Onde fica Fernando de Noronha: trace sua rota turística por esse incrível destino

12 abr 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Quer descobrir onde fica Fernando de Noronha para começar a planejar uma viagem inesquecível por um dos destinos mais badalados do mundo? Você chegou ao artigo certo!

O arquipélago mais famoso do Brasil é conhecido por suas praias paradisíacas, cobertas por mata atlântica e com riquíssimas fauna e flora, onde o mar é cristalino e perfeito para longos mergulhos.

Além disso, o viajante pode contar com pousadas cheias de charme e boa infraestrutura de serviços, com tudo que você precisa para desfrutar de uma estadia fantástica.

Neste artigo, você encontra tudo sobre Fernando de Noronha: localização, onde ficar, quando ir, o que fazer e muitas outras dicas. Vamos lá!

Onde fica Fernando de Noronha: o que fazer na sua viagem?

É fácil encontrar nas redes sociais publicações de famosos nas praias, vilas e trilhas de Fernando de Noronha.

A região do mapa brasileiro onde fica Fernando de Noronha foi agraciada com cenários naturais tão exuberantes quanto se pode esperar de um genuíno paraíso tropical.

Ali, o mar não é apenas extremamente azul, mas também cristalino e cheio de vida: combinação perfeita para quem gosta de praticar mergulho com ou sem cilindro.

Em terra firme, sucedem-se trilhas e mirantes naturais, que revelam cenários dignos de cartão-postal, tamanha generosidade da natureza.

É tanta beleza que vários países já tentaram invadir a região ao longo da história, incluindo holandeses, franceses e ingleses, mas não se engane: Noronha é brasileiríssima e fica pertinho da costa do Nordeste. Confira!

Onde fica Fernando de Noronha?

Onde fica Fernando de Noronha?
Fonte: Awesomecontent / Freepik

Muita confusão cerca a localização do arquipélago, pois muita gente nem sequer sabe quais são os dois estados brasileiros que Fernando de Noronha pertence.

É isso mesmo que você leu, Noronha está vinculado tanto a Pernambuco quanto ao Rio Grande do Norte! Ficou confuso? Não se preocupe, pois vamos explicar!

Geograficamente, o arquipélago está mais próximo de Natal (RN) do que qualquer outra capital brasileira: são apenas 360 km de distância.

No entanto, mesmo 545 km distante de Recife, politicamente Noronha pertence ao estado de Pernambuco.

Essa vinculação está vigente desde o período colonial, pois o arquipélago foi cedido pela Coroa Portuguesa ao mesmo dono da capitania hereditária de Pernambuco, ainda no século XVI.

Onde fica Fernando de Noronha no mapa?

Quem ainda está se perguntando onde fica Fernando de Noronha no Brasil só precisa conferir o mapa do Nordeste.

O arquipélago fica pertinho da costa do Rio Grande do Norte, ocupando 26 km² de área em meio ao Oceano Atlântico com 21 ilhas e várias ilhotas de origem vulcânica.

Mas, afinal, a quantos quilômetros fica Fernando de Noronha da costa brasileira? São 355 km em linha reta!

Qual a cidade mais próxima de Fernando de Noronha?

Qual a cidade mais próxima de Fernando de Noronha?
Fonte: Patricialaraia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Natal é a capital menos distante de Noronha, a pouco mais de 360 km, mas não é a cidade mais próxima no mapa. 

Esse título pertence a Touros, uma cidade litorânea do Rio Grande do Norte com cerca de 30 mil habitantes a apenas 355 km do arquipélago.

Qual é a capital de Fernando de Noronha?

A capital do arquipélago, teoricamente, é a mesma de Pernambuco, estado onde se localiza Fernando de Noronha. Isto é, Recife.

No entanto, Noronha constitui uma espécie de distrito estadual pernambucano e tem seu próprio administrador-geral, apontado pelo governo do estado de Pernambuco.

Esse administrador-geral exerce funções executivas, tal qual um prefeito ou governador, a partir do Palácio São Miguel, localizado na Vila dos Remédios.

Quando ir para Fernando de Noronha?

A região onde fica Fernando de Noronha no mapa costuma ter tempo bom em qualquer período do ano, mas existem épocas mais indicadas para certas atividades.

O período mais chuvoso acontece entre março e junho: essa época, famosa pelas pancadas rápidas de chuva, pode ser indicada para quem quer economizar em diárias e passagens.

Os meses de agosto e outubro, por sua vez, são recomendados para quem quer mergulhar durante a viagem, pois a visibilidade do mar fica em seu ponto máximo, especialmente nas praias Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho.

