Ravenna: onde fica, como chegar e melhores atrações!

16 nov 2023 • 12 minutos de leitura por Victor Alves

Quem busca um destino inesquecível na Itália deve considerar Ravenna como uma opção fantástica no coração do país.

A região tem raízes profundamente entrelaçadas com a história europeia, tendo passado por diversas mãos ao longo dos séculos. 

Última capital do Império Romano do Ocidente, a cidade guarda relíquias incríveis esperando por você. Um dos destaques é a coleção de mosaicos paleocristãos, que se encontram surpreendentemente bem-conservados. 

Esse legado artístico único rendeu à cidade o reconhecimento da Unesco e o título de Patrimônio da Humanidade em oito de suas atrações. 

Mas não pense que estamos falando simplesmente de um museu a céu aberto. A cidade de médio porte tem quase 160 mil habitantes e inúmeras outras atrações históricas e culturais. Não coincidentemente, é um dos destinos mais imperdíveis da Itália!

Para te ajudar a organizar a sua visita, preparamos um guia super completo. Aqui, você vai encontrar dicas do que fazer na cidade, a melhor época para visitar, onde ficar, os melhores lugares para comer e muito mais.

Vem conhecer este destino surpreendente do país em formato de bota!

Ravenna: saiba o que fazer na comuna da Itália!

Ravenna: saiba o que fazer na comuna da Itália!
Freepik

Conhecida por sua elegância discreta, Ravenna, Itália, ganhou renome mundial graças aos seus fabulosos mosaicos. Essas obras de arte fenomenais datam da época em que a cidade foi a capital do Império Romano do Ocidente!

Apesar de todo esse potencial, a cidade ainda não é um destino turístico óbvio na Itália. Isso é uma excelente notícia para quem não gosta de multidões, fazendo com que a cidade desponte como bom destino inclusive na alta temporada. 

Exatamente por isso, é possível desfrutar de uma atmosfera realmente autêntica na cidade, sem ruas lotadas de turistas. Ali, a vida local flui tranquilamente, em um ritmo próprio. 

A cidade remonta aos tempos dos povos Umbros e Etruscos, mas ganhou notoriedade definitiva por seu protagonismo no Império Romano, no século II a.C. 

Com tanta importância, a cidade guarda heranças não apenas da Antiguidade, mas também da Idade Média e do Renascimento. Em outras palavras, prato cheio para quem gosta de história e arquitetura!

A cidade acabou ostracizada em relação ao restante da Itália durante o período da República de Veneza, no século XV. Somente nos últimos anos, o destino ressurgiu como um importante centro turístico. 

Hoje,é a grande capital dos mosaicos italianos, abrigando a maior coleção ocidental desse tipo de arte de origem bizantina. 

Conheça o que mais você vai encontrar em um dos melhores destinos italianos!

Onde fica Ravenna?

A província de Ravenna está situada na região da Emília-Romanha, no nordeste da Itália. A cidade tem localização estratégica para quem deseja visitar algumas das cidades mais icônicas da região, como Bologna, Ferrara e Rimini. 

Além disso, você estará relativamente perto de outras grandes cidades italianas que podem ser adicionadas ao seu itinerário. Roma, a capital do país, está a apenas 350 km, enquanto Florença fica a 200 km. 

Ravenna, Itália: mapa

A cidade, embora repleta de história e beleza, não sofre com as multidões de turistas que frequentam alguns dos destinos mais renomados da Itália. Isso se traduz em ruas menos congestionadas, que parecem convidar para explorar tudo a pé ou de bicicleta

A “magrela”, inclusive, é um dos principais meios de transporte dos habitantes locais, o que contribui para uma sensação de autenticidade. A cidade é relativamente compacta, e isso facilita a locomoção e o acesso às principais atrações, mesmo sobre duas rodas. 

Confira a localização de Ravenna, Itália, no mapa!

Como chegar a Ravenna?

Embora não seja um destino extremamente procurado, Ravenna fica em uma localização vantajosa para o viajante, que não deve ter dificuldades para chegar até lá.

Apesar de não ter aeroporto próprio, a cidade está próxima de diversos aeroportos, como os de Bolonha, Rimini e Veneza. 

