Mannheim: dicas para conhecer o melhor da região alemã!

22 nov 2023 • 12 minutos de leitura por rafael.alef

Mannheim é uma cidade de médio porte muitas vezes negligenciada pelos viajantes. Com pouco mais de 300 mil habitantes, a cidade é relativamente jovem em termos de história europeia, tendo sido fundada no século XV.

Mesmo assim, tem seus próprios encantos, como o planejamento urbano peculiar, com uma rede de ruas quadrangulares que lhe conferem o apelido de “cidade quadrada”. 

A cidade é amigável para os pedestres e ciclistas. Afinal, foi ali que a bicicleta foi inventada, séculos atrás. Assim, é um daqueles lugares que merece ser explorado sem pressa.

Não faltam atrações interessantes para você explorar durante a sua viagem, a começar pela encantadora praça Marktplatz. Ali, você encontrará testemunhas silenciosas de séculos de história e cultura, como a Antiga Prefeitura e o Centro Judeu. 

Mas não pense que a cidade se limita às suas estruturas antigas. Você também encontrará um lugar moderno, que abraça a contemporaneidade em seus museus, parques e eventos culturais. 

Se você está planejando uma viagem à Alemanha e procura um destino fora do comum, esta cidade incrível merece sua atenção. 

Neste guia, vamos contar tudo sobre as principais atrações e atividades que esta cidade encantadora tem a oferecer. Prepare-se para desvendar os segredos de uma cidade que é um tesouro escondido da Alemanha!

Mannheim: a independente cidade alemã!

Mannheim: a independente cidade alemã!
Pixabay

Com área um pouco maior que a cidade de Aracaju, Mannheim é um destino em que as atrações turísticas estão concentradas em poucas regiões. Isso é uma boa notícia para o turista, que não deve ter dificuldades para explorar tudo com calma.

O coração da cidade fica na histórica Marktplatz, uma praça encantadora que pulsa com vida e atrai moradores e turistas com sua beleza clássica.

Não se engane. Apesar de ser considerada jovem para os padrões europeus, a cidade é mais antiga que a maioria das cidades brasileiras, por exemplo. 

O município surgiu por volta de 1600, e boa parte de seus atrativos mais antigos está reunida justamente na Marktplatz, como a velha Prefeitura. 

A cidade também é famosa por seu majestoso Schloss Mannheim, um palácio barroco que serve como um lembrete da grandiosidade do passado da cidade. Os jardins que o cercam são um oásis de tranquilidade no coração urbano. 

Os turistas também podem se encantar com a igreja jesuíta que combina arquitetura barroca com elementos góticos, parques verdejantes e muito mais. 

O destino tem atrações para todas as idades, de janeiro a janeiro, e merece entrar em seus planos de viagem. Vem conhecer a combinação de história, cultura e entretenimento que essa cidade apaixonante tem a oferecer!

Onde fica Mannheim?

Mannheim, Alemanha, está situada no sudoeste do país, no estado de Baden-Württemberg. 

Ali se encontram os rios Reno e Neckar, gerando uma paisagem ainda mais pitoresca e bucólica, onde a natureza encontra a civilização. 

Com aproximadamente 310 mil habitantes, Mannheim brilha também pela sua proximidade com outros destinos alemães de renome, como Heidelberg e Ludwigshafen.

A localização é privilegiada, a apenas 620 km de Berlim, 360 km de Munique e a menos de 80 km a sul de Frankfurt.

Assim, você não terá dificuldades para chegar até lá, com fácil acesso pelos maiores aeroportos da Alemanha.

Mapa de Mannheim

Circular pela cidade é fácil e agradável, graças à peculiaridade que a torna única: sua rede de ruas quadrangulares. 

A “cidade quadrada” tem navegação intuitiva, ideal para pedestres e visitantes que desejam explorar cada cantinho sem se perderem. 

Veja onde fica Mannheim no mapa!

Como ir até Mannheim?

Chegar à cidade é uma tarefa surpreendentemente simples e conveniente, independentemente do meio de transporte que você escolher. 

Mannheim está estrategicamente conectada a uma rede de vias de acesso que facilitam a sua chegada. 

Se você está viajando de carro, poderá escolher entre diversas rodovias. A lista inclui a A6 (via Heilbronn, Nuremberg e Praga), A61 (via Karlsruhe e Landau), A5 (via Heidelberg, Frankfurt e Basel) e A67 (via Darmstadt e Frankfurt).