Se a sua intenção, porém, é surfar nas ondas perfeitas da região, é melhor programar sua viagem para o verão brasileiro, entre dezembro e fevereiro.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Encontre as melhores pousadas em Fernando de Noronha!

Encontre as melhores pousadas em Fernando de Noronha!
Fonte: Pousada Fortaleza Fernando de Noronha

Uma das mais famosas ilhas do Brasil, Fernando de Noronha é um destino que oferece ao viajante muitas opções de hospedagem, nos mais diversos estilos e faixas de preço.

Por essas e outras, encontrar o melhor hotel ou pousada para a sua estadia pode ser um desafio.

Nesse sentido, recomenda-se que o viajante utilize um buscador especializado de hospedagem, como o ElQuarto, para potencializar sua pesquisa de hospedagem.

No ElQuarto, você pode navegar entre milhares de acomodações com preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, nos principais destinos do Brasil e do mundo.

Você consegue até mesmo pagar suas diárias online, com comodidade e segurança, para não precisar se preocupar com mais nada depois do check-in.

Faça uma simulação gratuita e descubra que Noronha não é um destino apenas para ricos e famosos!

Onde fica Fernando de Noronha e o que fazer na ilha?

Depois de descobrir onde fica Fernando de Noronha, nada mais justo que conhecer as principais atrações desse apaixonante destino tropical.

Seja na charmosa Vila dos Remédios, nas praias protegidas do Parque Nacional Marinho ou até mesmo percorrendo trilhas em meio à natureza, uma coisa é certa: você não vai sentir tédio durante sua viagem!

Confira o que fazer no arquipélago Fernando de Noronha!

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Na promulgação da Constituição Federal, em 1988, o governo brasileiro definiu que a maior parte do arquipélago integraria um parque nacional para proteger espécies endêmicas, isto é, animais e plantas que não existem em nenhum outro lugar.

Foi então que se fundou o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que ocupa cerca de 8 km² de área.

Por isso, para visitar a ilha é necessário solicitar uma autorização especial junto ao Ibama, mediante taxa de pagamento de R$ 330 para estrangeiros e R$ 165 para brasileiros (em janeiro/2022), com validade de 10 dias.

É no parque que estão alguns dos atrativos mais famosos do arquipélago, como as praias do Sancho e do Atalaia, a Baía dos Porcos, o Morro São José e a Trilha do Forte São Joaquim.

Em outras palavras, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é o melhor lugar para visitar se você quiser curtir praias protegidas e cheias de belezas naturais!

Praias de Fernando de Noronha

Praias de Fernando de Noronha
Fonte: Unsplash

Quem planeja uma viagem a Fernando de Noronha precisa conhecer antecipadamente o mapa da região para escolher quais praias visitar, pois o arquipélago fica dividido em duas regiões com características bem diferentes.

O Mar de Dentro fica “virado” para a costa brasileira e abriga 10 praias, além de duas baías, onde as águas são calmas, protegidas contra o vento e podem ser visitadas em qualquer época do ano.

É nessa área que estão algumas das praias mais famosas de Noronha, como as praias do Cachorro, do Meio, da Conceição, do Sancho e da Cacimba do Padre.

O Mar de Fora, por sua vez, está no lado oposto, voltado para o oceano e a África, onde estão quatro praias, uma enseada e alguns conjuntos de piscinas naturais, com mar agitado e pontilhado por recifes coloridos.

É no Mar de Fora que estão, por exemplo, a Baía Sueste, a Enseada da Caieira, as praias de Atalaia e do Leão, o Buraco da Raquel e as pontas das Caracas e da Air France.

Trilhas de Fernando de Noronha

Se você quiser fugir do óbvio durante a sua viagem, pode ser uma boa ideia percorrer uma das trilhas de Noronha. 

Existem opções para trilheiros experientes ou iniciantes, que levam a mirantes, praias e trechos de mata nativa, com extensões que variam de 1 km a até 7 km.

As trilhas da APA são autoguiadas e garantem mais autonomia ao visitante, como as trilhas dos Abreus, Jardim Elizabeth e as costas Azul e Esmeralda.

Caso você esteja disposto a pagar pelo ingresso do Parque Nacional Marinho, poderá percorrer as trilhas da Atalaia, do Farol, da Baía dos Golfinhos, da Ponta do Capim-Açú e muitas outras.

Projeto Tamar

A região onde fica Fernando de Noronha no mapa é um conhecido ponto de migração e habitat de inúmeras espécies marinhas, com destaque para tartarugas, que montam seus ninhos nas praias do parque nacional.

