Camocim, Ceará: não perca as oportunidades de turismo e hospedagem na cidade!

25 jun 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Uma das principais paradas da Rota das Emoções, Camocim, Ceará, é um daqueles destinos para ninguém botar defeito.

É ali que ficam as últimas praias desertas do oeste cearense, de areia branca e mar azul, onde só é possível chegar de buggy ou 4×4, passeando sobre as dunas. 

Um convite à simplicidade e à tranquilidade!

O cenário é tão paradisíaco que se tornou um dos mais buscados por casais em lua de mel no Nordeste brasileiro, mas não se engane: Camocim guarda atrações para todos os públicos! Veja só!

Conheça os melhores pontos turísticos de Camocim, Ceará!

Se você procura um destino para relaxar, a cidade de Camocim, CE, pode ser tudo que você precisa.

Você dificilmente vai encontrar sinal de celular ou internet nas praias mais isoladas, conectadas por estradas onde só é possível chegar em um veículo com tração nas quatro rodas. 

Os banhistas podem escolher entre diversas praias paradisíacas para passar o dia à beira-mar, como a romântica Ilha do Amor, a famosa praia de Barra dos Remédios, as lagoas das Cangalhas e de Tatajuba, entre muitas outras.

O cenário pitoresco é digno de cinema, com dunas de areia branca a moldar o horizonte, às margens de um mar azul calmo, onde é comum a formação de piscinas naturais de águas cristalinas.

Para te ajudar a montar um roteiro pela região, criamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Camocim, Ceará: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Vamos lá!

Onde fica Camocim?

Onde fica Camocim?
Fonte: Pixabay

A cidade de Camocim fica no noroeste do Ceará, no meio do caminho entre a badalada Jericoacoara e o Piauí.

O destino faz parte da chamada Rota das Emoções, um roteiro que inclui também Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

Construída às margens do rio Coreaú, a cidade fica a 93 km de “Jeri” e a apenas 88 km de Cajueiro da Praia, já no litoral piauiense.

Mapa de Camocim, Ceará

Com acesso pela rodovia CE-085, a cidade abriga 64 km de litoral e fica pertinho de alguns dos destinos mais apaixonantes do Nordeste brasileiro.

Ficou interessado em incluir o município em seus planos de viagem? Então confira o mapa de Camocim, Ceará, e comece a montar o seu roteiro agora mesmo!

Quantos quilômetros tem de Fortaleza a Camocim, Ceará?

Quantos quilômetros tem de Fortaleza a Camocim, Ceará?
Fonte: Pixabay

Quem sai de outros estados para conhecer esse pitoresco destino praiano geralmente desembarca no aeroporto da capital cearense e finaliza a viagem por terra.

A distância de Fortaleza a Camocim é de 357 km, o que totaliza cerca de 5h30 de viagem: o trajeto é feito pela BR-222 até Caucaia e, em seguida, você deve pegar a CE-085, conhecida como Rota do Sol Poente.

Depois, você deve pegar a Via Paraipaba até Granja e, por fim, encarar mais 28 km pela CE-364 até chegar a Camocim.

As viações Expresso Guanabara e a Fretcar operam o trecho de Fortaleza a Camocim de ônibus. As viagens duram entre 6h e 8h, com passagens em torno de R$ 90,00 (em abril/2022).

Também é possível desembarcar no Aeroporto de Jericoacoara – Comandante Ariston Pessoa, o que reduz bastante o tempo de viagem: são apenas 90 km de distância, ou cerca de 1h30 de viagem!

Você pode encontrar passagens aéreas para o Ceará no Vai de Promo, que te ajuda a pesquisar preços das melhores companhias aéreas sem complicação. Não deixe de incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Camocim?

Assim como boa parte do litoral cearense, Camocim é uma cidade onde o clima é quente e seco o ano inteiro

Os termômetros praticamente não registram mínimas abaixo de 26ºC e máximas acima de 32ºC: clima constante até mesmo no inverno, graças à proximidade com a Linha do Equador.

Se você viajar entre dezembro e maio poderá encontrar um clima mais chuvoso na cidade, sobretudo entre março e abril.

