Onde fica Singapura: informações, melhores regiões e dicas de viagem

23 ago 2021 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Quer descobrir onde fica Singapura, quando visitar, onde se hospedar, o que fazer e outras informações sobre uma das cidades mais incríveis do mundo? Você está no artigo certo!

Quem deseja conhecer todos os atrativos desta metrópole cosmopolita não pode se esquecer de planejar bem a sua viagem. 

Só assim é possível prever gastos com hospedagem, deslocamentos, ingressos e passeios, entre outros, o que pode fazer a diferença na sua experiência de viagem!

Nesse intuito, montamos um guia completo, com tudo que você precisa saber para criar um roteiro de viagem para esse formidável destino asiático. Vamos lá!

Onde fica Singapura: o que fazer na “Pérola da Ásia”?

Terra de arranha-céus futuristas, shoppings de luxo, jardins e parques urbanos, Singapura é uma cidade simultaneamente tradicional e moderna, capaz de conquistar os mais diferentes estilos de viajantes.

Localizada às margens das águas calmas do Estreito de Singapura, a cidade combina excelentes hotéis, bons restaurantes e atrações incríveis para formar um dos destinos mais encantadores do Sudeste Asiático.

Afinal, quem não gostaria de conhecer belos jardins, bairros étnicos cheios de cor, grandes complexos comerciais e atrativos para todos os gostos?

Neste artigo, vamos te contar em que país fica a cidade de Singapura, qual a melhor época para conhecer a metrópole, as melhores regiões para ficar e os atrativos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro! Veja só!

Onde fica Singapura em que país?

O primeiro passo para compreender onde fica Singapura é separar a cidade do país. Ou melhor, não separar. 

Singapura é considerada uma cidade-estado insular (isto é, situada em um arquipélago) localizada ao sul da Malásia. 

Em outras palavras, não é nem cidade, nem país.

Isso significa que o destino é reconhecido como um estado independente pela comunidade internacional e faz parte da Organização das Nações Unidas, mas não é considerado, de fato, um país.

O território fazia parte da Malásia e foi “expulso” do país após a escalada da tensão política entre malaios e singapurianos, no segundo semestre de 1965.

Desde então, Singapura se tornou um estado independente, com legislação, bandeira e moeda próprias. 

Mais que isso, o território (pouco maior que a Cidade do Vaticano) é um dos mais ricos do mundo!

Onde está localizada a Malásia?

Onde está localizada a Malásia?
Fonte: Unsplash

A Malásia é um país do Sudeste Asiático dividido pelo Mar do Sul da China.

Parte do país está na chamada Península Malaia, situada entre o Estreito de Malaca e o Golfo da Tailândia, enquanto o restante do território está na mesma ilha dividida com a Indonésia.

Vale lembrar que quem visita Singapura não precisa necessariamente passar pela Malásia: o Aeroporto Internacional de Changi, na cidade-estado, recebe quase 54 milhões de passageiros por ano!

Quando ir para Singapura?

A região onde fica Singapura, quase sobre a Linha do Equador, vive duas estações por ano: a temporada chuvosa, de novembro a fevereiro, e a temporada menos chuvosa, no restante do ano.

Ou seja, chuvas são muito comuns e você provavelmente precisará lidar com o clima úmido em algum momento da sua viagem.

O calor, por sua vez, é uma constante: as temperaturas têm média de 28ºC em qualquer época do ano, mas as condições climáticas tornam a sensação térmica ainda mais quente do que os termômetros podem mostrar.

Por essas e outras, evite passeios ao ar livre por volta de meio-dia, encha suas malas com roupas leves, hidrate-se bastante e dê preferência a atividades a céu aberto no começo do dia ou no fim da tarde.

O seguro viagem é importantíssimo para viagens internacionais! Cote com 15% de desconto aqui!

Por que Singapura é tão rica?

A história de Singapura passou por uma grande revolução após a década de 1960. 

Depois de se tornar independente, a cidade-estado deixou para trás um passado de miséria para se tornar um dos territórios mais ricos do mundo.

O primeiro-ministro Lee Kuan Yew, que ficou no poder por 30 anos, liderou uma política de industrialização rápida e eficiente de Singapura, aproveitando-se da localização privilegiada da ilha, próxima aos países mais populosos do mundo.

O desenvolvimento econômico se refletiu em investimentos massivos em educação, saúde e moradia, até que a ilha se firmou como um dos principais centros financeiros do globo, em meados de 1990.

Além disso, Singapura ofereceu inúmeros incentivos fiscais para atrair grandes multinacionais, como fluxo livre de capital e acordos comerciais com gigantes do mercado, incluindo China, Índia e Estados Unidos.

A cereja do bolo foi o turismo: a abundância econômica e os investimentos em atrativos deu resultado e passou a atrair mais de 18 milhões de visitantes por ano!

