Cidades da França: veja quais são as principais cidades francesas para visitar!

13 jun 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

As cidades da França estão listadas entre os principais destinos turísticos do mundo e, por essas e outras, fazem parte dos sonhos de muitos viajantes.

Dos Alpes à Riviera, em destinos como a romântica Paris, a ensolarada Nice ou a capital mundial do vinho, Bourdeaux, esses turistas buscam conhecer o melhor da história, cultura e gastronomia do país.

Se você está pensando em montar um roteiro de viagem pela França, este artigo é perfeito para você! 

Vamos te contar quais são as melhores cidades francesas e dar muitas dicas para tornar sua viagem ainda mais fantástica. Vem conhecer!

Cidades da França: quais incluir no seu roteiro de viagem?

A França não costuma decepcionar seus turistas. Afinal, grandes ou pequenos, os destinos franceses têm ao menos uma característica em comum: são simplesmente apaixonantes!

O país recebe, anualmente, mais de 90 milhões de visitantes interessados em sua história (que remonta ao período Paleolítico), sua gastronomia (considerada a melhor do mundo), sua cultura e, é claro, suas cidades.

Neste artigo, vamos te contar quais são as melhores cidades da França para conhecer e o que esperar de cada uma delas, desde as grandes metrópoles, como Paris, até pequenos vilarejos de origem medieval, como Carcassonne. Veja só!

Onde fica a França?

Onde fica a França?
Fonte: Pexels

Antes de descobrir quais são as cidades da França que não podem ficar de fora do seu roteiro, é importante saber onde fica o país mais visitado do mundo.

A terra dos melhores vinhos e queijos do planeta está na Europa Ocidental, no meio do caminho entre a Península Ibérica e a porção central europeia.

Assim sendo, a França divide fronteira com alguns dos países mais procurados para turismo no mundo, como Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo.

Além disso, o país também é banhado pelo Oceano Atlântico a oeste e norte (onde fica o Canal da Mancha, no lado oposto ao Reino Unido) e o Mediterrâneo ao sul, onde o turista encontra algumas das praias mais famosas da Europa.

A boa notícia é que você pode conhecer as mais belas paisagens francesas sem pesar no bolso: é só comprar suas passagens aéreas no Passagens Promo, o melhor buscador do Brasil.

Encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas do mundo ficou fácil, rápido e seguro. 

Você só precisa selecionar as datas de ida e volta e digitar as cidades de origem e destino na barra de pesquisa. Pronto! Agora é só escolher!

O viajante pode até turbinar suas chances de encontrar preços imbatíveis com o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quais são as cidades da França?

O mapa francês é dividido em mais de 36 mil comunas (unidade administrativa equivalente a municípios). É isso mesmo que você leu: esse país com território quase do tamanho de Minas Gerais tem mais de 36 mil cidades!

Desse total, apenas 40 comunas têm mais de 100 mil habitantes, o que significa que a esmagadora maioria das cidades francesas é bem pequena.

Entre as melhores cidades para conhecer na França estão destinos conhecidos, como a capital, Paris, Nice, Bordeaux, Marselha, Toulouse e Lyon, assim como cidades menos famosas, como Estrasburgo, Dijon, Montpellier e Nantes.

Você também já pode ter ouvido falar de Cannes, onde acontece um dos maiores festivais de cinema do mundo, Saint Tropez, famosa pelas praias e festas, Provença, conhecida pela gastronomia, e a alpina Grenoble.

Isto é, estamos falando de um país com grande potencial turístico e muitos destinos inesquecíveis espalhados por todo o mapa.

Quais são as 10 cidades mais populosas da França?

Quais são as 10 cidades mais populosas da França?
Fonte: Unsplash

As maiores cidades da França estão entre os principais destinos do país por vários motivos. 

Além de abrigarem inúmeros atrativos históricos, gastronômicos e culturais, essas metrópoles também oferecem aos viajantes uma infraestrutura de ponta.

Em ordem decrescente, as maiores cidades do país são Paris, Marselha, Lyon, Toulouse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordeaux e Lille: todas com mais de 200 mil habitantes!

Mapa das cidades da França

Ainda não sabe quais destinos incluir em seu roteiro de viagem? Não se preocupe, pois uma coisa é certa: seja qual for a cidade escolhida para visitar, você vai acabar se apaixonando!

Para te ajudar nessa decisão, destacamos o mapa das cidades da França. Veja só!

Descubra onde ficar na França pagando pouco!

Descubra onde ficar na França pagando pouco!
Fonte: Hotel Europe Saint Severin

Quer encontrar hospedagem nas melhores cidades da França sem abrir mão da economia? É só fazer sua pesquisa no El Quarto!

