uma excelente opção de lazer na cidade, especialmente se você está viajando com crianças.

O parque tem sete grandes atrações temáticas, como a Avenida do Mickey, a Terra de Toy Story e a Caverna do Tesouro da famosa franquia Piratas do Caribe.

Vale lembrar que o parque costuma ser bastante disputado, sobretudo nos meses de férias escolares, então adquira seus ingressos antecipadamente, pela internet, e chegue cedo para aproveitar sua visita ao máximo!

Cidade Velha

Em uma cidade tão moderna e cosmopolita como Shanghai, é comum que o turista sinta que não está visitando a “verdadeira” China, famosa pelos templos antigos e pelas construções milenares.

É por isso que você não pode deixar a megalópole antes de conhecer a Cidade Velha.

Como o nome sugere, o bairro é a região histórica da cidade, onde estão as construções mais antigas e museus que contam as origens da metrópole.

Em uma caminhada, você poderá encontrar um retrato fiel da Shanghai milenar, com casas antigas, templos em estilo tradicional chinês, ruas estreitas e muitas barracas de comida.

Jardim Yuyuan

A principal atração da Cidade Velha é o Jardim Yuyuan, que existe desde 1559 e é um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio ao labirinto de ruas e vielas onde o movimento é caótico o dia inteiro.

Muros em formato de dragão protegem o jardim, formado por espécies botânicas típicas da Ásia, lagos e monumentos.

Depois de explorar o Jardim Yuyuan, aproveite para conhecer o Mercado Yuyuan, um dos maiores bazares da cidade, onde você poderá adquirir artesanatos, acessórios e obras de arte tradicionais da China.

Museu de Xangai

Museu de Xangai
Fonte: Heroiclife / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

O Museu de Xangai é um ponto turístico simplesmente imperdível em qualquer roteiro pela cidade, com um riquíssimo acervo formado por mais de 120 mil peças que contam mais de 8.000 anos de história!

O espaço foi inaugurado no começo da década de 1950 e está organizado em seis salões temáticos com peças da era do bronze, pedras preciosas e esculturas antigas.

O museu fica em um edifício em formato moderno na Praça do Povo e abre as portas todos os dias, com entrada franca.

Praça do Povo

O coração da cidade fica na Praça do Povo (People’s Square), uma das principais regiões turísticas da megalópole, casa do Shanghai Theatre e do Shanghai Museum.

A praça é facilmente acessível via transporte público e fica a uma caminhada de distância das atrações da região de The Bund e da Nanjing Road.

Durante o seu passeio, não se surpreenda se avistar idosos expondo currículos com as fotos de seus filhos: a praça é o ponto de encontro de pais em busca de casamentos arranjados para seus herdeiros, uma tradição milenar da China!

Onde comer em Xangai, China?

A gastronomia chinesa é uma das mais apreciadas no mundo e, por isso, vale a pena dedicar parte da sua viagem a explorar os sabores e texturas locais.

A Nanjing Road é um dos principais polos gastronômicos da cidade, com muitos restaurantes, barraquinhas de rua e grandes redes de fast food concentrados em toda a sua extensão.

O bairro The Bund também é recomendado para quem quer conhecer a cozinha local, especialmente no calçadão do Rio Huangpu.

Você também vai encontrar boas opções gastronômicas na região de French Concession, especialmente restaurantes especializados em cozinhas ocidentais: uma boa alternativa para quem não se adaptou bem à comida local.

Quantos dias devo ficar em Xangai?

Quantos dias devo ficar em Xangai?
Fonte: Pexels

No geral, três dias podem ser o suficiente para conhecer as atrações mais famosas de Xangai. 

O ideal, no entanto, é reservar ao menos sete dias para a sua viagem: assim, você poderá conhecer um pouco mais da atmosfera local, terá a oportunidade de explorar a noite da região The Bund e poderá desfrutar de sua estadia sem pressa.

Garanta o seguro viagem ideal antes de ir à China!

O seguro viagem não é obrigatório para quem vai visitar a China, mas isso não minimiza a importância de contar com essa proteção no decorrer da viagem.

Durante a sua estadia, você terá contato com uma gastronomia bem exótica: já imaginou sofrer uma intoxicação alimentar e precisar arcar com gastos médicos em uma moeda estrangeira? Você pode até voltar para casa com prejuízo.

Por isso, é extremamente recomendado que o viajante esteja protegido por um seguro viagem em qualquer roteiro pela China. 

Desse modo, se você precisar de atendimento hospitalar, sofrer um acidente ou tiver suas bagagens extraviadas, por exemplo, basta acionar a seguradora para receber a assistência que você precisa.

Além disso, durante a sua viagem, você precisará se comunicar em um idioma completamente diferente do seu. 

Que tal contar com assistência 24 horas e 100% em português? É só contratar seu seguro viagem no Seguros Promo!

A plataforma do Seguros Promo reúne as melhores seguradoras e os planos mais abrangentes para garantir a sua tranquilidade mesmo longe de casa. 

Faça uma cotação e aproveite para utilizar a ferramenta comparadora para escolher o melhor plano para a sua viagem!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hotéis em Xangai, China, em promoção no El Quarto!

Não perca tempo e comece a planejar sua viagem para a cidade de Xangai agora mesmo: visite o El Quarto para encontrar os melhores hotéis por um preço que cabe no seu bolso!

O El Quarto reúne milhares de acomodações nos melhores destinos do mundo a preços exclusivos, incluindo estabelecimentos com cancelamento gratuito.

Você pode até pagar suas diárias pelo site, em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia para a sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.