Para proteger a espécie, o Projeto Tamar dispõe de uma unidade no arquipélago, onde promove várias iniciativas de conscientização e preservação ambiental.

Se você estiver visitando Noronha entre os meses de março e junho, poderá assistir ao belíssimo espetáculo da abertura dos ninhos, em que milhares de tartaruguinhas saem dos ovos e vão para o mar pela primeira vez.

Vila dos Remédios

Vila dos Remédios
Fonte: Thiago Tiganá / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Único centro urbano do arquipélago, a Vila dos Remédios é o endereço da sede do governo local, de escolas, hospitais e agências turísticas, bem como das principais opções de hospedagem em Noronha.

Em outras palavras, é um lugar pelo qual você invariavelmente vai passar no decorrer da sua estadia.

Além de oferecer alguma infraestrutura de serviços e turismo, a vila abriga também algumas atrações turísticas, como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o histórico Forte de Nossa Senhora dos Remédios e o Memorial Noronhense.

Mergulho

Fernando de Noronha é um lugar bonito até debaixo d’água! Não é à toa que o arquipélago é considerado um dos melhores pontos para mergulho de toda a costa brasileira.

Em diversos lugares da ilha principal é possível encontrar empresas que fornecem aluguel de equipamentos, instrutores e aulas para principiantes. 

Assim, fica fácil cair na água para mergulhar com golfinhos, tartarugas, arraias, peixes e corais.

Algumas regiões, como Pedras Secas, Caverna da Sapata e Buraco do Inferno, são facilmente acessíveis: em caso de dúvidas sobre mergulho, é só pedir informações na recepção da pousada em que você está se hospedando.

Passeios de barco

Se você não tem experiência com mergulho nem quer cair na água, não tem problema. Você poderá conhecer as belezas marinhas de Noronha do conforto de um barco!

A embarcação do Projeto Navi, por exemplo, tem fundo de vidro com efeito de lente, que aproxima a imagem em até 500 vezes em comparação a uma máscara de mergulho.

Você também pode pegar um barco no Porto de Santo Antônio para percorrer a costa do Mar de Dentro: durante o passeio, você terá a chance de ver golfinhos e vários outros animais.

Além disso, o viajante pode contratar passeios avulsos para visitar praias mais distantes ou simplesmente conhecer o arquipélago de um ponto de vista diferente.

O que fazer em Fernando de Noronha com chuva?

O que fazer em Fernando de Noronha com chuva?
Fonte: Pxhere

O lugar onde fica Fernando de Noronha não é famoso por grandes tempestades, mas mesmo assim você pode ser surpreendido por chuvas rápidas durante a sua estadia, especialmente entre os meses de março e junho.

De qualquer forma, você não tem com o que se preocupar, pois existem várias alternativas de passeios para dias chuvosos.

Uma boa sugestão é aproveitar o dia para conhecer o centro histórico de Noronha, como a Igreja e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios.

Além disso, várias trilhas não costumam ser prejudicadas pela chuva, como os roteiros Histórico, Esmeralda e Costa dos Mirantes.

Por fim, que tal aproveitar o dia de chuva para conhecer os excelentes restaurantes do arquipélago?

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Onde comer em Fernando de Noronha?

O principal polo gastronômico de Fernando de Noronha fica na Vila dos Remédios: ali, é possível encontrar restaurantes de buffet a quilo ou a la carte, além de lanchonetes e até barraquinhas com comida de rua.

Os restaurantes mais badalados, como o Mergulhão, o Cacimba Bistrô e o Xica da Silva, costumam estar sempre cheios. Por isso, nada de visitar essas casas sem garantir sua reserva com antecedência.

Na região da Praça do Flamboyant, logo na entrada da Vila dos Remédios, você encontrará alguns restaurantes mais simples e, assim, mais baratos para suas refeições, como o Flamboyant, o Empório São Miguel e o Ginga Bar.

Se você prefere um ambiente praiano, estilo pé na areia, poderá gostar do Bar do Meio, do Duda Rei ou da Barraca das Gêmeas.

Promoção de pousadas em Fernando de Noronha no ElQuarto!

Já sabe onde fica Fernando de Noronha? Então só falta encontrar uma pousada charmosa para a sua hospedagem no destino mais famoso do Brasil!

Visite agora mesmo o ElQuarto para acessar milhares de acomodações nos principais destinos do país a preços exclusivos.

Você pode reservar seu quarto e até pagar suas diárias com segurança e rapidez, em uma plataforma fácil de usar!

Faça uma simulação gratuita e descubra que realizar o sonho de visitar Noronha pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.