Cidades da Alemanha: conheça as mais populares!

20 jan 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Ricas em história, gastronomia e cultura, as cidades da Alemanha são destinos procurados por viajantes do mundo inteiro em qualquer época do ano.

Com infraestrutura de grandes metrópoles, rodeadas por belezas naturais e cheias de atrações interessantes, essas cidades são capazes de agradar a todos os tipos de turistas, desde mochileiros, casais em lua de mel e até famílias inteiras.

Ficou curioso? Então vem descobrir quais cidades alemãs não podem ficar de fora do seu roteiro pelo país europeu!

Cidades da Alemanha: quais você deve visitar durante a sua viagem!

Cidades da Alemanha: quais você deve visitar durante a sua viagem!
Fonte: Pxhere / CC0

As cidades da Alemanha ajudam a contar a riquíssima história da Europa e do país: muitos desses destinos existem há séculos, desde antes da Idade Média, destacando-se por sua arquitetura, gastronomia e cultura.

O país europeu sempre ocupou um espaço de protagonismo no cenário europeu, inclusive em momentos sombrios da história do continente, como a ascensão do nazismo, o tenebroso Holocausto e a queda do Muro de Berlim.

Mas nem só de histórias tristes vivem as cidades alemãs: por lá você também vai encontrar cenários que inspiraram contos de fadas, os incomparáveis biergartens, museus de renome mundial, parques fantásticos e muitas outras atrações.

A capital, Berlim, é uma das cidades mais famosas do país, mas certamente não é a única: existem 896 municípios na Alemanha, cada um deles com suas próprias características e curiosidades, veja só!

Como chegar à Alemanha?

Para conhecer os pontos turísticos da Alemanha, você precisa se planejar e definir com antecedência como vai chegar ao país.

O aeroporto alemão mais movimentado é o de Frankfurt, hub da Lufthansa que conecta o país ao restante do mundo, inclusive o Brasil: cidades como Berlim, Munique e Düsseldorf também têm seus próprios aeroportos modernos!

Também é possível chegar ao país por via terrestre: as famosas autobahns alemãs são estradas modernas que conectam as cidades germânicas ao restante da Europa, como França, Polônia, Suíça e Bélgica.

Quer fazer uma viagem ainda mais memorável? Você pode viajar de trem pela extensa malha viária do país, incluindo rotas internacionais, que levam a outros países europeus.

Para adquirir suas passagens para a Alemanha pelo menor preço do mercado, recomendamos uma visita ao site Vai de Promo, o melhor buscador de passagens aéreas do Brasil.

Você pode encontrar ofertas com até 37% de desconto para os principais destinos do mundo, incluindo opções multidestinos, que podem te levar a várias cidades em um mesmo roteiro, e pagar a sua viagem em até 10 vezes sem juros no cartão.

Quer mais? Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja conhecer!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Mapa com as cidades da Alemanha

Para montar um roteiro eficiente e inesquecível pelo país, não deixe de conferir o mapa da Alemanha com os destinos mais famosos.

Quando visitar as cidades da Alemanha?

O ideal é evitar viajar para a Alemanha nos meses mais frios, de setembro a março, quando as temperaturas despencam e pode até haver nevascas por todo o país.

Como o inferno é muito frio e úmido por lá, os passeios ao ar livre podem ficar impraticáveis, reduzindo a gama de atrações que você poderá conhecer durante a sua viagem.

A melhor opção é viajar entre meados de março e o final de agosto, período em que as temperaturas ficam mais amenas (com máximas de 26ºC de junho a agosto), os dias são mais longos e chove menos no país.

Você quer mesmo é esquiar durante a sua viagem? Nesse caso, sua única opção é encarar o frio do inverno para visitar as principais estações de esqui alemãs.

Hospedagens nas cidades da Alemanha pelo menor preço!

Hospedagens nas cidades da Alemanha pelo menor preço!
Fonte: Grand Hostel Berlin Urban

Você sabia que não é necessário escolher entre viajar pela Europa e economizar? No El Quarto você encontra promoções incríveis de hospedagem nos melhores destinos europeus e do mundo inteiro.

São milhares de acomodações a preços exclusivos e com condições de pagamento facilitadas, como a possibilidade de pagar as diárias em reais, sem incidência de IOF.

Você ainda pode comparar preços e até reservar seus quartos com comodidade, segurança e economia, em um site fácil de navegar e bastante intuitivo.

