Nice, França: onde fica, o que fazer na cidade e arredores e mais dicas!

16 abr 2022 • 10 minutos de leitura por Paulo

Visitar Nice, França, representa uma oportunidade imperdível de conhecer o melhor da Riviera Francesa, uma das regiões mais charmosas da Europa.

Sinônimo de sol e luxo, a cidade é um dos principais destinos turísticos do país mais visitado do mundo e não economiza em atrações, infraestrutura e belos cenários.

O turista encontra parques, praças e construções que remetem aos tempos do Império Romano, sem falar nas belíssimas praias banhadas pelas águas azuis do Mediterrâneo.

Neste artigo, vamos te contar como chegar, quando visitar, onde ficar, onde comer e o que fazer na cidade. Vem conhecer um pouco mais sobre a apaixonante Nice!

Descubra as belezas da cidade de Nice, França!

Um conjunto de fatores fez com que Nice, na França, se transformasse em uma verdadeira gigante do turismo mundial, por onde passam mais de 5 milhões de estrangeiros todos os anos, cerca de 40% do total de visitantes da Côte d’Azur.

Tudo começa na estrutura moderna, confortável e luxuosa que a quinta maior cidade francesa consegue oferecer, com direito a excelentes hotéis e alguns dos melhores restaurantes do mundo.

Mas não fica só nisso: Nice também está em uma região em que a natureza foi generosa, espremida entre praias de falésias e a montanha, garantindo paisagens diferentes e belas a cada nova esquina.

Sua história também impressiona. Afinal, estamos falando de uma cidade fundada há 2.300 anos pelos gregos e já fez até parte do Império Romano!

Já imaginou como seria caminhar pela glamurosa Promenade des Anglais, encantar-se com o mirante do Parc de la Colline du Château ou visitar alguns dos melhores museus do mundo, como o Museu Nacional Marc Chagall e o Matisse?

O viajante pode até estender seu passeio às ensolaradas Saint-Tropez e Cannes, ou, quem sabe, dar um “pulinho” no luxuoso principado de Mônaco.

No fim das contas, esse combo de características tornam Nice uma cidade com possibilidades turísticas quase infinitas! 

Seguro de viagem ideal para quem viaja para a França e Europa em geral.

Aproveite os melhores planos se seguro de viagem para a França e Europa com uma parceria que oferece descontos exclusivos no site da Seguros Promo.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Em qual região Nice fica na França?

Em qual região Nice fica na França?
Fonte: Pixabay

No mapa da França, Nice fica no sul do país, em uma localização estratégica, que garante fácil acesso à costa mediterrânea francesa e italiana, assim como a região da Córsega.

A região em que fica o balneário é conhecida como Riviera Francesa ou Côte d’Azur (Costa Azul), em referência às águas do Mediterrâneo que banham a região: são cerca de 10 km de belas praias só em Nice.

A fronteira com a Itália fica a apenas 30 km de distância, enquanto Roma (a quase 700 km de distância) está mais próxima do que Paris (930 km distante).

Mapa da cidade de Nice, França

A cidade de Nice fica em uma região privilegiada para quem está viajando pela Europa, com fácil acesso via trem, avião, cruzeiro, carro e ônibus, pertinho de outros destinos incríveis.

Antes de fazer suas malas para conhecer esse destino inesquecível, não se esqueça de conferir o mapa de Nice, França, para planejar seus passeios!

Como ir de Paris para Nice?

A forma mais prática de chegar à cidade, não importa a origem do visitante, é de avião

O Aeroporto Nice Côte d’Azur fica localizado a apenas 7 km do centro histórico e recebe voos dos principais destinos franceses e internacionais.

No entanto, isso não quer dizer que não existam formas mais charmosas de chegar à cidade.

O viajante pode, por exemplo, encarar o trajeto de carro a partir de Paris, passando por belas estradas e por cidades icônicas, como Évry, Beaune, Lyon: são pouco mais de 9 horas de viagem pelas rodovias A6 e A7.

