Zaragoza é uma testemunha da rica e turbulenta história da Espanha e do mundo ao longo dos milênios, desde a criação no Império Romano à ocupação árabe e o presente cosmopolita.
Vibrante, animada e versátil, a “Ciudad del Pilar”, como é conhecida, pode ser o lugar perfeito para uma escapada urbana durante uma passagem pela Espanha ou até mesmo a estrela do seu roteiro de viagem.
Por lá você poderá conhecer estruturas milenares, saborear o que há de melhor na gastronomia espanhola, visitar museus renomados internacionalmente e muito mais!
Vem conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos da Península Ibérica!
Zaragoza: informações e passeios imperdíveis!
À primeira vista, o observador mais desatento pode até achar que está olhando para o passado ao vislumbrar Zaragoza, na Espanha.
As torres medievais, as igrejas que desafiam a gravidade com suas gigantescas torres e os bairros antigos que mais parecem um pedaço do mundo árabe na Europa destacam-se na linha do horizonte como uma janela para os séculos que já se foram.
Toda essa arquitetura muito bem-preservada dá uma pista da riqueza cultural e histórica que você vai encontrar por lá: a cidade já esteve sob domínio romano, árabe, judeu e católico ao longo de milênios.
Tem tanta coisa para ver na Cidade das Quatro Culturas que o melhor caminho é montar um roteiro para não correr o risco de deixar algo para trás, especialmente se você está planejando uma viagem mais curta. Confira outras dicas!
Onde fica Zaragoza na Espanha?
Zaragoza, ou Saragoça, é a capital da província de Aragão e tem localização bastante estratégica para o turista: no meio do caminho entre Madrid e Barcelona, no nordeste da Espanha.
A cidade construída às margens do rio Ebro está a 320 km da capital espanhola e a 310 km da capital da Catalunha, além de estar bem próxima de Valência (300 km), Bilbao (300 km) e Andorra (300 km).
Zaragoza: mapa
Equidistante de vários destinos espanhóis, Saragoça tem localização privilegiada e pode ser uma excelente alternativa para quem deseja fazer uma parada estratégica na viagem entre Madri e Barcelona.
Confira no mapa onde fica Zaragoza na Espanha!
Quando ir a Zaragoza?
Nem quente demais, nem fria demais. O ideal é conhecer a cidade de Zaragoza nos meses de meia estação.
No verão, pode fazer calor acima dos 35ºC (com sensação térmica ainda mais quente por conta da umidade), enquanto o inverno pode ter mínimas de 3ºC.
Por isso, recomenda-se que o turista programe a viagem para os meses de abril a meados de junho ou de setembro à primeira semana de novembro, quando as temperaturas estão mais agradáveis.
Em relação à chuva, pode ficar tranquilo! Não chove com frequência na Cidade das Quatro Culturas e, mesmo que você seja surpreendido pelo clima chuvoso durante a sua viagem, o sol logo volta a brilhar!
Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!
Onde se hospedar em Zaragoza?
A capital de Aragão é uma cidade grande, com quase 700 mil habitantes, mas as principais atrações ficam concentradas no centro histórico, o que facilita a vida do turista na hora de escolher onde ficar em Zaragoza.
Nesse sentido, duas regiões são as mais indicadas para hospedagem: o centro e o bairro Delícias, onde fica o Palácio de la Aljafería, um dos principais atrativos da cidade.
O centro é a parte mais antiga da cidade, com mais de 2.000 anos de história, e conta com uma excelente oferta de serviços: sem dúvidas, o lugar mais cômodo para ficar.
Muitas pessoas, porém, optam por ficar em uma região menos turística, onde é possível conhecer um pouco mais do lado genuíno da cidade, cenário no qual Delícias se destaca.
No fim das contas, o melhor lugar para ficar vai depender diretamente das suas preferências pessoais enquanto turista.
Encontre hotéis em promoção em toda a Espanha no El Quarto!
Você sempre sonhou em viajar para a Europa, mas acabou desistindo diante dos custos de hospedagem? O El Quarto tem a solução!
A melhor e mais completa plataforma de busca de hospedagem do Brasil te ajuda a encontrar hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do mundo e na faixa de preço que você precisa!
