Pontos turísticos Santiago, Chile: dicas para aproveitar a cidade

24 set 2021 • 11 minutos de leitura por Paulo

Em relação à quantidade e variedade de seus pontos turísticos, Santiago, Chile, não decepciona: históricas, culturais, naturais e gastronômicas, as atrações estão por todos os lados!

E não pense que só de pontos de interesse vive a cidade. A capital chilena é um lugar cosmopolita e moderno, que oferece ao visitante bons hotéis, restaurantes badalados e excelente rede de transporte público.

Para curtir tudo isso em sua plenitude, nada melhor que um planejamento de viagem bem-feito, que contemple todas as atrações que você não pode perder!

Nesse sentido, reunimos as melhores dicas de viagem a Santiago, Chile, para te ajudar a montar o seu próprio roteiro. Confira!

Pontos turísticos Santiago, Chile: quais são os melhores?

Quando você conhece um lugar diferente, o que gosta de visitar? Bons restaurantes? Museus modernos? Belas paisagens naturais? Construções históricas?

A capital chilena tem tudo isso e muito mais!

Uma das cidades mais antigas da América, Santiago, Chile, carrega em suas ruas o peso de quase cinco séculos de história e mais de 5 milhões de habitantes, além de toda a beleza que se espera de uma cidade encravada em plena Cordilheira dos Andes.

Tudo começa na histórica Plaza de Armas, berço da cidade como a conhecemos hoje e palco de eventos que mudaram os rumos da América Latina.

É nesta região, atendida pelo metrô, que estão os melhores museus e casarões coloniais da capital do país, incluindo a Catedral Metropolitana de Santiago e Palacio de la Real Audiencia de Santiago.

Se você gosta de paisagens naturais, vai se apaixonar pela vista do Cerro Santa Lucía, do Cerro San Cristóbal ou do mirante Sky Costanera, no arranha-céu Costanera Center.

Durante o inverno, que tal esquiar pelas pistas das estações espalhadas pelos arredores da capital chilena, como Farellones, Portillo, La Parva e a famosa Valle Nevado?

Santiago é uma daquelas cidades que merece ser explorada sem pressa, pois a cada passeio você poderá conhecer atrações incríveis!

Onde fica Santiago?

Principal porta de entrada no Chile, a cidade de Santiago está localizada bem no coração do país, a 570 metros de altitude, em um vale no sopé da Cordilheira dos Andes.

Maior cidade chilena, com mais de 5,6 milhões de habitantes, a capital tem fácil acesso aos principais destinos do país, incluindo as atrações da Patagônia e os desertos do norte, no altiplano andino.

O Aeroporto Internacional de Santiago recebe voos diretos e com conexões a partir do Brasil.

O terminal fica a 17 km do centro e você pode utilizar um táxi, transfer, Uber ou ônibus das viações Centropuerto e TurBus para chegar ao seu hotel.

Visite o site de buscas Vai de Promo para encontrar passagens aéreas mais baratas para o Chile ou qualquer outro destino. 

Não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o trecho que você procura.

Compre passagens com desconto no site do Vai de Promo!

Qual a melhor época para ir à Santiago do Chile?

Você conseguirá visitar todos os pontos turísticos Santiago, Chile, em qualquer época do ano, mas a melhor época para viajar vai depender das atrações que você deseja conhecer.

A capital chilena tem estações bem definidas, com termômetros entre 0°C e 13°C durante o inverno e calor de até 35°C no verão.

Se você pretende aproveitar as atrações de neve da cidade, fique de olho na temporada de neve, que costuma se estender de meados de junho ao começo de outubro, e não se esqueça de levar bons agasalhos para espantar o frio!

Caso a sua intenção seja curtir os festejos tradicionais da capital, recomendamos a viagem em setembro, quando acontecem as celebrações pela independência do país, as Festas da Pátria, especialmente a partir do dia 18.

Onde ficar em Santiago, Chile

Onde ficar em Santiago, Chile
Fonte: Hotel Noi Vitacura

Como é uma cidade bastante turística, Santiago, no Chile, concentra bons hotéis nas mais diversas faixas de preço espalhados por diferentes pontos da cidade.

Cada região oferece aos viajantes suas próprias vantagens: o centro se destaca pelas acomodações baratas, o bairro de Providência fica perto de praticamente tudo e o distrito moderno de Las Condes permite uma experiência mais exclusiva na cidade.

