Poucos destinos no mundo se equiparam em encanto e beleza com Casablanca, Marrocos. A capital econômica e cidade mais populosa do país é um tesouro para os amantes de recantos históricos e culturas exóticas.
Envolta em uma aura de influências multifacetadas, Casablanca cativa seus visitantes com uma combinação única de heranças árabes, africanas e europeias. É como um caldeirão de influências de algumas das maiores civilizações do mundo.
Você terá a oportunidade de testemunhar a grandiosidade da segunda maior mesquita do mundo, mergulhar nos tradicionais mercados e explorar a rica cultura local.
O destino é um reflexo fiel da riquíssima história do Marrocos, com vestígios do passado que podem ser vistos nas ruas, praças e edifícios da cidade.
Venha se maravilhar com essa cidade onde o passado se funde harmoniosamente com o presente, no coração marroquino!
Casablanca, Marrocos: saiba mais sobre a cidade portuária!
Casablanca, Marrocos, evoluiu muito além do charme hollywoodiano eternizado no famoso filme de 1942 que leva o seu nome.
A cidade é a capital econômica do país, com quase 5,5 milhões de habitantes, o equivalente a quase 15% de toda a população marroquina.
O destino se transformou ao longo dos séculos em um dos principais centros econômicos do continente africano. Esse crescimento foi impulsionado especialmente por seu gigantesco porto artificial, um dos maiores do mundo.
A paisagem urbana é marcada por arranha-céus ultramodernos, que contrastam com mesquitas antigas, monumentos centenários e outros tesouros antigos.
A história local é rica e complexa, com raízes que remontam a tribos berberes, colonos romanos e conquistadores ibéricos.
No século XVIII, sob o sultão Mohammed ben Abdallah, a cidade foi reconstruída e chegou ao formato que hoje conhecemos. Conheça mais sobre esse destino da África!
Onde fica Casablanca?
A cidade de Casablanca fica na costa atlântica do Norte da África, a menos de 90 km da capital do Marrocos, Rabat.
O destino fica a cerca de 300 km ao sul de Tânger, porta de entrada marroquina ao Estreito de Gibraltar e ao Mediterrâneo. Dessa forma, a cidade floresceu como um porto naturalmente adequado para o comércio marítimo.
Você pretende incluir outros destinos do Marrocos em seu itinerário de viagem? A milenar Fez fica a 295 km de distância, enquanto a antiga capital Meknès está a 240 km.
Casablanca, Marrocos: mapa
A maior cidade do Marrocos não tem o mesmo caos urbano que outras grandes cidades do país, como Fez e Rabat, onde circular pelas ruas pode ser desafiador.
Pelo contrário, Casablanca sofreu grande influência francesa no século XIX e conta com bulevares amplos, que facilitam os deslocamentos de veículos e pedestres.
A cidade é bastante moderna e conta com um bom serviço de transporte público, além de ter investido em sua infraestrutura hoteleira.
A região litorânea, como Le Corniche, oferece um agradável calçadão à beira do Atlântico. No centro da cidade, surpreende a concentração e variedades dos comércios, desde de lojas de artigos típicos a boutiques grifes mundialmente famosas.
Veja onde fica Casablanca, Marrocos, no mapa!
Como chegar em Casablanca?
O principal aeroporto marroquino é o Mohammed V, o aeroporto de Casablanca, Marrocos. Isso é de grande utilidade para os viajantes, pois torna possível chegar à cidade a partir de praticamente qualquer lugar do mundo.
Há excelente oferta de voos com uma ou duas escalas a partir de várias cidades brasileiras, além de voos diretos via cidades europeias.
Uma vez no aeroporto, você pode chegar ao seu hotel de diversas maneiras, como o trem. Há uma estação no subsolo que leva diretamente à estação de trem Gare Voyageurs, no centro da cidade.
O trânsito entre o aeroporto e o centro da cidade é geralmente tranquilo, levando aproximadamente 40 minutos de carro. A empresa CTM opera uma linha de ônibus que conecta o aeroporto ao centro em menos de 50 minutos.
A via marítima, entretanto, não é muito viável. Apesar de a cidade possuir um dos maiores portos do mundo, não existe um serviço regular de passageiros por mar.
O Marrocos tem uma extensa rede ferroviária, o que pode ser um jeito diferente de viajar pelo país. A opção é ainda mais indicada se você estiver nas proximidades, como a capital, Rabat.
