Zagreb: quando ir, onde se hospedar e melhores atrações!

21 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

À primeira vista, Zagreb não parece muito diferente das principais cidades da Europa Central, com suas construções centenárias e ruas que já testemunharam mais de 1.000 anos de história.

À medida que o visitante mergulha em sua cultura e suas peculiaridades, porém, é difícil não se apaixonar pela cosmopolita capital croata.

A cidade não tem as praias paradisíacas das também croatas Split e Dubrovnik, mas é um destino milenar, convidativo e cheio de atrações para todos os gostos.

O skyline é marcado pela arquitetura austro-húngara que dominou a região entre os séculos XVIII e XIX, e entre as torres e os palácios você vai encontrar um retrato vivo da Europa do passado, com mais de 30 museus, 20 teatros e 15 galerias de arte.

E como ignorar os restaurantes e mercados, ou deixar passar despercebida a intensa agenda de festivais e eventos culturais que sacodem a cidade o ano inteiro, especialmente nos meses mais quentes?

No fim das contas, a impressão que fica da capital da Croácia é a de uma cidade em eterno movimento e evolução, para deleite dos visitantes!

Zagreb: pontos turísticos imperdíveis da cidade!

Zagreb: pontos turísticos imperdíveis da cidade!
Fonte: Pxhere / CC0

Zagreb passa, muitas vezes, despercebida pelos turistas que visitam o país dos Bálcãs, em geral interessados nas belas praias da costa mediterrânea. 

Caso você esteja planejando uma viagem para o país dos Bálcãs, no entanto, não cometa esse engano.

Pode até ser que você não encontre o azul do mar durante seus passeios pela capital croata, mas isso não significa que você não terá motivos para se apaixonar pela cidade.

A maior metrópole do país, com quase 1 milhão de habitantes, é cheia de história para contar, e o melhor de tudo é que você poderá fazer praticamente tudo a pé, especialmente se estiver se hospedando no centro histórico.

Ali você vai encontrar vestígios de impérios do passado, da história medieval da Europa e do presente moderno, cosmopolita, com as portas abertas para o futuro.

Permita-se perder pelos corredores coloridos do Mercado Central Dolac, conheça edifícios com mais de 1.000 anos de história, como a Igreja de São Marcos e a catedral, visite galerias renomadas ou simplesmente curta a intensa noite local.

Vem conhecer um pouco mais sobre esse destino fantástico no coração da Europa!

Onde fica Zagreb?

Capital da Croácia, Zagreb fica na região Central do país europeu, a poucas horas de viagem de outros destinos europeus.

Liubliana, na Eslovênia, está a apenas 130 km de distância, enquanto Belgrado, na Sérvia, Veneza, na Itália, Viena, na Áustria, e Budapeste, na Hungria, ficam a menos de 400 km da capital croata.

Quer aproveitar sua visita à cidade para tomar um banho de mar e deseja descobrir qual a praia mais próxima de Zagreb? A belíssima cidade costeira de Zadar está a apenas 285 km de distância.

Mapa de Zagreb

Embora seja uma cidade com quase 1 milhão de habitantes, a capital croata pode ser facilmente explorada a pé, já que as principais atrações turísticas estão separadas por curtas distâncias.

Além disso, você pode aproveitar a sua viagem para explorar outros destinos da Croácia e até da Europa no mesmo roteiro, graças à localização estratégica da cidade!

Confira as melhores atrações da capital e principais cidades da Croácia!

Como chegar a Zagreb?

A principal porta de entrada na cidade (e na própria Croácia) é o Aeroporto Franjo Tudman (ZAG), que fica a cerca de 15 km do centro histórico.

Para chegar ao centro, você poderá escolher entre o ônibus executivo Airport Shuttle, ônibus comum (linha 290, ZET Bus), taxi, Uber ou até alugar um carro em uma das agências do aeroporto.

A cidade também está conectada ao restante do país e do continente europeu por via férrea, operando viagens a partir de destinos da Europa Central e Oriental por preços bastante econômicos.

Se você estiver disposto a dirigir (e encarar as placas de trânsito na língua croata), pode chegar à cidade pelas rodovias A2 (a partir de Viena e Liubliana), A3 (a partir de países como Bulgária, Grécia e Sérvia) e A4 (via Budapeste).

Uma boa dica é conferir os preços das passagens aéreas no Vai de Promo ao planejar sua viagem. Você pode encontrar descontos de até 35% e garantir sua passagem para Zagreb sem pesar no bolso.

Vale a pena, ainda, inscrever o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para a capital croata.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Melhor época para ir a Zagreb

É necessário ter em mente suas preferências climáticas antes de planejar a sua viagem, pois as estações do ano são muito bem-definidas na capital croata, o que significa verão bem quente e inverno gelado!