Nenhum meio de transporte, porém, é tão charmoso, romântico, seguro e eficiente quanto os trilhos: o trem de Nice para Paris é veloz e finaliza o trajeto em menos de 6 horas!

Para garantir sua viagem à França pelo melhor preço, recomendamos que você não compre suas passagens aéreas antes de visitar o Vai de Promo.

O melhor site de busca de passagens aéreas reúne ofertas incríveis, condições facilitadas de pagamento e atendimento de qualidade, para que você conheça o destino dos seus sonhos sem comprometer o seu orçamento.

Aproveite para incluir seu e-mail e ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Nice, França: quando ir?

Nice, França: quando ir?
Fonte: Pixabay

Quando falamos de Nice, França, quando ir não é uma escolha difícil de se fazer. 

A cidade é agradável em qualquer época do ano e pode ser visitada a qualquer momento, sem prejuízo para o turista!

O que vai apontar a melhor época para visitar Nice é a preferência pessoal de cada viajante.

O agito acontece de junho a agosto, quando milhões de turistas aproveitam as altas temperaturas do verão europeu para curtir as praias e as baladas de Nice.

O problema é que o movimento acentuado de turistas pela cidade também significa hotéis lotados e preços mais salgados.

Se você quer escapar das multidões e, de quebra, economizar um bom dinheiro na sua viagem, é melhor se programar para conhecer a cidade no inverno, de dezembro a fevereiro.

Nessa época, tudo fica mais barato e você não precisa se preocupar com o frio extremo de outros cantos da Europa: o clima mediterrâneo é ameno até mesmo nos meses mais frios, com pouca chuva e temperaturas entre 5ºC e 15ºC.

Onde ficar em Nice, França?

Não estamos falando de uma cidade grande. Embora tenha mais de 340 mil habitantes, o destino fica espremido em uma área de menos de 72 km²: cerca de 4% do tamanho da cidade de São Paulo (SP), a título de comparação.

Na prática, isso quer dizer que é mais fácil decidir onde ficar em Nice, França. Afinal, em uma cidade tão pequena, é virtualmente impossível ficar mal-localizado.

O coração da cidade fica em seu centro histórico, Vieux Nice (ou Vieille Ville), que também fica bem perto do mar. 

Você também estará em uma localização-coringa se optar por ficar nos bairros Le Carré D’Or, Jean-Médecin ou Gambetta.

É neste ponto da cidade que ficam os melhores hotéis, restaurantes e lojas. Além disso, você poderá dispensar o carro para circular, pois os atrativos turísticos mais badalados estarão a apenas uma caminhada de distância.

As regiões de Vieux Nice e Le Carré D’Or são as mais valorizadas, o que se reflete no preço médio das diárias. 

Em contrapartida, o moderninho Jean-Médecin e o litorâneo bairro de Gambetta abrigam hotéis e hostels mais econômicos.

Via de regra, caso você escolha um hotel perto da Promenade des Anglais ou da orla, não haverá com o que se preocupar, pois você estará perto de tudo.

Se você não quer correr o risco de ficar preso no trânsito e gastar muito tempo com deslocamentos, é melhor evitar bairros mais afastados da orla, como Cimiez, Liberation, Vernier, Le Piol e Les Baumettes.

Encontre onde se hospedar em Nice pagando pouco!

Encontre onde se hospedar em Nice pagando pouco!
Fonte: Ibis Hotel Nice Centre

Você não precisa ter uma fortuna para encontrar seu hotel em Nice, França. 

Existem opções de hospedagem que combinam bom preço, conforto e localização estratégica, especialmente se você sabe onde procurar.

Por isso, antes de reservar sua acomodação na Riviera Francesa, não deixe de visitar o El Quarto para encontrar hotéis, pousadas, resorts e hostels a preços exclusivos.

