Capital da Irlanda do Norte: se apaixone pela cidade de Belfast!

21 fev 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

A capital da Irlanda do Norte é um destino que mistura atrações culturais, históricas e arquitetônicas em um cenário permeado por belezas naturais.

Embora esteja pertinho de destinos europeus badalados, como Londres e Dublin, Belfast ainda não faz parte dos roteiros mais badalados pela Europa, mas neste artigo você vai descobrir por que isso é um erro.

Vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem e dar dicas das atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro, veja só!

Capital da Irlanda do Norte: o que fazer na cidade de Belfast?

Capital da Irlanda do Norte: o que fazer na cidade de Belfast?
Fonte: Pxhere / CC0

Belfast, capital da Irlanda do Norte, é uma bela cidade onde a história é a grande protagonista, e isso não é mera coincidência.

Ali, o moderno e o tradicional caminham lado a lado, em meio a monumentos centenários, construções historicamente relevantes e atrações modernas, como galerias de arte, bons restaurantes e muito mais.

A cidade é ocupada desde a Idade do Bronze, foi o berço do icônico Titanic, sofreu intensos bombardeios nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, enfrentou mais de três décadas de guerra civil e já passou por outros episódios marcantes para a história mundial.

Mas não é só isso: quem visita Belfast também tem a oportunidade de conhecer a outra face da Irlanda, que pouca ou quase nenhuma semelhança tem com a irmã do sul, em um pedaço da ilha que ainda faz parte do Reino Unido.

Ficou curioso para saber o que espera por você em Belfast? Então vem conferir as dicas que reunimos para você!

Qual é a capital de Irlanda do Norte?

Se um dia você se perguntou em que país fica a cidade de Belfast, eis a resposta: Irlanda do Norte, a porção mais setentrional da ilha da Irlanda.

O país insular, que faz parte do Reino Unido, divide fronteira com a Irlanda ao sul, fica a pouco mais de 40 km da costa da Escócia e a 120 km do litoral da Inglaterra.

Lar de 340 mil habitantes, a cidade de Belfast é a maior do país e fica na costa leste, às margens do rio Logan.

Capital da Irlanda do Norte: mapa

Belfast, capital da Irlanda do Norte, não é uma cidade grande para os padrões brasileiros: o território é menor que o de todas as capitais do Brasil, com exceção de Vitória (ES).

Na prática, isso quer dizer que você poderá dispensar o carro e visitar a maioria das atrações turísticas a pé, sem prejuízo de tempo ou dinheiro! Confira no mapa!

Como chegar a Belfast?

Capital da Irlanda do Norte, Belfast está conectada ao restante do mundo pela via aérea: o Aeroporto Internacional de Belfast é a principal porta de entrada para turistas estrangeiros.

O aeroporto fica relativamente afastado do centro, a 30 km, mas as opções de deslocamento até o centro são limitadas: você só poderá fazer esse trajeto de carro, táxi/Uber ou ônibus da linha Airport Express 300.

Se você já está viajando pela Irlanda, tem outras opções de transporte. 

Algumas agências oferecem o roteiro de Dublin a Belfast em ônibus turísticos, mas você também pode alugar um carro para fazer a viagem pela rodovia A1 em cerca de 2 horas.

Além disso, a Aircoach, a Aireann e a Translink são empresas que operam o trecho de Dublin a Belfast de ônibus, com passagens em torno de 10 euros.

Quer mais? Você pode fazer a viagem de trem, com embarque na Estação Connolly e chegada na Estação Central de Belfast, com passagens em torno de 20 euros (preços cotados em outubro/2022).

Só não se esqueça de que existem muitos gastos dos quais você não pode fugir ao planejar uma viagem, incluindo as passagens aéreas. 

Mas não se preocupe, porque economizar nas passagens é possível, especialmente se você fizer a sua pesquisa no Vai de Promo.

Referência em economia, o Vai de Promo te ajuda a pesquisar as ofertas das principais companhias aéreas para o destino que você procura de maneira fácil e intuitiva.

Você pode encontrar passagens multidestinos, conferir quais os dias mais baratos para voar e até pagar as passagens em até 10 vezes sem juros no cartão.

Só não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma passagem para a capital da Irlanda do Norte ou qualquer outro destino.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir a Belfast?

A temperatura na capital da Irlanda do Norte praticamente nunca fica acima de 20ºC no verão ou abaixo de 3ºC no inverno.

Isso significa que você deve encontrar clima ameno (e até relativamente frio) em qualquer época do ano por lá: nada que um bom agasalho não resolva!

A chuva, no entanto, é uma companhia constante a quem visita Belfast: a cidade está entre as mais chuvosas do mundo e o sol não costuma dar as caras com frequência em nenhuma estação do ano.

