Olinda, Pernambuco: conheça o centro histórico e mais sobre o que fazer nesta cidade!

15 ago 2021 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Tombado como Patrimônio Histórico pela Unesco, Olinda, Pernambuco, é um destino que merece ser considerado em qualquer roteiro pelo Nordeste.

A cidade-irmã de Recife foi fundada em 1537 e preserva com cuidado um impressionante casario colonial espalhado por suas ruas de pedra que remontam aos primeiros anos do Brasil.

Entre igrejas barrocas e museus escondem-se restaurantes, bistrôs, ateliês e galerias de arte, além de praias lindas, com água morna e areia branca, onde o sol brilha o ano inteiro.

No Carnaval, essa charmosa cidade com pouco mais de 390 mil habitantes se transforma, trazendo a folia de uma das festas mais tradicionais do país às ladeiras históricas.

Boa opção de passeio bate-volta a partir de Recife ou destino para viagens mais longas, Olinda pode ser tudo que você precisa para suas próximas férias! Veja só!

Olinda, Pernambuco: história e cultura no litoral do estado!

Poucos anos depois do desembarque dos portugueses em terras brasileiras, a cidade de Olinda, Pernambuco, já desempenhava um papel importante na colônia.

A localização estratégica da cidade foi essencial para que os portugueses dessem sequência a seus planos de extração do pau-brasil e da cana de açúcar.

O dinheiro abundante se refletiu na arquitetura local: não demorou até começarem a surgir casarões imponentes, igrejas cobertas de ouro e construções tão luxuosas quanto às da Corte Portuguesa.

O tempo passou e a cidade viveu intensas reviravoltas, como um longo período de ocupação holandesa no século XVII.

O que restou foi um patrimônio bem preservado, tombado pela Unesco em 1982 devido a sua importância histórica, em uma cidade naturalmente bela, que abriga praias paradisíacas banhadas pelas águas mornas do Atlântico.

Se você já está se imaginando pelas ladeiras olindenses, este é o artigo certo para você! Criamos um guia turístico com tudo que você precisa saber sobre a cidade, confira!

Em que estado é Olinda?

Olinda é a cidade mais antiga de Pernambuco, localizada na região metropolitana da capital, Recife.

O estado, por sua vez, fica no Nordeste brasileiro, mais especificamente entre os estados de Alagoas e Bahia, ao sul; Piauí, ao oeste; e Paraíba e Ceará, ao norte.

Como chegar em Olinda?

Como chegar em Olinda?
Fonte: Pexels

Olinda e Recife são tão próximas que você pode fazer o trajeto entre as duas cidades de transporte público ou táxi: uma corrida custa cerca de R$ 40 a partir da praia de Boa Viagem (preço em junho/2021).

O Aeroporto Internacional do Recife é a principal porta de entrada, situado a apenas 22 km de Olinda.

Se você estiver viajando de carro, o acesso é feito por Boa Viagem até a Praça do Carmo, já no centro histórico olindense. 

De ônibus, você poderá embarcar nas linhas 1987, 1981, 1982 e 910, com passagem a R$ 5,10 (preço em junho/2021).

Quanto tempo demora de Recife para Olinda?

Olinda, Pernambuco, é considerada cidade-irmã de Recife pela localização: menos de 10 km separam os dois destinos pernambucanos.

O percurso entre as duas cidades é feito em pouco mais de 15 minutos pela avenida Pan Nordestina

Isto é, você pode se hospedar em Recife e fazer bate-volta a Olinda, ou vice-versa, com bastante praticidade.

Quando ir para Olinda?

A cidade pernambucana é um lugar de clima privilegiado para quem gosta de praia. O sol brilha o ano inteiro, com exceção dos meses de junho e julho, período chuvoso na região.

O verão é a alta temporada, com temperaturas acima de 30ºC e praias lotadas. A consequência direta do clima agradável é o aumento do fluxo de turistas, o que significa passagens, passeios, hospedagem e alimentação mais caros.

Para evitar os preços salgados do verão, pode ser uma boa ideia marcar a sua viagem para o mês de março ou de meados de agosto a novembro, quando o clima está firme, mas a cidade está menos cheia.

O calendário de eventos de Olinda é bastante cheio, incluindo a Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo), em setembro, e o Carnaval, principal festa da cidade, capaz de atrair mais de 4 milhões de foliões.

Nestes períodos, os hotéis e pousadas ficam absolutamente lotados, então não pense duas vezes antes de reservar sua acomodação com antecedência.

Onde ficar em Olinda

Onde ficar em Olinda
Fonte: Pousada dos Quatro Cantos

Apesar de ter um agradável clima de cidade pequena, Olinda é uma das cidades mais populosas do Nordeste, com quase 400 mil moradores, e dispõe de bons hotéis e pousadas

Mesmo assim, é bastante fácil escolher onde ficar: nenhuma região é mais indicada para turistas que o centro histórico e seus arredores, como os bairros do Carmo, do Amparo, Bonsucesso e Novo. Confira!

