Bordeaux, França: onde se hospedar e principais atrações!

01 fev 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Carinhosamente conhecida como cidade do vinho, Bordeaux, França, emana gastronomia, arte, história e cultura, com opções de lazer tanto para quem procura tranquilidade quanto para quem não abre mão do agito.

Existem mais de 350 edifícios históricos nessa cidade tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além de restaurantes consagrados, belas paisagens naturais e muitas outras atrações.

Vem conferir o que fazer em um dos melhores destinos da França!

Bordeaux, França: como aproveitar a cidade?

Bordeaux, França: como aproveitar a cidade?
Fonte: Fred Romero / Flickr / CC BY 2.0

Foi às margens do rio Garonne que Bordeaux, França, nasceu e cresceu em elegância e importância, a tal ponto de ser apelidada de “pequena Paris”. 

Ali se desenvolveu uma das culinárias mais apreciadas no mundo, com pratos deliciosos sempre acompanhados por vinho de qualidade: não coincidentemente, a cidade é a maior produtora de vinhos de toda a França.

Mas não é só isso. 

Durante a sua visita a cidade, você também vai se encantar com sua história medieval, seu centro histórico recheado de construções centenárias e seus muitos parques. Veja só!

Em que região da França fica Bordeaux?

A cidade de Bordeaux está a cerca de 500 km de Paris, 555 km de Lyon, 245 km de Toulouse e a 350 km de Montpellier.

A capital vinícola da França está na região sudoeste do país, quase às margens do Golfo de Biscaia e a pouco mais de 200 km da fronteira com a Espanha, ao sul.

Bordeaux, França: mapa

A Place de La Bourse é o coração de Bordeaux (ou Bordéus, na versão aportuguesada): é ali que fica a famosa Fonte das Três Garças, conhecida por seu gigantesco espelho d’água.

Nos arredores da cidade, o destaque fica por conta das vinícolas, que produzem um dos melhores vinhos do mundo.

Confira o mapa da região de Bordeaux, França! 

Como ir de Paris para Bordeaux?

O Aeroporto de Bordeaux-Mérignac é a principal forma de acesso dos turistas que vêm de outros países. 

Embora não receba voos diretos a partir do Brasil, o aeroporto (que fica a 12 km do centro histórico) recebe conexões via Paris e outras cidades europeias.

Quem já está em Paris e quer visitar a capital dos vinhos pode contar com uma preciosa ajuda dos trens de alta velocidade para fazer a viagem em apenas 2 horas.

Aliás, você sabia que não existe mistério na hora de comprar passagens aéreas mais baratas para Bordeaux, França? Basta procurar no lugar certo antes de adquirir os seus bilhetes.

Uma boa dica é sempre acessar o Vai de Promo para fazer a pesquisa mais eficiente e completa do mercado: você vai encontrar descontos de até 35% e ofertas incríveis das melhores companhias aéreas.

Só não se esqueça de assinar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Bordeaux?

Se você visitar a cidade de Bordeaux, França, para conhecer suas vinícolas, é melhor evitar os meses de frio, de novembro a março, quando as plantações estão “mortas”.

Mas o verão também não é uma boa alternativa. 

Além de serem os mais movimentados (e caros) para turismo, os meses de julho e agosto são marcados pelo calor intenso, que pode tornar a sua viagem bem menos confortável.

Você vai aproveitar muito mais se conhecer as vinícolas entre maio e junho, quando os parreirais começam a crescer, ou de setembro à primeira quinzena de outubro, quando começa a colheita nas parreiras carregadas de uvas.

Bordeaux, França: onde ficar?

Quem deseja se hospedar perto dos principais pontos turísticos em Bordeaux, França, deve procurar por um hotel no centro histórico, especialmente na região de Triangle d’Or.

Essa é a região perfeita para quem deseja desfrutar da cidade no modo “slow travel”, sem pressa, conhecendo com calma seus bons restaurantes, museus, monumentos e construções históricas.

Como o centro, porém, é bastante movimentado, as pessoas que fazem questão de tranquilidade podem preferir ficar em Lac, uma área bastante verde e agradável, embora mais distante do centro.

A região de Saint-Michel, por sua vez, é a mais multicultural e étnica, com grande influência latina e americana, nas proximidades da Basílica de Saint-Michel.

Há, ainda, os turistas que optam por se hospedar perto das vinícolas, em Martillac, ou no bairro hipster de Chartrons, principal polo de comércio de vinhos da cidade.

