Ilhas Gregas: 11 lugares incríveis para o seu roteiro de viagem!

27 mar 2023 • 9 minutos de leitura por ana.isabel

Não é exagero afirmar que as ilhas gregas estão entre os destinos mais cobiçados do mundo

Praias de areia branca, mar azul-turquesa, boa gastronomia e uma história milenar esperam quem visita qualquer uma das 227 ilhas do país mediterrâneo, por onde passam mais de 35 milhões de turistas por ano.

Se você quer fazer parte dessa estatística, não deixe de ler este artigo. Montamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre as principais ilhas da Grécia, confira!

Ilhas Gregas: veja quais são as melhores!

Ilhas Gregas quais sao as melhores
Fonte: Pixabay

É quase impossível discordar que as ilhas da Grécia estão entre as mais bonitas da Europa e do mundo.

Nesse pedaço do globo, a montanha serpenteia até encontrar o mar em seus tons mais intensos de azul, em meio a baías de águas calmas e pequenos vilarejos que parecem saídos direto dos livros de história.

O “problema” de tanta beleza é escolher quais das milhares de ilhas que formam o país devem entrar em seu roteiro de viagem. 

Afinal, vale mais a pena conhecer as vilas de casas brancas de Santorini ou a badalada Mykonos? As praias paradisíacas de Zakynthos ou a milenar Creta? Rodes ou Naxos?

Para te ajudar a escolher, destacamos o que há de melhor em cada uma das ilhas mais recomendadas para turismo, veja só!

Quantas são as ilhas gregas?

A Grécia é um país europeu dividido em uma porção continental, onde fica a capital, Atenas, e uma porção insular, formada por mais de 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas entre os mares Jônico e Egeu.

Desse total de ilhas gregas, apenas 227 são habitadas, das quais Creta, Eubeia, Lesbos, Rodes e Cefalônia são as maiores.

Mapa com as ilhas gregas

Quer realizar o sonho de conhecer as paradisíacas ilhas da Grécia? É melhor conhecer a região antes de montar o seu roteiro para planejar uma viagem inesquecível.

Confira o mapa das ilhas gregas com os principais destinos!

Encontre hospedagens nas ilhas gregas pelo menor preço!

Ilhas Gregas onde ficar
Fonte: Hotel Paradise Resort

Muito se engana quem pensa que o custo de uma visita às mais belas ilhas da Grécia é alto demais. Se você se organizar e reservar suas acomodações antecipadamente, vai descobrir que estamos falando de um destino relativamente barato na Europa.

Para garantir uma viagem mais econômica, uma boa dica é contar com um bom buscador de hospedagem para encontrar boas ofertas em hotéis, pousadas e/ou hostels nos melhores destinos da Grécia, como o El Quarto.

Você só precisa digitar o destino e as datas da viagem, e pronto. O El Quarto faz o trabalho pesado de pesquisa para você em poucos segundos e te mostra as melhores promoções para o lugar que você deseja visitar.

E não é só isso! Você pode pagar suas diárias em até 12 vezes sem juros no cartão e em reais, sem aplicação de IOF!

Está esperando o que para realizar o sonho de conhecer as ilhas gregas? Não perca tempo e visite agora mesmo o El Quarto para garantir sua acomodação!

Quais as principais ilhas gregas?

As ilhas da Grécia ficam distribuídas entre grandes arquipélagos: as Ilhas Cíclades, as Ilhas do Dodecaneso, as Ilhas do Mar Egeu, as Ilhas Jônicas e as Ilhas do Golfo Argo-Sarônico.

Confira quais as ilhas gregas mais procuradas para turismo!

Creta

Maior entre todas as ilhas da Grécia, Creta é uma ilha famosa desde a Antiguidade, quando ganhou o imaginário popular como berço dos mitos de Teseu e Ariana e de Dédalo e Ícaro.

Assim, essa apaixonante ilha de areia cor de pérola e mar turquesa, no coração do Mar Egeu, segue flutuando entre a realidade e a mitologia há milênios.

O resultado é uma seleção ímpar de praias paradisíacas e sítios arqueológicos que ajudam a desvendar a evolução da civilização ocidental ao longo da história.

Como não se encantar com o lendário palácio de Knossos, casa do labirinto do Minotauro, e o histórico palácio de Festo? E o que dizer do fantástico Museu Arqueológico de Heraklion, um dos mais ricos da Europa?

Vale a pena também conhecer as águas cristalinas na Lagoa Balos e a cinematográfica praia de Vai, protegida por uma floresta de palmeiras que não existe em nenhum outro lugar do mundo.

Os amantes de aventura não podem, ainda, perder a oportunidade de conhecer o Samaria Gorge National Park, que protege um cânion em meio às Montanhas Brancas com mais de 16 km de extensão.

Mykonos 

Se você faz questão de conforto e badalação, Mykonos é uma parada obrigatória em seu roteiro pelas ilhas e cidades da Grécia. 

