Guatapé: saiba mais sobre o destino colombiano!

01 dez 2022 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

É praticamente impossível caminhar pelas ruas de Guatapé e não se apaixonar pela cidade mais colorida de toda a Colômbia. 

Essa charmosa estância turística parece uma cidade cenográfica rodeada por belíssimas paisagens naturais, onde o visitante encontra uma história rica, uma arquitetura primorosa e uma elogiada gastronomia, bem pertinho de Medellín.

Casa da chamada “vista mais bonita do mundo”, a cidade merece entrar no seu roteiro pela Colômbia, e neste artigo você vai descobrir por quê. Veja só!

Guatapé: dicas de passeios pela cidade e seus arredores!

Guatapé: dicas de passeios pela cidade e seus arredores!
Fonte: Jonathan Hood / Flickr / CC BY-ND 2.0

Ao lado de destinos como Cartagena das Índias, San Andrés ou a vizinha Medellín, Guatapé, Colômbia, pode parecer um destino desconhecido e sem muita importância. 

Mas não se engane: a cidade com menos de 10 mil habitantes é um dos destinos mais surpreendentes da América Latina.

Ali, a história e a cultura indígena se misturam à tradição colonial e campestre para formar um município como poucos outros na Colômbia, onde história, gastronomia e natureza caminham de mãos dadas.

A quase 2.000 metros de altitude, a cidade já testemunhou diversos eventos marcantes, desde a chegada dos conquistadores espanhóis até a construção, em 1970, de um complexo hidroelétrico que deixou boa parte de sua história debaixo d’água.

Hoje, a cidade se firma como referência em ecoturismo na Colômbia, tendo a famosa Piedra del Peñol e seu mirante como seus protagonistas.

Vem conhecer um pouco mais sobre a cidade mais colorida da Colômbia!

Onde fica a cidade de Guatapé?

Guatapé fica no departamento de Antioquia, no noroeste da Colômbia, às margens do Embalse del Peñol, uma das maiores represas do país, e do rio que dá nome à cidade.

Sua vizinha mais famosa é Medellín, a pouco mais de 80 km de distância, enquanto a capital, Bogotá, está a cerca de 400 km.

Mapa de Guatapé, Colômbia

Com apenas 79 km² de área, Guatapé, Colômbia, é uma cidade que pode ser facilmente explorada a pé, para a alegria do turista que gosta de autonomia na hora de passear.

O que nem todo mundo sabe é que a cidade já desapareceu completamente no passado: a Guatapé original está debaixo das águas da represa Embalse del Peñol, e a cidade foi completamente reconstruída às suas margens.

Confira no mapa onde ficam as atrações mais imperdíveis da cidade!

Como chegar a Guatapé?

Principal porta de entrada para quem visita Guatapé, Medellín fica a apenas 2 horas de ônibus da cidade.

Assim, você pode voar até o Aeroporto Internacional José María Córdova e depois pegar um ônibus no Terminal Norte, com várias saídas diárias, sendo a última às 18h30.

Se você está saindo da capital, Bogotá, e prefere encarar uma viagem de carro até o destino em Antioquia, é só seguir pela Autopista Medellín-Bogotá, mas prepare-se para passar ao menos 8 horas na estrada.

Na hora de adquirir suas passagens para a Colômbia, não deixe de fazer uma pesquisa no buscador Vai de Promo, referência em viagem barata para qualquer lugar do mundo.

O site oferece descontos de até 37% e um exclusivo alerta de preços que não te deixa perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Guatapé?

Quando ir a Guatapé?
Fonte: Angel Escartin Casas / Flickr / CC BY-SA 2.0

É importante escolher com atenção a data da sua viagem, pois a proximidade em relação a Medellín torna a cidade mais colorida da Colômbia em um badalado destino de bate-volta, especialmente nos finais de semana.

Por isso, se você não gosta de cidade cheia ou simplesmente prioriza o sossego nas suas viagens, a melhor alternativa é visitar o destino em dias de semana.

A cidade fica em uma região bastante chuvosa da Colômbia, e até mesmo nos meses mais secos pode chover por mais de 10 dias.

As temperaturas, por sua vez, são bastante estáveis ao longo do ano, com mínimas de 14ºC e máximas de 24ºC em qualquer estação.

Para curtir uma estadia mais confortável e menos úmida, a melhor alternativa é viajar entre janeiro e fevereiro, período menos chuvoso na cidade e mais recomendado para curtir as atrações locais.

