La Plata, Argentina: onde fica, quando ir e melhores atrações!

18 nov 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

La Plata, Argentina, tem atraído cada vez mais brasileiros que visitam a capital Buenos Aires. 

Afinal, basta uma curta viagem para chegar à Atenas das Américas, onde o visitante encontra museus, edifícios históricos, praças, galerias de arte e outras atrações.

A cidade foi construída para ser amigável ao pedestre: a cada seis quarteirões existe uma área arborizada para descanso, o transporte público é eficiente e as ruas são planas.

Que tal começar a planejar uma viagem para um dos melhores destinos da América do Sul? Neste artigo vamos te contar tudo o que precisa saber sobre La Plata, veja só!

La Plata, Argentina: informações e pontos turísticos!

La Plata, Argentina: informações e pontos turísticos!
Fonte: Jonas De Carvalho / Flickr / CC BY-SA 2.0

Milhões de brasileiros visitam Buenos Aires todos os anos, mas boa parte desses viajantes desperdiçam a oportunidade de estender seu roteiro até La Plata, Argentina, considerada a cidade mais cheirosa da América.

É ali que fica uma das universidades mais importantes do continente, além de muitos museus que contam a história do país por meio de exposições interativas e interessantes.

E não é só isso: La Plata também é famosa por sua tradição gastronômica, com bons restaurantes esperando por você a cada esquina.

A cidade já se chamou Ciudad Eva Perón, tem uma arquitetura prestigiada em todo o mundo, foi o primeiro município do mundo a ter iluminação elétrica e recebeu as medalhas de “Cidade do Futuro” e “Melhor Construída” no século XIX.

Vem conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos da Argentina!

Onde fica a cidade de La Plata na Argentina?

A cidade de La Plata, Argentina, fica na província de Buenos Aires, pertinho da capital argentina. A distância é tão curta que as regiões metropolitanas das duas cidades chegam a se encontrar em alguns pontos.

Como o próprio nome indica, a cidade foi construída às margens do Rio da Prata, a apenas 59 km de Buenos Aires e a 330 km de Montevidéu, no Uruguai (se você pegar uma balsa para atravessar o rio, a distância cai para 160 km).

Caso você esteja se perguntando qual a capital de La Plata, saiba que, na verdade, a cidade foi construída estrategicamente para ser a capital da província depois que Buenos Aires virou capital do país.

La Plata, Argentina: mapa

Circular por La Plata é fácil e agradável. A cidade é plana, bem sinalizada e planejada, com ruas que podem ser facilmente percorridas a pé.

Confira o mapa de La Plata, Argentina! 

Como chegar a cidade de La Plata?

Não existe um Aeroporto de La Plata, Argentina, o que significa que a maneira mais prática de chegar à cidade é a partir de Buenos Aires.

Várias cidades brasileiras oferecem voos diretos até a capital da Argentina, com desembarque no Aeroporto Internacional Ezeiza.

Para percorrer a reta final do seu trajeto, você pode alugar um carro e seguir pela Autopista Dr. Ricardo Balbín/RN1, ou pegar um ônibus no terminal rodoviário do Retiro.

Você pode adquirir suas passagens para a Argentina com até 37% de desconto no site do Vai de Promo

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a La Plata, Argentina?

Quando ir a La Plata, Argentina?
Fonte: Juan Enrique Gilardi / Flickr / CC BY-SA 2.0

O clima em La Plata é parecido com o da região Sul do Brasil: no inverno, pode fazer frio de até 8ºC, enquanto o verão é abafado, com termômetros na casa dos 30ºC.

Por essas e outras, muitos viajantes preferem visitar a cidade nas estações intermediárias, outono ou primavera, quando o clima está ameno e, consequentemente, mais agradável.

O regime chuvoso, por sua vez, é bem distribuído ao longo do ano, então esteja preparado para encarar chuvas rápidas em qualquer mês.

Onde se hospedar na cidade de La Plata?

A principal via da cidade de La Plata é a melhor região possível para hospedagem: quem fica na Avenida 9 de Julio ou em seus arredores está a uma caminhada de distância das principais atrações turísticas.

Mais que isso, essa região é repleta de restaurantes e lojas, além de opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, incluindo hotéis tradicionais e hostels.