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Centro Histórico

O centro histórico de Olinda é um lugar encantador, com dezenas de atrações e séculos de história, vida noturna animada e excelente infraestrutura para turismo.

É nesta região que estão os melhores hotéis e pousadas da cidade, como a Pousada São Francisco, a Pousada Baobá de Olinda, o Hotel Sete Colinas e a Pousada do Amparo.

Ficar no centro histórico significa estar a uma caminhada dos melhores restaurantes e bares da cidade, além de belas praias, como a de Olinda e a dos Milagres: uma localização estratégica, especialmente para quem está sem carro.

Melhores hotéis e pousadas em Olinda, Pernambuco

Melhores hotéis e pousadas em Olinda, Pernambuco
Fonte: Pousada Baobá de Olinda

Que tal encontrar os melhores hotéis em Olinda, Pernambuco, ou qualquer outro destino do mundo pelo menor preço do mercado? 

Visite agora mesmo nosso site buscador, ElQuarto, para garantir sua acomodação com o máximo de economia!

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias online, em poucos minutos, com toda a comodidade que você precisa para curtir uma viagem inesquecível.

Basta digitar a cidade que você vai visitar, incluir as datas da sua estadia e escolher a melhor oferta para o seu bolso.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a histórica Olinda pode ficar mais em conta do que você pensa!

Confira aqui todas as opções disponíveis no Elquarto para se hospedar em Olinda!

Mapa de Olinda

Está planejando uma viagem para Olinda, Pernambuco? Então confira no mapa que destacamos onde ficam as principais atrações da cidade para montar o seu roteiro!

O que fazer em Olinda de dia?

Uma das cidades mais antigas do Brasil, Olinda, Pernambuco, reúne atrações para todos os gostos, entre museus, construções históricas, galerias de arte e muito mais.

Confira o que fazer nesse charmoso destino colonial!

Centro Histórico

Olinda, Pernambuco Centro Histórico
Fonte: Unsplash

Qualquer roteiro pela cidade deve começar no centro histórico de Olinda, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A lista de atrações é bastante extensa, mas não se preocupe: você poderá conhecer praticamente tudo a pé!

Um dos roteiros mais comuns pelo centro histórico é a rota das igrejas, incluindo do Carmo, São Francisco, São Sebastião, da Misericórdia, a Catedral de São Salvador do Mundo e muitas outras.

Os museus não ficam para trás em riqueza do acervo e quantidade! Você poderá conhecer os museus de Arte Contemporânea, Arte Sacra de Pernambuco, do Mamulengo e o Regional de Olinda.

Mesmo que você dê muito azar e encontre atrações fechadas na região, seu passeio pela região pode ser inesquecível, pois o casario colonial, por si só, já vale a caminhada!

Alto Da Sé

No topo das ladeiras olindenses fica o Alto da Sé, de onde você poderá contemplar uma vista privilegiada da cidade, especialmente a partir do Mirante da Caixa d’Água, localizado a mais de 20 metros de altura.

A região abriga o colorido Mercado de Artesanato do Alto da Sé, onde você poderá adquirir peças de decoração e artesanato produzidas localmente, e a Catedral da Sé, principal igreja da cidade.

Aproveite para experimentar quitutes feitos na hora em diversas barraquinhas espalhadas pelo bairro: uma chance saborosa de matar a fome entre um passeio e outro.

À noite, a região se transforma em um badalado point, com vários barzinhos, restaurantes e pubs que oferecem cardápio variado e animada programação cultural.

Galerias e ateliês

Você sabia que Olinda é um grande polo de arte do Brasil? A cidade é repleta de ateliês e galerias onde é possível ver os artistas trabalhando e ainda adquirir peças a excelentes preços.

Entre os maiores destaques estão  a Galeria São Salvador, no Alto da Sé, situada a apenas 100 metros da catedral, e o fotogênico Mercado da Ribeira.

Além disso, é possível encontrar pequenos ateliês em diversos pontos do centro histórico: uma oportunidade imperdível de garantir peças produzidas pelas mãos mais talentosas de Pernambuco!

Igrejas

As igrejas de Olinda, Pernambuco, merecem um roteiro exclusivo, pois permitem que o viajante vislumbre como era a vida no Brasil colonial.

Boa parte dos templos foi erguida entre os séculos XVI e XVIII, período em que a economia olindense foi particularmente próspera, resultando em decorações com muito ouro e peças barrocas produzidas por grandes artesãos.

A Igreja de São Salvador do Mundo, ou Catedral da Sé, é uma das igrejas mais antigas do Brasil, construída em 1500, ano da chegada oficial dos portugueses ao país.

A Igreja Nossa Senhora do Monte e a Igreja do Carmo não ficam para trás, tendo sido erguidas em 1535 e 1580, respectivamente.

Várias das igrejas locais têm histórias que enriquecem ainda mais a visita. 

A Igreja e Mosteiro de São Bento é considerada uma obra-prima do barroco pernambucano do século XVI, enquanto a Igreja de São Sebastião foi construída em estilo rococó para comemorar o fim de uma grave pandemia de cólera na cidade. 

