Cidades da Itália: descubra as mais famosas e as mais indicadas para uma visita!

14 jan 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Existem muitas cidades da Itália para você visitar durante sua próxima viagem! 

A “eurotrip” dos seus sonhos não será mais a mesma depois que passar uma temporada circulando pelos lugares mais incríveis desse país com histórias tão antigas.

Quem ainda não conhece as cidades históricas da Itália, vai se encantar pelos vilarejos medievais que mais parecem o cenário de um conto de fadas, castelos imensos, monumentos milenares e resquícios do que foi um dos maiores impérios do mundo!

E ainda nem citamos as praias italianas, né? Neste texto, vamos falar sobre algumas cidades da Itália e o que fazer em cada uma delas. Acompanhe e boa leitura!

Cidades da Itália: conheça os melhores destinos do país!

É claro que não conseguiremos citar todas as cidades da Itália, mas você pode ter certeza que os destinos mais incríveis desse país estarão em nossa lista.

Dessa forma, você já vai conhecendo um pouco mais sobre cada região e programando seu roteiro para curtir os destinos que correspondem mais ao seu perfil de turista.

Agora, em qualquer das incríveis cidades da Itália, a comida é simplesmente maravilhosa. Os italianos são exigentes com suas refeições, então, pode apostar que sua experiência gastronômica será ímpar!

Os vinhos italianos, principalmente da Toscana, Sicilia, Piemonte e Puglia são conhecidos em todo o mundo e os passeios de enoturismo também estão disponíveis para os apreciadores dessa refinada bebida.

O azeite de oliva também é largamente cultivado nas cidades da Itália, as ilhas e as regiões meridionais são responsáveis por grande parte da produção nacional.

Você vai adorar a diversidade cultural e possibilidade de passeios na Itália, continue com a gente na leitura para descobrir mais sobre um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

Onde fica a Itália?

Onde fica a Itália?
Fonte: Unsplash

A Itália fica na Europa e é vizinha da França, da Suíça, de Liechtenstein e da Áustria. 

Está bem próxima à Croácia, mas curiosamente, embora tenha divisa terrestre com muitos países, grande parte de seu território é peninsular e fica no Mar Mediterrâneo.

Além disso, muitas cidades italianas estão em ilhas localizadas em sua costa oeste, em uma região mediterrânea chamada de Mar Tirreno. Sardenha e Sicília são as duas maiores ilhas e as mais visitadas por turistas.

A Itália se localiza ao sul do continente e também está próxima ao norte da África. Fica separada de países como Líbia, Tunísia e Argélia pelo Mar Mediterrâneo.

Mapa das cidades turísticas da Itália

É muito fácil reconhecer onde fica a Itália no mapa. Seu famoso formato de “bota” se destaca no continente europeu!

E para que você consiga circular pelo país numa boa, confira o mapa das cidades turísticas da Itália.

É a melhor forma de calcular a distância entre seus pontos de interesse, traçar suas rotas, escolher qual o tipo de transporte para determinados trechos e, principalmente, para não se perder em um local pouco familiar.

Além disso, com o mapa você encontra facilmente os melhores restaurantes, bares, cafés, hotéis e outros estabelecimentos que todo turista precisa.

Conheça as cidades da Itália com segurança e economia!

Um detalhe muito importante para quem está planejando conhecer a Itália. 

Para entrar no país, as autoridades exigem a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Com o Seguros Promo, você encontra diversos tipos de cobertura e sempre o melhor preço do mercado! Basta solicitar um comparativo de cotações pelo site. 

É muito simples acessar o Seguros Promo e pesquisar: você só precisa informar as datas de embarque e desembarque no Brasil, o destino, seu nome, e-mail e celular. 

O comparativo apresenta até 4 cotações e você escolhe a que melhor te atender. Acesse o site e confira!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Conheça as melhores hospedagens das cidades da Itália!

Conheça as melhores hospedagens das cidades da Itália!
Fonte: Hotel Generator ar Ambra Palace

O lugar onde fica a Itália é privilegiado. Além de fazer divisa com países importantes da Europa, como França e Espanha, muitas cidades estão no litoral do Mar Mediterrâneo, um dos locais mais belos do mundo.

Se quiser aproveitar ao máximo a sua estadia na Itália, vai precisar de um bom hotel onde descansar e renovar as energias, não é mesmo? 