Entre meados de maio e agosto, meses mais quentes do ano, pode fazer calor de 29ºC, os dias são mais longos e as chuvas podem ser bastante frequentes. 

É a época do ano em que ocorrem os principais festivais e eventos culturais na cidade.

Nos meses de novembro a fevereiro (ou até a segunda quinzena de março) é a vez do frio e da neve, com mínimas abaixo de zero, mas isso não quer dizer que você não vai encontrar o que fazer em Zagreb no inverno: basta se preparar para o clima.

No inverno, por exemplo, você pode conhecer os mercados de Natal da cidade, patinar no gelo e desfrutar de atividades em espaços fechados com bastante conforto, especialmente museus, igrejas e palácios históricos.

Muita gente, no entanto, prefere escapar do clima mais extremo e conhecer a cidade entre abril e maio ou entre setembro e outubro, quando as temperaturas estão mais amenas.

Onde ficar em Zagreb: melhores regiões

Não é difícil encontrar hospedagem em Zagreb: a cidade recebe milhares de turistas todos os anos e conta com uma rede hoteleira robusta.

Os melhores lugares para ficar estão na região de Donji Grad, onde há boa oferta de comércio, cafés, restaurantes, bares, além de muitas praças encantadoras e atrações turísticas.

Nessa região, vale a pena considerar ficar em Gornji Grad, parte mais alta da Cidade Velha repleta de atrações noturnas, ou em Tresnjevka, um grande bairro a oeste do centro com perfil mais residencial e tranquilo.

O sistema de transporte público na cidade é bastante eficiente e você não terá dificuldades em circular a pé, de ônibus, trem ou até bonde pela região mais turística.

Zagreb: hospedagem pelo menor preço é aqui no El Quarto!

Zagreb: hospedagem pelo menor preço é aqui no El Quarto!
Fonte: Calypso

É possível viajar muito e gastar pouco: é só encontrar sua hospedagem pelo menor preço do mercado no El Quarto.

Nosso buscador tem milhares de ofertas exclusivas nos principais destinos do mundo para que você possa conhecer lugares incríveis sem precisar abrir mão da economia.

Além de comparar preços e reservar acomodações (incluindo opções com cancelamento gratuito), você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem aplicação de IOF.

Está esperando o que para planejar a sua viagem a um dos melhores destinos dos Bálcãs? 

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Croácia pode sair mais barato do que você imagina!

O que fazer em Zagreb

A capital da Croácia nasceu da fusão de duas cidades medievais, Kaptol e Gradec, e tem origens que remontam ao século X. O resultado é uma cidade cheia de atrações históricas que ajudam a entender um pouco mais sobre a vida na Europa.

Vem conferir os principais pontos turísticos de Zagreb! 

Catedral de Zagreb 

Um dos símbolos da cidade, a Catedral de Zagreb domina, desde o século XI, a paisagem do antigo centro de Kaptol.

Dedicada à Assunção da Virgem Maria, a igreja já enfrentou incêndios, terremotos e até guerra, passando por esforços de revitalização ao longo dos séculos que se transformaram em influências arquitetônicas de vários períodos.

Hoje, a construção chama a atenção a partir de diversos pontos do centro histórico, com seus 77 metros de altura, chegando a 110 metros nas duas torres: é o edifício mais alto de todo o país.

Por lá você vai conhecer um dos 10 melhores órgãos do mundo, o túmulo do beato Alojzije Stepinac, o tesouro da igreja, estátuas de mármore, altares suntuosos e muitas artes sacras.

Parque Maksimir 

Parque Maksimir
Fonte: Silverije / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Considerado o “pulmão” da capital da Croácia, o Parque Maksimir é um dos primeiros parques públicos do mundo e o primeiro do sudeste europeu, em funcionamento desde 1794.

Com mais de 316 hectares de área, o parque abriga cinco lagos, uma densa floresta, trilhas ecológicas e espaços para recreação, além de ser o endereço do zoológico da cidade, de um pequeno estádio de futebol e muitos restaurantes.

Em outras palavras, uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, especialmente se você estiver viajando nos meses mais quentes.

Museum of Broken Relationships 

Nenhuma cidade da Europa tem tantos museus e galerias per capita quanto a capital croata e o mais famoso deles, tem um tema incomum: o Museum of Broken Relationships, ou Museu das Relações Quebradas.

Localizado na Cidade Alta, o museu foi fundado em 2010 por dois artistas locais que romperam romanticamente e resolveram mostrar ao mundo tudo o que construíram durante os anos em que estiveram juntos.

O resultado é um museu considerado símbolo das relações sem sucesso, que atrai visitantes de todos os cantos do mundo.

O acervo inclui objetos pessoais do ex-casal, expostos com breves descrições do que representam para o relacionamento que acabou.