E fica a dica: assine a newsletter do El Quarto! 

Você pode receber descontos de até 50% em hospedagem nos melhores destinos do mundo.

Quais são as principais cidades da Alemanha?

Quem não abre mão de comodidade e boa infraestrutura não vai se arrepender de conhecer as maiores e mais importantes cidades da Alemanha, referências em urbanismo, arquitetura e transporte público.

Veja só!

Berlim

Entre todas as cidades da Alemanha, nenhuma é tão importante ou populosa quanto Berlim, a capital do país.

A cidade é quase um museu a céu aberto, com construções, monumentos e praças que já testemunharam episódios importantíssimos da história mundial, como o Museu do Holocausto, instalado no subterrâneo da metrópole.

A Igreja do Kaiser Wilhelm é uma das atrações mais imperdíveis da cidade, considerada um dos maiores marcos da Segunda Guerra Mundial, sem falar no icônico Muro de Berlim, que dividiu a cidade em duas desde a Guerra Fria até a década de 1990.

Você prefere atrações mais urbanas e animadas? Não deixe de curtir a vida noturna de Berlim, especialmente suas baladas e cervejarias!

Munique

Considerada uma das melhores cidades da Alemanha para morar, Munique é a capital da Bavária (ou Baviera) e casa da maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest.

Aliás, se você gosta de uma boa cerveja, não deixe de conhecer a Hofbäuhaus, uma das cervejarias mais antigas e famosas do mundo!

A maioria das atrações turísticas fica nos arredores da Marienplatz, na Cidade Velha, incluindo edifícios com séculos de história, museus incríveis e muito mais.

Os amantes do automobilismo, por sua vez, não vão se arrepender de visitar o moderno Museu da BMW, na sede da montadora alemã.

Frankfurt 

Frankfurt
Fonte: Pxhere / CC0

Endereço do maior aeroporto do país e uma das melhores cidades da Alemanha para visitar, Frankfurt é uma cidade medieval repleta de tesouros históricos e bons restaurantes.

Espetáculo da arquitetura, a Igreja de São Nicolau destaca-se na paisagem urbana com sua fachada de tijolos vermelhos e seus 51 sinos com séculos de história.

No Museu & Casa de Goethe, por sua vez, você vai conhecer mais sobre a história do mais famoso escritor alemão no casarão em que ele viveu e que foi alvo de intensos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Conheça os museus do distrito Museumsufer, contemple a vista do alto da Main Tower e passeie pelas margens do Rio Reno para se encantar pela inesquecível Frankfurt.

Quais as cidades mais bonitas da Alemanha?

O interior alemão é tão bonito que inspirou contos de fadas famosos, incluindo A Branca de Neve e os Sete Anões. Por isso, nada de sair do país antes de conhecer as mais belas cidades da Alemanha! 

Confira os melhores destinos!

Colônia 

Uma das cidades mais bonitas da Alemanha, Colônia é certamente um dos destinos mais imperdíveis do país.

A paisagem urbana é dicotômica: igrejas com mais de 1.000 anos de história dividem espaço com arranha-céus modernos que parecem desafiar a gravidade.

Casa do perfume (ou seria “água de Colônia”?), a cidade é cheia de museus interessantes e até deliciosos para o olfato e o paladar, como o Duftmuseum im Farina-Haus, dedicado à história do perfume, e o saboroso Museu do Chocolate.

Vai visitar a cidade em novembro? Nessa época acontece o badalado Carnaval de Colônia, o maior da Alemanha e um dos maiores da Europa, capaz de atrair milhões de visitantes.

Hamburgo 

Terceira maior metrópole do país, atrás apenas de Berlim e Munique, Hamburgo é uma das cidades mais visitadas da Alemanha. 

O rio Elba é o grande coração pulsante da cidade: ali fica o maior porto do país e uma grande variedade de barcos que percorrem diferentes roteiros turísticos pela região: uma experiência inesquecível, sobretudo durante o pôr do sol.

Quem gosta de arquitetura e história vai gostar de visitar o centro histórico, endereço de tesouros como o City Hall, o Fischmarkt e o Kaiserkeller, palco do primeiro show dos Beatles.

Para conhecer o lado mais moderno da cidade, conheça o edifício Elbphilharmonie, projetado pelos famosos arquitetos Frank Gehry e Gaudí. 