Você pode encontrar ofertas com descontos imperdíveis, reservar acomodações com cancelamento gratuito e até pagar a sua viagem em reais, sem incidência de IOF, por meio de um site seguro, rápido e fácil de navegar.
Está esperando o que para começar a planejar uma viagem para o país da paella? Faça uma simulação gratuita e descubra que essa viagem pode caber no seu bolso!
O que fazer em Zaragoza em 1 dia?
Está pensando em visitar a Cidade das Quatro Culturas? Um roteiro de viagem pode ser bastante útil para não perder nenhuma atração!
Vem descobrir o que fazer em Zaragoza, Espanha!
Palácio de La Aljafería
Construção do período árabe na cidade, o Palácio de La Aljafería é uma das estruturas árabes localizadas mais ao norte da Europa e mostra o quanto os mouros adentraram no território do Velho Continente.
O forte do século XI, considerado obra-prima da arquitetura mudéjar, é tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e surpreende pela riqueza de detalhes, do salão dourado aos arcos abaulados, típicos da arquitetura islâmica.
A Aljafería de Saragoça pode até não ser tão impressionante quanto os palácios similares de Córdoba e Sevilha, mas certamente merece ser a estrela do seu roteiro na Cidade das Quatro Culturas!
Rio Ebro e Puente de Piedra
Saragoça é partida ao meio pelas águas do rio Ebro, e as duas margens são conectadas por várias pontes que, além de servirem a um propósito de transporte, são verdadeiras maravilhas da arquitetura.
A mais bonita e famosa é a Puente de Piedra, do século XV, localizada bem em frente à Basílica del Pilar.
Se possível, visite a ponte durante o dia e também à noite: você vai perceber o quanto a iluminação especial dá um destaque incrível para as curvas e formas da arquitetura da cidade.
Plaza del Pilar
Um dos endereços mais importantes do centro histórico, a Plaza del Pilar é parada obrigatória no seu roteiro pela capital de Aragão.
Uma das maiores praças de pedestres de toda a Espanha, a suntuosa praça é rodeada por cafés, restaurantes e lojas, recebe eventos e festivais todos os anos e ainda abriga atrações imperdíveis, como a Basílica del Pilar, a Catedral de La Seo e o Ayuntamiento.
Basílica del Pilar
A silhueta inconfundível da Basílica del Pilar, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, se destaca no horizonte de Saragoça: você poderá avistar a belíssima igreja de praticamente qualquer ponto do centro histórico.
O que há de mais bonito no templo, entretanto, fica na parte de dentro, com destaque para o retábulo maior, datado do século XVI, as obras de Goya que ornam a nave, o mirante da torre e a escultura da Virgem do Pilar.
Nenhum roteiro pela cidade está completo sem uma visita à Basílica, então tente encaixá-la no seu planejamento para curtir uma experiência ainda mais inesquecível!
Museu Goya
A maestria de Francisco de Goya, um dos mais importantes artistas espanhóis do século XIX, é a grande atração do Museu Goya, em Zaragoza.
O acervo é formado por mais de 800 quadros e gravuras do artista plástico, além de contar um pouco sobre a vida e obra do gênio espanhol.
O edifício no qual o museu está instalado também merece a sua atenção: a construção do século XVI é considerada obra-prima do estilo renascentista espanhol.
Museus Arqueológicos Romanos
Saragoça foi construída durante o Império Romano e, até hoje, guarda muitos vestígios da Antiguidade em suas ruínas protegidas pelo complexo de Museus Arqueológicos Romanos.
Também conhecido como Museu do Fórum Caesaraugusta, o espaço conta como viviam as pessoas naquele período e possibilita que os visitantes conheçam o fórum, o porto, as termas romanas e um anfiteatro milenar.
Você pode comprar as entradas separadamente ou adquirir o combo com um bom desconto.
Uma coisa é certa: não deixe o complexo romano de fora do seu roteiro de viagem!
Catedral de La Seo
A Catedral de São Salvador, ou Catedral de La Seo, é o segundo templo mais importante da cidade, perdendo apenas para a Basílica del Pilar.
A construção medieval é datada do século XII e tem estilo romano, embora já tenha sofrido tantas reconstruções ao longo dos séculos que acabou absorvendo também elementos de outros estilos, como barroco, gótico, renascentista e romântico.