A ilha é conhecida pelas casinhas brancas que guardam restaurantes, lojas e hotéis que surpreendem nos quesitos charme e hospitalidade.

O litoral da ilha, especialmente na região da praia Agios Sostis, tem águas calmas e cristalinas: condições perfeitas para longos e relaxantes mergulhos.

O cenário pitoresco da pequena capital, Chora, parece até saído de uma pintura, com extensas e estreitas vielas margeadas por casas branquinhas, em um dos cantos mais românticos da Europa.

E nem pense em voltar para casa antes de visitar a igrejinha Panagia Paraportiani, do século XV, uma das igrejas mais fotografadas de toda a Grécia!

Santorini 

Ilhas Gregas Santorini
Fonte: Pexels

O sobe e desce das colinas à beira-mar, pontilhadas por casas brancas que refletem a luz do sol e tornam o cenário ainda mais bonito, fazem de Santorini uma das ilhas gregas mais procuradas por turistas.

A ilha é badalada de janeiro a janeiro, sobretudo no verão europeu (de junho a agosto) quando as temperaturas fervem e toda Santorini parece uma única e gigantesca balada.

O pôr do sol da região é listado entre os mais bonitos do mundo, o que significa milhares de turistas espalhados pelas colinas em busca do melhor ponto para observar o espetáculo da natureza.

Depois, nada melhor que se sentar em um dos restaurantes da ilha, onde você encontrará o que há de melhor na gastronomia mediterrânea.

Na hora de colocar o bronzeado em dia, vale a pena visitar a praia de Perissa, considerada a mais bonita da ilha.

Zakynthos 

Zakynthos ostenta o invejável título de uma das mais belas ilhas da Grécia. É ali, afinal, que fica a fantástica Navagio Beach, considerada há décadas uma das praias mais bonitas do mundo .

Conhecida como Praia do Naufrágio, a pequena praia fica “espremida” entre falésias com dezenas de metros de altura, onde o mar assume tons de azul neon e a carcaça do navio Panagiotis, que encalhou por lá em 1980, torna o cenário ainda mais cinematográfico.

Depois de conhecer a praia paradisíaca, você poderá subir ao alto do paredão para conferir a vista do mirante e curtir a animada noite de Laganas, famosa pelas festas que duram 24 horas por dia.

Milos 

Ilha de origem vulcânica no arquipélago das Cíclades, a pequena Milos acaba, muitas vezes, ignorada por turistas mais interessados na badalação das vizinhas Mykonos e Santorini.

Mas não se engane: você não vai se arrepender de planejar uma visita a essa pequenina ilha cheia de belezas naturais.

São mais de 70 praias que rivalizam entre si para encantar os visitantes: graças a sua origem vulcânica, a ilha é um território muito verde e fértil, com boa parte das paisagens naturais perfeitamente preservadas.

As praias da região, em sua maioria, são selvagens e paradisíacas, em estilos bem diferentes. Sarakiniko, por exemplo, tem uma paisagem quase lunar, com areias escuras, enquanto Firiplaka fica caprichosamente “encaixada” entre falésias.

Os aficionados por história também deverão se sentir “em casa” durante uma visita a Milos: a parte mais antiga de Plaka é a casa de tesouros como o Castelo Veneziano e as ruínas de um milenar anfiteatro romano.

Além disso, você não pode deixar de visitar o lugar em que a lendária estátua da Vênus de Milo foi encontrada, também na parte histórica da ilha!

Corfu 

Ilhas Gregas Corfu
Fonte: Unsplash

Poucos destinos gregos são tão versáteis quanto a ilha de Corfu. Por lá, é possível encontrar de grandes complexos hoteleiros de luxo a vilas pitorescas, que mais parecem uma janela para o passado.

Além das atrações urbanas, incluindo lojinhas cheias de charme e restaurantes badalados, você também poderá explorar a exuberante natureza da região, sobretudo trechos de litoral selvagem com água azul-turquesa e extensas florestas verdejantes.

A capital, Kerkyra (também conhecida como Cidade de Corfu), guarda em seu bem preservado centro histórico muitas heranças do passado medieval, como mosteiros ortodoxos e o complexo arqueológico do Palácio Achilleion e Paleokastritsa.

Em outras palavras, um dos destinos mais imperdíveis e surpreendentes de toda a Grécia!

Rodes 

Uma das ilhas gregas mais montanhosas (e a maior do Dodecaneso), Rodes surpreende nos quesitos mar e praia, atraindo boa parte dos turistas de alto padrão que viajam pela Europa.

Assim como outras ilhas do país, por lá não faltam história, arte e boa gastronomia, sempre com as águas azuis do Egeu a emoldurar o horizonte, além de hotéis luxuosos que oferecem experiências diferenciadas de turismo.