Se possível, escolha um local próximo a um ponto de ônibus, pois você pode se deslocar a baixo custo e com eficiência utilizando o cartão de transporte da cidade.

Seu hotel em La Plata, Argentina, está aqui no El Quarto!

Seu hotel em La Plata, Argentina, está aqui no El Quarto!
Fonte: Hotel Land Plaza La Plata

Você pode reservar o seu hotel em La Plata, Argentina, sem comprometer o seu orçamento: é só fazer a sua pesquisa de hospedagem no El Quarto.

Nossa plataforma de busca te ajuda a encontrar acomodações nos principais destinos do mundo a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito.

Além disso, você pode contar com condições facilitadas: dá para pagar suas diárias online, em reais, e sem cobrança de IOF.

O que fazer em La Plata, Argentina

Coloque um sapato confortável e uma roupa leve para explorar cada canto dessa cidade rica em história, cultura e gastronomia.

Uma coisa é certa: depois de conhecer a Atenas das Américas, você estará caindo de amores por ela!

Descubra o que fazer em La Plata, Argentina! 

Catedral de La Plata

Construída no século XIX, a Catedral de La Plata é uma das igrejas mais altas do mundo, com nada menos que 112 metros e projeto inspirado nas catedrais da Europa: a maior igreja gótica da América Latina.

Visitar a catedral e subir até a torre para contemplar a cidade do alto é simplesmente imperdível, e você nem precisa se preocupar com a subida: em vez de encarar degraus, é só pegar o elevador que leva os visitantes ao mirante.

Até o Papa Francisco já rezou missas na maior igreja de La Plata, que fica aberta diariamente, das 9h às 19h, e tem entrada franca.

República de Los Ninõs

Há quem diga que foi depois de uma visita à República de Los Ninõs que Walt Disney se inspirou para o projeto que definiu a sua vida: a construção do complexo de parques temáticos da Disney.

Inaugurado em 1951, o parque República de Los Ninõs tem mais de 52 hectares de área, onde o visitante encontra de tudo: lagos com pedalinho, áreas para piquenique, praça de alimentação e muitos brinquedos para toda a família.

A estrutura inclui uma mini cidade, com réplicas em escala reduzida do aeroporto, teatro, igreja e outras construções.

Quer mais? A entrada é gratuita e o parque fica aberto todos os dias, das 7h às 22h.

Plaza Moreno

Plaza Moreno
Fonte: Hmlaplata / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Marco zero de La Plata, a Plaza Moreno serviu de ponto de partida para a construção da capital da província de Buenos Aires: todo o traçado urbano da cidade começa a partir da praça.

Um dos principais cartões-postais da cidade, a praça é arborizada, com bancos para o visitante se sentar e recarregar as energias ou ver o tempo passar.

Ali, os turistas também encontram uma fonte, canteiros de flores e muitas esculturas de artistas argentinos.

Tudo fica ainda mais bonito ao anoitecer, quando a iluminação especial torna a paisagem ainda mais romântica: que tal aproveitar para tomar um drinque em um dos bares instalados nos arredores da Plaza Moreno?

Museus

La Plata, Argentina, ganhou o apelido de Atenas das Américas, em referência à capital da Grécia, um famoso polo intelectual e cultural ao longo dos milênios.

Por isso, nada mais natural do que encontrar museus espalhados por todos os cantos. A cidade tem mais de 30, com diversas temáticas!

Ali, também existem teatros, bibliotecas, centros culturais, ateliês e galerias de arte.

Um dos mais famosos é o Museu de Ciências Naturais, que guarda um acervo com mais de 3 milhões de peças em exposição permanente, incluindo múmias e sarcófagos do Egito Antigo, com mais de 4.000 anos de história.

Quem gosta de arte sacra não pode deixar de visitar o museu da Catedral de La Plata, que inclui em seu acervo peças que já foram utilizadas até por papas.

E como não falar do Museu de Arte Contemporâneo da América Latina e do Museu de Arte Municipal, que apresentam obras dos maiores nomes da arte latina?

Em outras palavras, não deixe de incluir ao menos um dos museus de La Plata em seu roteiro de viagem!