De carro, a principal via que leva à cidade é a rodovia A1, que percorre a costa atlântica do país e passa por paisagens incríveis. Essa opção, no entanto, não é muito indicada, já que as sinalizações marroquinas são escritas em árabe.
Qual é a melhor época para ir a Casablanca?
A temperatura em Casablanca, Marrocos, não é tão extrema quanto em outras regiões do país, e isso é muito bom para o turista.
Afinal, como não ocorre um calor tão intenso no verão, a experiência turística pode ser agradável inclusive nessa temporada, que vai de junho a agosto.
Nessa época, a média chega a 26º e praticamente não chove na cidade, o que pode ser interessante para quem deseja curtir as praias locais. Além disso, o clima também é perfeito para longas caminhadas e passeios pela orla.
Entretanto, pode ser interessante visitar a região de outubro a maio, uma época de menor movimento turístico. Este período abrange a primavera e o inverno, oferecendo condições climáticas mais amenas e agradáveis.
Nesse caso, tenha em mente que as temperaturas tendem a cair à noite, o que pode ser um refresco bem-vindo para o viajante.
Para aqueles que querem evitar multidões a todo custo, o mês de abril pode ser uma excelente opção. Nesse mês, as temperaturas começam a cair, atingindo máximas de 20ºC, o que é interessante para quem não gosta de calor.
O mês é também um período especial na cidade, pois é quando ocorre o festival Jazzablanca. Mesmo assim, a cidade não fica tão cheia, o que pode resultar em tarifas de hotéis mais atraentes.
Onde se hospedar em Casablanca, Marrocos?
Se você ainda não sabe onde ficar em Casablanca, Marrocos, pode ficar tranquilo, pois não faltam lugares interessantes para hospedagem.
Entre as áreas mais indicadas está o bairro de Ain Diab, uma região costeira cheia de atrativos, especialmente nos meses mais quentes. É o lugar perfeito para curtir o mar e o clima praiano.
Ain Diab também é famoso por sua animada vida noturna, com muitos dos melhores bares e clubes da cidade, sobretudo ao longo da avenida La Corniche. O bairro ainda abriga atrações como a Mesquita Hassan II, uma das melhores atrações locais.
Caso você prefira uma experiência pautada na história, pode ser mais interessante ficar na região de Old Medina, a área histórica cercada por antigas muralhas.
É um lugar tradicionalmente marroquino, com mercados de artesanato, bazares, barracas de rua e muitas outras atrações tradicionais.
O lado negativo é a distância em relação a pontos estratégicos, o que pode ser um incômodo para quem vai passar pouco tempo em Casablanca.
Outra possibilidade para a sua estadia é a região de Racine, ao sul do Corniche e Old Medina. É o bairro mais sofisticado de Casablanca, onde você encontra galerias de arte, bons restaurantes e lojas de luxo.
Hotéis para todos os gostos em promoção no El Quarto!
Os melhores hotéis em Casablanca, Marrocos, estão ao alcance do seu bolso com o El Quarto, a plataforma de hospedagem mais completa do mercado.
Nosso site te ajuda a planejar em detalhes a sua estadia, com filtros para turbinar a sua pesquisa e ofertas imperdíveis de hospedagem.
Você encontra uma ampla seleção de acomodações e muitos hotéis com política de cancelamento gratuito. Assim, você conta com a flexibilidade necessária para encontrar a opção que melhor se adequa às suas preferências.
O viajante ainda conta com a possibilidade de parcelar suas reservas em até 12 vezes no cartão de crédito, facilitando o planejamento financeiro.
Faça uma pesquisa agora mesmo e descubra que é possível viajar sem pesar no bolso com o El Quarto!
O que fazer em Casablanca?
Essa cidade marroquina ganhou renome mundial em 1942 com o lançamento do icônico filme Casablanca, que a imortalizou como cenário principal. Seu significado, porém, vai muito além do cinema!
A cidade é uma protagonista em marcos sociais, políticos e históricos de Marrocos, além de ser uma das cidades portuárias mais importantes do Norte da África.
Hoje, é um dos destinos mais procurados pelos turistas, atraindo viajantes com sua arquitetura que combina a arte nouveau francesa com a cultura árabe.
A cidade é uma verdadeira tapeçaria de tesouros, com atrações que mesclam o antigo e o moderno com excelência.
Vem conferir o que fazer em Casablanca, Marrocos!
Praça Mohammed V
Praça mais importante de Casablanca, Marrocos, a Mohammed V é um refúgio em meio à correria do centro da cidade.
