Holambra, SP: como ir, onde ficar e como aproveitar seu passeio ao máximo!

26 abr 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Holambra, SP é o destino perfeito para quem procura um refúgio aconchegante para o fim de semana, pertinho da capital paulista.

Carinhosamente conhecido como Cidade das Flores, o município se orgulha de parecer um pedacinho da Holanda em pleno Brasil e consegue fazer jus à tradição europeia em sua arquitetura, gastronomia e cultura.

Um simples passeio é o suficiente para se apaixonar por uma das cidades mais acolhedoras do interior paulista, e neste artigo vamos te contar por quê. Vamos lá!

Pontos turísticos de Holambra, SP: quais são os melhores?

Batizada com uma mistura dos nomes Holanda, América e Brasil, a cidade de Holambra, São Paulo, só foi fundada em 1948 por imigrantes holandeses, mas não demorou a despontar como um destino turístico diferente.

No entanto, não é apenas a cultura holandesa bem preservada que chama a atenção de quem visita a cidade. 

A arquitetura é diretamente inspirada nos traços europeus, os moinhos de vento estão espalhados por todos os cantos, o ar tem um aroma bastante agradável e a paisagem é colorida por flores.

É isso mesmo que você leu! Holambra é tão importante para o mercado floricultor que mais de 45% das flores produzidas em todo o Brasil vêm da cidade

Para aproveitar ao máximo a sua visita, confira nossas dicas!

Onde fica Holambra em São Paulo?

Onde fica Holambra em São Paulo?
Fonte: Unsplash

Uma das paradas do Circuito das Águas Paulista, uma famosa rota de estâncias hidrominerais, a cidade de Holambra fica na microrregião de Campinas, pertinho da divisa de São Paulo com Minas Gerais.

O destino fica a pouco mais de 130 km da capital, São Paulo, a 40 km de Campinas e ainda mais perto de outros destinos incríveis, como Águas de Lindóia (63 km), Socorro (84 km) e Bragança Paulista (97 km).

Os mais animados podem até estender seus roteiros para destinos mineiros, como Poços de Caldas, a 133 km, ou a belíssima Monte Verde, distrito de Camanducaia, eleito um dos destinos mais acolhedores do mundo, a 190 km de distância.

Mapa de Holambra, SP

A localização da cidade faz com que Holambra seja um destino viável para viagens curtas a partir de São Paulo, mas não se esqueça de planejar bem o seu roteiro para aproveitar o seu tempo por lá.

Confira o mapa de Holambra com as principais atrações turísticas!

Como ir para Holambra de avião?

Um dos motivos que levam quase 1,5 milhão de turistas a Holambra, SP, todos os anos é a facilidade de acesso à cidade. 

Alguns dos maiores aeroportos do país estão a menos de 150 km de distância, como os de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas.

Por isso, a maioria dos viajantes que sai de outros estados desembarca em um desses aeroportos e finaliza a viagem por terra, pela Rodovia dos Bandeirantes, no sentido SP-340.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para São Paulo no Vai de Promo, o site de buscas mais confiável do Brasil: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Faça uma cotação gratuita e não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir em Holambra?

Qual a melhor época para ir em Holambra?
Fonte: Freeimages

Se você quer descobrir qual a melhor época para ir em Holambra, vai gostar de saber que a cidade é um destino formidável em qualquer estação do ano.

O clima é agradável, com uma média de temperatura de 20ºC e períodos chuvosos concentrados nos meses de verão.

A maioria dos turistas, porém, prefere conhecer a cidade durante o principal evento do calendário local: a Expoflora, um imenso festival que reúne floricultores, barracas de comida holandesa e muitas danças típicas.

A Expoflora acontece anualmente no mês de setembro e costuma atrair mais de 300 mil visitantes. Por isso, faça suas reservas de hospedagem com o máximo de antecedência possível, pois os hotéis e pousadas ficam lotados.

Onde se hospedar em Holambra?

Decidir onde ficar em Holambra não é muito difícil. A cidade é pequena e os principais estabelecimentos de hospedagem estão concentrados em poucas regiões.