Outra alternativa prática é o sistema ferroviário alemão. Você tem como ir de Heidelberg a Mannheim em menos de 20 minutos  por meio de trens! Além disso, os trens de alta velocidade oferecem uma maneira confortável e eficiente de viajar pelo país.

Quem prefere voar tem alternativas bastante práticas para chegar à cidade. Mannheim tem seu próprio aeroporto e fica a menos de 80 km do maior aeroporto da Alemanha, em Frankfurt.

Isso garante fácil acesso por meio de voos domésticos e internacionais, o que torna a cidade ainda mais atrativa para viajantes do mundo inteiro.

Para os viajantes brasileiros, o caminho mais rápido até a cidade é a partir de voos sem escalas para Frankfurt. Depois, você pode completar o trajeto por via terrestre, pelas rodovias A5 e A67. 

Qual é a melhor época para ir a Mannheim?

Mannheim oferece diferentes facetas ao longo das quatro estações do ano, cada uma com seu próprio charme. 

A primavera, de março a maio, é uma época encantadora para explorar a cidade, que floresce com a beleza das árvores e jardins em flor. As temperaturas agradáveis convidam a explorar os parques ou a fazer relaxantes passeios de barco pelo Rio Reno. 

O verão é a alta temporada, com dias longos e quentes, chegando a 26ºC. É o cenário perfeito para desfrutar de atividades ao ar livre. 

No entanto, o verão também traz multidões e preços mais elevados. Por isso, você deve se planejar com ainda mais cuidado e antecedência para assegurar uma experiência positiva de viagem.

Se você busca um ambiente mais tranquilo, pode ser interessante conhecer a cidade no outono, de setembro a novembro. Nessa estação, as temperaturas começam a cair, mas ainda é possível desfrutar de passeios ao ar livre agradáveis.

É difícil, porém, superar a beleza do inverno na cidade. Pode nevar, especialmente entre janeiro e fevereiro, o que torna a paisagem ainda mais romântica. 

Nessa época, as temperaturas podem ser mais baixas, até -2ºC, e a cidade fica menos movimentada. É a ocasião perfeita para apreciar a atmosfera aconchegante dos mercados de Natal e saborear pratos típicos da culinária alemã. 

Onde ficar na cidade alemã?

Onde ficar na cidade alemã?
Intercityhotel Mannheim

Como um destino turístico encantador, Mannheim, Alemanha, é uma cidade que dispõe de boas opções de hospedagem em localizações vantajosas para o turista.

É o caso do centro da cidade, o que coloca você a uma curta distância de inúmeras atrações turísticas, lojas, restaurantes e vida noturna animada. 

É ali que fica a Hauptbahnhof, a estação de trem da cidade, o que pode ser uma vantagem para quem deseja explorar outras cidades alemãs. Além disso, a região acomoda uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis econômicos aos de luxo.

Também pode ser interessante ficar no bairro de Neckarstadt, onde você poderá desfrutar de uma atmosfera mais descontraída e autêntica. O bairro tem ruas arborizadas e casas históricas, que criam um ambiente super charmoso. 

Você prefere uma estadia tranquila e romântica? As acomodações às margens do Rio Reno podem ser a melhor opção para a sua hospedagem. 

Há muitos hotéis e pousadas à beira do rio, oferecendo belas vistas e fácil acesso a atividades como passeios de barco. 

E não acabou! Muitos turistas optam por ficar nos arredores do Luisenpark, um dos melhores parques da cidade e da Alemanha. 

Outra possibilidade é mais voltada aos viajantes a negócios. A região próxima ao Centro de Congressos Rosengarten se destaca pelo fácil acesso a eventos e centros de conferências.

O El Quarto tem as melhores opções de hotéis e pousadas!

Planejar a sua viagem fica mais simples e fácil com o El Quarto, referência em hospedagens econômicas nos melhores destinos do mundo. 

Nosso site potencializa sua pesquisa por hotéis, pousadas, resorts e hostels, garantindo ao viajante funcionalidades que garantem economia, conforto e tranquilidade. 

Logo na página inicial, você encontra uma barra de pesquisa que te ajuda a navegar entre milhares de hotéis nos principais destinos, incluindo opções com cancelamento gratuito.