Onde ficar em Singapura

Onde ficar em Singapura
Fonte: Hotel Ascott Raffles Place Singapore

Depois de descobrir onde fica Singapura, o viajante deve se atentar a outra informação essencial para o seu planejamento de viagem: onde se hospedar na região.

Cada lugar da ilha tem suas próprias características e vantagens. Dessa forma, o melhor local para ficar vai depender do objetivo da viagem.

O centro é um dos melhores lugares para hospedagem, especialmente nos bairros de Marina Bay, Chinatown, Orchard Road, Little India e Centro Cívico. 

Afinal, quem fica nessas regiões tem fácil acesso a ônibus e estações do metrô, o MRT.

Confira o que esperar dos principais bairros!

Marina Bay 

Marina Bay é, sem dúvidas, um dos melhores lugares para ficar na cidade. No entanto, quem deseja se hospedar nesta região deve estar preparado para pagar um pouco a mais pelas diárias.

Afinal, é em Marina Bay que estão os hotéis mais luxuosos da cidade, como os cinco estrelas Hotel Fullerton e o Ascott Raffles Place.

O grande destaque do bairro é o chiquérrimo Marina Bay Sands, um dos hotéis mais sofisticados do mundo, famoso pela piscina de borda infinita em seu terraço com vista panorâmica da cidade.

Chinatown 

A cidade de Singapura também tem seu bairro chinês! Chinatown é uma excelente opção de hospedagem nos arredores do centro, no meio do caminho entre as regiões de Marina Bay e Clarke Quay.

O bairro étnico é famoso por suas lojas que vendem praticamente de tudo, de itens de medicina alternativa a souvenires e dispositivos eletrônicos, bem como pela variedade de opções gastronômicas.

Além disso, Chinatown dispõe de uma ampla rede hoteleira, com opções em diversas faixas de preço, capazes de atender os viajantes mais econômicos e os mais exigentes.

Orchard Road 

Hotéis em Orchard Road
Fonte: Hotel Orchard Rendezvous by Far East

Se a sua intenção é aproveitar sua estadia para ir às compras, a região de Orchard Road é a mais indicada para a sua hospedagem.

O bairro abriga dezenas de shoppings e centros comerciais, além de hotéis de grandes redes internacionais, como Hilton, Marriott, Hyatt e Four Seasons.

Em outras palavras: encontrar hospedagem econômica em Orchard Road pode ser um grande desafio.

Vale pontuar que só vale a pena se hospedar nessa região caso você esteja viajando de carro ou não se importe de ficar distante do centro.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, seguro viagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Little India 

Chinatown não é o único bairro étnico de Singapura: a cidade também abriga a região de Little India.

O bairro não é exatamente aconchegante, mas pode fazer você se sentir, de fato, na Índia: o trânsito na região é absolutamente caótico e as ruas estão sempre cheias de gente.

A grande vantagem é que justamente por isso o lugar está entre os lugares mais baratos para se hospedar em Singapura: é difícil encontrar diárias mais baratas que as de Little India!

Centro Cívico 

A região do Centro Cívico abriga os principais prédios governamentais e escritórios do país, além de grandes centros comerciais e shoppings de luxo.

Isso quer dizer que, se você está viajando com o orçamento mais apertado, dificilmente conseguirá encontrar uma opção de hospedagem na região.

Os viajantes mais econômicos têm à disposição, poucas, opções mais em conta nos arredores do prédio do Ministério da Cultura.

Promoção de hotel em Singapura no ElQuarto!

Promoção de hotel em Singapura no ElQuarto!
Fonte: Hotel Goodwood Park

Agora que você já sabe onde fica Singapura, só falta escolher o melhor hotel para a sua viagem! Nessa tarefa, você pode contar com o ElQuarto!

A melhor plataforma de busca de hospedagem reúne preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito nos principais destinos turísticos do mundo.

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar, selecionar as datas da sua estadia e escolher a melhor acomodação para a sua hospedagem.

O ElQuarto ainda permite o pagamento das diárias online, em reais, sem incidência do IOF!

Faça uma simulação agora mesmo para garantir sua reserva com total comodidade e economia! 

Você vai descobrir que visitar Singapura pode sair muito mais barato do que você imagina!

Mapa de Singapura

A cidade-estado mais rica do mundo tem um território de apenas 728,3 km², menor que a cidade de Campinas (SP), mas concentra uma impressionante quantidade de atrações turísticas!

Confira onde fica Singapura no mapa!

O que fazer em Singapura

Descobrir onde fica Singapura é apenas a primeira etapa do seu planejamento de viagem. 

Você também deve considerar as atrações turísticas que não podem ficar de fora do seu roteiro. Para te ajudar a selecionar o que visitar, destacamos os atrativos mais imperdíveis, veja só!

Changi Airport

Considerado o melhor aeroporto do mundo por vários anos consecutivos, o Changi Airport é não apenas a principal porta de entrada em Singapura, mas praticamente uma atração turística!