A decoração da Igreja de São Francisco, por sua vez, é feita inteiramente por entalhes em madeira e azulejos tradicionais portugueses.

Museus

Olinda, Pernambuco Museus
Fonte: Prefeitura De Olinda / Flickr / CC BY 2.0

Tão antiga quanto bem preservada, Olinda é uma cidade de muitos museus, com acervos ricos, que contam muito sobre os primeiros anos do Brasil, e instalados em casarões com séculos de história.

O Museu de Arte Contemporânea, por exemplo, funciona no casarão que já abrigou o Aljube da Diocese de Olinda. 

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco fica em um dos prédios mais antigos de Pernambuco e o Museu Regional de Olinda está situado em uma casa datada do século XVII.

O Espaço Ciência Pernambuco é uma parada obrigatória para quem está viajando com crianças, instalado em um parque urbano com 120 mil m² de área verde. 

Quer ver de perto os famosos bonecos de Olinda, que colorem o Carnaval da cidade colonial? Então inclua o Museu do Mamulengo em seu roteiro de viagem!

Compre as melhores passagens aéreas do mercado com ótimos descontos neste link!

Sobrado Mourisco

Em meio a tantos prédios antigos e importantes, o Sobrado Mourisco consegue se destacar como um raro exemplar do estilo arquitetônico mourisco no Brasil.

Esse belo casarão foi construído no século XVII com traços da arquitetura árabe, como balcões de madeira em treliça e venezianas mouras, heranças do período de ocupação árabe em Portugal, a partir do século VII.

A casa é tão bonita e tão importante que já abrigou até o imperador brasileiro, Dom Pedro II, e sua esposa, Teresa Cristina, durante uma viagem pelas principais cidades do Nordeste.

Prefeitura

Antigo Palácio dos Governadores, a Prefeitura de Olinda funciona em um casarão do século XIX no centro histórico, em estilo colonial com fachada colorida.

Ponto de partida para os principais blocos caricatos da cidade durante o Carnaval, o prédio tem o primeiro pavimento aberto a visitação gratuita: que tal aproveitar seu passeio para visitar o espaço que já abrigou a sede do governo brasileiro em três ocasiões?

Praias de Olinda, Pernambuco

Mesmo que você tenha viajado com o único interesse de conhecer a história de Olinda, Pernambuco, é praticamente impossível deixar a cidade sem conhecer suas belas praias.

As opções são diversas, como a Praia do Farol, recomendada para quem viaja com crianças, a agitada Praia do Carmo, reduto de surfistas por suas ondas perfeitas, e a quase deserta Praia Rio Doce.

Prefere curtir seu dia de praia perto de bares e restaurantes animados? Visite a Praia da Casa Caiada

Pertinho do centro histórico, a Praia dos Milagres, por sua vez, oferece vista panorâmica da cidade-irmã de Recife!

O que fazer em Olinda à noite?

O que fazer em Olinda à noite?
Fonte: Hotel 7 Colinas Pernambuco

Se você achou que as atrações de Olinda, Pernambuco, se resumiam ao período diurno, você estava bem enganado! A cidade é um reduto boêmio repleto de opções para quem quer curtir a noite!

Os arredores da Praça do Carmo, no centro histórico, reúnem uma infinidade de barzinhos e restaurantes que servem saborosos peixes e frutos do mar, além de vários rótulos de cervejas geladas.

Muitos deles oferecem programação de música ao vivo, como o Xinxim da Baiana, o Manny Deck Bar e o Bar do Peneira.

Para experimentar pratos típicos da culinária pernambucana, recomendamos uma visita à tradicional Bodega do Véio e ao quiosque Dona Maria da Tapioca.

O que fazer em Recife e Olinda?

A distância entre Olinda e Recife é de apenas 10 km, o que significa que você poderá aproveitar as atrações da capital pernambucana mesmo que esteja hospedado na cidade colonial, e vice-versa.

A infraestrutura recifense é robusta e conta com várias opções de hotéis e pousadas, o que torna possível que você se hospede na capital e aposte em visitas esporádicas até a charmosa vizinha. 

Você pode, por exemplo, passar o dia explorando as ladeiras olindenses e visitar as casas noturnas recifenses, ou montar um planejamento que passe por Recife de manhã e Olinda à tarde.

Como as distâncias são curtas e o deslocamento entre as duas cidades é bastante eficiente, você não terá problemas para combinar os dois destinos em um só roteiro.

Promoção de hotéis e pousadas em Olinda, Pernambuco

Agora que você já conhece as atrações mais imperdíveis de Olinda, Pernambuco, só falta garantir a acomodação ideal para a sua viagem!

Visite agora mesmo nosso site de buscas, ElQuarto, para comparar ofertas, reservar quartos e até pagar as diárias em um só lugar, com total comodidade e economia!

Você só precisa digitar o nome da cidade e incluir as datas da sua estadia para acessar as melhores promoções, com preços exclusivos e cancelamento grátis

Faça agora mesmo uma simulação online!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.