Nossa plataforma garante preços exclusivos, opções com cancelamento grátis e até facilidades no pagamento para que você possa viajar muito e gastar pouco.

Você pode comparar preços, reservar quartos e pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF para assegurar ainda mais economia à sua viagem.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita e descubra que uma visita à França pode ser mais acessível do que você imagina!

Melhores cidades da França para visitar

Você gosta de boa gastronomia, cultura rica e uma história que remonta à Antiguidade? Então conhecer a França é uma experiência da qual você não vai se arrepender!

Terceiro maior país da Europa, a terra dos vinhos e queijos abriga paisagens diversificadas, dos Alpes ao Mediterrâneo, e atrações para todos os gostos!

Conheça quais são as melhores cidades da França para turismo!

Paris

Paris, capital da França, é uma cidade que dispensa apresentações. Destino turístico mais visitado do mundo, a Cidade Luz já foi imortalizada no cinema, na TV, na literatura e na música.

Em outras palavras, um lugar perfeito para ser visitado com a família, em casal, com os amigos ou até mesmo sozinho.

Entre os pontos turísticos de Paris mais famosos estão a inconfundível Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre, mas não fica só nisso.

A cidade é a casa da Disneyland Paris, fica pertinho do impressionante Palácio de Versalhes e abriga alguns dos melhores restaurantes do mundo!

Não deixe de caminhar sem pressa às margens do icônico Rio Sena, passear pelos Jardins das Tuileries e visitar igrejas mundialmente famosas como Sacré Coeur e Notre Dame!

Bordeaux

Cidades da França: Bordeaux
Fonte: Pixabay

Considerada uma das melhores cidades da França para se viver, Bordeaux (ou Bordéus) é um destino imperdível para os amantes de vinho. Afinal, essa pequena cidade é o endereço de mais de 110 mil hectares de vinícolas!

O Museu do Vinho é uma das atrações mais famosas, assim como as visitas guiadas aos vinhedos. É uma oportunidade imperdível de conhecer mais sobre a produção da bebida e, é claro, degustar vários rótulos.

Você também pode gostar de visitar a belíssima Place de la Bourse e a Ponte de Pierre, apenas dois exemplos dentre as mais de 350 estruturas históricas espalhadas pela cidade!

Nice 

Espremida entre as montanhas e o mar, Nice é uma das maiores joias do sul da França e, não por coincidência, está entre os destinos mais badalados do país europeu.

O calçadão da cidade, Promenade des Anglais, é recheado de atrações incríveis, incluindo excelentes restaurantes que servem as delícias da premiada gastronomia francesa.

Na Cidade Velha, prepare-se para conhecer tesouros que contam mais de três séculos da história do país, entre edifícios antigos, museus e praças monumentais.

Se você gosta de arte, uma visita ao Museu Nacional Marc Chagall é praticamente obrigatória: ali está a maior coleção de um dos maiores nomes da arte da França.

Por fim, vale a pena incluir uma visita à Colline du Château em seu roteiro de viagem. Do alto da colina é possível avistar toda a cidade, incluindo a Baía dos Anjos.

Marselha 

Uma das principais cidades da França, Marselha é o destino perfeito para quem gosta de cultura, sofisticação e passeios ao ar livre.

Destino mais famoso da Riviera Francesa, a cidade abriga o incrível Vieux Port, o porto histórico que oferece vista panorâmica do pôr do sol sobre o Mediterrâneo.

Você também poderá conhecer o Castelo D’If, que inspirou o livro “O Corcunda de Notre Dame”, e a histórica Basílica de Notre Dame, considerada uma das mais bonitas do mundo.

Toulouse

Toulouse
Fonte: Pixabay

Carinhosamente conhecida como La Ville Rose, graças ao tom rosado de suas construções feitas com tijolos de terracota rosados, Toulouse é uma cidade apaixonante.

O centro histórico, especialmente nos arredores da Place du Capitole, é repleto de construções antigas que mostram muito bem o valor dado à arquitetura local, além de extensos boulevards que podem render agradáveis caminhadas.

A cidade abriga um importante polo universitário e é um dos principais redutos da indústria aeronáutica francesa, o que garante certa atmosfera cosmopolita e vibrante às ruas estreitas do centro.

Uma das principais atrações é a Basílica de Toulouse, onde o viajante encontra relíquias ligadas a 128 santos e até mesmo um espinho que seria, supostamente, parte da coroa utilizada por Cristo em seu calvário.

Carcassonne 

Se você sempre sonhou em conhecer cidades dignas de livros da Idade Média, Carcassonne não pode ficar de fora dos seus planos de viagem.

A mais charmosa entre as pequenas cidades do interior da França têm um centro histórico totalmente murado onde o visitante encontra vários castelos: cenários dignos dos contos de fada.