A igreja é formada por cinco naves e seis cúpulas abobadadas, com muitos destaques em mármore, bronze, madeira, ouro e gesso em seu interior.
Onde comer em Zaragoza, Espanha?
Assim como inúmeros destinos espanhóis, Zaragoza chama a atenção por sua gastronomia, muito bem representada em seus restaurantes, bistrôs, tabernas e bares que servem pratos tradicionais como tapas, sempre regados aos bons vinhos aragoneses.
Com tanta tradição na culinária, não é de impressionar que a cidade abrigue não apenas um, mas diversos circuitos e polos gastronômicos distribuídos por todo o centro histórico.
Você vai encontrar muitas opções para matar a fome com estilo nas praças de São Miguel, São Francisco e Santa Marta, na região de Magdalena e no exuberante Mercado Central.
E aqui vai mais uma dica: procure um restaurante com terraço para saborear suas tapas enquanto curte a vista da Cidade das Quatro Culturas!
Como é viver em Zaragoza?
Saragoça é uma cidade grande com cara de cidade pequena, com atmosfera bastante familiar e ritmo quase “parado” em comparação a grandes centros urbanos.
Por isso, é um lugar muito procurado por pessoas que buscam mais qualidade de vida e tranquilidade para criar suas famílias.
Um dos bastiões da gastronomia espanhola, a cidade tem custo mais baixo em relação a cidades como Madri, Barcelona e Sevilha, além de estar listada como uma das cidades mais seguras do país.
A infraestrutura surpreende, especialmente quando se pensa em quantos anos tem Zaragoza: com mais de 2.000 anos de história, a cidade não deixou de evoluir e é capaz de oferecer conforto e comodidade a seus moradores.
Não é coincidência, portanto, que a Cidade das Quatro Culturas seja considerada uma das melhores para viver na Espanha!
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Espanha. Faça já o seu!
Você já sabe o que fazer na capital de Aragão e conhece até alguns destinos próximos para enriquecer o seu roteiro, mas falta ainda um elemento importantíssimo para garantir a sua viagem a Saragoça: um seguro viagem.
O item é obrigatório para todas as pessoas que desejam visitar a Espanha e diversos outros países europeus, além de ser extremamente recomendado para todos os viajantes, não importa o destino.
Afinal, só o seguro viagem garante amparo financeiro e prático em situações que podem arriscar o sucesso da sua viagem, como cancelamento de voo, extravio de bagagem e até problemas de saúde no decorrer da sua estadia na Europa!
E não pense que essa comodidade vai pesar no seu bolso: no site do Seguros Promo você encontra planos de seguro viagem Europa a partir de R$ 17,00 por dia!
Além disso, você poderá comparar diferentes planos e coberturas para encontrar o seguro ideal para a sua viagem.
Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!
Seu hotel em Zaragoza pelo menor preço do mercado está aqui!
A Cidade das Quatro Culturas é um dos destinos mais surpreendentes e apaixonantes de toda a Península Ibérica, e você pode conhecer todos os seus tesouros sem pesar no bolso!
No El Quarto você encontra hotéis, pousadas e hostels em Zaragoza e qualquer outro destino a preços imbatíveis, com condições de pagamento facilitadas e em até 12 vezes sem juros no cartão!
São milhares de acomodações em localizações estratégicas e ofertas imperdíveis, incluindo opções com cancelamento gratuito, para que você nunca precise escolher entre economizar e viajar muito.
Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar as suas diárias em reais, sem aplicação de IOF, com o máximo de comodidade, eficiência e economia.
E não se esqueça de cadastrar o seu e-mail para receber a newsletter do El Quarto e garantir descontos de até 50% em hospedagem nos melhores destinos!
Mais dicas de destinos e viagens
- Cidades do Chile: melhores destinos para visitar no país
- Cuenca: o que fazer na cidade e em seus arredores
- Cidade do Cabo: descubra o melhor da capital da África do Sul
- Rio das Ostras: melhores atrações da cidade fluminense
- Taubaté: veja o que fazer na cidade paulista
- O que fazer em São José do Rio Preto: informações e dicas de viagem