O pagamento é facilitado, em até 12 vezes sem juros, com preços exclusivos que garantem as melhores condições para a sua viagem.

Se tiver alguma dúvida, não se preocupe. Nossa equipe de atendimento está qualificada para auxiliá-lo em todos os momentos da sua viagem, proporcionando suporte personalizado e eficiente. 

Faça uma pesquisa agora mesmo e descubra como o El Quarto pode tornar a sua viagem mais barata e ainda mais inesquecível!

O que fazer em Mannheim?

Essa efervescente cidade alemã passa despercebida na maioria dos roteiros pelo país. Não é difícil, porém, perceber que isso é um grande desperdício.

A cidade reúne tudo aquilo que a torna um destino imperdível. Ali, você vai encontrar parques, museus, espaços públicos bem-cuidados, povo acolhedor e muitas belezas.

Vem descobrir o que fazer em Mannheim! 

Marktplatz

Epicentro da cidade, a Marktplatz é o principal ponto de encontro entre moradores e turistas e apenas por isso já é uma parada obrigatória no seu roteiro.

A região abriga três vezes por semana a principal feira da cidade, onde expositores vendem de vegetais a itens de artesanato, flores e roupas.

O cenário na região é também muito bonito! A praça é cercada por edifícios históricos, incluindo a bela Altes Rathaus (Prefeitura).

É também na Marktplatz que fica a Fonte do Mercado (Marktplatzbrunnen), que representa os quatro elementos da natureza. 

Um fato curioso sobre essa fonte é que ela não deveria estar na principal praça da cidade. O monumento foi projetado para os jardins do castelo da cidade de Heidelberg. A fonte não combinou com o projeto paisagístico do castelo e, assim, foi doada a Mannheim. 

Schloss Mannheim

Seu roteiro não estará completo sem uma visita ao Schloss Mannheim, o principal palácio da cidade.

A construção é considerada uma joia do barroco alemão e está entre os maiores palácios da Europa. 

Apesar dos danos da Segunda Guerra Mundial, a parte principal foi reconstruída, incluindo a impressionante escadaria cerimonial. 

Hoje, suas salas exibem mais de 800 peças, incluindo pinturas e móveis valiosos, que ajudam a contar a história da cidade e da própria Alemanha. 

Maior palácio do país, o lugar conta com um interessante museu dedicado à arte europeia. Todas as salas são ricamente ornadas e transportam os visitantes para a vida no passado. Não deixe de visitar o salão dos cavaleiros e a sala do trono. 

Quer mais? A encantadora capela do castelo, reconstruída após a guerra, também merece uma visita! 

The Mannheim Jesuit Church

The Mannheim Jesuit Church
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Jesuitenkirche, ou Igreja Jesuíta, é uma importante igreja barroca no sudoeste de Mannheim. O templo foi concluído em 1760, como uma réplica fiel da Igreja Il Gesú, em Roma. 

A igreja fica na Schillerplatz, uma bela praça histórica, que também abriga um monumento em homenagem ao poeta Friedrich Schiller. 

Assim como outras construções antigas da cidade, a Igreja Jesuíta também passou por danos severos durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, acabou sendo restaurada em seu estilo original. Tanto 

A construção é realmente notável, carregada de elementos arquitetônicos impressionantes, como a fachada de duas torres e a cúpula de 75 metros de altura. 

O interior não é menos suntuoso, adornado com pilastras de mármore, afrescos no teto e uma notável escultura da Madonna de Prata Coroada, do século XVIII. 

A igreja está aberta diariamente das 9h às 19h, e você encontra um estacionamento nas proximidades. 

Luisenpark

Não volte para casa antes de visitar o Luisenpark, considerado um dos mais belos parques da Europa.

São mais de 40 hectares de área verde, onde o viajante encontra um Jardim Japonês, passeios de barco no lago e a imponente torre Fernmeldeturm. 

Não deixe de conhecer a casa de borboletas, aproveite para fazer piqueniques com vista para o Lago Kutzerweiher e visite os belos jardins do parque. É também no Luisenpark que fica a maior casa de chá chinesa da Europa. 

Vale a pena alugar uma gôndola para fazer um passeio tranquilo pelo lago. A experiência pode ser muito romântica e agradável, especialmente no verão.