Nesse sentido, a melhor época para visitar a capital do país é nos meses entre maio e outubro, quando as temperaturas são mais agradáveis, embora as chuvas sejam mais comuns nesse período.

Se você não se assusta com o frio e quer mesmo é escapar da chuva, pode ser interessante viajar nos meses menos chuvosos, de fevereiro a maio

Onde ficar na cidade de Belfast?

Não é difícil escolher onde ficar na capital da Irlanda do Norte: a cidade é pequena e é quase impossível ficar mal localizado por lá.

Os melhores hotéis estão no centro da cidade e nos chamados Cathedral Quarter, Queens Quarter e Titanic Quarter.

O centro tem muitas opções econômicas de hospedagem, mas não é uma região residencial e as opções de entretenimento noturno por lá são extremamente escassas.

Uma boa alternativa para quem deseja ficar em uma área central com mais agito é a região de Cathedral Quarter, que é quase uma extensão do centro e concentra a maior quantidade de pubs, casas noturnas e restaurantes da cidade.

Queens Quarter, bairro universitário de Belfast, é a região mais recomendada para quem deseja economizar em hospedagem, além de abrigar algumas atrações, como Queens University, Ulster Museum e o Jardim Botânico.

Prefere ficar em uma área mais moderna e com infraestrutura mais robusta? Você pode gostar de se hospedar no Titanic Quarter, um dos bairros com construções de perfil mais contemporâneo.

Os melhores hotéis de Belfast estão aqui no El Quarto!

Os melhores hotéis de Belfast estão aqui no El Quarto!
Fonte: Etap Belfast

Já sabe onde vai ficar durante a sua viagem à capital da Irlanda do Norte? Não se esqueça de conferir as ofertas do El Quarto antes de reservar o seu hotel.

Nossa plataforma te ajuda a encontrar o lugar perfeito para a sua estadia sem dificuldades: você só precisa digitar o nome da cidade, escolher as datas da sua viagem e selecionar a melhor oferta.

O El Quarto reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, e te ajuda a garantir a sua viagem por um preço que não compromete o seu bolso.

Você pode até pagar as diárias em reais pelo site, sem aplicação de IOF, com comodidade e segurança, para que possa dedicar o seu tempo ao que realmente interessa: curtir muito a sua viagem!

Faça uma simulação para descobrir que visitar o destino dos seus sonhos pode caber no seu bolso!

Turismo na capital da Irlanda do Norte

Está pensando em conhecer a capital da Irlanda do Norte? Vem conhecer as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Belfast City Hall 

Sede da prefeitura municipal, o Belfast City Hall fica na Donegall Square, bem no centro da cidade, e é considerado um dos edifícios mais bonitos da cidade.

Logo na entrada do prédio você vai encontrar uma estátua da rainha Victoria, enquanto no alto da construção fica uma estátua da deusa pagã Ériu, patrona do país. 

Quer mais? Nos fundos do City Hall existe um Memorial do Titanic.

Por dentro, a prefeitura (que é aberta ao público) é ainda mais bonita, com exposição permanente sobre a história do prédio e da cidade, vitrais que contam tudo sobre a Irlanda do Norte e muitos outros espaços muito bem preservados.

Crumlin Road Gaol 

Prisão mais importante da história da capital da Irlanda do Norte, a Crumlin Road Gaol era um presídio de segurança máxima onde ficaram presos os católicos responsáveis pelo movimento The Troubles, que resultou na divisão da ilha.

O passeio é relativamente pesado, mas muito interessante, e mostra onde os detentos eram fichados, as celas, os pátios e até a sala em que ocorriam as execuções dos sentenciados à morte.

Cathedral Quarter 

Cathedral Quarter
Fonte: William Murphy / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A noite ferve na região de Cathedral Quarter, onde ficam os pubs mais famosos da cidade, como o The Dark Horse, muito badalado por abrigar um dos portões utilizados na famosa série Game of Thrones, além de muitos outros.

A região nos arredores da Queen’s University é ainda mais disputada entre quem quer curtir a noite sem comprometer o orçamento, especialmente por abrigar muitos bares, pubs e casas noturnas com preços mais econômicos.

Mas não pense que só vale a pena visitar a região à noite: durante o dia, o Cathedral Quarter é super charmoso, com muitas construções históricas que podem render belas fotografias!

Titanic Museum 

Você não pode deixar a capital da Irlanda do Norte sem visitar o Titanic Museum, que fica na antiga sede da empresa H&W, onde aconteceu a construção do mais famoso transatlântico da história.

Além de conhecer os estaleiros onde o navio com final trágico foi construído, você poderá visitar um museu interativo que conta tudo sobre o Titanic.