Hotel em Bordeaux, França, pelo menor preço!

Hotel em Bordeaux, França, pelo menor preço!
Fonte: Pxhere / CC0

A não ser que você esteja pensando em ficar na casa de um amigo ou familiar durante a viagem a Bordeaux, França, você precisa se planejar com antecedência em relação à hospedagem.

Quanto mais você se organizar e pesquisar, melhores as chances de encontrar boas ofertas e diárias com descontos nos hotéis mais bem localizados.

Por essas e outras, acesse o El Quarto antes de reservar o seu hotel!

Nossa plataforma tem milhares de acomodações nos melhores destinos nacionais e internacionais a preços exclusivos para garantir a economia que você precisa para a sua viagem.

O viajante ainda encontra condições de pagamento facilitadas, como a possibilidade de dividir sua hospedagem em até 12 vezes sem juros no cartão e de pagar suas diárias internacionais em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que você não precisa escolher entre viajar e economizar!

O que fazer em Bordeaux

História, cultura, gastronomia e arquitetura esperam por quem visita um dos melhores destinos franceses.

Confira o que visitar em Bordeaux, França! 

Place de La Bourse 

Praça mais importante da cidade, a Place de La Bourse é um complexo arquitetônico que reúne os principais edifícios históricos de Bordeaux.

A praça, que fica entre o rio Garonne e as fachadas datadas do século XVIII, é considerada um símbolo do fim da Idade Média na região: foi depois de sua construção que a antiga cidade-fortaleza se abriu e ganhou ares mais modernos.

A Fonte das Três Garças, bem no meio da praça, é um dos principais cartões-postais da cidade: é ali que fica o maior espelho d’água do mundo.

Em outras palavras, não deixe a cidade antes de conhecer e se apaixonar pela espetacular Place de La Bourse!

Cathédrale Saint André 

A Cathédrale Saint André, também conhecida como Catedral de Bordeaux, França, é uma igreja gótica do século XII que surpreende pelas dimensões: as duas torres superam os 80 metros de altura.

A fachada não é a única parte da construção que encanta os visitantes. 

Por dentro, a catedral é igualmente monumental, com pé de alto extremamente alto, portões vermelhos, um gigantesco órgão e abóbadas imensas.

Não é à toa que muitos monarcas franceses, como Luís VII e Luís XIII, optaram por se casar justamente na belíssima catedral de Bordéus.

Mirror d’Eau (Espelho d’água) 

Mirror d’Eau (Espelho d’água)
Fonte: Olivier Aumage / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Em 2006, a Place de La Bourse ganhou o Mirror d’Eau, o maior espelho d’água do mundo, que conta com diversos efeitos de luz, água e som.

Um dos momentos mais esperados pelos visitantes é quando o volume de água aumenta, alagando parte da praça e, assim, refletindo as construções do século XVIII nos arredores.

Mas atenção: o espelho d’água só fica em operação durante a alta temporada, entre abril e meados de outubro. No restante do ano, você não vai encontrar água por lá!

La Cité du Vin (Museu do Vinho) 

Quem visita a capital do vinho francês não pode deixar de visitar o fantástico La Cité du Vin, ou Museu do Vinho, uma construção com pegada futurista e formato de decanter com um riquíssimo acervo sobre a bebida.

Com mais de 13 mil m² de área, dez pavimentos e 20 áreas temáticas, o museu conta mais de 2.000 anos de história do vinho ao redor do mundo: é o maior museu de vinho do planeta.

Por isso, se você gosta de vinho não deixe de visitar o espaço e, é claro, aproveite para curtir a degustação ao final do passeio!

Margem do Rio Garonne 

Algumas das paisagens mais bonitas de Bordeaux, França, estão às margens do Garonne, o rio que corta a cidade.

O jeito mais interessante de conhecer o rio é em um passeio de barco, que apresenta a cidade sob uma perspectiva bem diferente, a partir da água.

A orla também tem animação garantida: nos fins de semana, o calçadão recebe apresentações culturais, food trucks e música ao vivo.

Depois de caminhar pela orla, nada melhor que seguir ao Parc aux Angeliques, o parque à beira-rio de Bordéus, ou de cruzar a Pont du Pierre para chegar ao quartier Le Bastide, reduto boêmio da cidade.

Quais des Chartrons 

O antigo cais da cidade, o Quais des Chartrons, foi convertido em uma moderna galeria cheia de cafés e lojas com vista privilegiada do rio.