Um dos principais pontos turísticos da ilha é a acrópole de Lindos, ruínas de um templo do século IV a.C. que se projeta sobre o mar, em uma falésia a mais de 116 metros de altura.

A região também abriga verdadeiros tesouros da humanidade, como a Cidade Velha de Rodes, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, o antigo forte dos Cavaleiros de São João (Palácio do Grão-Mestre) e a milenar Estrada dos Cavaleiros.

Quer mais? A ilha é supostamente o antigo endereço de uma das Sete Maravilhas, o mítico Colosso de Rodes, que teria sido construído sobre o Porto de Mandraki.

Cefalônia 

Quem não abre mão de tranquilidade e conforto precisa incluir Cefalônia em seus planos de viagem. 

A ilha reúne cenários para todos os gostos, de praias rochosas a trechos de areia, passando por florestas e lagos escondidos em meio à natureza.

Maior arquipélago das Ilhas Jônicas, Cefalônia é também um destino relativamente barato para turismo, com uma variada oferta de acomodações em todas as faixas de preço.

Durante a sua visita, você não pode deixar de visitar o antigo Porto de Argostoli, onde você poderá conhecer heranças do período veneziano, bem como a belíssima Igreja de Agios Spyridonas.

Se você gosta de belas paisagens naturais, vale a pena também planejar visitas à caverna Melissani e ao Farol de São Teodoro, de onde você terá vista panorâmica da região.

Paros 

Ilhas Gregas Paros
Fonte: Pixabay

Quem deseja escapar da badalação e quer simplesmente relaxar enquanto explora a Grécia deve considerar Paros como destino de viagem.

Muito tranquila em comparação a destinos badalados, como Santorini e Mykonos, a ilha abriga muitos povoados antigos, construções históricas, sítios arqueológicos e, acima de tudo, praias paradisíacas, de areia branca e mar azul.

Se você curte história, não deixe de visitar as vilas de Naoussa, Piso Livadi, Lefkes, bem como a capital hospitaleira, Parikia, onde você vai encontrar excelentes infraestrutura e bons restaurantes.

Lesbos

Listada entre as maiores ilhas gregas, Lesbos é um destino que, muitas vezes, passa despercebido por quem visita o Mediterrâneo, mas isso pode ser um grande desperdício.

Você não vai se arrepender de conhecer a curiosa Floresta Petrificada, que parece até cenário de filme de fantasia, formada após uma série de erupções vulcânicas que transformou a paisagem grega.

Também são imperdíveis as praias da região, muitas delas de areia surpreendentemente escuras, resultado da atividade vulcânica nesse ponto do mapa, onde você poderá passar dias inesquecíveis de relaxamento e sol.

Naxos

Maior das Ilhas Cíclades, Naxos é um lugar indicado para quem quer descansar e recarregar as energias, com ruas estreitas cheias de casas branquinhas.

Como a ilha é menos badalada que as vizinhas Santorini e Mykonos, Naxos é muito procurada por famílias e amantes de história, especialmente aqueles interessados em conhecer as ruínas do antigo Templo de Apolo.

Aproveite também para conhecer o Museu Veneziano Della Rocca-Barozzi e o Museu Metrópoles, cujo acervo é formado por restos de uma cidade micênica milenar.

Gosta de praia? Não deixe de visitar as vilas de Halki, Filoti, Vivlos e Apiranthos.

Qual a principal ilha da Grécia?

Tendo em mente que a capital da Grécia, Atenas, fica na porção continental do país, o melhor critério para definir qual a mais importante entre as ilhas gregas é a população e/ou porte da ilha.

Considerando-se esses dois quesitos, Creta é a principal ilha do país, com 8.450 km² de área (a quinta maior do Mediterrâneo) e mais de 700 mil habitantes.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto no seu seguro viagem!

Qual é a ilha grega mais bonita?

Ilhas Gregas qual e a mais bonita
Fonte: Pixabay

Listar a ilha mais bonita de um país conhecido pelas praias paradisíacas é uma tarefa quase hercúlea. São tantos cenários bonitos que é praticamente impossível apontar a mais bela de todas.

Em geral, Santorini é frequentemente apontada como uma das mais belas ilhas da Grécia, seja por suas construções brancas, praias de areia branca ou o espetacular pôr do sol. 

Há aqueles, por sua vez, que acham imbatível o visual selvagem de ilhas como Cefalônia e Zakynthos, menos urbanizadas e mais tranquilas para turismo.

Não importa o destino escolhido, uma coisa é certa: qualquer roteiro pelas ilhas gregas é capaz de encantar!

Conheça as ilhas gregas com comodidade e pagando pouco!

Já imaginou conhecer as paradisíacas ilhas gregas sem pesar no orçamento? É só fazer a sua pesquisa de hospedagem no buscador El Quarto!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços justos e com condições facilitadas de pagamento: você pode pagar suas diárias em até 12 vezes sem juros e em reais, sem incidência de IOF.Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Grécia pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.