Existem réplicas das cabines de primeira, segunda e terceira classe, visitas digitais ao navio e outros espaços incríveis!

Tour de Street Art 

Nem só de passado vive Belfast: a cidade também tem um presente jovial e vibrante, com destaque para a animada cena artística local.

As ruas e os muros da capital da Irlanda do Norte são cobertos por diferentes estilos de arte urbana, e a melhor maneira de conhecer todas essas preciosidades é por meio do tour de Street Art, com duração média de 1h30.

O passeio acontece exclusivamente aos domingos, pois a maior parte dos grafites está pintada nas portas de estabelecimentos comerciais da região de Cathedral Quarter, que ficam fechados no primeiro dia da semana.

St George’s Market 

Último mercado aberto em estilo vitoriano, o St George’s Market foi construído em meados do século XIX e funcionou como o necrotério da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, o espaço é um dos principais polos gastronômicos de Belfast, com muitos bares e restaurantes da moda que abrem as portas de sexta a domingo.

Em outras palavras, o lugar perfeito para conhecer a gastronomia local, tomar uma cerveja gelada e aprender mais sobre o estilo de vida na Irlanda do Norte.

Muro da Paz 

Muro da Paz
Fonte: Duke Human Rights Center / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A violenta guerra civil que abalou a capital da Irlanda do Norte entre as décadas de 1960 e 1990 está marcada até hoje na história e nas ruas de Belfast.

A cidade era dividida em bairros murados católicos e protestantes que fechavam seus portões ao cair da noite para evitar ataques e atentados terroristas.

Um dos espaços que lembra esse período tenebroso é o Muro da Paz, que dividia a cidade em duas partes e hoje está coberto por grafites, homenagens e mensagens de apelo pela paz.

Vale a pena estender seu passeio para as regiões dos dois lados do muro: assim, você vai conhecer uma área republicana e outra monarquista, parte do mosaico dessa complexa cidade europeia.

Belfast Taxi Tour 

Muitos turistas optam por fazer o passeio Belfast Taxi Tour, em carros pretos elegantes que percorrem os principais pontos turísticos da cidade: uma opção interessante para quem deseja visitar atrações mais afastadas do centro.

O melhor de tudo é que o turista pode combinar o roteiro diretamente com o taxista, ganhando mais autonomia para explorar as belezas da cidade.

Por que existem duas Irlandas?

Por que existem duas irlandas?
Fonte: Roger Price / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A esta altura, é provável que você já esteja se perguntando, afinal, qual a diferença entre Irlanda do Norte e do Sul?

A ilha da Irlanda se dividiu oficialmente na década de 1920 por uma série de problemas políticos e religiosos que se sucederam após o rei inglês Henrique II anexar a Irlanda ao Reino Unido.

Enquanto o norte da ilha, de maioria protestante, desejava se manter no reino britânico, a região mais ao sul, de maioria católica, resistiu firmemente à entrada dos ingleses na ilha.

Dessa forma, em 1921 a ilha foi oficialmente dividida em duas: a Irlanda, que é uma república e tem como capital a cidade de Dublin, e a Irlanda do Norte, que ainda faz parte do Reino Unido, tem o rei Charles III como soberano e Belfast como capital.

Seguro viagem em promoção para qualquer destino do mundo!

Se você toma cuidados com a sua segurança quando está na sua cidade, por que não tomaria suas precauções durante uma viagem à capital da Irlanda do Norte? 

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e o melhor caminho é estar sempre preparado!

Por isso, nada de viajar sem antes garantir seu seguro viagem. Assim, você fica protegido em diferentes cenários e pode curtir a sua viagem sem se preocupar com perrengues.

Quem conta com um bom seguro viagem está protegido em caso de problema de saúde, acidente, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muitas outras situações.

O melhor de tudo é que essa tranquilidade tem um precinho irrisório em comparação ao custo da viagem: menos de R$ 10,00 por dia são o suficiente para garantir esse sossego.

Faça uma cotação gratuita no Seguros Promo para encontrar o seguro viagem ideal para você por um preço sob medida para o seu bolso!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hospedagens na capital da Irlanda do Norte pelos melhores preços!

Agora que você já sabe o que espera por você na capital da Irlanda do Norte, o que está esperando para fazer a sua reserva de hospedagem?

Visite o El Quarto para encontrar hotéis, pousadas, resorts e hostels nos principais destinos do mundo pelo melhor custo-benefício!

Você pode comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar as diárias pelo site, em reais e sem incidência de IOF, com toda a praticidade e economia que você merece. 

E aproveite para assinar a newsletter do El Quarto: você pode receber descontos de até 50% em hospedagem nos melhores destinos do mundo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.