Bariloche, Argentina: veja nossas dicas de como ir, quando, e como aproveitar a cidade!

19 dez 2021 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Um dos destinos mais visitados por brasileiros no exterior, Bariloche, Argentina, consegue conquistar seus turistas de várias formas distintas.

Não bastasse a neve que colore a paisagem de branco e oferece várias atrações, a cidade ainda fica em uma região belíssima da Patagônia Argentina, em meio a montanhas, lagos e muitas belezas naturais.

No coração da cidade, existem bons restaurantes e hotéis, cheios de conforto e comodidade para quem busca uma experiência inesquecível em um dos principais destinos sul-americanos.

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre Bariloche, incluindo dicas para que você aproveite sua viagem ao máximo! Veja só!

Bariloche, Argentina: dicas para aproveitar a cidade!

Por muito tempo, a cidade de Bariloche, na Argentina, parecia estar fora do radar do turismo internacional, muitas vezes preterida pelos viajantes em nome da capital, Buenos Aires, ou de outros destinos sul-americanos.

Foi só na década de 1980 que San Carlos de Bariloche se firmou como um dos destinos mais procurados por brasileiros no exterior, onde é possível curtir a neve sem precisar atravessar o oceano.

No inverno, o esqui e as atividades no gelo dominam a preferência popular, mas não se engane: a cidade é também um destino formidável nos meses mais quentes do ano, quando os turistas podem curtir as águas limpas do lago Nahuel Huapi.

Ainda é possível se aventurar no rafting pelas águas do Rio Manso, percorrer trilhas em meio à natureza no Parque Nahuel Huapi, explorar as opções gastronômicas do centro ou simplesmente curtir a vista indescritível do Cerro Campanário.

Como se tudo isso já não fosse o suficiente, a cidade ainda dispõe de excelente infraestrutura, incluindo hotéis confortáveis, que oferecem grande variedade de serviços para facilitar a vida dos viajantes.

Em outras palavras, não faltam motivos para incluir Bariloche em seu planejamento de viagem pela América do Sul, e neste artigo você vai descobrir por quê!

Onde fica Bariloche?

Onde fica Bariloche?
Fonte: Unsplash

Bariloche, Argentina, é uma cidade localizada em uma região conhecida como Andes Patagônicos, situada a pouco mais de 1.500 km de Buenos Aires, quase na divisa com o Chile.

O município andino fica a apenas 893 metros acima do nível do mar, o que significa que você não deverá sofrer com o soroche, ou mal de altitude, que tanto incomoda viajantes que visitam regiões elevadas.

Que tal aproveitar para conhecer outros destinos fantásticos nas proximidades? 

A lista inclui Villa La Angostura, a 82 km de distância, San Martín de los Andes, a 160 km, e a chilena Aguas Calientes, a 170 km.

Mapa Bariloche, Argentina

Pode-se dizer que a vida em Bariloche gira em torno do Nahuel Huapi, um lago de origem glacial que ocupa 550 km² de área e é protegido pelo parque nacional mais antigo do país.

No entanto, a cidade abriga muitos outros atrativos incríveis espalhados por diversos pontos, como parques, mirantes e muito mais!

Confira tudo no mapa Bariloche, Argentina!

Como ir a Bariloche, Argentina

Como ir a Bariloche, Argentina
Fonte: Unsplash

Como estamos falando de um destino badalado, não é difícil chegar a Bariloche e a cidade dispõe de seu próprio aeroporto

A Latam e a Aerolíneas Argentinas oferecem voos com cerca de 2h20 de duração a partir de Buenos Aires. Ou seja, você pode voar do Brasil até a capital argentina e, de lá, finalizar a sua viagem.

Depois de desembarcar, você pode pegar um táxi até o centro da cidade (com custo médio de 350 preços em novembro/2021) ou subir em um ônibus da linha 72, com tarifa a 21,34 pesos. 

Também é possível chegar a Bariloche de carro ou ônibus a partir de Buenos Aires, mas você vai gastar, no mínimo, 23 horas na estrada, o que pode tornar a viagem inviável, especialmente se o seu tempo está curto.

Passagem para Bariloche, Argentina

Você pode encontrar passagem para Bariloche, Argentina, a preços promocionais no buscador do Passagens Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar!

Para isso, basta digitar as cidades de origem e destino, as datas da viagem, e pronto. A plataforma do Passagens Promo te mostra as melhores promoções para o período e o destino desejados!

Não deixe de utilizar a aba de economia em dias próximos para identificar o momento mais econômico para embarcar e cadastre seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para viajar para Bariloche?

