Palermo: saiba o que fazer na capital da Sicília!

23 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Está planejando uma viagem para Palermo? A capital da Sicília é uma das cidades mais encantadoras da Itália e do Mediterrâneo!

Com mais de 2.700 anos de história, a cidade é o destino ideal para quem gosta de arte, história, arquitetura e, é claro, a inconfundível gastronomia italiana!

Quer saber mais sobre esse pedaço do paraíso? Então vem conhecer as dicas que reunimos para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível!

Palermo: melhores passeios da cidade italiana!

Palermo: melhores passeios da cidade italiana!
Fonte: Pxhere / CC0

Para muitos turistas, Palermo, Itália, é um mero ponto de passagem a caminho de outros destinos da região, como Cefalù, Ragusa ou Taormina, mas não restam dúvidas: a capital siciliana é um destino formidável que merece mais do seu tempo.

Esse fascinante cantinho do mapa italiano tem uma história riquíssima e milenar a contar, uma vez que a região atrai o interesse estrangeiro desde sua descoberta.

Estrategicamente localizada onde o Ocidente encontra o Oriente, a região em que fica a cidade já foi disputada por diversos povos, como fenícios, gregos, romanos, árabes e normandos, tendo sido capital do Reino da Sicília por sete séculos.

No século XX, a cidade precisou superar os traumas das guerras e do domínio das máfias, sobretudo a Cosa Nostra, para se reinventar como um centro urbano vivo, próspero e com muita qualidade de vida.

Essa rica história rendeu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, mas não é só isso: além de heranças do passado, você também terá a oportunidade de cair de cabeça na exuberante natureza local.

O inconfundível azul do Mediterrâneo está por todos os lados, revelando praias de beleza ímpar, cortadas por falésias quase sem fim, que ficam abarrotadas de banhistas durante os meses mais quentes do ano.

Vem conhecer um pouco mais sobre esse fantástico museu a céu aberto no coração do Mediterrâneo!

Em que região da Itália fica Palermo?

Ao conferir o mapa da Itália, você não vai encontrar esse destino na porção continental do país, na chamada “bota” italiana.

A cidade de Palermo fica na Sicília, a maior ilha do país e de todo o Mediterrâneo, que fica no extremo sudoeste do país, como se fosse a “pedra” que a “bota” chuta, separada do continente pelo Estreito de Messina.

A distância para a capital, Roma, é grande: são mais de 920 km. Outras cidades da Itália bastante procuradas para turismo, no entanto, estão bem mais próximas. É o caso de Catânia (215 km), Reggio Calabria (250 km) e Nápoles (715 km).

Além disso, a cidade tem fácil acesso a destinos em outros países, como Túnis, na Tunísia, que fica a 360 km, e o arquipélago de Malta, a 460 km.

Palermo, Itália: mapa

Embora seja a capital da Sicília, Palermo não é uma cidade grande para os padrões brasileiros. São pouco mais de 600 mil habitantes espalhados por uma área pouco maior que a cidade de Vitória (ES).

Na prática, isso facilita o planejamento do turista, já que as atrações ficam concentradas em um pequeno espaço e estão separadas por distâncias facilmente superadas a pé. Confira no mapa!

Como ir para Palermo?

O jeito mais fácil de chegar a Palermo é por via aérea: o Aeroporto Falcone-Borsellino recebe voos nacionais e internacionais, incluindo rotas a partir do Brasil com uma ou duas conexões.

Para deixar o aeroporto rumo ao centro da cidade é ainda mais fácil. O turista pode recorrer a ônibus, que sai de meia em meia hora, ou trem, com viagens de hora em hora, além de táxi e Uber.

Se você está em Gênova, Cagliari, Gênova ou Livorno também é possível chegar à capital siciliana de ferry.

Quem está viajando de carro também consegue chegar à cidade a partir do continente: as empresas Caronte&Tourist e Bluferries operam a travessia do Estreito de Messina de balsa 24 horas por dia, com acesso pela rodovia A2.

No Vai de Promo você encontra passagens aéreas para a Sicília ou qualquer outro destino com descontos exclusivos de até 35% e em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

Para assegurar ainda mais economia, vale a pena ativar o alerta de preços do Vai de Promo. Assim, você não perde nenhuma promoção para o destino que procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para visitar Palermo?

Especialmente em comparação a outros destinos italianos, Palermo tem clima extremamente agradável, sem frio extremo em nenhuma época do ano e com verões quentes, perfeitos para quem gosta de praia.

Até mesmo no auge do inverno, entre dezembro e fevereiro, os termômetros têm média amena, em torno de 15ºC, embora o vento e a chuva possam diminuir a sensação térmica.