Ali, você terá a oportunidade de capturar belas imagens dos edifícios históricos e desfrutar de preciosos momentos de descanso entre um passeio e outro.
Com uma suntuosa fonte ao centro, a praça costuma reunir vendedores ambulantes e barraquinhas que oferecem produtos típicos marroquinos.
O espaço é bastante agradável, rodeado por palmeiras. A localização também é excelente, perto de pontos importantes, como a Igreja de Notre Dame de Lourdes e o Parque da Liga Árabe.
É também na Praça Mohammed V que ocorrem os melhores eventos do calendário da cidade. Com alguma sorte, você pode até assistir a algum show gratuito por lá!
Old Medina
Assim como outras cidades marroquinas, Casablanca, Marrocos, também tem uma cidade amuralhada para chamar de sua: a Old Medina.
Trata-se de uma típica cidade medieval cercada por muralhas, onde é possível imergir na cultura local. Você encontrará por ali, por exemplo, os famosos souks, mercados que vendem uma variedade de produtos locais.
A cidadela murada é quase um labirinto com milhares de ruas e becos, e vai ser difícil resistir a uma caminhada sem rumo pela região.
Certamente não é a medina mais deslumbrante do Marrocos, mas é uma atração que pode ficar de fora dos seus planos!
Aproveite para ir às compras e não deixe de barganhar! A pechincha é muito comum nas lojas locais e pode te render uma bela economia!
Mesquita Hassan II
Se fosse necessário indicar apenas um grande atrativo da cidade para conhecer, seria a Mesquita Hassan II, em Casablanca, Marrocos.
É não apenas o maior ponto turístico da cidade, mas é a segunda maior mesquita de todo o mundo e a maior do Marrocos.
A mesquita fica à beira-mar, foi inaugurada no começo da década de 1990 e chega a impressionantes 210 metros de altura em seu minarete.
A estrutura foi construída para comemorar o aniversário do ex-rei do Marrocos, Hassan II, O interior é suntuoso, com piso de mármore, detalhes esculpidos em madeira e azulejos coloridos.
Essa obra-prima da arquitetura árabe abriga uma sala de orações monumental, iluminada pela luz solar, e contou com o trabalho de mais de 10 mil artesãos.
Diferentemente de muitas mesquitas, a Hassan II não é exclusiva para muçulmanos: a construção é aberta à visitação de todos! Você também poderá tirar fotos e fazer vídeos como desejar.
No entanto, existem regras a serem seguidas. É necessário utilizar roupas modestas, que cubram braços e pernas. As mulheres devem cobrir a cabeça.
Não-muçulmanos só podem fazer a visita guiada, ao custo de 5 dirhams (em outubro/2023). O ingresso inclui a entrada no museu Hassan, na entrada da mesquita.
Rick’s Café
O filme Casablanca (1942) ajudou a colocar Casablanca, Marrocos, no mapa de turismo do Norte da África. Por isso, nada mais justo que visitar um dos cenários mais icônicos do longa hollywoodiano em seu roteiro!
No filme, o Rick’s Café era um restaurante frequentado por nazistas. No entanto, o lugar não existia de verdade.
Após o sucesso estrondoso do filme, resolveram construir uma réplica real do restaurante fictício! A atmosfera é bastante romântica, à altura dos protagonistas Rick e Ilsa.
E o sucesso cinematográfico não é o único motivo para conhecer o Rick’s Café. Estamos falando de um dos poucos lugares na cidade que tem autorização para servir bebidas alcoólicas!
Mercado Central de Casablanca
Outra atração imperdível é o Mercado Central de Casablanca, Marrocos, que fica na parte mais moderna da cidade.
O local é um grande centro comercial, onde você pode adquirir uma variedade de produtos, como carnes, flores, especiarias e tapetes marroquinos típicos.
Durante o seu passeio, não perca a oportunidade de conhecer os tradicionais sabores locais em um dos restaurantes do mercado.
La Corniche
A região mais charmosa de Casablanca, Marrocos, é La Corniche, um calçadão à beira-mar que oferece a melhor vista do Oceano Atlântico na cidade.
Com vários quilômetros de extensão, o local é bastante frequentado a qualquer hora do dia, sobretudo por abrigar vários restaurantes e bares.
A região também tem uma pequena praia de areia fina que pode ser o lugar perfeito para curtir o pôr do sol.
Outra possibilidade na região é a visita ao Farol El-Hank, um dos melhores mirantes de Casablanca. É um lugar imperdível para fotografar a cidade vista de cima.
