Castanhal, Pará: a cidade que tem seu próprio Cristo Redentor!

11 fev 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Procurando o que fazer perto de Belém? Castanhal, Pará, pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!

Um dos melhores destinos do Norte do Brasil, essa acolhedora cidade paraense reúne atrações para todos os gostos, como igrejas históricas, construções centenárias e até mesmo praias.

Boa pedida para quem quer descansar rodeado pela natureza, a cidade não economiza na hora de oferecer opções de lazer a seus visitantes! Vamos lá!

Castanhal, Pará: veja as melhores atrações e dicas de viagem!

Castanhal, Pará: veja as melhores atrações e dicas de viagem!
Fonte: Pxhere / CC0

Com taxa de crescimento acelerada em uma das regiões mais prósperas do Norte brasileiro, Castanhal, no Pará, é uma verdadeira potência regional que atrai cada vez mais turistas com suas atrações religiosas, culturais, gastronômicas e naturais.

Vizinha à capital, Belém, a cidade é a casa da monumental Catedral Santa Maria Mãe de Deus, tem seu próprio Cristo Redentor e abriga um badalado centro de compras na avenida Barão do Rio Branco.

Se você prefere atrações menos urbanas, não se preocupe, pois a lista de opções também é extensa. Que tal estender seu roteiro até a paradisíaca Praia do Crispim ou ao Parque das Águas de Castanhal?

O que não falta é atração legal para incluir em seu planejamento de viagem, veja só!

Onde fica Castanhal no Pará?

A cidade de Castanhal faz parte da região metropolitana de Belém e fica no Nordeste do Pará, a menos de 100 km da costa do Atlântico.

Com pouco mais de 200 mil habitantes, a cidade foi fundada em 1899 e batizada em homenagem a um antigo igarapé localizado em suas redondezas, famoso pelas castanheiras frondosas.

Macapá, no Amapá, fica a 378 km de distância, enquanto São Luís do Maranhão fica a 500 km do município paraense.

Castanhal, Pará: mapa

Estamos falando da sexta maior cidade paraense, com mais de 205 mil habitantes, atrás apenas de Parauapebas, Marabá, Santarém, Ananindeua e a capital, Belém.

Para que você não se perca entre um passeio e outro, destacamos o mapa de Castanhal com as principais atrações turísticas, veja só!

Qual a distância de Belém para Castanhal?

Ao lado de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, a cidade de Castanhal, Pará, faz parte da região metropolitana de Belém, ou “Grande Belém”.

A distância até a capital paraense em linha reta é de apenas 66 km, e a distância de condução é de 75 km, ou 1h20 de deslocamento.

Quando visitar a cidade de Castanhal?

Em razão da proximidade de Castanhal, Pará, com a Linha do Equador, o clima na cidade do Norte do Brasil é bastante estável ao longo do ano e as temperaturas praticamente não variam no decorrer das estações.

Em geral, as temperaturas mínimas giram em torno de 23ºC e as máximas ficam em cerca de 32ºC.

Embora o termômetro não ajude muito o viajante a escolher quando viajar, o período chuvoso pode te dar algumas respostas.

Castanhal é, via de regra, uma cidade relativamente chuvosa o ano inteiro, e até os meses mais secos costumam registrar ao menos 40 mm de chuva.

O período mais chuvoso vai de janeiro a maio, enquanto agosto a novembro marcam a época de estiagem.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde se hospedar na cidade de Castanhal?

Muita gente visita a cidade de Castanhal, Pará, no esquema bate-volta a partir de Belém, mas a melhor maneira de conhecer a cidade é passando ao menos uma noite por lá.

Não existe muito mistério na hora de decidir onde se hospedar: os melhores hotéis estão no centro da cidade, uma região com boa infraestrutura, fácil acesso a atrações turísticas, serviços e opções gastronômicas.

A melhor área para ficar é a avenida Presidente Getúlio Vargas, mas você também pode encontrar algumas alternativas de hospedagem na rua Pedro Porpino da Silva e na avenida Maximino Porpino da Silva.

Hotéis em Castanhal, Pará, em promoção no El Quarto!

