O que fazer em Fortaleza: confira os melhores passeios e dicas do que fazer à noite, com sol ou com chuva!

08 out 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

O que fazer em Fortaleza? Essa pergunta pode ser comum para quem ainda não conhece muita coisa sobre a capital do Ceará, mas depois que ler este texto, com certeza vai se empolgar para visitar esse receptivo estado do nordeste brasileiro.

Os cearenses são calorosos e divertidos, estão acostumados com a presença massiva de estrangeiros nas praias de Fortaleza, e sabem recepcionar os milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos.

Neste texto, vamos dar várias dicas de turismo em Fortaleza, e contar um pouco sobre a história desse lugar tão encantador. Acompanhe a leitura!

O que fazer em Fortaleza: como aproveitar a capital do Ceará?

Fortaleza é uma cidade grande, tem 2,6 milhões de habitantes e uma área de cerca de 313,8 km². 

O complexo hoteleiro consegue atender muito bem a sua demanda, e o que fazer em Fortaleza nunca será um problema.

Além dos passeios pelas praias de Fortaleza, a cidade tem uma vida noturna agitada, bares, restaurantes e eventos para todos os gostos. 

É a junção perfeita entre a praticidade da vida cosmopolita e o contato com a natureza exuberante do Oceano Atlântico.

A arte e o artesanato são atividades muito presentes na vida do cearense, então, as feirinhas são uma ótima dica, tanto para fazer compras quanto para ter mais contato com a cultura local.

Onde fica Fortaleza?

Fica a mais de 2 mil km de Brasília, Distrito Federal, no litoral Atlântico. É a capital do Ceará, a cidade mais rica dessa região, e também a mais populosa. 

O estado faz divisa com o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Paraíba.

O local onde fica Fortaleza hoje, começou a ser ocupado ao longo das margens do riacho Pajeú. 

O nome da cidade é uma referência a uma antiga fortificação construída pelos holandeses entre 1649 e 1654, o Forte Schoonenborch, mas que foi demolida em 1812. 

Qual é a melhor época para visitar Fortaleza?

Você pode imaginar por que o lugar onde fica Fortaleza é propício para o turismo durante o ano inteiro? 

Acontece que a Linha do Equador “passa” bem próximo da região, o que torna as estações do ano pouco definidas.

Ou seja, tem calor o ano inteiro, com mínimas de 25ºC. O que pode variar é a incidência de chuva, que de fevereiro a maio são mais frequentes.

Então, essa é uma notícia boa, porque muita gente não consegue tirar férias na alta temporada, mas tem a possibilidade de curtir as lindas praias da cidade mesmo em agosto, por exemplo.

Aliás, a melhor época para visitar Fortaleza é de julho a dezembro. Vai ter sol, baixíssima chance de chuva e o movimento de sempre da metrópole.

Onde ficar em Fortaleza?

Onde ficar em Fortaleza
Fonte: Hotel Gran Mareiro

A grande maioria dos turistas que vão a Fortaleza estão interessados nas praias, mas muitos visitantes também gostam de explorar sua rica parte histórica, os eventos culturais e a vida noturna da cidade.

Por isso, vamos apresentar os melhores lugares onde ficar em Fortaleza, com boa oferta de hotéis na cidade, para ter tudo sempre bem próximo: praias, restaurantes, bares, atrações turísticas e muita praticidade.

Meireles

O bairro de Meireles tem uma das praias mais movimentadas do município. 

A areia firme da orla é convidativa para atividades físicas, e o mar é bem tranquilo na região do Náutico Clube Cearense, importante e tradicional instituição de esportes.

A Feirinha de Artesanato da Avenida Beira-Mar é ótima, fica a dica! 

Além disso, em Meireles você ainda encontra barracas, lojas, quadras esportivas e uma boa quantidade de hotéis para se hospedar com a família.

E ainda, o Jardim Japonês é uma área verde, bem em frente ao mar e que merece uma visita. Toda a decoração é com o tema japonês e há excelentes restaurantes nas proximidades.

Iracema

Iracema
Fonte: Pxhere

A praia, ou, a região de Iracema, tem esse nome em homenagem ao romance de José de Alencar, um dos maiores escritores do Brasil, nascido no Ceará.

Trata-se de um ambiente diverso, com muito movimento cultural: ensaios de blocos carnavalescos, muita boemia e sempre com música ao vivo e ritmos regionais.

Iracema foi a região ocupada pelos primeiros membros da elite cearense, e tem uma linda parte histórica

Fica ao lado da praia do Meireles, e o calçadão merece ser aproveitado ao máximo, principalmente para quem procura o que fazer à noite em Fortaleza.