Em contrapartida, praticamente não chove entre meados de julho e o início de dezembro: a melhor época para curtir as praias da cidade sem se preocupar com guarda-chuva!

Onde ficar em Camocim, CE?

Encontrar hotéis e pousadas em Camocim, Ceará, pode não ser tão simples quanto parece. 

A cidade é relativamente grande e tem mais de 64 km de litoral, o que significa que escolher bem onde ficar pode representar menos gasto de tempo e dinheiro com deslocamentos.

Caso você não abra mão de boa infraestrutura, com fácil acesso a serviços, bares e restaurantes, é melhor se hospedar na Praia do Maceió ou no centro da cidade, regiões que concentram o maior volume de pousadas e hotéis.

Se você prefere mais tranquilidade, pode gostar de ficar na região da Lagoa de Tatajuba, na Praia das Barreiras ou na Praia do Farol do Trapiá. Tenha em mente, porém, que essas regiões reúnem menos opções de hospedagem.

Encontre hotéis e pousadas em Camocim, Ceará, no El Quarto!

Encontre hotéis e pousadas em Camocim, Ceará, no ElQuarto!
Fonte: Pousada Recanto do Mar

Já imaginou encontrar o melhor hotel em Camocim, Ceará, sem complicação e com a economia que seu bolso merece? É só fazer sua pesquisa no El Quarto!

Nossa plataforma reúne as melhores opções de hospedagem nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos e com muitas facilidades, como pagamento de diárias online, cancelamento gratuito e muito mais.

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e descubra que visitar o último destino selvagem do oeste cearense pode caber no seu orçamento!

Tem praia em Camocim?

Muitas vezes ofuscada pela vizinha famosa Jericoacoara, Camocim é uma cidade ainda pouco badalada para o turismo.

Contudo, o destino pode ser uma excelente opção para as suas férias e é um prato cheio para quem não quer saber de agito!

Seu maior destaque são suas praias, ao longo de 64 km de litoral, onde a paisagem é tão bonita que parece saída de uma obra de arte.

Como a maior parte dos destinos da Rota das Emoções, as dunas estão presentes por todo lado, oferecendo não apenas um visual incrível, mas também várias atrações, como passeios de buggy, “esquibunda” e muito mais.

Quem gosta de frutos do mar e pescados não vai se arrepender de explorar os excelentes restaurantes locais, abastecidos por pescadores da região que trazem peixes novos todos os dias!

Você quer mesmo é tomar banho de mar e curtir o sol? Então confira as melhores praias de Camocim, Ceará!

Ilha do Amor

No lado oposto da margem do rio Coreaú, a partir da Praia das Barreiras, é possível chegar ao principal cartão-postal de Camocim: a Ilha do Amor.

Também chamada de Ilha da Testa Branca, a ilha é formada por dunas a perder de vista e lagoas de água doce e cristalina que se formam entre os bancos de areia: um verdadeiro espetáculo da natureza!

A única maneira de chegar até a Ilha do Amor é de barco ou balsa, mas não restam dúvidas: o esforço vale a pena! 

Se possível, visite a ilha em dias de semana, quando o movimento turístico é praticamente nulo e você vai poder curtir a Ilha do Amor com exclusividade!

Praia das Barreiras

Praia das Barreiras
Fonte: Elvis Boaventura / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

A Praia das Barreiras é uma bela praia de Camocim, localizada a pouco mais de 3 km do centro, em plena foz do rio Coreaú.

Diferente da maioria das praias camocinenses, a praia das Barreiras tem imensas falésias avermelhadas no lugar de dunas, de onde é possível avistar boa parte do litoral, incluindo a Ilha do Amor, a orla e a cidade.

A praia é ideal para quem está viajando com crianças ou faz questão de atendimento de barracas e restaurantes na faixa de areia.

Como a região dispõe de excelente infraestrutura e fácil acesso, a Praia das Barreiras é também uma das mais movimentadas, então chegue cedo para garantir seu lugar ao sol!

Praia de Tatajuba

Que tal passar o dia em uma praia formada por imensas dunas, coqueirais e mar verde esmeralda absolutamente cristalino? É exatamente isso que você vai encontrar na Praia de Tatajuba.