Hotéis em Castanhal, Pará, em promoção no El Quarto!
Fonte: Accord Bem Hotel

Você já decidiu onde vai ficar durante a sua viagem a Castanhal, Pará? Não perca tempo e encontre agora mesmo a acomodação ideal para você no El Quarto!

Referência em comodidade e economia, o El Quarto tem as ofertas mais imperdíveis e as melhores acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo por um preço que cabe no seu bolso.

Além de comparar ofertas e reservar quartos, você pode até pagar suas diárias pelo site com praticidade e segurança.

Faça uma simulação e descubra que conhecer um dos melhores destinos do Norte do Brasil pode sair mais barato do que você imagina!

Castanhal, Pará: pontos turísticos

Destino interessante para um bate-volta a partir de Belém, Castanhal é uma cidade pacata, acolhedora e cheia de atrações interessantes.

Vem descobrir o que fazer em Castanhal, Pará! 

Catedral Santa Maria Mãe de Deus 

Principal atração arquitetônica da cidade de Castanhal, a Catedral Santa Maria Mãe de Deus é uma obra moderna, com obras de arte inestimáveis, painéis elaborados e mosaicos assinados por artistas de diferentes partes do mundo, como Itália e a própria Amazônia.

A belíssima igreja é rodeada por jardins muito agradáveis, enquanto a parte interna consegue acomodar até 2.400 fiéis sentados.

A principal atração da catedral é o mosaico da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, inaugurado em 2017 e feito com mais de 6 milhões de pedras raras.

Praça do Cristo 

Castanhal, Pará, tem um monumento do Cristo Redentor para chamar de seu. Embora bem menor que o xará do Rio de Janeiro, a estátua da Praça do Cristo, no centro, é um dos atrativos mais famosos da cidade.

O monumento foi inaugurado em 1982, durante as celebrações do aniversário de 50 anos da cidade, e é considerado um cartão-postal da região.

Se possível, tente visitar a Praça do Cristo durante o período noturno: a estátua recebe iluminação especial para encantar os visitantes!

Praça do Estrela

Praça do Estrela
Fonte: Pxhere / CC0

Enquanto a Praça do Cristo tem o monumento do Cristo Redentor, a Praça do Estrela tem uma réplica do antigo pátio ferroviário de Castanhal que costuma encantar os turistas.

O destaque fica por conta de uma antiga locomotiva a vapor nº 28, que representa a extinta Estrada de Ferro de Bragança, uma das mais importantes ferrovias da região no passado.

A praça é bastante frequentada pelos moradores de Castanhal, especialmente por oferecer aos visitantes uma ampla área com opções de lazer, biblioteca pública, centro cultural, espaços para a prática de esportes e parquinho infantil.

Além disso, vale lembrar que a Praça do Estrela está rodeada por uma excelente infraestrutura gastronômica: que tal aproveitar para conhecer as delícias da culinária paraense?

Praia do Crispim 

A região onde fica Castanhal não está no litoral, mas basta uma viagem de menos de 100 km para chegar à paradisíaca Praia do Crispim, considerada uma das mais bonitas do Norte do Brasil.

A praia é extensa, com mais de 16 km de faixa de areia branquinha e paisagens selvagens, que encantam os visitantes com sua beleza exuberante.

Ah! E não vá embora da Praia do Crispim antes de conhecer um dos excelentes restaurantes instalados por lá!

Cenóbio da Transfiguração 

Quem gosta de paz e sossego não pode deixar de visitar o Cenóbio da Transfiguração durante a sua viagem a Castanhal, Pará. 

Principal centro de convenções religiosas da cidade, o espaço é calmo e silencioso, perfeito para momentos de reflexão e descanso.

O espaço oferece aos visitantes um amplo refeitório, alojamento, anfiteatro e até salas de reunião.

Em outras palavras, lugar perfeito para as pessoas religiosas se reconectarem com a própria fé.

Museu do Trem 

O Museu do Trem de Castanhal foi construído para abrigar a antiga locomotiva da cidade, que circulou até meados da década de 1960.

O espaço faz alusão à antiga estação ferroviária local e está instalado na Praça do Estrela, na avenida Barão do Rio Branco.