Além do ambiente agradável e das paisagens super fotogênicas, você poderá avistar a famosa ponte Jacques Delma, a maior ponte pênsil do continente europeu.

Grand Théâtre

Grand Théâtre
Fonte: Patrick Despoix / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Grand Théâtre é um edifício do século XVIII que se destaca pela arquitetura com toque renascentista, com destaque para as esculturas das deusas romanas Juno, Minerva e Vênus.

Casa oficial da Ópera Nacional de Bordéus, o prédio tem uma belíssima escadaria clássica que inspirou Charles Garnier a projetar a famosa Ópera Garnier, em Paris.

Hoje, a região do Grand Théâtre é um importante ponto de encontro entre locais e turistas, que se distribuem entre os bons cafés dos arredores para passar o tempo e conhecer mais da gastronomia local.

O que fazer em 1 dia em Bordeaux?

A depender de quantos dias ficar em Bordeaux, França, você poderá ter uma experiência mais imersiva ou mais corrida na cidade. 

O ideal é reservar ao menos alguns dias para conhecer tudo com calma, mas se o seu tempo está corrido e você vai fazer só um bate-volta, não se preocupe: você pode conhecer muitas atrações legais em apenas um dia na cidade.

Comece pela Pont du Pierre, que vai te dar uma vista panorâmica da cidade e pode causar uma impressão fantástica logo de cara.

Em seguida, passe pelo Portão de Borgonha para entrar no centro histórico e visite a Basílica de São Miguel, um dos principais edifícios da cidade.

Depois, siga pela Cours de Victor Hugo para chegar à Cathédrale de Saint-André, ao Gran Théâtre e ao Jardin Public.

Antes de ir embora, vá à Place de La Bourse e despeça-se de Bordeaux com o espetáculo da Fonte das Três Garças e seu espelho d’água!

O que fazer em Bordeaux em 4 dias?

O que fazer em Bordeaux em 4 dias?
Fonte: Fred Romero / Flickr / CC BY 2.0

Com um pouquinho a mais de tempo, você terá a oportunidade de se apaixonar ainda mais pela cidade de Bordeaux, França, um destino perfeito para curtir com calma, sem pressa.

Esse tempo é o suficiente para conhecer todas as atrações que citamos neste artigo, assim como outros pontos turísticos incríveis, como a Place des Quinconces (a maior do país), o Darwin Eco-système e os museus de Belas Artes e de Decoração e Design

Também será possível visitar o Palácio da Bolsa de Bordeaux, a Galeria Lafayette e as lojas de luxo do chamado Triangle-d’Or.

Além disso, em quatro dias você também poderá fazer a Rota dos Vinhos, que passa pelas famosas vinícolas na zona rural da cidade, de onde saem os melhores vinhos da França e do mundo.

Seu seguro viagem para a França está aqui!

Imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer. Pior ainda: podem estragar a sua viagem e ainda render um baita prejuízo!

Mas não se preocupe, porque evitar essas situações desagradáveis é mais fácil do que você imagina: é só contratar um bom seguro viagem antes de sair de casa.

O seguro viagem, que é obrigatório para quem visita a França, confere amparo financeiro e prático em diversas situações que podem acontecer com um viajante, como cancelamento de voo e extravio de bagagem.

Você também estará protegido em caso de problemas mais graves, como acidentes e problemas de saúde.

O melhor seguro viagem está no Seguros Promo, buscador que reúne as seguradoras mais bem-avaliadas do mercado por precinhos imbatíveis!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis em Bordeaux, França, em promoção no El Quarto!

Ainda não sabe onde vai ficar no decorrer da sua viagem e procura hotéis em Bordeaux, França? Então faça uma visita ao buscador El Quarto

São milhares de acomodações nos melhores hotéis, pousadas, resorts e hostels dos principais destinos do mundo a preços imperdíveis.

Você pode comparar ofertas, reservar seu quarto e até pagar as diárias pelo site, com o máximo de comodidade, praticidade e segurança.

Para melhorar, você acessa ofertas exclusivas e encontra condições de pagamento facilitadas, em 12 vezes sem juros no cartão e a possibilidade de pagar suas diárias internacionais em reais, sem aplicação de IOF.

Faça uma simulação gratuita para encontrar hospedagens que cabem no seu bolso e aproveite para assinar a newsletter: assim, você pode receber descontos de até 50%!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.