Uma opção de passeio diferente de tudo que você pode encontrar em outras cidades da Europa!

Igreja de São Marcos 

Principal atração da Praça de São Marcos e um dos cantos mais imperdíveis da cidade, a Igreja de São Marcos é uma parada praticamente obrigatória para qualquer turista.

Do século XIII, a igreja é um dos pontos mais fotografados da capital croata graças a seu icônico telhado colorido nas cores da bandeira do país, vermelho, azul e branco, bem como sua arquitetura eclética que representa diferentes momentos da história europeia.

Vale a pena aproveitar o passeio para conhecer também outras atrações da praça, como a sede do Governo da República da Croácia, o Parlamento e o Tribunal Constitucional.

Praça Ban Jelačić 

Praça Ban Jelačić
Fonte: Roberta F. / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Coração da cidade, a Praça Ban Jelačić é o ponto de encontro das regiões de Kaptol e as Cidades Alta e Baixa, onde era realizada uma antiga feira de comércio que reunia moradores de todos os cantos da Croácia.

A região é repleta de edifícios dos séculos XVIII e XIX, incluindo muitos vestígios do período do Império Austro-Húngaro: uma praça que merece estar em seus planos de viagem!

Portão de Pedra (Kamenita Vrata) 

Uma das principais heranças históricas de Zagreb é o Portão de Pedra (Kamenita Vrata), que no passado era uma importante via de acesso a Gradec, na Cidade Alta.

O local se transformou em ponto de peregrinação de fiéis após um violento incêndio no século XVIII, quando praticamente tudo por ali foi destruído, exceto uma imagem da Virgem Maria com o menino Jesus.

Depois desse episódio trágico, a Virgem da Porta de Pedra foi proclamada padroeira da capital croata e a antiga Kamenita Vrata ganhou uma capela de devoção à santa.

Museu Mimara 

Um dos museus mais interessantes da cidade é o Museu Mimara, dedicado às artes plásticas.

O acervo é formado por mais de 4.000 peças, incluindo obras de grandes artistas, como Bosch, Renoir, Goya e Rubens. Imperdível para quem gosta de museus mais tradicionais.

Mercado Central de Zagreb (Dolac)

Mercado Central de Zagreb (Dolac)
Fonte: Rilegator / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Queridinho entre moradores e turistas, o Mercado Central de Zagreb, conhecido como Dolac, é o lugar ideal para conhecer a gastronomia local e os hábitos cotidianos dos croatas.

Em seu labirinto de corredores é possível encontrar frutas e legumes frescos, condimentos, doces, produtos lácteos, artesanatos e muito mais.

Que tal aproveitar o passeio para conhecer delícias como a massa štrukli, um dos pratos mais tradicionais do país?

Rua Tkalčićeva 

Nenhum roteiro pela capital da Croácia está completo sem um passeio pela rua Tkalčićeva, a mais movimentada do centro da cidade.

A região é repleta de bares, cafés e restaurantes, muitos deles instalados em terraços com vista privilegiada da cidade, onde o movimento é garantido a qualquer hora do dia ou da noite.

Até o século XIX, a rua era cortada por um riacho que dividia as cidades de Gradec e Kaptol, que deram origem à capital croata, onde cidadãos se reuniam para fins de comércio e até pequenos conflitos locais.

Depois que o riacho foi coberto, a rua se transformou em um reduto boêmio famoso pelos bordéis, o que rendeu à rua Tkalčićeva o apelido de Distrito da Luz Vermelha.

Dessa forma, passear pela rua mais famosa da cidade é uma maneira divertida e diferente de aprender um pouco mais sobre a história local.

O que fazer em Zagreb em 3 dias?

O que fazer em Zagreb em 3 dias?
Fonte: Pxhere / CC0

Muita gente acaba visitando a capital da Croácia apenas de passagem, em trajeto para outros destinos do país, perdendo a oportunidade de conhecer as incríveis atrações locais.

Para que você não cometa esse erro, o ideal é reservar entre 2 e 3 dias para conhecer os lugares mais famosos com calma.

Esse tempo deve ser o suficiente para conhecer as atrações da Praça Ban Jelačić, o Parque Maksimir e a Praça de São Marcos, com destaque para a igreja de mesmo nome.

Além disso, em três dias você também terá a oportunidade de conhecer alguns dos mais de 30 museus da cidade, como o Museu das Relações Quebradas e o Mimara, bem como o colorido Mercado Central Dolac.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Os melhores hotéis de Zagreb estão aqui!

Gostou de conhecer mais sobre a capital croata? Não perca tempo e comece a planejar a sua visita agora mesmo!

No buscador El Quarto você encontra os melhores hotéis em Zagreb e nos principais destinos do mundo a preços exclusivos e com condições de pagamento facilitadas, em até 12 vezes no cartão.

Aproveite para pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.