O lugar está conectado ao centro da cidade por uma eficiente rede de transporte público e oferece diversos atrativos aos visitantes, como jardins de inverno, salas de cinema, piscina e vários hotéis.

Os viajantes ainda podem ir às compras em centenas de lojas ou matar a fome em um dos bons restaurantes do aeroporto.

Orchard Road 

Orchard Road
Fonte: Pixabay

Orchard Road é um imenso complexo comercial, com dezenas de shoppings e galerias que vendem de tudo, como o chiquérrimo Paragon Mall, o ION Orchard Mall e o complexo Takashimaya.

Até o sistema de transporte é pensado para atender os compradores da região: a maioria dos shoppings está conectada diretamente a estações de metrô.

Ao entrar em cada um deles, não pense duas vezes antes de procurar um guichê de atendimento e adquirir um mapa: isso pode te poupar muito tempo para encontrar as lojas!

Gardens by the Bay 

A cidade de Singapura é tão desenvolvida que até os jardins são futuristas! Esse é o caso do Gardens by the Bay, um jardim botânico com design arrojado, que dispõe até de árvores artificiais que geram energia limpa.

Entre os destaques do jardim mais importante da cidade estão as estufas Flower Dome e Cloud Forest, que abrigam centenas de espécies botânicas de diferentes partes do mundo.

O parque urbano ocupa uma área de 101 hectares entre a região costeira e o bairro de Marina Bay. Vale a pena pegar um mapa do jardim para não se perder durante o passeio!

A entrada no Gardens by the Bay é gratuita, mas o visitante pode desfrutar de um tour guiado a partir de 8 dólares de Singapura (preço em junho/2021), com direito a carrinho elétrico para se deslocar entre as diferentes áreas do jardim.

Diariamente, das 19h45 às 20h45, acontece o espetáculo Garden Rhapsody, que combina iluminação especial e efeitos sonoros para encantar os visitantes.

Chinatown 

Organizada e colorida, a Chinatown de Singapura é simplesmente apaixonante, com várias construções em estilo colonial, muitos restaurantes étnicos e lojas.

Em outras palavras, um passeio imperdível para conhecer o lado multicultural dessa cidade cosmopolita e diversa.

Durante seu passeio, não deixe de conhecer o impressionante Buddha Tooth Relic, um templo budista que se destaca na paisagem local.

Aproveite para ir também ao templo hindu Sri Mariamman e aos complexos gastronômicos Food Street e Maxwell Food Court.

Little India 

Little India
Fonte: Pixabay

Uma das regiões mais antigas da cidade, Little India é o distrito que abriga os imigrantes de origem indiana, além de mercados de rua, restaurantes étnicos e templos hindus, como o Sri Veeramakaliamman.

O trânsito nesta área da cidade é basicamente caótico e você deve redobrar a sua atenção na hora de circular pelas ruas.

Mesmo assim, será possível conhecer mais sobre a cultura indiana, especialmente no Mustafa Centre, um centro comercial típico da Índia, que funciona 24 horas por dia e vende praticamente de tudo!

Marina Bay 

Um dos lugares mais agradáveis da cidade de Singapura, Marina Bay é um bairro com clara inspiração turística, repleto de bons hotéis, restaurantes premiados e atrativos para todos os gostos.

Ficam nesta região, por exemplo, o Asian Civilizations Museum, que conta tudo sobre as principais culturas asiáticas, e o porto do Singapore River Cruise, um passeio de barco panorâmico pela baía de Singapura.

Caminhe sem pressa pelo Marina Bay Waterfront Promenade, calçadão que se estende às margens do canal e leva até as pontes Esplanade e Anderson, além do agradável Merlion Park.

Ilha de Sentosa 

A Ilha de Sentosa é, sem dúvidas, o principal complexo de lazer e diversão em Singapura

Para chegar até lá, o visitante precisa embarcar em um teleférico que se estende sobre a baía, pegar em um monotrilho veloz ou até mesmo caminhar a partir da estação Harbourfront.

Na ilha, você encontrará tantas atrações que um dia apenas de passeio pode não ser o suficiente.

O maior destaque é o parque temático Universal Studios, com montanhas-russas, brinquedos eletrônicos modernos, praças de alimentação e muitas outras atrações.

A ilha também dispõe de diversas praias artificiais adequadas para banho, com águas calmas e excelente infraestrutura, incluindo bares, banheiros e até transporte gratuito.

Encontre os melhores hotéis de Singapura no ElQuarto

Já sabe onde fica Singapura e o que fazer em um dos lugares mais ricos do mundo? Então comece a planejar uma viagem inesquecível agora mesmo!

Visite nosso site buscador, ElQuarto, para comparar ofertas de hospedagem, reservar acomodações e até pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça agora mesmo uma simulação para descobrir que visitar Singapura pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.