E, para isso, o ElQuarto vai ajudar a encontrar o tipo de acomodação que você gosta e cabe no seu bolso.

Acesse o ElQuarto e acompanhe a gente pelas redes sociais para não perder nenhuma promoção de hospedagem, além de ficar por dentro de várias novidades sobre viagem e turismo.

Quais são as cidades da Itália?

São muitas cidades da Itália com pontos turísticos, eventos ou belezas naturais incríveis para você visitar! 

Talvez, as mais famosas sejam a capital Roma, Florença, o berço das artes e da renascença e Veneza com seus belos canais.

Vamos falar sobre cada uma delas adiante, acompanhe!

Quantas cidades existem na Itália?

Quando falamos que não poderíamos citar todas as cidades da Itália, não era pra menos. 

O país tem 7.903 municípios! Por isso, é um excelente destino para quem tem um pouco mais de tempo para turistar.

São muitas opções de cidades interessantes, entre grandes metrópoles como Milão, a capital Roma e Turim, até pequenos vilarejos: “prato cheio” para mochileiros e turistas animados!

Quais as cidades mais famosas da Itália?

Quais as cidades mais famosas da Itália?
Fonte: Unsplash

Vamos começar falando de cidades italianas que estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, seja por seus monumentos históricos profundamente relacionados ao nascimento da democracia e república, ou por seus lindos ambientes naturais.

Roma

Roma é a capital e a mais populosa dentre as cidades da Itália. Fica na porção centro-ocidental do país e é a única cidade do mundo a abrigar um país inteiro, o Vaticano, território pertencente à Igreja Católica.

O turista poderá ver as ruínas do Coliseu, a famosa arena que já foi palco de filmes e lendas, além de praças e outros monumentos de diferentes épocas.

E ainda, o Panteão, que era um templo dedicado a todos os deuses do antigo Império, o Arco de Constantino e o Mercado de Trajano são apenas alguns dos monumentos históricos da cidade.

A capital italiana também é muito animada, portanto, se você é turista do tipo “baladeiro” e quer conhecer muito mais do que os pontos turísticos de Roma, saiba que as festas locais são incríveis e existem várias boates e casas de shows na cidade!

Milão

Milão
Fonte: Pexels

Milão fica no norte da Itália, na região da Lombardia. Milão é uma cidade para quem gosta da sofisticação e do glamour do mundo “fashion”.

Além de ser um dos polos de moda mais importantes da Europa, os restaurantes são de alto padrão, assim como as acomodações da cidade.

A bolsa de valores nacional fica em Milão; é uma cidade rica, organizada e segura. 

Se quiser ver um afresco pintado pelo próprio Da Vinci, vá ao Convento Santa Maria Delle Grazie, onde fica a pintura da “Última Ceia”.

Veneza

Veneza é um dos lugares mais bonitos e peculiares do mundo e uma das mais importantes cidades da Itália. 

Foi construída sobre um arquipélago de 117 pequenas ilhas, além de uma porção continental, na região de Vêneto no nordeste da Itália.

A locomoção entre os canais da cidade sempre foi feita em embarcações e hoje é uma das principais atividades turísticas do lugar, o passeio de gôndola.

A arquitetura da cidade é toda preparada para a subida das marés e não possui rodovias, apenas canais. 

A Via Grand Canal, por exemplo, tem palácios e prédios renascentistas e góticos e a monumental Basílica de São Marcos encontra-se na Praça Central.

Florença

Florença
Fonte: Unsplash

É a capital da região da Toscana, que fica no centro-oeste italiano e você provavelmente já ouviu falar que Florença é o berço das artes, não é mesmo?

Essa fama se deve ao fato de que durante a renascença, período histórico marcado por muitas criações artísticas com o tema antropocêntrico como mote, muitos artistas tinham patrocínio em Florença.

É a cidade onde nasceu Dante Alighieri e onde estão obras de arte impressionantes como a escultura de Michelangelo, “Davi”, a pintura “A Anunciação” de Da Vinci e “O nascimento de Vênus” de Botticelli.

Nápoles

Nápoles também é uma grande cidade italiana, com mais de 1 milhão de habitantes, sem contar a região metropolitana. 

É a terceira cidade mais populosa do país depois de Roma e Milão. É considerada como local de criação da pizza!