Paseo del Bosque

A cidade de La Plata é bastante arborizada: existem áreas verdes espalhadas a cada seis quarteirões, para deleite dos moradores e turistas.

A mais importante delas é o Paseo del Bosque, o maior parque urbano da cidade, com mais de 60 hectares de área em pleno centro.

Você pode passar horas se divertindo no parque, que conta com pistas para caminhada, ciclovias, espaços gramados, restaurante e outras atrações.

Ficam também no Paseo del Bosque dois pontos turísticos imperdíveis da cidade: o Planetário, que encanta adultos e crianças, e o Museu de Ciências Naturais.

Teatro Argentino

Embora não seja tão famoso quanto o Teatro Colón, de Buenos Aires, o Teatro Argentino certamente merece um espacinho em seu roteiro de viagem.

O teatro fica em um belo edifício em estilo clássico do século XIX, com capacidade para 2.000 espectadores. Em seu palco já se apresentaram grandes nomes da arte erudita mundial.

Vale a pena conhecer o teatro e aproveitar o charme da Argentina dos séculos passados! Quem sabe você não dá a sorte de assistir a algum espetáculo durante a sua visita?

Estádio de La Plata

Estádio de La Plata
Fonte: Wmtribe2015 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Os amantes de esportes não vão se arrepender de visitar o Estádio de La Plata, a primeira arena coberta do continente, inaugurado em 2003.

O estádio é a casa dos times Estudiantes e Gimnasia y Esgrima, além de receber apresentações de grandes artistas, como Britney Spears e U2.

A visita guiada leva o turista até os espaços mais importantes da arena, como a sala de imprensa, o vestiário, os bancos de reservas e outros ambientes. 

Uma experiência imperdível, especialmente se você está viajando com crianças!

Planetário

Situado no Paseo del Parque, o Planetário pode ser um passeio muito legal para toda a família.

O espaço abriga exposições interativas que ensinam tudo sobre o espaço, os planetas, os astros e a tecnologia aeroespacial: um jeito diferente (e gratuito) de aprender sobre o universo!

Universidade de La Plata

A Universidad de La Plata, Argentina, é tão bonita e importante que se transformou em uma atração turística.

A instituição é uma das maiores da América Latina, com mais de 90 mil alunos e milhares de estudantes estrangeiros, a maioria do Brasil.

Um dos motivos para tamanha fama é a facilidade de ingresso: o estudante não precisa prestar vestibular nem mesmo para os cursos mais concorridos, como medicina e direito.

Como é viver em La Plata, Argentina?

Como é viver em La Plata Argentina?
Fonte: Gustavo Marcelo Farias / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Justamente por ser uma cidade universitária, o custo de vida em La Plata, Argentina, não é elevado, especialmente em comparação a outros destinos da América Latina.

Em geral, um orçamento de R$ 3.000,00 por mês (ou 80 mil pesos argentinos) é o suficiente para viver bem e com conforto na cidade (estimativa em agosto/2022).

Esse é o preço para desfrutar de excelente infraestrutura, vida noturna badalada, boas instituições de ensino, segurança, transporte público e saúde de qualidade, museus e outros atrativos.

Além disso, a cidade recebe muitos estrangeiros, o que garante uma atmosfera multicultural à metrópole.

Seguro viagem para a Argentina em promoção!

Desde a reabertura das fronteiras após a pandemia do Covid-19, o seguro viagem se tornou uma exigência para quem vai visitar a Argentina.

Por isso, não deixe de visitar o site de buscas especializado Seguros Promo para encontrar os melhores planos das principais seguradoras do mercado com descontos exclusivos.

O seguro viagem garante cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo, seguro de acidentes pessoais e outros serviços imprescindíveis para o viajante.

Faça uma cotação gratuita: aproveite para utilizar a ferramenta comparadora e escolher o melhor plano e oferta para a sua viagem!

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Os melhores hotéis em La Plata, Argentina, pelo menor preço!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre La Plata, Argentina? Então visite o El Quarto para encontrar a acomodação perfeita para a sua visita à Atenas das Américas!

Nossa plataforma tem milhares de hospedagens a preços exclusivos nos principais destinos do mundo para que você não precise escolher entre viajar e economizar.

Você pode até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, e garantir ainda mais economia à sua viagem! 

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Argentina pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.