Muitos também decidem chegar à cidade de trem, especialmente a partir de lugares mais próximos. Bolonha, por exemplo, fica a apenas 1 hora de trem! As viagens são operadas pela Trenitália a partir de vários pontos de origem.

A estação de trem fica perto do centro histórico da cidade, a apenas 200 metros da área de trânsito exclusivo de pedestres. 

Se você está fazendo uma road trip pela Europa, também é possível chegar à cidade dos mosaicos por conta própria. A autoestrada A14 é a rota a partir de Bolonha, enquanto a E45 é uma opção para quem sai de Roma. 

Nesse caso, porém, certifique-se de que você estará de posse da carteira de motorista internacional ou de uma CNH brasileira com tradução juramentada. Do contrário, você pode ter problemas com as autoridades locais. 

Quando ir a Ravenna?

Quando-ir-a-Ravenna
Freepik

O clima em Ravenna é agradável durante o ano inteiro, sem invernos ou verões extremamente rigorosos. Cada estação, entretanto, tem suas próprias vantagens para o viajante.

A melhor época para visitar a cidade está dividida entre o período pré e pós-alta temporada. Isso significa que pode ser interessante conhecer a região entre maio e junho ou de setembro a outubro.

Esses períodos têm temperaturas agradáveis, mas escapam do auge do movimento turístico na Itália, que dispara entre julho e agosto.

O verão na cidade tem temperatura máxima média gira em torno de 29ºC e dias ensolarados, com ruas cheias de turistas do mundo inteiro.

O inverno tem temperaturas mais frias, em torno de 3ºC, e é um período em que a cidade fica mais vazia. É a estação ideal para quem deseja economizar, mas alguns hotéis e restaurantes podem fechar as portas para garantir as férias dos funcionários.

O regime de chuvas é bem distribuído ao longo do ano e não há exatamente um período mais chuvoso na cidade. Se ocorrer alguma chuva durante a sua estadia, pode relaxar que o sol logo volta a brilhar.

Onde se hospedar na comuna italiana?

Com tantos tesouros a serem descobertos, não restam dúvidas de que Ravenna merece mais do que uma visita de um dia. Para aproveitar ao máximo o que esta cidade fascinante tem a oferecer, o melhor é passar alguns dias por lá!

Nesse caso, não há região melhor para ficar do que o centro histórico, coração da cidade. A região é extremamente charmosa e tranquila, além de ter várias ruas exclusivas para pedestres. 

Além disso, é nessa região que está a maior concentração de comércios, restaurantes e atrativos turísticos, o que adiciona uma camada de conveniência à localização.

Há também opções de hospedagem em outros pontos da cidade, como Porto Fuori e nos arredores da Basílica de Sant’Apollinare in Classe

Nessas hipóteses, porém, você precisará se planejar em relação aos deslocamentos, pois o centro histórico fica mais distante.

Sua hospedagem dos sonhos está no El Quarto!

Na hora de procurar por hotéis em Ravenna, não deixe de fazer uma pesquisa no El Quarto, o melhor mecanismo de busca de hospedagem do mercado.

Em um só lugar, você encontra incontáveis acomodações nas melhores regiões da cidade, incluindo opções com cancelamento gratuito! Dessa forma, você pode planejar a sua estadia com o máximo de comodidade e praticidade.

Você também pode utilizar filtros para encontrar o hotel perfeito para você e tem a opção de parcelar suas reservas em até 12 vezes no cartão de crédito.

O site é totalmente protegido contra fraudes e garante que suas informações pessoais estejam seguras durante o processo de reserva.

Viajar com o El Quarto significa mais do que apenas fazer uma reserva; é uma jornada de facilidade e segurança. Pesquise e confirme!

O que fazer em Ravenna?

Esse tesouro histórico e cultural representa o que há de melhor na Itália. A cada esquina você será arrebatado por construções centenárias, monumentos incríveis e muitas outras belezas.

A Itália é o país com maior concentração de Patrimônios da Humanidade, e oito deles estão justamente em Ravenna! Confira o que mais você pode conhecer na região!

Piazza del Popolo 

Piazza-del-Popolo
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Principal endereço de Ravenna, a Piazza del Popolo é um bom ponto de partida para o seu passeio pela cidade. 