A Ponte Levadiça e a Porta de Narbonne são o principal acesso à região histórica, onde você poderá conhecer mais de 50 torres de vigia, edifícios com séculos de história e vários restaurantes e comércios que se misturam perfeitamente ao cenário medieval.

Para conhecer o lado mais moderno de Carcassonne, não deixe de visitar a região de Bastille, um reduto jovial e cosmopolita, famoso pela vida noturna badalada! 

Avignon

Casa do Palácio dos Papas, a pitoresca Avignon (ou Avinhão) foi considerada a capital do Cristianismo desde o século XIV quando os pontífices da Igreja Católica passavam longos verões na região.

Embora a cidade tenha perdido o título para Roma e o Vaticano, certamente não perdeu seu charme e hoje se tornou um vibrante centro cultural, sendo casa de museus, galerias e construções históricas de beleza ímpar, como a Pont d’Avignon.

Aproveite sua visita para curtir o cruzeiro pelas águas calmas do Rio Rhône e experimentar as delícias da cozinha francesa no Mercado Les Halles.

Lyon

Lyon
Fonte: Pixabay

Conhecida pela arquitetura futurista e pelos excelentes restaurantes, Lyon é uma cidade que não decepciona seus visitantes.

Uma das cidades famosas da França, a metrópole é a casa da histórica Ópera de Lyon e do Parc de la Tête d’Or, uma das áreas verdes mais bonitas do país.

Não deixe de conhecer o centro histórico, Vieux Lyon, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e as vistas das colinas Fourvière e Croix-Rousse.

Lille 

Localizada no coração do país, Lille tem um centro histórico (Vieux Lille) compacto e fechado para o trânsito de veículos: tudo para que o visitante possa caminhar à vontade entre as muitas atrações da região.

Nenhum roteiro pela cidade está completo sem uma visita ao Palais des Beaux-Arts de Lille, um dos maiores museus de arte da Europa.

Se você estiver visitando a cidade em setembro, poderá conhecer o espetacular festival Grand Braderie, quando Lille é coberta por mercados de rua por 48 horas!

Qual o melhor lugar para se morar na França?

As melhores cidades da França para se viver podem cativar a todos os gostos. Tudo vai depender do que você procura em um lugar para morar.

Saint-Étienne, por exemplo, é famosa pelo custo de vida baixo, com aluguel em média a 400 euros por mês, enquanto Estrasburgo é considerada uma das cidades mais seguras do mundo.

Caso você prefira o conforto das grandes metrópoles, pode ser uma boa ideia optar entre Paris, Lyon e Toulouse.

Qual é a cidade mais bonita da França?

Qual é a cidade mais bonita da França?
Fonte: Pixabay

Em um país recheado de cidades belíssimas, dignas de contos de fada, escolher a mais bonita pode ser um grande desafio. Mesmo assim, algumas cidades conseguem o impressionante feito de serem sempre listadas entre as mais belas.

Marselha é uma delas: considerada por muitos como uma das cidades mais bonitas da França, a metrópole fica na charmosa Riviera Francesa, uma região onde a natureza foi bastante generosa.

O mesmo pode ser dito da vizinha Nice, conhecida por seu charme e sofisticação.

Mas não fica só nisso. A medievalesca Carcassonne, a histórica Avignon e a pitoresca Bordeaux, também são famosas por seus charmes e belezas.

O seguro viagem é obrigatório para entrar na França!

Para conhecer as cidades da França você precisará apresentar seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros: o item é obrigatório e, sem ele, você corre o risco de não ser autorizado a entrar no país!

Acima de tudo, o seguro viagem é sinônimo de tranquilidade para o viajante, pois assegura coberturas importantes capazes de salvar o seu bolso de prejuízo em caso de emergências e situações inesperadas.

Afinal, o seguro viagem garante atendimento médico e odontológico de emergência, seguro bagagem, assistência em caso de atraso ou cancelamento de voo, seguro por morte ou invalidez, auxílio farmacêutico e muito mais.

Você pode contratar seu seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que oferece gratuitamente uma exclusiva ferramenta de comparação de preços e serviços, além de atendimento de qualidade!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre os melhores hotéis da França no El Quarto!

Comece a planejar sua viagem pelas cidades da França agora mesmo, sem comprometer suas finanças: é só encontrar sua hospedagem mais barata no El Quarto!

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas da sua estadia. Em seguida, nossa plataforma vai te mostrar as melhores opções com preço exclusivo!

Para garantir ainda mais comodidade, você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF!

Faça uma simulação gratuita agora mesmo e comece a planejar uma viagem inesquecível pela França com a economia que você merece!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.