No Parque Heiligengeistfeld, por sua vez, o destaque é a natureza, com muitas atrações para todas as idades.

Düsseldorf 

Düsseldorf
Fonte: Pxhere / CC0

Às margens do Rheinuferpromenade, o calçadão do rio Reno, é impossível não se apaixonar pela pequena Düsseldorf, famosa por suas feiras que duram o ano inteiro.

Do alto da Rheinturm, a 240 metros de altura, você vai avistar um dos centros urbanos mais bonitos do país, pontilhado por construções medievais, as curvas do Reno e o pôr do sol mais bonito da Alemanha.

A vida noturna da cidade é particularmente badalada, com pubs, casas noturnas e cervejarias que garantem o agito até altas horas.

Quais as cidades mais baratas da Alemanha?

A grana está curta? Não se preocupe, porque existem várias cidades da Alemanha baratas para turismo, que podem ser facilmente incluídas em roteiros de mochilão pela Europa.

Confira as nossas sugestões!

Leipzig 

Uma das cidades da Alemanha mais antigas, Leipzig é o endereço da segunda universidade mais antiga do país, onde estudaram gênios da cultura europeia, como o escritor Johann Wolfgang von Goethe e a ex-chanceler Angela Merkel.

O centro histórico é recheado de edifícios medievais e em estilo art déco, com destaque para o Völki, erguido em lembrança do centenário da Batalha das Nações.

Não deixe de visitar a St. Thomas Church, igreja mais bonita da cidade, a belíssima estação ferroviária Hauptbahnhof, as lojinhas da Market Square e o mirante da Panorama Tower.

Halle 

A maior entre as cidades da Alemanha da região da Saxônia-Anhalt, Halle an der Saale (ou, simplesmente, Halle) é dividida em duas pelas águas do rio Saala.

A cidade existe desde a Idade Média e foi importante durante a peregrinação de Martinho Lutero, no século XVI, que abalaram profundamente os alicerces da Igreja Católica na Europa.

A Marktkirche Unser Lieben Frauen é a igreja mais bonita da cidade, com gigantescas torres góticas que se destacam no horizonte. 

Martinho Lutero pregou ali em três ocasiões: hoje, a igreja tem em seu acervo a máscara de morte e as mãos do teólogo.

Você também pode gostar do Halle State Museum of Prehistory, dedicado à pré-história, e da apetitosa Fábrica de Chocolate Halloren, que conta tudo sobre a produção do chocolate, com direito a degustação!

Dresden 

Dresden
Fonte: Pxhere / CC0

A medieval Dresden é conhecida por sua primorosa arquitetura, em muito inspirada nas obras francesas, como o monumental Palácio de Versalhes.

Um dos maiores destaques é o Palácio Zwinger, inspirado no antigo palácio do rei francês Luís XV, seguido pelo Castelo de Dresden e pela Frauenkirche, uma igreja barroca com uma cúpula gigantesca listada entre as mais bonitas da Europa.

A Ópera Semper é imperdível para quem gosta de música erudita e história. Que tal aproveitar para conferir a programação e, quem sabe, assistir a um espetáculo durante a sua visita à cidade?

Seguro viagem para conhecer as cidades da Alemanha!

Você não pode se esquecer de contratar um seguro viagem antes de embarcar para conhecer as cidades da Alemanha, pois o item é obrigatório para quem visita o país europeu.

Mais que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem é indispensável para o viajante que não abre mão da tranquilidade, onde quer que esteja, pois garante amparo financeiro em diferentes cenários.

Entre as principais coberturas oferecidas estão cobertura médica e odontológica, assistência em caso de cancelamento de voo, seguro por morte ou invalidez, seguro bagagem e muito mais.

O seguro viagem mais barato e completo do mercado está no Seguros Promo: faça uma cotação gratuita para garantir essa tranquilidade para a sua viagem sem pesar no bolso.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hotéis na Alemanha pelos melhores preços!

Já imaginou conhecer as melhores cidades da Alemanha sem comprometer as suas finanças? Com o El Quarto isso é possível!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo a preços exclusivos, para que você nunca precise escolher entre viajar e economizar.

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para assegurar ainda mais economia!

E não se esqueça de assinar a newsletter do El Quarto para receber ofertas exclusivas e descontos de até 50% em hotéis nos melhores destinos do mundo.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.