Nossa plataforma reúne acomodações em diferentes padrões e faixas de preço para que você possa fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar.

Você pode até pagar suas diárias com segurança, online e em reais, sem incidência de IOF para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação para descobrir que a Riviera Francesa não é um destino apenas para ricos e famosos!

O que fazer em um dia em Nice?

Seja pelas ruas do centro histórico, pelos museus ou pela orla de Nice, você dificilmente ficará entediado. 

São tantas atrações que a melhor alternativa é montar um roteiro para não correr o risco de deixar nada para trás!

Confira nossas dicas do que fazer em Nice!

Promenade des Anglais

A Promenade des Anglais é o calçadão da cidade de Nice, que se estende por 7 km entre o aeroporto da cidade e a Colline do Château, ou “Colina do Castelo”.

A região é bastante movimentada em qualquer época do ano, graças à procura de turistas pela vista sem igual do Mediterrâneo.

Além da paisagem privilegiada, o calçadão conta também com bancos para você se sentar enquanto contempla o mar, vários restaurantes, lojas e até uma pista de caminhada.

A Promenade des Anglais é também um dos principais pontos da noite de Nice, repleta de bares, pubs e casas noturnas, a maioria delas voltada ao público LGBTQIA+.

Vieux Nice

Vieux Nice
Fonte: Olga Khomitsevich / Flickr / CC BY 2.0

O centro histórico de Nice, França, fica na região de Vieux Nice, onde ruas estreitas e sinuosas formam um labirinto repleto de lojinhas cheias de charme e bistrôs incríveis.

Vale a pena reservar uma manhã para caminhar pelo bairro e conhecer suas galerias de arte, museus, restaurantes de alto padrão, praças e edifícios históricos.

A região abriga diversos atrativos turísticos, como o mercado de flores Cours Saleya, as praças do Palácio da Justiça, Rossetti e São Francisco, a Catedral de Saint Reparata e muito mais!

Le Parc de la Colline du Château

O Parque do Monte do Castelo de Nice, ou Le Parc de la Colline du Château, fica em uma colina pertinho do centro histórico, um dos pontos mais altos da cidade.

O nome faz referência a uma antiga fortaleza militar que protegeu a baía de Nice entre os séculos XI e XVIII, da qual hoje restam apenas ruínas.

Como o castelo ocupa uma grande área, isso significa que você poderá ter mirantes diferentes para contemplar a vista da cidade.

No ponto mais alto é possível avistar o aeroporto e as montanhas que cercam Nice. Do parquinho infantil a vista mostra o porto e o Mont Boron. A partir da Torre de Bellanda, por sua vez, você poderá ver a Baía dos Anjos.

O visitante pode até conhecer a cachoeira artificial Cascade du Château e o Cemitério do castelo!

Para garantir uma experiência ainda mais inesquecível, que tal se preparar para assistir ao pôr do sol do Le Parc de la Colline du Château?

Cimiez

O bairro de Cimiez fica mais afastado da orla e do centro histórico, mas, mesmo assim, não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

É nessa região da cidade que estão alguns de seus pontos turísticos mais importantes, como o Museu Matisse, o Museu Nacional Marc Chagall, Les Arènes de Cimiez e os Jardins du Monastère de Cimiez, que oferecem vista da Baía dos Anjos.

Se você gosta de atrações históricas, não deixe de conhecer o Museu Arqueológico de Cimiez, que guarda ruínas romanas milenares.

Catedral de Nice

Catedral de Nice
Fonte: Fryderyk / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A Cathédrale Sainte-Réparate de Nice, ou simplesmente Catedral de Nice, França, é um dos grandes destaques do centro histórico, tendo sido inaugurada no século XVII, na Praça Rossetti.

A construção monumental em estilo barroco tem um interior suntuoso, com tantas obras de arte que se assemelha a um grande museu.