Onde se hospedar em Guatapé?

Muitos turistas visitam a cidade em bate-volta a partir de Medellín, mas quem quer conhecer mais da cultura local pode se beneficiar bastante de uma estadia mais longa por lá.

Se você está pensando em passar ao menos uma noite em Guatapé, não existe muito mistério na hora de escolher onde se hospedar: o centrinho é a melhor região para ficar, pois concentra restaurantes, bares, lojas e agências turísticas.

Antes de reservar o seu hotel, só não deixe de conferir a localização do estabelecimento. 

A cidade tem relevo acidentado e você pode acabar escolhendo um hotel no alto de uma ladeira, dificultando seus passeios a pé.

Além disso, procure se informar a respeito da reputação do hotel escolhido. Muitas pousadas mais modestas e econômicas da cidade podem ter infraestrutura precária, como água gelada no chuveiro, poucos banheiros e quartos em más condições.

No fim das contas, vale a pena pagar um pouco mais para desfrutar de mais conforto durante a sua estadia.

Encontre os melhores hotéis de Guatapé em promoção no El Quarto!

Encontre os melhores hotéis de Guatapé em promoção no El Quarto!
Fonte: Pxhere / CC0

Você não precisa comprometer suas finanças para encontrar um hotel na Colômbia ou em qualquer outro lugar do mundo: é só fazer sua pesquisa de hospedagem no El Quarto.

O melhor buscador de hotéis e pousadas do Brasil reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo a preços exclusivos, incluindo muitas opções com cancelamento gratuito para facilitar o seu planejamento.

O El Quarto também possibilita o pagamento das diárias em reais, sem incidência de IOF, garantindo uma economia a mais para a sua viagem internacional.

E não se esqueça de se inscrever na newsletter do El Quarto para receber ofertas com até 50% de desconto!

O que fazer em Guatapé, Colômbia

Colombianos famosos escolheram a cidade mais colorida do país como destino de férias ou até mesmo para temporadas, como o astro do futebol James Rodríguez e o narcotraficante mais famoso da história, Pablo Escobar.

Motivos para isso não faltam. Afinal, Guatapé é rodeada por belezas naturais, fica perto de destinos badalados, tem muitas atrações aquáticas e uma história curiosa.

Vem conhecer o que fazer em Guatapé, Colômbia! 

Piedra del Peñol

Maior cartão-postal da cidade, a Piedra del Peñol é um rochedo com mais de 200 metros de altura e vista privilegiada para a selva colombiana. Por isso, é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela região.

Ao longo dos séculos, uma escadaria com mais de 650 degraus foi esculpida na pedra, conferindo à formação rochosa o status de mirante.

Vale pontuar que, apesar de ser cansativo, qualquer pessoa pode subir a escadaria da pedra, até mesmo idosos e crianças. 

Suba no seu próprio tempo e aproveite para curtir a vista panorâmica do alto, com lagos, florestas e montanhas no horizonte.

La Martinera

Coração da cidade, La Martinera é a principal praça local e pode ser um bom ponto de partida para passeios pelo destino mais colorido da Colômbia.

A praça é rodeada por cafés e restaurantes charmosos, além de edifícios públicos importantes, como a Alcaldía (a prefeitura local) e a Oficina de Turismo. É dali que partem os passeios de tuk tuks e 4×4 até a Piedra del Peñol.

Não deixe de visitar a histórica Igreja de Nuestra Señora del Carmen em seu passeio pela região para conhecer um pouco mais da arquitetura e cultura colonial local.

Plazoleta de Los Zócalos

Plazoleta de Los Zócalos
Fonte: Adriana García / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Se você gosta de cenários instagramáveis, a Plazoleta de Los Zócalos é simplesmente imperdível durante sua visita a Guatapé. 

A praça é colorida e pode render fotos incríveis para o seu álbum de viagem, além de ficar rodeada por bares, restaurantes e cafés movimentados a qualquer hora do dia.

Nas ruas próximas à praça você ainda encontra diversas lojas de artesanato onde poderá garantir as lembrancinhas da sua viagem!

Calle del Recuerdo

Considerada uma das ruas mais importantes da cidade, a Calle del Recuerdo é tão bonita e colorida quanto a Plazoleta de Los Zócalos e outros endereços locais, mas tem um atrativo que nenhum outro canto da cidade consegue reproduzir.