Você ainda pode gostar de ficar no polo gastronômico de Lastarria ou no boêmio Bellavista, principal reduto cultural de Santiago.

Confira o que esperar de cada bairro da capital do Chile!

Centro 

O centro de Santiago é uma região bastante vibrante durante o dia e “paradona” à noite, sem muitas opções gastronômicas ou de entretenimento, além de ter localização estratégica para turistas.

A região tem acesso facilitado às principais atrações históricas, como a Plaza de Armas e o Museu de Santiago, além de abrigar vários casarões antigos que tornam o cenário ainda mais encantador, estações de metrô e pontos de ônibus. 

Bellavista 

O bairro de Bellavista reúne viajantes e locais em busca de diversão em uma das diversas opções boêmias que concentra.

À noite, a região conhecida como Pio Nono “ferve” com baladas, bares e restaurantes com intensa programação cultural.

Durante o dia, vale a pena caminhar com calma por suas ruas coloridas pela arte dos grafites e pelos jardins dos casarões coloniais: é em Bellavista que ficam a Casa Museu de La Chascona e teatros como o San Ginés e o Centro Mori.

Em outras palavras, é um bairro que merece a sua visita mesmo que você opte por se hospedar em outro ponto da cidade!

Providência 

Providência Santiago
Fonte: Hotel Ibis Santiago

Considerado por muitos o melhor lugar para ficar em Santiago, o bairro de Providência fica nos arredores da principal alameda da cidade, perto de praticamente tudo.

Isso quer dizer que basta caminhar por alguns metros para encontrar comércio, bancos, restaurantes, museus, transporte público e quaisquer outros serviços que você possa necessitar durante a sua viagem.

O melhor de tudo é que o bairro reúne tantas opções de hospedagem que é possível encontrar acomodações em todas as faixas de preço, incluindo opções econômicas!

Las Condes 

Reduto da elite de Santiago, Las Condes é um bairro elegante, com construções de luxo, ruas floridas e muitos hotéis de alto padrão, como unidades de redes internacionais Ritz-Carlton, Hyatt e Marriott.

Sinônimo de segurança e requinte, Las Condes não é exatamente uma região barata para ficar, mas com alguma pesquisa você pode encontrar opções de hospedagem mais acessíveis.

O bairro é o endereço das principais universidades chilenas, como Universidad de Chile, Universidad de Andes, Universidad del Pacifico e muitas outras, o que garante uma atmosfera mais jovial à região.

Aproveite o seu passeio para conhecer alguns dos restaurantes mais famosos instalados na capital chilena.

Lastarria 

Se você caminhar pelas ruas de Lastarria, poderá se convencer de que está passeando por um pedaço da Europa na América.

As calçadas de paralelepípedo e as construções em diferentes estilos arquitetônicos fazem dessa região uma das mais charmosas de toda a cidade.

Além de concentrar bares, restaurantes, cafés e bistrôs, Lastarria fica a uma caminhada de diversos pontos turísticos Santiago, Chile: edifícios governamentais, o Parque Forestal, La Vega, o colorido Mercado Central, o Pátio Bellavista, entre outros.

Durante os finais de semana, o cenário fica ainda mais apaixonante, com ruas ocupadas por artistas, pintores e ambulantes que vendem peças de artesanato e comidas típicas.

Para ficar em um ponto estratégico do bairro, considere um dos hotéis nas proximidades das ruas Padre Luis de Valdivia e Jose Victorino Lastarria para sua hospedagem.

Encontre os melhores hotéis em Santiago no El Quarto!

Encontre os melhores hotéis em Santiago no ElQuarto!
Fonte: Hotel Kennedy

A cidade de Santiago oferece ao viajante centenas de hotéis em diferentes tamanhos, estilos e faixas de preço, o que representa ao turista um desafio: como encontrar o melhor lugar para ficar em meio a tantas opções?

É nessas horas que você pode contar com toda a eficiência do El Quarto, o melhor buscador de hospedagem do Brasil!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações em qualquer destino com preços exclusivos e até opções com cancelamento grátis. 

Você ainda pode garantir a economia que merece ao pagar as diárias online, em reais, sem incidência de IOF: tudo isso em poucos cliques, sem complicações e com toda a segurança.

Faça uma simulação e comece a planejar uma viagem incrível agora mesmo sem comprometer o seu bolso!

Mapa de Santiago no Chile

A maior cidade do Chile não economiza em atrações incríveis para todos os estilos de viajante. 