Vila do Apeú 

Vila do Apeú
Fonte: Pxhere / CC0

Mais antiga que a própria cidade de Castanhal, a Vila do Apeú mais se parece um imenso museu a céu aberto, onde os visitantes podem resgatar a história, as tradições e a cultura desse pedaço do Norte brasileiro.

A vila fica às margens de um igarapé e, por esse motivo, atrai muitos turistas e moradores em busca de refresco nas águas frias, cristalinas e calmas da região.

A orla da vila é repleta de bares e restaurantes que se transformam em animados pontos de encontro, sobretudo nos finais de semana: aproveite para experimentar a famosa carne de sol da região.

Parque das Águas de Castanhal

Principal balneário da cidade, frequentado tanto por moradores quanto por turistas, o Parque das Águas de Castanhal é uma boa opção de passeio em família.

O parque fica bem pertinho do centro e das principais atrações da cidade, como a Praça do Cristo e a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, além de estar cercado por muitas opções gastronômicas.

Por lá, você vai poder se divertir nos espaços com churrasqueiras e áreas para piquenique, tomar banho de piscina natural (abastecida com água do rio), conhecer o restaurante, levar as crianças até os parquinhos, praticar esportes e muito mais.

Como é morar em Castanhal, Pará?

A esta altura, você já deve estar se perguntando como é morar em Castanhal, Pará. A resposta pode te surpreender: estamos falando da chamada Cidade Modelo do estado.

Desde o final do século XIX, quando a cidade surgiu e se desenvolveu graças à Estrada de Ferro de Bragança, o município se destaca pela economia sólida e pela vasta oferta de oportunidades de trabalho.

Se no passado o dinheiro vinha sobre os trilhos, hoje o que move a economia de Castanhal é o comércio e um polo industrial robusto, com empresas de diferentes ramos a abastecer os cofres do município.

A cidade também é um próspero polo universitário, com diversas instituições de ensino superior que atraem estudantes de todos os cantos do Brasil.

O preço de toda essa infraestrutura não é salgado. Pelo contrário, o custo de vida em Castanhal é mais econômico em comparação a outras grandes cidades brasileiras.

A título de exemplo, um apartamento de três quartos em uma região nobre pode ter aluguel em torno de R$ 800,00 e a passagem de ônibus custa R$ 3,50 (preços em outubro/2022).

Em outras palavras, se você quer mudar de vida e/ou sempre sonhou em viver no Norte do Brasil, Castanhal pode ser uma boa opção para você.

Quais são as cidades mais próximas de Castanhal?

Que tal aproveitar a sua visita a Castanhal, Pará, para conhecer outros destinos incríveis nos arredores?

A urbana Ananindeua, segunda maior cidade do estado, fica a apenas 55 km de distância: por lá, vale a pena conhecer o Parque Estadual do Utinga, o Bioparque Amazônia Crocodilo Safari Zoo e o Museu Parque Seringal.

A 68 km fica a paradisíaca Ilha do Mosqueiro, que encanta os turistas com seus 17 km de praias de água doce, com movimento de maré, em plena Baía de Marajó.

E não se esqueça de que a inesquecível Ilha do Marajó está a menos de 200 km de distância. Ou seja, você também terá a oportunidade de visitar a maior ilha fluvial do planeta!

Por fim, pode ser interessante conhecer a inconfundível Belém: a capital paraense é um prato cheio para quem gosta de história, natureza e boa gastronomia, com opções de lazer para toda a família.

Visite a Cidade Velha e seu belíssimo casario à beira-rio, vá às compras no famoso Mercado Ver-O-Peso e emocione-se com a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais atrativos de turismo religioso do mundo!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

As melhores hospedagens de Castanhal, Pará, estão aqui!

Decidir o destino da sua viagem é apenas uma etapa do planejamento. Você também precisa definir o lugar ideal para se hospedar.

Nessa empreitada, você pode contar com a expertise do El Quarto, o melhor buscador de hospedagem do Brasil.

Nosso sistema concentra milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito para facilitar o seu planejamento.

Faça uma simulação e descubra que visitar o destino dos seus sonhos pode sair mais barato do que você imagina! 

E não se esqueça de assinar a newsletter para ficar por dentro das novidades e receber descontos de até 50%.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.