Várias construções da rua são adornadas com itens e peças originais das casas que foram inundadas após a construção da hidrelétrica nos arredores da cidade. Daí o nome “del Recuerdo”, ou “da recordação”.

No começo da rua fica uma bela fonte que homenageia as pessoas que dedicaram suas vidas a transportar mercadorias no lombo de animais pela região, conhecidos como “arrieiros”.

É também na Calle del Recuerdo que fica o Museu Histórico Comunitário, cujo acervo é formado por itens utilizados desde a origem da cidade, com entrada gratuita.

Passeio de Barco

Boa parte das atrações turísticas da cidade está concentrada na represa da hidrelétrica local, e uma das opções de lazer por lá é o passeio de barco que visita as ruínas da cidade original.

O passeio leva os visitantes até a cruz da torre da antiga igreja local, ilhas formadas durante a inundação e até mesmo La Manuela, uma das casas do narcotraficante Pablo Escobar.

Os barcos maiores tendem a ser mais baratos, mas só saem para o passeio no período da manhã. Se você gosta de dormir até mais tarde, pode ser mais interessante contratar um tour privado pela represa.

Malecón

Malecón
Fonte: Javadumper / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quando a hidrelétrica foi construída, a cidade original foi inundada e uma nova cidade foi construída, na década de 1970, Guatapé ganhou um animado calçadão, o Malecón, até hoje uma das melhores atrações locais.

A região é frequentada por famílias, nativos e viajantes que buscam sossego e belas paisagens durante seus passeios, além de abrigar sorveterias, restaurantes e bares com vista privilegiada do lago artificial.

O calçadão foi revitalizado em 2019 e é também o ponto de partida da maioria dos passeios de barco pela represa. 

Em outras palavras, um ponto turístico que merece entrar em seu roteiro pela cidade!

San Rafael

Pertinho dali, a apenas 27 km do centro, fica a vila de San Rafael, conhecida como o endereço dos rios e cachoeiras mais cristalinos de toda a Antioquia.

Várias agências instaladas nos arredores de La Martinera oferecem passeios bate-volta ao vilarejo, incluindo atividades de aventura no roteiro, como trekking, rafting e mountain bike.

O passeio não é imperdível se você está com o tempo limitado, mas pode ser uma agradável surpresa para quem tem mais tempo disponível para explorar a região.

Medellín

Como Guatapé fica a apenas 2 horas de viagem de Medellín, uma das maiores e mais importantes cidades da Colômbia, nada mais natural que montar um roteiro “dois em um”, que inclua uma visita à cidade-natal de Pablo Escobar.

Segunda maior metrópole do país, Medellín é um importante polo cultural e histórico, onde você vai encontrar construções coloniais, museus, praças, mercados e muitas outras atrações.

Não deixe de visitar o arborizado Parque Arví e a famosa Hacienda Nápoles, antiga fortaleza de Pablo Escobar, considerada o “Animal Kingdom do Narcotráfico”.

Não se esqueça do seguro viagem para a Colômbia!

Não se esqueça do seguro viagem para a Colômbia!
Fonte: Jonathan Hood / Flickr / CC BY-ND 2.0

Brasileiros em viagens com duração máxima de 90 dias à Colômbia não são obrigados a contratar seguro viagem, mas não restam dúvidas: vale a pena contar com essa proteção durante sua visita à cidade mais colorida do país.

O seguro viagem é fundamental para garantir o seu sossego e amparo financeiro em caso de imprevisto durante a viagem.

Assim, você poderá acionar a seguradora para receber assistência na hipótese de problema de saúde, acidente, extravio de bagagem, cancelamento ou atraso de voo, entre outros cenários.

Antes de contratar seu seguro viagem, não deixe de fazer uma pesquisa no buscador Seguros Promo, que reúne as coberturas mais abrangentes das melhores seguradoras do mercado pelo melhor custo-benefício.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Promoção de hospedagens em Guatapé, Colômbia!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Guatapé, Colômbia? Agora só falta visitar o El Quarto para encontrar o hotel perfeito para a sua estadia na cidade mais colorida do país!

Nossa plataforma tem milhares de ofertas exclusivas de hotéis, pousadas, resorts e hostels nos principais destinos do mundo a preços imperdíveis.

Para garantir ainda mais economia à sua viagem, você pode até pagar as diárias online e em reais, sem incidência de IOF.

Não deixe de se cadastrar na newsletter do El Quarto para receber ofertas de hospedagem com até 50% de desconto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.