Tem atividades de aventura, passeios históricos, mirantes incríveis e muito mais esperando por você na metrópole!

Confira no mapa com pontos turísticos de Santiago do Chile!

Melhores pontos turísticos Santiago, Chile

Histórica e cosmopolita, a capital chilena oferece tantas atrações que o viajante pode ter dificuldades em montar seu roteiro de viagem, especialmente se vai passar pouco tempo na cidade.

Para te ajudar, reunimos os atrativos que você não pode deixar de conhecer durante a sua estadia! Confira os melhores pontos turísticos Santiago, Chile!

Plaza de Armas e arredores 

Marco zero da cidade, a Plaza de Armas é um bom ponto de partida para o seu passeio pela cidade, pois reúne em seus arredores alguns dos principais edifícios históricos de Santiago.

A lista inclui a Catedral Metropolitana de Santiago, do século XVI, o edifício colonial do Correo Central e o Museo Histórico Nacional.

Inaugurada em 1541, a praça tem movimento intenso a qualquer hora do dia e ganha um charme ainda mais especial aos finais de semana, quando artistas de rua se apresentam na região e disputam a atenção dos transeuntes!

Cerro San Cristóbal 

Cerro San Cristóbal
Fonte: Carlos Yo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Em qualquer roteiro com sugestões do que fazer em Santiago, Chile, deve aparecer uma visita ao Cerro San Cristóbal, um dos pontos turísticos mais badalados da cidade.

Segundo maior morro da cidade, o cerro fica a mais de 800 metros acima do nível do mar e oferece vista panorâmica da capital chilena: em dias de boa visibilidade, é possível avistar até a Cordilheira dos Andes!

O Cerro fica no Parque Metropolitano, uma extensa área verde no coração da cidade, onde você também encontra o Santuário La Imaculada Concepción e o Zoológico de Santiago.

Para chegar até a atração você pode caminhar ou, ainda, utilizar o teleférico ou o funicular para fazer a subida. 

Não se esqueça de levar a câmera fotográfica, pois você vai querer voltar do morro com várias fotos para enfeitar seu álbum de viagens!

Palacio de la Moneda 

Considerado um dos principais pontos turísticos Santiago, Chile, o Palacio de la Moneda foi projetado para abrigar a Casa da Moeda do país e inaugurado em 1805, mas desde 1845 se tornou, também residência oficial do governante chileno.

A Casa da Moeda foi transferida na primeira metade do século XX, mas o edifício nunca perdeu sua relevância política e nacional: há quem diga que o Palacio de la Moneda é o prédio mais importante da história de Santiago!

Seu interior é muito bonito, com ambientes amplos e bem-decorados, com móveis datados do século XVIII. 

A construção também abriga cinema, biblioteca, restaurantes, cafés e até um instituto educacional.

Você pode fazer uma visita guiada ao palácio ou simplesmente assistir à monumental cerimônia de troca de guarda, que acontece dia sim, dia não e encanta os visitantes do mundo inteiro.

Museu de la Memoria 

Assim como o Brasil, o Chile foi assolado por uma violenta ditadura militar, que se estendeu de 1973 a 1990, período marcado por violações aos direitos humanos e supressões de direitos políticos.

Para relembrar o período mais sombrio de sua história, o país fundou o Museu de la Memoria y los Derechos Humanos, localizado no charmoso bairro Yungay.

Com entrada gratuita, o museu é capaz de emocionar seus visitantes com fotografias, documentos e outros itens que ajudam a contar a história do regime militar, que deixou centenas de mortos e desaparecidos.

Em outras palavras, um passeio indispensável para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do Chile!

Cerro Santa Lucía 

Cerro Santa Lucía
Fonte: Leonardo Shinagawa / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Procurando o que conhecer em Santiago, Chile? O Cerro Santa Lucía pode ser uma boa alternativa de passeio em qualquer dia, faça chuva ou sol!

Você pode chegar até o cerro de metrô, com a linha 1 (vermelha), e não precisará pagar nada para contemplar a vista privilegiada do alto do morro.

Embora seja menos famoso que o Cerro San Cristóbal, a partir de Santa Lucía é possível avistar praticamente toda a cidade: cenário que fica ainda mais bonito no fim do dia, durante o pôr do sol.

Mercado Central 

Datado de 1982, o Mercado Central de Santiago é motivo de orgulho para os moradores da cidade por abrigar alguns dos melhores restaurantes locais, especializados na gastronomia tradicional do Chile.