O local mais indicado para estadia é o centro, onde a oferta de hotéis, restaurantes e comércio é muito maior em comparação ao restante da cidade, especialmente ao longo da Rota dos Imigrantes.

Caso você não queira saber de hospedagens urbanas e esteja atrás de uma pousada bem aconchegante, pode ser melhor ficar nas estradas de acesso à cidade, como a SP-107, a HBR-010, a HBR-020 e a HBR-266.

Se você, porém, faz questão de uma estrutura urbana robusta, com shoppings, cinemas, teatros, casas noturnas e bares animados, a melhor alternativa é se hospedar na vizinha Campinas

Essa opção, no entanto, é recomendada apenas para quem está viajando de carro, pois 40 km separam as duas cidades.

Encontre os melhores hotéis em Holambra no El Quarto!

Encontrar a hospedagem perfeita pode ser um dos maiores desafios do viajante, mas você não precisa se preocupar, pois é possível facilitar essa escolha.

No El Quarto você encontra os melhores hotéis e pousadas em Holambra, SP, ou qualquer outro destino em poucos cliques.

Basta digitar a cidade que você vai visitar, selecionar o período da sua estadia e escolher a diária que cabe no seu bolso.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos e até estabelecimentos com cancelamento grátis para facilitar o seu planejamento de viagem!

Você pode até pagar suas diárias pelo site, com total segurança e comodidade, para que não precise se preocupar com mais nada depois de fazer o check-in.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Capital das Flores pode sair mais barato do que você pensa!

Pesquisa os melhores hotéis clicando neste link!

Onde passear em Holambra, SP?

Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, com cerca de 15 mil habitantes, Holambra não economiza em atrações turísticas para encantar seus visitantes.

Por ali, você encontrará parques, museus, campos de flores e muitas outras belezas que vão fazer você querer voltar várias outras vezes.

Confira o que fazer em Holambra, SP!

Portal de Holambra

Portal de Holambra
Fonte: Fabricio De Souza Menegildo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Portal Turístico de Holambra, SP, é uma boa atração para dar o pontapé inicial em seu roteiro. 

Localizado bem na entrada do município, o portal tem arquitetura tradicional holandesa e é um dos lugares mais fotogênicos de toda a cidade.

A estrutura foi inaugurada em 2004, conta com algumas vagas de estacionamento e também abriga o Centro de Informações Turísticas da cidade.

Que tal aproveitar para pegar um mapa para planejar seus passeios?

Museu Histórico de Holambra 

Você não pode deixar de conhecer o Museu Histórico de Holambra, SP, que conta tudo sobre as origens da cidade, bem como do movimento de imigração holandesa no Brasil.

O espaço conta com um rico acervo que inclui fotografias, documentos e objetos datados da fundação da cidade, em 1948, além de máquinas e tratores que foram utilizados durante o período.

É possível até conhecer a réplica das casas tradicionais, com móveis originais da época!

O Museu Histórico de Holambra funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com ingresso a R$ 10 (em fevereiro/2022). Crianças até 12 anos têm entrada franca.

Cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Moinho dos Povos Unidos 

Uma das atrações mais famosas de Holambra é o Moinho dos Povos Unidos, um dos principais símbolos da cidade.

A estrutura é uma réplica fiel dos tradicionais moinhos holandeses, com 38 metros de altura, e serve não apenas para fins turísticos: o moinho funciona de verdade e mói grãos a partir do movimento do vento.

A construção, inaugurada em 2008, tem 10 andares, e seis deles estão abertos à visitação pública. 

Nos fins de semana, os visitantes podem chegar até o topo do moinho para curtir uma vista privilegiada da cidade.

O Moinho dos Povos Unidos fica aberto de quarta a domingo (e feriados), das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 12 (em fevereiro/2022).

Depois de conhecer o moinho, aproveite para visitar o parque no seu entorno e o Portal do Moinho, uma das portas de entrada da cidade.

Campos de Flores 

Campos de Flores
Fonte: Tania Parejo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Se você está visitando a Capital das Flores, nada mais justo que conhecer as plantas que são motivo de orgulho para os holambrenses.

Os campos de flores de Holambra são responsáveis por 45% das flores produzidas no Brasil e podem render passeios inesquecíveis.