O centro histórico, que foi considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO, é um convite ao conhecimento e à cultura. 

Foi dominada pelos romanos, pelo império bizantino e pelo reino da Sicília, e por isso, sua arquitetura é um verdadeiro primor. 

Fica próxima ao Monte Vesúvio e além das atrações culturais, é uma cidade praiana!

Bolonha

Bolonha fica entre os rios Reno e Savena, na região da Emília-Romanha, no norte do país. 

Trata-se de uma cidade universitária, por isso os bares e casas noturnas estão sempre cheios, e é uma das mais emblemáticas cidades históricas da Itália.

Além de incríveis prédios antiquíssimos como a Basílica de S. Petrônio e o Pallazo de Re Enzo, os turistas sempre encontrarão o que fazer nessa enorme cidade com centenas de milhares de habitantes.

A Universidade de Bolonha é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento e as baladas nos clubes Cassero LGBTI Center e o Numa Club são incríveis!

Andar pela cidade também é muito agradável para curtir sua arquitetura que retrata diversos momentos da civilização europeia como o medieval e a renascença.

Quais as cidades mais ricas da Itália?

Quais as cidades mais ricas da Itália?
Fonte: Unsplash

A Itália já foi um país mais rico do que é hoje, mas muitas das cidades italianas são ainda prósperas e sobrevivem de atividades econômicas que vão da mineração e indústria ao turismo.

Confira alguns dos destinos mais ricos de todo o país!

Aosta   

Aosta é a mais rica cidade da Itália, você sabia? É um local com apenas algumas dezenas de milhares de habitantes e o custo de vida não é caro.

A principal atividade desenvolvida em Vale de Aosta é o turismo, sendo uma região muito propícia para o alpinismo. 

Faz fronteira com a França e a Suíça, e o resultado dessa diversidade cultural é muito interessante.

Bolzano

Faz fronteira com a Suíça e a Áustria no nordeste italiano, e por causa disso os cidadãos convivem muito bem com o idioma germânico. 

Embora tenha mais de 100 mil habitantes, Bolzano preserva um clima bucólico e pacato.

Tem excelente transporte público e uma estação de trem ligada a Milão, dica valiosa para quem viaja com baixo orçamento.

Trento

Trento
Fonte: Pexels

Essa cidade pertencia à Áustria antes da Segunda Guerra Mundial e tem um inverno rigoroso! Fica no extremo norte da Itália, na região conhecida como Trentino-Alto Adige.

É uma cidade tranquila, bem estruturada e com bom custo-benefício para os turistas. 

Também tem castelos para você visitar, como o Buonconsiglio, e o melhor da culinária italiana para você desfrutar.

Trieste

É a capital da região chamada de Friuli-Venezia-Giulia, no norte do país. 

Fica bem próxima à Eslovênia e à Áustria, e é conhecida por ser um polo gastronômico de altíssima relevância.

A culinária local passa longe das tradicionais massas italianas. É influenciada principalmente pelo medietrraneo, então, pode esperar muitos frutos do mar, além das salsichas austro-húngaras e as sopas eslavas.

Siena   

Siena, localizada no coração da Toscana fica próxima a Florença. Em uma viagem de carro, leva-se pouco mais de uma hora e 20 minutos para percorrer os 80 km de distância entre elas.

É uma das lindas cidades históricas da Itália que o turista não pode deixar de visitar. Realiza uma tradicional corrida de cavalos há mais de 800 anos e tem uma incrível arquitetura medieval.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Encontre os melhores hotéis das cidades da Itália no ElQuarto!

Agora que você já aprendeu um monte de coisas novas sobre diversas cidades da Itália, chegou a hora de começar a pesquisar o preço das hospedagens para programar melhor o seu roteiro turístico.

O ElQuarto é um buscador online de hotéis que vai facilitar a sua vida de viajante!

Imagina ter que entrar nos sites de cada hotel, um por um, para fazer o orçamento. No ElQuarto a busca é feita para você e as opções com cancelamento gratuito de reserva aparecem em destaque! 

O site facilita a pesquisa dos preços de hospedagens em milhares de destinos do mundo e ainda oferece cupons de desconto que realmente valem a pena para o usuário.

Não perca tempo, encontre hospedagens baratas nas cidades da Itália e ao redor do mundo com o ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.