Além das opções gastronômicas, o mercado reúne 214 lojas com itens diversos, que vão desde artesanato a peças de roupa, passando por ingredientes frescos, condimentos e utensílios domésticos.

O mercado fica bem perto de uma estação do metrô, no centro da cidade, o que significa que você não terá dificuldades em incluir a atração em qualquer roteiro pelo centro histórico.

Valle Nevado 

Principal ponto turístico de Santiago e arredores no inverno, o Valle Nevado é a única estação de esqui da cidade que funciona o ano inteiro: uma das vantagens em estar instalado em plena Cordilheira dos Andes.

As pistas da estação têm nível intermediário e avançado, sendo recomendadas para quem já tem experiência em esqui e snowboard

Se você ainda é iniciante em esportes de neve ou simplesmente quer se divertir no gelo, vale a pena visitar as estações de Farrellones ou El Colorado. Essas atrações, porém, só ficam abertas a visitação no inverno.

Em geral, é possível conhecer as estações de esqui em passeios que duram o dia inteiro. Você sobe a montanha no começo da manhã e só volta à cidade no fim da tarde.

Se você quiser que a experiência não acabe, é só escolher um dos hotéis e pousadas nas proximidades para passar algumas noites na montanha.

E não se esqueça de levar um bom hidratante e protetor labial para proteger sua pele do ressecamento causado pelo frio intenso.

O que fazer na noite de Santiago?

A noite em Santiago, no Chile, é tão animada quanto o dia: existem opções de entretenimento noturno para todos os gostos na cidade!

O bairro de Bellavista é um dos principais redutos boêmios da cidade, com grande oferta de bares e restaurantes, além de casas noturnas onde a festa dura até o nascer do dia, especialmente nas regiões do Pátio Bellavista e da Calle Pio Nono.

Na região de Las Condes, você pode curtir uma noite bastante exclusiva no rooftop do luxuoso Hotel W Santiago, que oferece festas frequentadas pela elite local.

Prefere um ambiente mais descontraído? Você pode gostar do La Piojera, do Liguria ou do Chipe Libre!

Quanto tempo ficar em Santiago?

Quanto tempo ficar em Santiago?
Fonte: Pixabay

Você dificilmente conseguirá conhecer os principais pontos turísticos Santiago, Chile, em menos de três dias, especialmente se não montar um roteiro de viagem enxuto.

Para visitar os atrativos mais famosos sem pressa e ainda estender sua visita a alguma das atrações nos arredores da cidade, como vinícolas ou as praias Viña del Mar e Valparaíso, é melhor reservar entre 5 a 7 dias em Santiago, no mínimo!

O que fazer em 5 dias em Santiago, Chile?

Um roteiro de 5 dias na cidade pode ser o suficiente para conhecer os pontos turísticos Santiago, Chile, mais conhecidos e algumas paisagens icônicas nos arredores da cidade.

No primeiro dia, explore as atrações do centro histórico, como os edifícios da Plaza de Armas, e dedique a tarde a uma visita ao Cerro Santa Lucía e a um dos bons museus da cidade.

O segundo dia pode ser dedicado a conhecer o Valle Nevado, enquanto o terceiro dia será destinado às compras. 

Visite o Mercado Central, o shopping Parque Arauco e, se sobrar tempo, uma das vinícolas nos arredores de Santiago, como a Concha y Toro.

No quarto dia de viagem, suba o Cerro San Cristóbal de teleférico, faça uma visita guiada ao Palacio de la Moneda e ao Museu de la Memoria. À tarde, que tal um passeio pelo povoado de San José del Maipo?

Por fim, dedique o último dia de viagem a explorar as atrações que você não conseguiu visitar nos demais dias no centro histórico.

Um seguro pode poupar muita preocupação durante a viagem. Confira aqui!

Faça já a sua reserva de hotéis em Santiago!

Depois de conhecer os melhores pontos turísticos Santiago, Chile, só falta reservar o hotel ideal para a sua viagem. 

Nessa tarefa, você pode contar com o El Quarto, a melhor plataforma de busca de hospedagem do Brasil!

Nosso site reúne milhares de acomodações em todas as faixas de preço, incluindo opções com cancelamento grátis para sua maior comodidade.

Faça uma simulação, reserve seu quarto e até pague suas diárias online, sem incidência de IOF, em um único lugar! 

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.