Além disso, os visitantes também podem conhecer estufas de plantas, aviários e aquários, além de zoológico, jardim botânico e tanque Koi com peixes.

Em outras palavras, é um oásis de tranquilidade no coração da cidade que merece a sua visita!

Planetarium Mannheim

Esteja você viajando com crianças ou não, o Planetarium é uma parada quase obrigatória em Mannheim. 

O local possibilita explorar o cosmos e aprender sobre as estrelas, galáxias e a Via Láctea de forma divertida e lúdica. 

Trata-se de um dos primeiros planetários do mundo, inaugurado em 1927. O local chegou a ser destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruído 50 anos depois e hoje está acessível a todos. 

No Planetarium, você terá a oportunidade de conferir exposições sobre o Sistema Solar, o céu noturno, exoplanetas, buracos negros e muito mais.

Há também realização de eventos especiais ao longo do ano, como apresentações sobre a Via Láctea e a Lua. 

Ou seja, é uma atração imperdível, que pode tornar o seu roteiro de viagem ainda mais rico!

Rosengarten

O Rosengarten é um dos centros de conferências mais importantes da Alemanha e um centro cultural vibrante com concertos variados. 

Inaugurado no começo do século XX, o lugar combina modernidade e tradição no coração da cidade, com 44 salas que acomodam até 9.000 convidados.

O complexo tem 8.000 m² para exposições e atividades corporativas, em uma infraestrutura imponente, com fachada Art Nouveau bastante fotogênica.

Confira a programação no local durante o período da sua visita. Você pode ter a sorte de conferir desde shows clássicos até apresentações de música pop e comédia.

National Theather

Quer dar um toque de cultura ao seu roteiro de viagem? Não deixe de visitar o National Theater, o mais importante centro cultural da cidade.

O lugar oferece apresentações de ópera, teatro e balé, entre outras, em um palco histórico, por onde já passaram lendas como Schiller e Mozart. 

Atualmente, o National Theater recebe mais de 250 mil visitantes por ano (quase a mesma quantidade de habitantes da cidade. Por isso, o teatro é reconhecido como uma das principais casas de quatro divisões da Alemanha. 

Se possível, assista a uma apresentação no local e aproveite para se encantar com o suntuoso hall de entrada, que abriga um café. 

Engelhorn

Engelhorn
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O seu itinerário pela cidade tem mais uma atração imperdível: o Reiss-Engelhorn-Museen, um complexo de museus incrível.

Ali, você vai encontrar quatro museus excelentes: Zeughaus Museum, World Culture Museum, Schillerhaus Museum e ZEPHYR. 

Estamos falando de um dos maiores complexos de museus de propriedade da Alemanha, com aproximadamente 1,2 milhão de itens em exibição. As exposições abrangem diversos temas, desde arqueologia e antiguidades até cultura mundial. 

É uma oportunidade ímpar para conhecer alguns dos melhores museus do país em uma única visita!

Onde comer em Mannheim, Alemanha?

As atrações de Mannheim não se resumem às incríveis construções da cidade. Você também terá a chance de conhecer a rica e saborosa gastronomia alemã durante a sua viagem!

O centro da cidade, por exemplo, é um polo gastronômico efervescente, onde você poderá experimentar delícias da culinária local e internacional. 

Especialmente nos arredores da Marktplatz, é difícil caminhar por muitos metros sem esbarrar em um restaurante ou café convidativo.

E não pense que é só a comida alemã que você vai encontrar por lá! Há boa oferta de restaurantes de cozinha internacional, na área, como italiana, asiática e mediterrânea. 

Outra região interessante para a gastronomia é o bairro de Jungbusch, um polo criativo e cultural que tem uma cena gastronômica diversificada. 

É o lugar ideal para saborear pratos inovadores em restaurantes modernos e desfrutar de um ambiente descontraído e contemporâneo. 

Se você estiver procurando por uma experiência mais genuína, considere explorar os bairros fora do centro, como Neckarstadt. Nessa área, há diversos restaurantes familiares que servem pratos tradicionais alemães com um toque caseiro. 

E não se esqueça de que é possível saborear refeições incríveis com a inconfundível vista do Rio Reno. As margens do rio são o endereço de boas opções gastronômicas encantadoras com vistas deslumbrantes!

Como é morar em Mannheim?