A cidade “ferve” mesmo no verão, quando é invadida por turistas de todos os cantos em busca de sol, mar e calor de até 32ºC: época de cidade cheia e mar quente, com água em torno de 27ºC.

Considerando-se todos esses fatores, a melhor época para visitar a cidade vai de maio a junho e de setembro a outubro, quando a temperatura está elevada e o movimento turístico não está tão intenso.

Onde se hospedar em Palermo, Itália?

Uma boa dica para escolher onde ficar durante qualquer viagem é considerar a localização do hotel em relação a alguns critérios, como infraestrutura, atrações próximas, segurança, vida noturna e transporte.

Nesse caso, as regiões mais recomendadas para ficar são os bairros de Politeama, Libertá, Mondello e o centro de Palermo, Sicília. 

A dobradinha Politeama e Libertá é a mais luxuosa da cidade. É nessa região que vive a elite local e estão instalados os melhores hotéis de alto padrão, com fácil acesso às atrações centrais.

Caso você prefira ficar de frente para o mar, curtindo a atmosfera praiana da região, o melhor é se hospedar em Mondello, onde fica a melhor praia da capital siciliana.

Você não se importa de ficar um pouco mais longe da praia e quer mesmo é estar a uma curta distância das atrações turísticas mais famosas? Pode escolher um dos hotéis do centro histórico sem medo!

Encontre hotéis em Palermo, Itália, pelo melhor preço do mercado!

Encontre hotéis em Palermo, Itália, pelo melhor preço do mercado!
Fonte: Una Terrazza Sul Golfo

Você pode encontrar hotéis e pousadas com o menor preço do mercado no El Quarto, o buscador mais completo do Brasil.

São milhares de acomodações em ofertas exclusivas, opções de reserva com cancelamento gratuito e até a possibilidade de pagar tudo online e em reais, sem aplicação de IOF que pode encarecer transações financeiras feitas no exterior.

Não perca tempo, acesse o site e faça uma simulação completamente gratuita para encontrar o hotel perfeito para a sua viagem por um preço que cabe no seu bolso.

O que fazer em Palermo em um dia?

Vai fazer um bate-volta para a capital da Sicília? Com um pouco de organização dá para conhecer quase tudo que a cidade tem a oferecer!

Confira o que fazer em Palermo! 

Catedral de Palermo 

Uma das construções mais antigas do mundo, a Catedral de Palermo é uma obra-prima do estilo arquitetônico gótico catalão, erguida em um espaço dedicado à fé desde o começo do século IV.

Ao longo de todo esse tempo, a construção testemunhou inúmeros episódios históricos: o primeiro templo foi destruído por vândalos, enquanto o segundo acabou ocupado por muçulmanos e transformado em mesquita.

A reocupação da catedral por cristãos só aconteceu em 1072, quando começou a tomar as formas que conhecemos hoje.

Dedicado a Nossa Senhora de Assunção, o templo é aberto ao público, que pode conhecer sua cripta, os túmulos de reis e rainhas, o tesouro da catedral e a torre, que abriga um mirante de onde é possível contemplar toda a cidade.

Em outras palavras, visitar a catedral é visitar um pedaço importante da história local e não pode ficar de fora do seu roteiro!

Palazzo dei Normanni e Cappella Palatina 

O complexo do Palazzo dei Normanni, também conhecido como Palácio dos Normandos e Palácio Real, é uma das grandes estrelas da capital da Sicília.

Localizado na Piazza Indipendenza, o palácio é a residência real mais antiga de toda a Europa, além de abrigar a sede da Assembleia Regional da Sicília e a Cappella Palatina, verdadeira obra-prima do estilo árabe-normando-bizantino.

O passeio vai ocupar algumas horas do seu dia, te ensinar mais sobre a história real e tornar o seu roteiro ainda mais memorável.

Quattro Canti 

Quattro Canti
Fonte: Pxhere / CC0

Fica na Piazza Vigliena o cruzamento mais famoso e mais bonito da cidade: Quattro Canti, onde a Via Maqueda se encontra com a Via Vittorio Emanuele.

Cada um dos quatro cantos do cruzamento corresponde a um bairro, com direito a estátuas de nobres, deuses e até um monumento que representa as estações do ano.

Um lugar curioso, histórico e bonito que pode enriquecer o seu álbum de fotos de viagem!

Teatro Massimo 

O terceiro maior teatro da Europa fica na capital da Sicília: o Teatro Massimo, do final do século XIX.

Batizado em homenagem ao imperador Vittorio Emanuele II, considerado patrono da reunificação italiana e “pai da pátria”, o teatro está em pleno funcionamento e recebe em seu prestigiado palco os melhores artistas e óperas do mundo.

O espaço foi até utilizado como cenário do filme O Poderoso Chefão 3 e inclui um belíssimo terraço, de onde você poderá curtir a vista em 360 graus de toda a cidade.