Se você seguir pela La Corniche, chegará à famosa praia de Ain Diab, uma das atrações mais badaladas da cidade!
Morocco Mall
O que você acha de ir às compras em um dos melhores destinos da África? Não deixe o Morocco Mall fora do seu itinerário por Casablanca, Marrocos!
Localizado na avenida La Corniche, o Morocco Mall é o maior shopping do norte africano, com uma infraestrutura surpreendente, com mais de 600 lojas. O espaço ainda oferece praças de alimentação e um cinema moderno.
E não acabou! Os visitantes podem usufruir de um parque aquático, jardins, parquinho infantil e pista de patinação, tudo a poucos metros do mar.
Não é à toa que o Morocco Mall é uma atração imperdível, que cativa visitantes de todo o mundo!
Villa des Arts de Casablanca
Para garantir um toque de arte e cultura ao seu roteiro pela cidade, coloque o Villa des Artes de Casablanca, Marrocos, em seus planos!
Esse espaço cultural faz parte de uma das primeiras fundações do Marrocos, a ONA, criada para promover a cultura e a criatividade no país.
O Villa des Artes é totalmente dedicado à arte contemporânea e oferece tanto exposições internacionais quanto obras de artistas locais marroquinos.
O centro cultural está localizado nos arredores do Parque da Liga Árabe, no Boulevard Brahim Roudani. A entrada é gratuita.
Onde comer em Casablanca, Marrocos?
Atrações que não podem faltar no seu roteiro são restaurantes em Casablanca, Marrocos. A cidade pode ser o lugar perfeito para conhecer toda a diversidade da autêntica cozinha marroquina.
A avenida La Corniche é um dos melhores endereços gastronômicos da cidade, onde você encontra restaurantes à beira-mar que oferecem pratos tradicionais marroquinos.
Você também deve explorar as delícias dos restaurantes e das barracas de comida da Old Medina, famosa pelos souks que vendem iguarias como tagines e cuscuz.
Racine, um bairro mais sofisticado, é o cenário mais indicado para uma experiência gastronômica elegante, com muitas opções gourmet.
Entre os destaques estão os restaurantes de fusão que combinam influências francesas e marroquinas.
Se você prefere um ambiente contemporâneo e descolado, vale a pena explorar a região do Morocco Mall. Além das próprias praças de alimentação do shopping, há muitas opções gastronômicas nas proximidades.
Câmbio em Casablanca: qual moeda levar para o Marrocos
Quando se trata de câmbio em todo o Marrocos, é importante ter em mente algumas dicas úteis.
A moeda de Casablanca, Marrocos, é o dirham marroquino (MAD), cotado a R$ 0,49 em outubro/2023.
É aconselhável trocar alguns euros por dirhams ainda no aeroporto para conseguir pagar sem dificuldades pelo seu deslocamento até o hotel. Há também algumas casas de câmbio no centro da cidade, perto da Old Medina, e na área mais moderna.
Outra possibilidade é utilizar caixas eletrônicos para sacar dirhams com seu cartão de débito ou crédito.
Cartões de crédito são aceitos em alguns hotéis, restaurantes e lojas maiores em áreas urbanas. No entanto, em lugares menores, pode não ser uma opção.
Ter dinheiro em espécie é essencial no Marrocos para pagar por refeições, transporte, pequenas compras e gorjetas.
É fundamental que as notas estejam em boas condições, pois cédulas danificadas podem ser recusadas.
Quantos dias ficar em Casablanca?
Casablanca, Marrocos, é uma cidade grande e cheia de atrações. Por isso, nada de passar apenas um dia na cidade, ou você pode acabar deixando lugares incríveis para trás.
Para explorar lugares como a Mesquita Hassan II, a Praça Mohammed V e La Corniche, o ideal é passar uns três dias na cidade.
Esse período pode ser ampliado se você também planeja fazer passeios de um dia para cidades vizinhas, como Rabat ou Mogador. O ideal é adicionar um ou dois dias extras para cada destino.
Se você deseja mergulhar mais profundamente na cultura marroquina e experimentar a vida cotidiana, uma estadia mais longa, de até uma semana, é o mais indicado.
O que fazer em Casablanca em um dia?
Você não poderá ficar por muitos dias na cidade? Não se preocupe, pois vamos te ajudar a encontrar o que fazer em Casablanca, Marrocos, em um dia.