A praça medieval fica localizada bem no centro da cidade, em meio a edifícios históricos como o Palazzo Comunale e o Palazzetto Veneziano. 

Entre os destaques da Piazza del Popolo estão esculturas de San Vitale e San Appolinaro, além de colunas que testemunham o passado veneziano da cidade. 

Basílica de Sant’Apollinare in Classe

Embora esteja mais distante do centro histórico, a 8 km, a Basílica de Sant’Apollinare in Classe está entre as atrações mais imperdíveis da cidade.

A construção é considerada uma obra-prima entre as construções locais e, na Antiguidade Tardia, foi a maior igreja da cidade. 

Estima-se que a basílica tenha sido construída entre os séculos V e VI pelo rei Teodorico. A decoração segue o estilo típico da cidade, com muitos mosaicos.

A Basílica de Sant’Apollinare in Classe também abriga antigos sarcófagos de mármore de clérigos do alto escalão da igreja em seus corredores. 

Com tanta riqueza em um só lugar, não deu outra: a basílica está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco!

O ingresso para a basílica custa a partir de 11 euros (em outubro/2023). Você pode visitar a igreja gratuitamente no primeiro domingo de cada mês.

Mausoléu de Galla Placídia

Construído no século V, o Mausoléu de Galla Placidia é outra atração imperdível de Ravenna e não pode ficar de fora dos seus planos! É nesta construção que estão os mosaicos mais antigos da cidade. 

Em relação às dimensões, o mausoléu não é dos maiores, mas certamente surpreende por sua riqueza arquitetônica.

A construção foi encomendada por Galla Placídia, irmã do imperador Honório, mas nunca chegou a ser utilizada para abrigar os restos mortais do governante.

O interior do mausoléu é deslumbrante, com mosaicos que representam o céu noturno estrelado. 

O mausoléu fica a 15 minutos de caminhada da Basílica de San Vitale e exige apresentação de ingresso para visita. 

Você pode adquirir o passe (que inclui as basílicas de San Vitale e Sant’Apollinare Nuovo, além da Capela do Arcebispo) a partir de 11 euros. 

Mausoléu de Teodorico

Você não pode voltar para casa antes de conhecer o Mausoléu de Teodorico, o túmulo do imperador godo datado do século VI.

Diferentemente de outros monumentos da cidade, este mausoléu não possui nenhum mosaico, mas isso não o torna menos monumental. 

A estrutura tem dois níveis e uma belíssima cúpula monolítica, que serve como o teto do mausoléu. 

A construção é feita inteiramente de blocos de pedra da Ístria. Os detalhes se estendem até a cobertura do mausoléu, coroada por alças com nomes bíblicos. 

Assim como o Mausoléu de Galla Placídia, o Mausoléu de Teodorico nunca foi utilizado para funções religiosas ou fúnebres.

Aproveite a sua visita para conhecer a área verde ao redor do mausoléu, o Parque Teodorico, onde você vai encontrar trechos de água e calçadões de madeira.

Mirabilândia

Mirabilândia
Wikimedia Commons / CC0

Quer uma dose de diversão e adrenalina no seu roteiro? Você vai gostar do Mirabilândia, um parque de diversões localizado nas proximidades da cidade!

O complexo oferece excelente infraestrutura, com mais de 10 montanhas-russas, brinquedos para todas as idades, roda-gigante e até shows ao longo do dia. 

Especialmente se você está viajando com crianças, é simplesmente irresistível incluir essa atração em seus planos!

Parco Archeologico di Classe

Quando se trata de um destino tão antigo como Ravenna, uma visita a um sítio arqueológico é quase obrigatória!

Por essas e outras, não perca a oportunidade de conhecer o Parco Archeologico di Classe, localizado ao sul do centro histórico.

O sítio guarda o que sobrou do antigo porto de Classe, uma das partes mais antigas da cidade. São cerca de 10 mil m² de área, onde você poderá conhecer o porto que funcionou entre os séculos V a.C. e VI d.C.

A antiga base naval acabou ganhando ainda mais importância ao se tornar um centro comercial movimentado. No auge de sua prosperidade, o porto era uma das portas de entrada para o comércio no Mar Adriático. 