Esse é um lugar altamente recomendado para se hospedar. E, pode ter certeza, fazer um passeio pelas praias de Fortaleza, principalmente em Iracema, é encantador.

É uma parte da cidade que tem atrativos turísticos para todas as idades e gostos!

Mucuripe

Em toda cidade litorânea, a vista do cais do porto costuma ser uma maravilha, você concorda? 

Em Mucuripe, Fortaleza, não é diferente, os barcos de pesca completam o cenário paradisíaco com um pôr do sol de tirar o fôlego.

A melhor atração de Mucuripe, no entanto, é o Mercado do Peixe, mas vamos falar mais detalhadamente, logo adiante, sobre esse lugar excelente para se comprar frutos do mar.

Em Mucuripe há excelentes hotéis e pousadas para acomodar você e sua família naquela super merecida viagem de férias.

Praia do Futuro

Há quem diga que é a melhor praia de Fortaleza, então anota a dica. Você não gastará mais de 10 minutos fazendo o trajeto a partir da avenida Beira-Mar.

O mar é propício para a prática de esportes náuticos como o kitesurfe e surfe tradicional, a faixa de areia é bem longa, então dá para encontrar pontos com menos movimento para um banho mais tranquilo.

A estrutura das barracas instaladas ao longo da praia é impressionante e bem adequada para a recepção de grupos.

Encontre ofertas de hotéis em Fortaleza no ElQuarto!

Encontre ofertas de hotéis em Fortaleza no ElQuarto!
Fonte: Hotel Comfort Fortaleza

Utilizando o mecanismo de busca da plataforma ElQuarto, você encontra hospedagens em qualquer destino do Brasil e do mundo, sabia? 

A pesquisa rastreia milhares de acomodações para encontrar a que mais atende às suas expectativas.

É bem fácil de usar, você recebe na hora a comparação dos quartos, e consegue fazer a reserva e o pagamento online, tudo bem simples.

Faça a simulação e confira! Você não paga nada e fica sabendo das melhores ofertas de hotéis baratos em Fortaleza e qualquer destino do Nordeste!

O que eu não posso deixar de fazer em Fortaleza?

Preparamos uma seleção com dicas de turismo em Fortaleza para que você encontre o tipo ideal de passeio, festa e praia para sua diversão.

Não se preocupe, elencamos atividades para todos os gostos, e também para se fazer em família, combinado? Olha só!

Avenida Beira-Mar

Explorar a avenida Beira-Mar é um ótimo ponto de partida para conhecer Fortaleza de verdade. Se você gosta de esportes, pode praticar o stand up paddle e outras opções na região.

Além disso, dá para fazer um passeio de barco, comprar artesanato na feirinha da avenida, aproveitar a variada gastronomia cearense, beber uma água de côco observando o pôr do sol, e claro, tomar aquele refrescante banho de mar.

Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar
Fonte: Claiton Luis Moraes / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O projeto de construção do Theatro José de Alencar, foi concluído em 1904, por exigência da elite local que sentia a necessidade de acompanhar outras grandes cidades que já possuíam suas casas de teatro.

O prédio é um dos mais importantes pontos turísticos de Fortaleza, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

A arquitetura do Theatro José de Alencar é referência em todo país e a programação pode ser conferida no site da atração.

Mercado dos Peixes

O Mercado do Peixe atrai gente de todas as regiões de Fortaleza. Além de poder comprar peixes e outras variedades de frutos do mar sempre frescos, fazer uma refeição no mercado é altamente recomendável.

São os pescadores que preparam os pratos, e o cliente compra na hora o que vai comer. São diversas receitas, que incluem animais como lagostas, camarões, peixes, etc. 

À noite, o local torna-se um ponto para tomar cerveja e dançar forró. Fica a dica!

Ponte dos Ingleses

Fica na Praia de Iracema e foi renomeada pelos cearenses como “Ponte Metálica”. 

Idealizada para melhorar a estrutura portuária da cidade, nunca foi concluída ou usada para essa finalidade.

Depois de um processo de revitalização, a ponte é agora aberta ao público e utilizada como mirante. O lugar vale mesmo uma visita para registrar a linda paisagem ao redor.

Mercado Central

Mercado Central
Fonte: Patricialaraia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Tudo o que é típico do estado do Ceará, você encontra no Mercado Central de Fortaleza: redes, rendas, bordados, cachaça, rapadura, farinha e muito artesanato. O local é considerado como um polo cultural da cidade.

Além das compras, o lugar ainda conta com 4 restaurantes e duas lanchonetes que servem pratos típicos deliciosos.

Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar (IDM) foi a primeira Organização Social do Brasil voltada para a área da cultura. O espaço é enorme e fica na Praia de Iracema.

O lugar ocupa cerca de 14,5 mil m², e abriga diversos prédios e locais importantes: Museu da Cultura Cearense, o Teatro Dragão do Mar, as salas do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco e o Planetário Rubens de Azevedo.

Praias de Fortaleza

Não tem como falar tudo sobre Fortaleza e não ressaltar como são belas as suas praias. 

Além das localidades que já apresentamos como Mucuripe e Iracema, é importante indicar outros lugares paradisíacos para se desbravar na capital cearense.

Você não pode deixar de conhecer: Sabiaguaba, praia tranquila, sem a grande movimentação de turistas, e Cumbuco, uma vila de pescadores pacata e bem próxima de Fortaleza.

O que fazer em Fortaleza à noite?

O que fazer em Fortaleza à noite?
Fonte: Pexels

Se você é dessas pessoas cheias de energia e que vai sair para procurar lugares para conhecer em Fortaleza à noite, essas dicas vão te agradar.

Alguns locais já citados neste texto, têm ótima programação noturna, como o Dragão do Mar e a Feirinha da Avenida Beira-Mar, mas vamos um pouco além desses pontos mais convencionais, combinado? Confira!

O Órbita Bar é um ponto de encontro tradicional entre os jovens fortalezenses alternativos. 

A casa promove shows de bandas cover, tem um monte de mesas de sinuca e drinks excepcionais. Fica bem em frente ao Dragão do Mar.

O Arre Égua Bar é o reduto favorito dos amantes do baião e do forró de pé de serra. Você pode cair na dança, ou simplesmente apreciar o movimento intenso e alegre do lugar. Esse bar fica na Varjota.

O Bar Teresa & Jorge, na Praia de Iracema, é famoso por promover tanto o samba quanto o forró. 

Além da cerveja gelada, os visitantes podem provar as delícias da culinária cearense como o purê de macaxeira e bacon e o caldo de feijão. 

O que fazer sozinho em Fortaleza?

Depende do ânimo do turista. Viajar a Fortaleza sozinho pode ser interessante para conhecer os arredores da cidade.

É o caso de Canoa Quebrada, que fica a apenas 163 km da capital cearense e é uma das partes mais lindas do litoral brasileiro. 

A internacionalmente famosa Jericoacoara também vale uma visita, mas fica a 300 km. Você gasta umas 4 horas ou mais de viagem.

Pensando em viajar? Pesquise passagens aéreas para Fortaleza com desconto neste link!

O que fazer com a família em Fortaleza?

Diversão! Esse é o lema do que fazer com a família em Fortaleza. Além dos passeios de barco, que são muito indicados para se conhecer o lugar com a criançada, o Ceará abriga o melhor parque aquático do Brasil.

O Beach Park fica a apenas 27 km de Fortaleza, na praia Porto das Dunas, no município de Aquiraz. Muitas famílias alugam carro na capital para fazer o trajeto de 35 minutos.

São 13 km² de área ocupada pelo parque, com todos os tipos de brinquedos aquáticos: rios artificiais, toboáguas de todos os tamanhos, playgrounds e áreas temáticas infantis, além de resorts, lounges e restaurantes.

O que fazer em 4 dias em Fortaleza?

Com 4 dias para fazer passeios em Fortaleza, dá para conhecer bastante o local e visitar os principais pontos turísticos. 

A Travessa do Crato é excelente para comprar produtos típicos do sertão, como objetos em couro e comidas típicas, fica a dica.

Uma “passadinha” na Avenida Beira-Mar é imprescindível, assim como no IDM, e no Mercado dos Peixes, conforme já recomendamos.

A Praça dos Mártires também é um excelente lugar para conhecer a história local. Trata-se de uma das primeiras praças da cidade que foi palco de um conflito em 1830, e por isso tem esse nome.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Faça já a sua reserva de hospedagem em Fortaleza!

Não deixe para fazer sua reserva na última hora. Na verdade, conseguir as acomodações para você ou sua família com antecedência, é um dos melhores conselhos para quem quer economizar de verdade.

Lembre-se de pesquisar os descontos e hotéis com cancelamento gratuito na plataforma ElQuarto

Basta colocar as datas de check in e check out, a cidade de Fortaleza, ou qualquer outro destino, e informar o número de quartos que você precisa.

Você terá acesso às melhores ofertas de acomodações da capital do Ceará! 

Faça as suas buscas no ElQuarto e descubra que conhecer as belezas de Fortaleza pode sair mais barato do que você imagina!

Mais dicas de destinos e viagens

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.