A região abriga uma pequena vila de pescadores que já foi completamente coberta pela areia e acabou sendo reconstruída: sinal de que o vento é ótimo para praticantes de surfe, kitesurf e windsurf.

A praia é também conhecida pela Lagoa de Tatajuba, de águas coloridas cercadas por dunas: você não vai resistir a uma descida no escorregador gigante que leva os banhistas do alto da duna à lagoa em poucos segundos!

Se você gosta de praticar esportes como stand-up paddle e canoagem, aproveite as águas calmas da lagoa!

Praia de Guriú

Também conhecida como Praia do Mangue Seco, a Praia de Guriú fica na foz de um rio, em meio a um emaranhado de manguezais e dunas que pertencem ao Parque Nacional de Jericoacoara

A praia é pequena, mas se destaca por oferecer a oportunidade de banho na água doce ou salgada, já que é banhada pelo mar e pelo rio simultaneamente.

A região é bastante procurada por quem deseja observar cavalos-marinhos ou curtir passeios de buggy sobre as dunas.

Praia do Farol do Trapiá

Praia do Farol do Trapiá
Fonte: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Seguindo pela orla de Camocim, Ceará, você chegará à Praia do Farol do Trapiá, uma das mais badaladas da cidade graças a sua excelente infraestrutura.

Ali, você encontrará alguns dos melhores restaurantes da cidade, além de um fotogênico farol que dá nome à praia: que tal subir o farol para contemplar o litoral de Camocim de um ponto de vista privilegiado?

Barra dos Remédios

Para muitas pessoas, Barra dos Remédios, Camocim, Ceará, é uma das praias mais bonitas do Nordeste brasileiro, e não é difícil entender por quê.

Ali, onde o rio dos Remédios encontra o mar, a praia é deserta, e você poderá passar o dia sem se preocupar com nada.

As areias douradas e as quase intermináveis dunas que se espalham por todos os lados tornam o visual ainda mais selvagem: cenário paradisíaco em uma das últimas praias desertas do litoral nordestino.

O acesso à região é complicado: só dá para chegar à Barra dos Remédios de buggy. 

De qualquer maneira, vale a pena incluir a praia em seu planejamento de viagem, pois você não vai se arrepender de conhecer o cenário cinematográfico!

Praia do Maceió

Uma das praias mais movimentadas da cidade, a Praia do Maceió tem tudo que você precisa para passar o dia em frente ao mar, como barracas, restaurantes, oferta de esportes náuticos e até hospedagem.

O mar na região é bastante tranquilo e absurdamente verde, enquanto as areias são brancas e muito limpas. 

Além disso, apesar da boa infraestrutura, a Praia do Maceió não costuma ser muito cheia: cenário perfeito para passar o dia com a família!

Praia da Barrinha

Você está viajando com crianças e procura uma praia de mar calmo? Não deixe de conhecer a Praia da Barrinha!

A praia é comprida e tem trechos de areia praticamente desertos. O cenário é composto por dunas e extensos coqueirais que oferecem sombra fresca a qualquer hora do dia.

Aproveite para conhecer a pequena comunidade de pescadores instalada na região e, é claro, experimentar peixes e frutos do mar fresquinhos!

Qual a melhor praia de Camocim, Ceará?

Eleger a melhor e mais bela praia de Camocim pode ser um grande desafio, pois a natureza foi muito generosa com esse charmoso destino cearense.

De qualquer forma, duas praias se destacam na preferência dos turistas por motivos semelhantes: a Ilha do Amor e a Barra dos Remédios.

Esses são um dos poucos lugares em todo o Nordeste brasileiro em que é possível curtir o dia em praias desertas, cheias de belezas naturais, onde o mar é cristalino e calmo!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Os melhores hotéis em Camocim, Ceará, estão no El Quarto!

Quer conhecer as últimas praias nordestinas desertas? Então encontre agora mesmo os melhores hotéis em Camocim, Ceará, no El Quarto!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, incluindo opções com cancelamento grátis

Você pode até pagar suas diárias pelo site para evitar gastos surpresas depois do check-in!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar Camocim pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.