Zurique: reúna as principais informações necessárias para sua viagem!

09 fev 2022 • 10 minutos de leitura por Paulo

Para muitas pessoas, Zurique, maior cidade da Suíça, é um dos melhores destinos do mundo para turismo, onde tudo é muito organizado, limpo e eficiente para garantir a melhor experiência possível aos visitantes.

Às margens das águas azuis do lago Zurich, essa metrópole fantástica oferece muitas atrações de verão e inverno, com opções para toda a família.

Antes de fazer suas malas para conhecer um dos destinos mais imperdíveis da Europa, confira as dicas que reunimos neste artigo. Vamos lá!

Zurique: o que fazer na cidade mais importante da Suíça?

Referência em economia e riqueza desde a Idade Média, Zurique, Suíça, é uma daquelas cidades que transita com fluidez entre o moderno e o antigo, enquanto é considerada um dos melhores lugares para viver no mundo.

Nessa empolgante cidade, onde vivem mais de 400 mil habitantes, tudo parece estar exatamente onde deveria estar. 

As ruas são extremamente limpas, bicicletas são deixadas pelas ruas até mesmo sem cadeado, o trânsito é tranquilo e árvores com centenas de anos oferecem sombra refrescante a qualquer hora do dia.

Bem no coração da cidade, um gigantesco lago de águas azuis é tão limpo que é adequado para banho, o que os suíços fazem com gosto durante o verão. 

No inverno, é a neve que colore a paisagem, tornando o lago em uma imensa pista de patinação no gelo.

Basta uma caminhada pela luxuosa Bahnhofstrasse para perceber que você não está em um destino comum, e sim em um dos principais polos econômicos do mundo.

Afinal, Zurich é o endereço dos 110 bancos mais importantes do globo, onde a renda média por pessoa é superior a US$ 7.000: prosperidade que pode ser vista por todos os cantos.

Ali, vivem pessoas de mais de 170 nacionalidades diferentes, o que garante à cidade uma atmosfera vibrante, especialmente em seus mais de 100 ateliês, museus e galerias de arte.

Já está com vontade de conhecer todas essas belezas? Então confira nossas dicas para montar um roteiro de viagem fantástico!

Qual é o nome da capital da Suíça?

Qual é o nome da capital da Suíça?
Fonte: Pxhere / CC0

Muita gente acredita que a moderna Zurique é a capital da Suíça, mas isso não é verdade. 

Embora a cidade seja a mais importante do país e o principal polo econômico local, não é a capital nacional.

Na verdade, esse título pertence à cidade de Berna, que fica a cerca de 96 km de distância.

Onde fica Zurique?

Zurique é a maior metrópole da Suíça e fica no extremo norte do país, quase na fronteira com a Alemanha e não muito distante das divisas com França e Áustria.

A cidade está a 227 km de Genebra, 50 km de Lucerna e a 90 km de Interlaken, principal porta de entrada para os magníficos Alpes Suíços.

Zurique: mapa

A cidade de Zurich, Suíça, prova de uma vez por todas que tamanho não é documento. 

A maior metrópole do país europeu é menor que todas as capitais brasileiras, mas isso não a impede de ser considerada um dos principais polos econômicos do planeta!

Confira as principais atrações locais no mapa!

Como ir para Zurique?

É bastante fácil chegar à cidade de Zurique, onde está um dos principais aeroportos da Europa, que recebe voos a partir das maiores cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Se você já estiver viajando pela Europa, é só pegar um voo de companhias aéreas low cost, como EasyJet e a Vueling, para chegar à cidade.

O aeroporto, por sua vez, é conectado ao centro da cidade por uma estação de trem, que oferece viagens ao centro a cada 10 minutos!

Também é possível visitar Zurich de trem a partir de diversos destinos europeus e suíços. 

Prefere conhecer as estradas do país? É só pegar um ônibus da viação Eurolines a partir de cidades como Bolonha, Munique, Frankfurt e Viena.

Você pode encontrar passagens aéreas baratas para a Suíça no buscador do Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques! 

Não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando viajar para Zurique?

Quando viajar para Zurique?
Fonte: Unsplash

A cidade Zurich tem estações do ano definidas, o que pode facilitar a vida do viajante na hora de escolher quando visitar a região.

O inverno tem temperaturas baixas e muita neve: não se esqueça de levar agasalhos robustos para espantar o frio de até -6ºC entre os meses de dezembro e fevereiro.

Você não quer saber de frio e prefere visitar a cidade em uma época de temperaturas mais amenas? É melhor se planejar para conhecer o destino no verão, de junho a agosto, quando as máximas chegam a agradáveis 25ºC.

Nessa época, a cidade fica florida e animada, com vários eventos culturais acontecendo por diferentes cantos, parques cheios e muitas atrações no lago.

Caso a sua intenção seja gastar menos na viagem, pode ser uma boa ideia visitar Zurich na meia estação, pois o outono e a primavera se destacam por preços mais módicos em relação aos badalados inverno e verão.

Zurique: onde se hospedar?