Se sobrar um tempinho, não deixe de visitar também a Catedral Ortodoxa de São Nicolau, a mais importante do mundo fora da Rússia!

Park Vigier

Pouco conhecido por turistas que visitam a cidade, o Park Vigier é um agradável recanto verde no coração de Nice, pertinho de La Réserve, onde você poderá curtir uma sombra refrescante entre um passeio e outro.

A região mais à esquerda do parque é bastante procurada por famílias com crianças, graças a seus parquinhos cheios de brinquedos, enquanto a porção mais à direita é perfeita para quem deseja relaxar.

Museus de Nice

Como se não bastassem as riquezas históricas e as belas praias, Nice, França, é também uma cidade de cultura efervescente, recheada de museus fantásticos, como o Museu de Arte Moderna e Contemporânea e o Museu de Artes Asiáticas.

O Museu de Arte e História do Palácio Massena, por exemplo, fica em plena Promenade des Anglais, em uma gigantesca mansão em estilo belle époque. 

O Palais Lascaris e o Museu de Belas Artes Jules Chéret não ficam para trás, em Vieux Nice.

Conhecer todos esses museus fica ainda mais fácil com o Nice Museums Pass, que permite entrada em todos os museus e galerias da cidade por 72 horas a 15 € (em janeiro/2022).

Fora do esquema Nice Museums Pass ainda existem outros museus com riquíssimos acervos, como o Museu Nacional Marc Chagall e o Museu Matisse, igualmente imperdíveis.

Nice, França: praias para conhecer!

Nice, França: praias para conhecer!
Fonte: Pixabay

Com tantas atrações no centro histórico e arredores, pode parecer que a cidade não tem mais nada a oferecer, mas não se engane, pois guardamos o melhor para o final: as praias em Nice, França!

A costa da cidade guarda praias bem diferentes das que você deve conhecer: em vez de areia, você encontrará seixos, que são pedrinhas e cascalhos que geram um contraste interessante com o mar.

Para visitar praias como Blue Beach, Ópera Plage e Castel Plage (uma das praias privadas de Nice), basta caminhar pela Promenade des Anglais. 

Prefere praias mais tranquilas, com um “quê” de desertas? Você vai se encantar pela Praia de La Reserve.

Onde comer em Nice, França?

Assim como diversos destinos franceses, uma das melhores coisas que você pode fazer em Nice é conhecer a riquíssima gastronomia local.

Os principais restaurantes em Nice, França, ficam distribuídos pela região da Promenade des Anglais, na área do monte do Le Château e em Vieux Nice.

O Le Chantecler, no Hotel Negresco, é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, com ambiente requintado e uma adega com mais de 15 mil rótulos de vinhos!

Você gosta de comida saudável e orgânica? Pode colocar o Koko Green, o The Healer e o Vegan Gorilla em seu planejamento gastronômico sem medo.

Os amantes de comidas inusitadas não vão se decepcionar com o Pekin e o Jan, um dos restaurantes niçoises premiados com estrela Michelin.

No Oliviera e no La Merenda, por sua vez, o destaque é a deliciosa gastronomia mediterrânea.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Quanto tempo passar em Nice?

Você precisará de pelo menos 5 dias para conhecer as principais atrações de Nice sem pressa, curtir as paisagens locais e visitar as melhores praias.

Caso você não tenha tanto tempo disponível para a sua viagem, não precisa se preocupar: é só montar um roteiro mais enxuto, focando as atrações de Vieux Nice e da Promenade des Anglais, para gastar menos tempo com deslocamentos.

Nice, França: hotéis pelos melhores preços do mercado!

Encontre agora mesmo onde se hospedar em Nice, França, sem abrir mão da economia e do conforto: é só fazer sua pesquisa no El Quarto!

Dessa forma, você consegue fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: comparar preços, reservar acomodações e até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e navegue entre nossos filtros para encontrar o hotel perfeito para a sua estadia na Riviera Francesa com a economia que seu bolso merece!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.