Você gostou do que descobriu sobre a cidade até aqui e já está se perguntando como é morar em Mannheim? Essa experiência pode ser bastante agradável e até mesmo acessível!

A cidade se destaca pela qualidade de vida, com infraestrutura bem desenvolvida, serviços públicos eficientes e transporte público confiável. 

O centro urbano também é relativamente pequeno em comparação com outras cidades alemãs, o que facilita a locomoção e torna a vida mais conveniente. 

As margens dos rios Reno e Neckar oferecem muitas oportunidades para atividades ao ar livre, enquanto os museus, teatros e centros culturais garantem uma atmosfera vibrante. 

O custo de vida também surpreende, pois estamos falando de uma das cidades mais acessíveis na Alemanha. A moradia, por exemplo, é geralmente mais razoável do que em cidades como Berlim ou Munique. 

Isso torna a cidade bastante atraente para estudantes, jovens profissionais e famílias que desejam uma boa qualidade de vida sem altos custos. 

Smart City

Mannheim é reconhecida como uma cidade líder em cidades inteligentes devido ao projeto “Cidade Modelo”.

A iniciativa implementou uma rede de energia inteligente que conecta todos os lares da cidade, fazendo o destino despontar como Smart City (“Cidade Inteligente”). 

A proposta visa melhorar a eficiência no fornecimento de energia e conscientizar os moradores sobre o uso racional desse recurso valioso. 

Assim, a cidade firma-se como um exemplo notável em direção a um futuro mais sustentável e conectado.

Outros destinos para conhecer na Alemanha!

Outros destinos para conhecer na Alemanha!
Flickr / CC BY 2.0

Mannheim está bem próxima de outras cidades da Alemanha fantásticas, que podem te oferecer experiências incríveis de viagem.

É o caso da charmosa Heidelberg, uma cidade histórica a apenas 20 minutos de trem, onde você poderá conhecer castelos, museus e vistas panorâmicas do Rio Neckar. 

Se você é fã de vinhos, uma viagem a Bad Dürkheim é uma ótima escolha. A cidade é famosa por realizar a festa do vinho mais longa do mundo, o Wurstmarkt. Além disso, você pode visitar vinícolas e provar vinhos deliciosos. 

Achou pouco? Quem gosta de natureza não vai se arrepender de visitar o Parque Natural de Odenwald. A região oferece trilhas para caminhadas e paisagens deslumbrantes, como florestas, lagos e pequenas aldeias encantadoras.

Seguro viagem pelo menor preço do mercado no Seguros Promo!

Você não pode se esquecer do seguro viagem ao planejar sua visita a Mannheim. O item é obrigatório para todos os estrangeiros que desejam conhecer a Alemanha e a maioria dos países da Europa.

Só o seguro viagem oferece cobertura em caso de imprevistos que podem prejudicar a sua experiência de viagem, como acidentes, doenças e outros eventos inesperados. 

Assim, o item pode garantir que você tenha acesso a cuidados médicos adequados em caso de necessidade, assegurando que você não vai voltar para casa com prejuízo. 

Para contratar o melhor seguro viagem Alemanha, recomendamos o Seguros Promo, referência no segmento. O site oferece um exclusivo comparador de seguros que facilita a busca pela melhor cobertura e o menor preço.

Você ainda garante atendimento em português, 24 horas por dia, com uma equipe qualificada para ajudar os viajantes. Faça uma simulação gratuita e comece a planejar a sua visita à Alemanha sem abrir mão da segurança!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre a hospedagem ideal para você no El Quarto!

O El Quarto te ajuda a planejar a sua visita a Mannheim com toda comodidade e economia que você merece. 

Nossa página é uma plataforma de reserva de hotéis que potencializa a sua pesquisa por hotéis, pousadas, resorts e hostels nos melhores destinos. Assim fica fácil encontrar diárias que cabem no seu bolso nas melhores localizações.

O viajante ainda pode pagar a reserva em até 12 vezes sem juros no cartão e pode encontrar opções com cancelamento gratuito. Isso garante a flexibilidade que você precisa para planejar a sua visita a qualquer lugar do mundo.

Faça uma pesquisa para desfrutar de economia significativa em sua hospedagem e garanta um planejamento financeiro de viagem mais acessível. Conheça agora mesmo o El Quarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.