Qual a melhor época para viajar para Bariloche?
Fonte: Unsplash

A época perfeita para visitar a cidade de Bariloche vai depender dos objetivos da sua viagem. Afinal, você prefere curtir o sol e atividades ao ar livre ou quer conhecer a neve?

A cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, com termômetros entre 8ºC e 25ºC de dezembro a fevereiro e entre -1ºC e 9ºC no inverno, de maio a agosto.

A alta temporada acontece durante o inverno, quando os preços de passagens aéreas e diárias tendem a subir. 

Para garantir preços mais econômicos e conhecer a neve, vale a pena se organizar para visitar a cidade entre agosto e setembro, quando o movimento intenso do inverno começa a se esvair.

Quando ver neve em Bariloche?

Quando falamos de Bariloche, Argentina, melhor época para ir curtir a neve vai depender, pois a quantidade de neve varia bastante a cada ano.

Em geral, as primeiras nevascas acontecem a partir do final de junho e podem se estender até o final de julho.

No entanto, em agosto ainda neva na cidade: em alguns anos, você pode encontrar neve até mesmo no comecinho do mês de setembro!

Onde ficar em Bariloche, Argentina

Onde ficar em Bariloche, Argentina
Fonte: Hotel Design Suites Bariloche

Um dos fatores que mais atrai viajantes a Bariloche, Argentina, é a qualidade do setor hoteleiro local: você vai encontrar muitos hotéis em diferentes estilos, localizações e faixas de preço, com opções para todos os gostos.

Cada região, porém, tem suas próprias características, confira!

Centro

Se você está viajando sem carro ou simplesmente deseja ficar em uma localização estratégica, com fácil acesso aos atrativos turísticos, vale a pena ficar no centro de Bariloche, Argentina.

Assim, você estará a uma caminhada de distância de bons restaurantes, agências turísticas e comércio diversificado.

Avenida Bustillo

Avenida Bustillo
Fonte: Hotel Apart Altos del Nahuel

Os viajantes que desejam ficar localizados, longe do movimento intenso do centro e perto da natureza, vão gostar de se hospedar ao longo da avenida Bustillo, que rodeia o lago Nahuel Huapi.

Os hotéis da região costumam ser mais isolados e tranquilos, indicados para quem gosta de privacidade e sossego, além de disporem de infraestrutura moderna, coisa que os antigos hotéis do centro podem ter dificuldade para oferecer.

Neste caso, porém, você precisará recorrer a carro ou táxi para circular pela cidade e visitar as principais atrações turísticas.

Cerro Catedral

O Cerro Catedral é a melhor região para quem deseja ficar em plena montanha, pertinho das rampas de esqui mais famosas da cidade

Desse modo, você não vai precisar encarar o trânsito para poder esquiar à vontade.

A desvantagem é que o Cerro Catedral está a 30 minutos do centro da cidade, o que significa que você fará uma pequena viagem se quiser visitar os restaurantes ou lojas do centro.

Além disso, as hospedagens também tendem a ser mais caras em comparação a outras regiões da cidade, então coloque seus gastos na ponta do lápis antes de bater o martelo.

Promoção de hotéis em Bariloche, Argentina!

Promoção de hotéis em Bariloche, Argentina!
Fonte: Hotel Bariloche by Tierra Gaucha

Quer encontrar hotéis baratos em Bariloche, Argentina? Visite agora mesmo o ElQuarto para garantir a economia que você merece em hospedagem!

Nossa plataforma te ajuda a encontrar as melhores opções de hospedagem em Bariloche e qualquer outro destino em poucos cliques, sem complicações desnecessárias.

O primeiro passo é digitar o destino da sua viagem e as datas da sua estadia. Depois, é só clicar em “Pesquisar” e escolher entre as opções apresentadas!

O viajante pode até utilizar filtros especiais para encontrar um hotel que cabe no seu bolso: tudo para garantir a comodidade que você precisa para a sua viagem.

Além disso, você pode pagar suas diárias online, em reais, sem cobrança de IOF, o que pode assegurar ainda mais economia para suas férias.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Bariloche pode sair mais barato do que você pensa!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

O que fazer em Bariloche

Existem tantas atrações esperando por você em San Carlos de Bariloche que é melhor fazer um roteiro de viagem para não deixar nada para trás!

Para te ajudar, selecionamos alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua lista!

Confira o que fazer em Bariloche, Argentina!

Centro Cívico 

Principal praça da cidade, o Centro Cívico é um lugar movimentado a qualquer hora do dia ou da noite por abrigar várias atrações turísticas, restaurantes e muitos hotéis.

Ficam ali, por exemplo, o Museu da Patagônia, a Prefeitura de Bariloche e a maior biblioteca da cidade, a Biblioteca Popular Domingo Faustino.