Esse intervalo não é muito grande, mas pode ser uma oportunidade para experimentar uma amostra do charme multifacetado da cidade.
Comece seu dia explorando a Mesquita Hassan II e siga para a Praça Mohammed V. Passe um tempinho na região para mergulhar na atmosfera local.
Ao caminhar pela região, você encontrará muitas lojas e vendedores, onde é possível comprar lembranças e experimentar a culinária marroquina.
Na sequência, visite o Mercado Central e aproveite para adquirir alguns souvenirs e produtos locais para levar para casa. Há bons restaurantes no local para a hora do almoço.
Depois, faça a digestão enquanto relaxa na Avenida La Corniche, onde você pode desfrutar da melhor vista do Oceano Atlântico. Se tiver tempo, visite o Farol El-Hank, ainda na Corniche.
No final do dia, visite o Morocco Mall e surpreenda-se com as centenas de lojas instaladas por lá. Pode ser até que sobre um tempinho para curtir o parque aquático do centro comercial!
Como é viver em Casablanca?
Morar em Casablanca, Marrocos, uma das maiores cidades do país, pode ser sinônimo de qualidade de vida elevada.
A cidade é um vibrante centro econômico e cultural, onde diferentes culturas se misturam. O clima mediterrâneo, por sua vez, é bastante agradável, distante dos rigores do inverno e do verão.
A metrópole é também o grande centro financeiro e industrial do país, e seus moradores encontram ampla oportunidade de emprego e negócios.
O melhor de tudo é que o custo de vida é bem mais acessível em relação a muitas metrópoles ocidentais. Os gastos são cerca de 10% mais baratos que no Rio de Janeiro, por exemplo, de acordo com o site Expatistan.
A metrópole tem infraestrutura moderna, com boas rodovias, transporte público eficiente e um aeroporto internacional moderno. O destino também é um centro de cultura e entretenimento efervescente.
O lado negativo fica por conta de certos desafios, como trânsito congestionado, poluição do ar, diferenças culturais e barreiras linguísticas. O francês é amplamente falado, mas o árabe é a língua oficial do país.
Não se esqueça do seguro viagem para conhecer Marrocos!
Tão importante quanto planejar a sua visita a Casablanca, Marrocos, é garantir que você vai contar com a proteção que precisa durante a sua estadia. É por isso que você não pode viajar antes de adquirir um bom seguro viagem!
Essa precaução assegura tranquilidade e segurança ao viajante, amparando-o em caso de imprevistos com assistência prática e financeira.
Assim, você conhece a cidade com a tranquilidade de quem está devidamente coberto em relação a despesas médicas, problemas com bagagens e até repatriação de emergência.
Em um país estrangeiro, como Marrocos, a assistência médica pode ser cara, e um seguro viagem adequado garante atendimento de qualidade em caso de necessidade.
O seguro também te protege em uma série de situações que podem surgir durante a viagem, como cancelamento de voos, perda de documentos, entre outros inconvenientes.
E não pense que essa tranquilidade vai pesar no seu orçamento! No Seguros Promo, você encontra os melhores planos de seguro viagem pelo melhor custo-benefício!
Faça uma pesquisa e aproveite para utilizar à vontade o comparador do Seguros Promo. Você poderá analisar até quatro planos de uma só vez, facilitando a sua pesquisa!
Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!
A sua hospedagem em Marrocos pelo menor preço no El Quarto!
O El Quarto te ajuda a planejar a sua visita a Casablanca, Marrocos, com segurança e economia. Nossa plataforma de reservas de hotéis se destaca por seu compromisso com o conforto e economia nos melhores destinos do planeta.
O viajante pode escolher entre milhares de acomodações ao redor do mundo, muitas delas com a flexibilidade do cancelamento grátis. Tudo foi minuciosamente pensado para te ajudar a planejar suas viagens sem abrir mão do conforto ou da economia.
O site é intuitivo para o viajante, com vários filtros para turbinar a sua pesquisa e pagamentos em até 12 vezes no cartão.
Faça uma pesquisa agora mesmo e descubra que conhecer Casablanca pode custar muito menos do que você imagina!
Mais dicas de destinos e viagens
- Cidades do Chile: melhores destinos para visitar no país
- Cuenca: o que fazer na cidade e em seus arredores
- Cidade do Cabo: descubra o melhor da capital da África do Sul
- Rio das Ostras: melhores atrações da cidade fluminense
- Taubaté: veja o que fazer na cidade paulista
- O que fazer em São José do Rio Preto: informações e dicas de viagem