Embora não seja exatamente um destino barato para turismo, Zurich, Suíça, é repleta de bons hotéis, espalhados pelas regiões mais badaladas da cidade.

Você poderá escolher entre ficar na região do lago ou no centro histórico, sobretudo nos arredores da avenida Bahnhofstrasse, onde estão os melhores hotéis da cidade.

Também é possível encontrar bons hotéis às margens do rio Limmat e opções econômicas na região de Zurich West.

Promoção de hotéis em Zurique no El Quarto!

Promoção de hotéis em Zurique no ElQuarto!
Fonte: Hotel Holiday Inn Zurich

Já pensou encontrar os melhores hotéis da Suíça a preços exclusivos em um só lugar? É exatamente isso que te espera em nosso buscador, El Quarto!

Nossa plataforma te ajuda a fazer todo o seu planejamento de hospedagem, incluindo comparação de preços, reserva de acomodações e pagamento das diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma cotação gratuita agora mesmo e comece a planejar uma viagem inesquecível para uma das cidades mais apaixonantes da Europa!

O que fazer em Zurique

Prepare o bloquinho de anotações para descobrir tudo que essa cidade fantástica tem a oferecer! 

Seja no perímetro urbano ou nos arredores da cidade, você encontrará atrações para todos os gostos.

Confira o que fazer em Zurique!

Centro Histórico 

O melhor lugar para começar seu passeio pela cidade é o centro histórico de Zurique, onde ficam as principais atrações locais.

A região não é muito extensa e é bastante plana, o que favorece longos passeios a pé por ali, especialmente nos meses mais quentes.

Entre as ruas estreitas é possível encontrar de tudo: desde construções medievais a edifícios modernos, de palácios a lojas de luxo, além de muitos restaurantes incríveis.

Vale a pena caminhar com calma pelas ruas do centro para ir descobrindo aos poucos as riquezas de Zurich, como as ruas Augustinergasse, Marktgasse, Niederdorf e Weingass, que concentram as principais atrações gastronômicas da cidade.

Ópera de Zurique

Ópera de Zurique
Fonte: Pixabay

A Casa da Ópera da cidade, ou Opernhaus Zürich, fica em um palacete em estilo neoclássico que existe desde o século XIX e dispõe de capacidade para mais de 1.100 espectadores.

Considerada o núcleo da cena cultural de Zurique, a Ópera já recebeu grandes nomes da música erudita ao longo dos anos, como Cecilia Bartoli, Renée Fleming e o famoso tenor Plácido Domingo.

Você pode ficar de olho na programação da Ópera para tentar assistir a alguma apresentação durante a sua estadia na cidade. 

Se isso não for possível, que tal fazer uma visita guiada pelo edifício fora do horário das apresentações?

Lindenhofplatz 

Uma boa maneira de explorar a cidade é conhecendo suas belas praças, o que significa que você não pode deixar de conhecer a Lindenhofplatz.

Localizada no alto de uma colina, a praça oferece vista panorâmica do centro histórico, do rio Limmat e diversos pontos turísticos locais, como a Igreja Grossmünster.

Nos arredores da praça, você encontra muitos edifícios históricos, além de barzinhos, restaurantes, bistrôs e diversas lojinhas de souvenires.

Sechseläutenplatz 

A Sechseläutenplatz é uma pequena e graciosa praça localizada no meio do caminho entre a Casa da Ópera e o famoso Hotel Bellevue, considerado um dos mais bonitos da Suíça.

A praça ocupa cerca de 16 mil m² com canteiros floridos, árvores que oferecem sombra a qualquer hora do dia, fontes de água e vários bancos para sentar.

É também na Sechseläutenplatz que acontecem os principais eventos da cidade, como o Festival de Primavera, o Mercado de Natal e muitos outros.

Museu da FIFA 

Os amantes do esporte mais popular do mundo não podem deixar a cidade sem visitar o Museu da FIFA, entidade máxima do futebol mundial.

O museu conquista adultos e crianças com suas exposições altamente interativas, cheias de tecnologia para contar mais sobre a história do futebol.

Mesmo se você não quiser pagar pela entrada no museu, vale a pena visitar o prédio, que tem uma das fachadas mais futuristas do centro da cidade e um agradável jardim aberto ao público gratuitamente!

Lago Zurique 

Lago Zurique
Fonte: Pixabay

O lago que dá nome à cidade é uma das principais atrações de Zurique, onde você encontrará uma “cara” diferente em cada época do ano.

No verão, o lago é procurado por moradores e turistas para relaxamento, diversão e refresco: as pessoas se reúnem para praticar esportes, caminhar, pedalar e passar o dia em família diante das águas, como uma praia tradicional!

É possível até contratar passeios de barco para navegar pelo lago e visitar cidades nos arredores, como Kusnacht e Thalwil.

No inverno, por sua vez, o lago não congela, como pode acontecer em diversos outros corpos d’água suíços, mas isso não torna a paisagem menos encantadora.