Os roteiros pelos campos de flores devem ser acompanhados por um guia oficial, que vai te contar tudo sobre o processo de cultivo e transporte das flores, curiosidades sobre o tema e muito mais.

Os visitantes podem até aproveitar a visita aos campos para comprar rosas, gérberas, tulipas, crisântemos e outras flores a preços incríveis.

Para curtir esse passeio fantástico, é só procurar uma das agências turísticas da cidade.

Parque Van Gogh 

Fazendo jus à sua tradição holandesa, Holambra, SP, tem até um parque dedicado ao maior gênio da arte neerlandesa: o Parque Van Gogh, um dos pontos turísticos mais imperdíveis da cidade!

O parque, que tem entrada gratuita, é recheado de esculturas e réplicas de obras de Vincent Van Gogh, considerado um dos gênios do realismo e pós-impressionismo das artes plásticas.

Além das obras, os visitantes podem conhecer jardins, canteiros de flores, bosques, chalés e até o encantador Lago Holandês, com barquinhos de madeira que tornam a paisagem ainda mais romântica.

Praça Vitória Régia 

O complexo da Praça Vitória Régia é um dos lugares mais encantadores da Capital das Flores e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Além de uma bela praça florida, o local conta com o Lago Vitória Régia e o Deck do Amor, inspirado na romântica Pont des Arts, em Paris, onde casais apaixonados deixam seus cadeados para simbolizar amor eterno.

Como se não bastasse a atmosfera romântica da região, o deck ainda oferece uma vista privilegiada do pôr do sol sobre as águas do Lago Vitória Régia. E o melhor: de graça!

Expoflora 

Holambra, SP, é também a casa do maior evento de flores e plantas ornamentais de toda a América Latina, a Expoflora!

O evento acontece anualmente, entre o final de agosto e o começo de setembro, e é considerado o ponto de partida da primavera na cidade mais florida do Brasil, reunindo mais de 300 mil visitantes.

Expositores mostram suas plantas e flores para potenciais compradores, enquanto eventos especiais, como a Parada das Flores e Chuva de Pétalas, encantam famílias inteiras com suas cores, aromas e formas.

Em outras palavras, a Expoflora é a melhor ocasião para conhecer a cidade em sua melhor forma!

O que fazer em Holambra de graça?

O que fazer em Holambra de graça?
Fonte: Pixabay

Um dos motivos que torna Holambra, SP, um destino tão atraente é seu baixo custo: existem várias atrações gratuitas para que você se divirta sem gastar nenhum centavo.

A belíssima Praça Vitória Régia e seu lago, por exemplo, podem ser apreciados gratuitamente, assim como o verdejante Parque Van Gogh.

Você também poderá tirar fotos à vontade sem gastar nada no Portal de Holambra e do lado de fora do Moinho dos Povos Unidos.

Quanto custa para entrar em Holambra?

Você não precisa pagar nada para visitar a cidade de Holambra, SP, mas não se esqueça de considerar os custos da sua viagem antes de programar sua visita.

Em geral, é possível encontrar pousadas e hotéis com diárias entre R$ 170 e R$ 500 (em fevereiro/2022). Basta uma simples pesquisa para garantir um hotel que caiba no seu orçamento.

Os museus e as atrações turísticas que não são gratuitas costumam ter ingressos entre R$ 5 e R$ 15, enquanto gastos com alimentação podem ficar entre R$ 25 e R$ 80 por refeição, a depender do restaurante que você escolher para almoço ou jantar.

Além disso, tenha em mente que os preços tendem a ficar mais elevados durante a Expoflora

Oferta de hospedagem em Holambra, SP, no El Quarto!

Agora que você já sabe tudo sobre a Capital das Flores, só falta reservar hospedagem em Holambra, SP, com a economia que você merece.

Nesse sentido, conte com a ajuda do El Quarto para garantir o hotel perfeito para a sua estadia por um preço que cabe no seu bolso!

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias em um só lugar, com o máximo de comodidade, segurança e rapidez!

Faça uma simulação gratuita e planeje uma viagem fantástica por um dos destinos mais encantadores do Brasil!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.