Mercado de Ballaro 

Um jeito diferente de conhecer uma cidade é por meio de seus mercados. Na capital siciliana, o lugar perfeito para isso é o Mercado de Ballaro, situado no bairro de Albergaria, no centro histórico.

O mercado existe há mais de 1.000 anos, chegou a ser parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial e quase foi desativado, mas os esforços das autoridades locais de preservar esse ponto histórico da cidade falaram mais alto.

Hoje, o mercado é o lugar ideal para conhecer barraquinhas de comida de rua, adquirir artesanatos e até participar da antiga tradição das rifas da cidade.

Museu Arqueológico Regional 

Não deixe a cidade antes de conhecer o impressionante acervo do Museu Arqueológico Regional, um dos mais importantes de toda a Itália.

O museu fica instalado no antigo convento dos Padres Oratorianos de São Felipe Néri, um complexo datado do século XVI, e guarda em seu acervo obras recuperadas em escavações em toda a Sicília, incluindo achados do tempo dos fenícios.

Praia de Mondello 

Praia de Mondello
Fonte: Pxhere / CC0

A melhor praia dos arredores da capital siciliana fica a 20 minutos do centro: Mondello é um pedaço paradisíaco da costa mediterrânea que você não pode perder.

À primeira vista, você pode até achar que foi parar em um pedaço do Caribe. Toda a praia é formada por areia branca bem fina e fofa, margeada por um mar que varia entre tons quase inacreditáveis de azul.

O melhor de tudo é que você pode passar o seu dia na praia sem pagar nada – uma grata surpresa em comparação a muitas praias italianas, onde alugar uma espreguiçadeira pode custar uma pequena fortuna.

Foro Italico 

Um dos cantos mais bonitos da cidade, o Foro Italico é um mix de calçadão com jardim público localizado bem de frente para o mar, ao longo da região mais histórica da cidade.

O lugar é bastante agradável e inclui árvores que oferecem sombra refrescante, parquinho para as crianças e muitos espaços que vendem o famoso gelato durante o dia inteiro.

Quem gosta de passeios ao ar livre não pode perder a oportunidade de estender a caminhada pelo Foro Italico até o Jardim Botânico e a Villa Giulia, localizados ali pertinho.

Quanto tempo ficar em Palermo?

A capital da Sicília não é uma cidade muito grande, o que significa que você pode conhecer as principais atrações turísticas em tempo reduzido.

O ideal é reservar ao menos dois dias para conhecer tudo sem correria e desfrutar dos bons restaurantes da cidade. 

Você pretende estender seu roteiro até algumas atrações nas redondezas, como o icônico vulcão Monte Etna e a vila de Monreale? Vale a pena planejar entre três e quatro dias de estadia.

Como é viver em Palermo?

Como é viver em Palermo?
Fonte: Pxhere / CC0

Assim como qualquer capital, Palermo sofre com alguns problemas urbanos, sobretudo no que diz respeito ao trânsito: muitas ruas são proibidas para veículos, o que torna a tarefa de circular pela cidade mais desafiadora.

Nem mesmo o trânsito intenso, no entanto, é suficiente para tirar o brilho dessa joia italiana conhecida pela elevada qualidade de vida.

O clima é bem mais agradável do que em outros cantos do país e a infraestrutura local é robusta, enquanto o custo de vida pode ser até 65% mais barato em comparação a cidades como Milão e Roma.

Em contrapartida, a cidade não abriga muitas empresas e fábricas, o que significa que as ofertas de trabalho são mais escassas e modestas, com salários mais baixos em relação a cidades maiores.

Não se esqueça do seguro viagem para a Itália!

O seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar a Itália e outros países europeus, então você não pode se esquecer de contratar esse item antes de embarcar para a Sicília.

Mais que uma obrigatoriedade por parte do viajante, o seguro viagem é fonte de tranquilidade, uma vez que oferece amparo financeiro e prático ao turista em inúmeras situações.

Você pode acionar a seguradora em caso de problema de saúde, acidente, extravio de bagagem, cancelamento de voo e vários outros cenários com potencial catastrófico para a sua viagem.

E o melhor? Dá para contratar seguro viagem Itália pelo menor preço do mercado no Seguros Promo, um buscador especializado que trabalha apenas com as melhores seguradoras!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hospedagem em Palermo pagando pouco é só aqui no El Quarto!

Está esperando o que para começar a planejar sua viagem a Palermo? Visite agora mesmo o El Quarto e encontre o hotel ideal para a sua estadia sem abrir mão da economia!

Você vai encontrar milhares de acomodações a preços incríveis, com descontos imperdíveis e condições de pagamento facilitadas, incluindo a possibilidade de pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a capital da Sicília pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.