O branco da neve e a vegetação rala tornam os arredores do lago ainda mais bucólicos e bonitos, dignos de cartão-postal!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Montanha Uetliberg 

Principal montanha nos arredores da cidade, a Uetliberg é um passeio imperdível para quem gosta de atividades ao ar livre.

Quem se dispõe a subir a trilha da montanha pode contemplar uma vista privilegiada de Zurich, do lago no coração da cidade e até mesmo dos Alpes, em dias claros.

É possível subir as trilhas da Uetliberg a pé ou de bicicleta, e os roteiros ficam ainda mais disputados durante os meses mais quentes.

De qualquer forma, subir os quase 1.000 metros de altitude da montanha e contemplar a vista lá do alto pode ser uma experiência inesquecível!

Avenida Bahnhofstrasse

Avenida mais importante de Zurique, Bahnhofstrasse é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade, mesmo que você não tenha a menor intenção de ir às compras nas lojas de luxo da região.

É nessa agradável avenida que estão os estabelecimentos mais charmosos da cidade, como lojas de alto padrão, hotéis-boutique e restaurantes em estilo bistrô.

A avenida se estende por quase 1,5 km do centro histórico, entre o lago e a Estação Central de Trens: um roteiro fácil de incluir em qualquer passeio pelo centro da cidade!

Café Schöber 

Queridinha entre turistas e até moradores da cidade, o Café Schöber é um dos estabelecimentos mais antigos de Zurich, em funcionamento desde 1842.

O espaço conta com decoração em estilo neoclássico e vitrines sempre repletas de lindos e saborosos doces!

O Café Schöber pode até não ser a confeitaria mais barata da cidade, mas certamente é um dos lugares mais charmosos que você poderá visitar durante sua estadia!

Confiserie Sprüngli 

Confiserie Sprüngli
Fonte: Johnny Chicago / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Nenhuma viagem pela Suíça está completa se você não experimentar os tradicionais chocolates suíços, sinônimo de qualidade em todo o mundo!

Você pode conhecer a cultura confeiteira da cidade na belíssima Confiserie Sprüngli, que vende todo tipo de delícia, como chocolates, tortas, macarons, bolos e muito mais.

E o viajante não precisa nem se preocupar em sair do caminho para visitar a Confiserie Sprüngli: existem lojas da franquia espalhadas por diversos cantos da cidade.

Fábrica da Lindt 

Os apaixonados por chocolate não podem voltar para casa sem visitar a Fábrica da Lindt, uma das marcas mais tradicionais de chocolate do mundo.

Durante o passeio, você não vai apenas conhecer como é feita a fabricação do doce: a fábrica abriga um museu interativo, no qual você pode até mesmo fazer seu próprio chocolate.

A Casa do Chocolate Lindt também é conhecida pela fonte de chocolate em sua entrada, com 9 metros de altura e capacidade para 1.500 litros de chocolate.

Qual a língua oficial de Zurique?

Se você está pensando em conhecer essa cidade suíça incrível, é melhor ir se acostumando com palavras como “Guten Tag” (bom dia), “Bitte” (por favor) e “Danke sehr” (obrigado).

Afinal, a língua oficial da Suíça é o alemão! Ou melhor, uma variação da língua germânica conhecida como “alemão suíço”.

Caso você não consiga falar o idioma da Alemanha, não se preocupe, pois praticamente todos os moradores de Zurich conseguem se comunicar perfeitamente em inglês.

O que fazer Zurique 1 dia?

Um dia pode ser o suficiente para conhecer as principais atrações de Zurich, incluindo vários passeios gratuitos.

Comece seu roteiro pelo centro histórico, subindo as ladeiras até o parque Lindenhof e entre o labirinto de ruas às margens do rio Limmat.

Ali, você poderá conhecer várias igrejas históricas, como Grossmünster, Fraumünster e Peterskirche, onde fica o maior relógio da Europa em diâmetro.

Em seguida, desça até as margens do lago que dá nome à cidade, onde você poderá tomar um banho refrescante ou se divertir em esportes náuticos.

Depois, que tal fazer uma agradável caminhada entre a Casa da Ópera e o Pavilhão Le Corbusier, um dos edifícios modernos mais famosos da metrópole? Aproveite para almoçar por ali.

No período da tarde, você pode visitar o Museu da FIFA, comer uma sobremesa saborosa no Café Schöber ou na Confiserie Sprüngli e, depois, finalizar seu roteiro pela cidade com uma visita à Casa do Chocolate da Lindt!

Faça já a sua reserva com o El Quarto!

Não deixe para planejar a sua viagem a Zurique em cima da hora: você pode encontrar milhares de acomodações na Suíça e em qualquer outro destino em um único lugar, o El Quarto.

Nosso site de buscas te ajuda a encontrar o hotel ideal para a sua viagem em poucos cliques. Para garantir ainda mais comodidade ao viajante, você até pode reservar seu quarto e pagar suas diárias em reais, online, sem cobrança de IOF.

Faça agora mesmo uma cotação para descobrir que visitar a cidade mais moderna da Suíça pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.