Além disso, as construções da região foram inspiradas no estilo tradicional dos Alpes, conferindo um ar ainda mais charmoso ao seu passeio pelo centro de Bariloche.

Que tal aproveitar para contemplar o nascer do sol sobre o lago Nahuel Huapi durante seu passeio pelo Centro Cívico?

Lago Nahuel Huapi

Há quem diga que o coração de Bariloche, Argentina, está no lago Nahuel Huapi, no norte da cidade.

A região tem beleza natural deslumbrante, com as águas calmas do lago rodeadas por florestas verdejantes que ficam ainda mais belas durante o verão.

Nos meses mais quentes do ano, os argentinos lotam a região para espantar o calor e se divertir em esportes aquáticos e atividades ao ar livre.

Os visitantes podem até fazer passeios de barco pelo lago, incluindo algumas ilhas espalhadas pelos mais de 550 km² de área.

Cerro Catedral

Cerro Catedral
Fonte: Paolo / Flickr / CC BY-SA 2.0

O Cerro Catedral ostenta um título admirável: é ali que fica a maior estação de esqui da América do Sul, que oferece ao visitante mais de 100 km de pistas em diferentes níveis de dificuldade.

Embora só seja possível esquiar no Cerro Catedral durante os meses em que neva em Bariloche, a estação funciona o ano inteiro, oferecendo trilhas ecológicas e uma vista panorâmica da cidade.

Se você decidir esquiar durante sua estadia em Bariloche, mas não tem nenhum equipamento ou conhecimento sobre o esporte, não se preocupe. 

A estação do Cerro Catedral oferece aluguel de equipamentos e aulas de esqui e snowboard para principiantes, inclusive crianças.

Cerro Otto

Já imaginou avistar o ponto em que a montanha se encontra com o lago Nahuel Huapi e o céu? Essa é a vista que te espera no Cerro Otto, aberto durante os 12 meses do ano.

O parque abriga várias trilhas para caminhada, teleférico, pistas de esquibunda (durante o período de neve) e o curioso restaurante Confitería Giratória Cerro Otto, que se movimenta a baixa velocidade, completando voltas completas a cada 20 minutos.

Cerro Campanário

A mais de 1.050 metros de altitude, o Cerro Campanário se orgulha de oferecer a vista mais bonita de Bariloche.

Ali, você poderá avistar outros cerros nos arredores da cidade, o lago Nahuel Huapi e outros cenários incríveis, além de ter acesso a boa infraestrutura, incluindo restaurantes, lanchonetes e banheiros.

Para chegar até o topo do cerro, você pode embarcar em um teleférico ou encarar trilhas emocionantes em meio à natureza: passeio ainda mais inesquecível em dias de céu azul.

Circuito Chico

O Circuito Chico é um roteiro turístico que percorre as atrações mais famosas de Bariloche em pouco mais de 4 horas.

O percurso guiado visita lugares como o Cerro Campanário, a Capela de San Eduardo, o porto de Pañuelo e, é claro, o lago Nahuel Huapi, enquanto um guia conta mais sobre a história da cidade.

Em outras palavras, é uma alternativa divertida e diferente para conhecer mais sobre Bariloche e as belezas da Patagônia!

Quanto custa em média uma viagem para Bariloche?

Quanto custa viajar para Bariloche depende do estilo de viagem que você deseja desfrutar. 

Quem não abre mão de luxo pode pagar uma fortuna para se hospedar nos hotéis de alto padrão da cidade. 

Também é possível encontrar alternativas mais econômicas de hospedagem, que podem baratear a viagem.

Em média, o viajante encontra pacotes que incluem passagem e hospedagem a partir de R$ 4.000, a depender da época da viagem.

Quem optar por conhecer Bariloche na baixa temporada e não se importa em se hospedar em hostels, por exemplo, pode garantir uma viagem ainda mais barata.

Se você quiser visitar a cidade em pleno inverno, o preço pode subir para até R$ 8.000 (preços em novembro/2021).

Por isso, capriche no planejamento de viagem antes de comprar suas passagens aéreas para garantir a melhor experiência possível sem sacrificar suas finanças!

Encontre os melhores hotéis em Bariloche, Argentina!

Você pode encontrar hotéis em Bariloche, Argentina, reservar suas acomodações e até pagar suas diárias em um só lugar: o buscador ElQuarto!

A plataforma intuitiva e fácil de usar reúne milhares de hotéis, pousadas e resorts a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito.

Além disso, nosso sistema oferece ao viajante vários filtros para potencializar a busca por hospedagens que cabem no seu bolso.

Assim vai ficar fácil visitar um dos destinos mais famosos da América do Sul sem pesar no orçamento!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.