Durante o passeio, você poderá conhecer muitos vestígios do porto. Entre os destaques estão as vistas do canal, a antiga estrada romana e os armazéns em que as mercadorias eram armazenadas. 

A visita é bastante agradável e fica ainda mais instrutiva com os painéis narrativos ao longo do caminho que contam a história do porto. Simplesmente imperdível!

Museu de Arte de Ravenna

Nenhum roteiro pela cidade estará completo sem uma visita ao Museu de Arte de Ravenna. O museu fica instalado em um belo edifício do século XV e abriga um riquíssimo acervo, além de exposições temporárias muito interessantes.

A principal coleção mostra peças de arte datadas desde o século XIV, incluindo um andar inteiro aos mosaicos da cidade. 

É uma oportunidade ímpar para mergulhar na rica arte da região ao longo dos séculos!

Safari Ravenna

Outra opção divertida para a sua visita à cidade é o Safari Ravenna, situado em frente ao parque de diversões Mirabilândia.

É o primeiro parque de vida selvagem de impacto zero na Europa, focado no bem-estar animal e na preservação de espécies ameaçadas. 

O santuário natural oferece a oportunidade de observar de perto animais de diversas espécies, como tigres, zebras, camelos, leões e girafas. 

O roteiro tem 4 km de extensão, que podem ser percorridos em seu próprio veículo, em um carro elétrico ou em um ônibus com guia. 

Onde comer em Ravenna?

Onde-comer-em-Ravenna
Freepik

Como um bom destino italiano, Ravenna tem uma gastronomia primorosa, que pode tornar o seu roteiro de viagem ainda mais rico e saboroso!

O centro histórico é não apenas um museu ao ar livre, mas um gigantesco polo gastronômico, onde estão os melhores restaurantes locais. A cada caminhada você pode desvendar restaurantes, cafés e trattorias, especialmente na Piazza del Popolo.

Você também pode gostar de se deliciar com a culinária do bairro de Borgo San Rocco, famoso por suas osterias e trattorias autênticas. 

E não acabou: a área perto do porto é o melhor lugar para experimentar pratos à base de frutos do mar, no genuíno estilo mediterrâneo.

Por que ir para Ravenna, Itália?

Ravenna, Itália, guarda nas entrelinhas de suas ruas e monumentos uma rica história de conquistas e transformações. É como uma janela para o passado, desde os etruscos até a unificação italiana no século XIX.

A herança multicultural é evidente em sua arquitetura, arte e tradições, com destaque para os incríveis mosaicos antigos.

A arquitetura também é espetacular, com edifícios reconhecidos como Patrimônio Mundial e estruturas que representam uma época de grande significado histórico e artístico. 

Você também estará bem perto de belas praias ao longo da costa adriática, como Punta Marina e Lido Adriano. Assim, pode mergulhar não apenas na rica história europeia, mas também nas águas azuis de um dos braços do Mediterrâneo.

Ravenna é uma cidade boa para morar?

Ravenna oferece uma excelente qualidade de vida para seus residentes, especialmente aqueles entusiastas de história, arte e literatura.

A cidade tem médio porte e boa infraestrutura, além de estar próxima a áreas costeiras com muitas opções de lazer. O clima mediterrâneo da região é também um atrativo para quem gosta de clima ameno

Além disso, o custo de vida é mais acessível em comparação com cidades italianas maiores. Sobretudo se você não se importa em viver fora do centro histórico, é possível encontrar moradia nas mais diversas faixas de preço.

No entanto, existem desafios a serem considerados, como o mercado de trabalho modesto, não tão robusto quanto em cidades como Milão ou Roma. Isso pode tornar a busca por emprego na área de sua escolha um pouco mais desafiadora.

Qual a importância da cidade de Ravenna?

Ao longo de sua história milenar, Ravenna desempenhou um papel de relevância ímpar, seja como polo comercial ou como centro de artes.

A cidade foi capital de três impérios distintos: o Império Romano do Ocidente, o Reino Ostrogótico de Teodorico e o Império Bizantino. 

As ruas da cidade guardam tesouros arquitetônicos, a começar pelos oito edifícios tombados como Patrimônio da Humanidade. Desse modo, não é exagero salientar a preciosidade do legado arquitetônico, histórico e cultural da cidade.

O que fazer em Ravenna, Itália, em 2 dias?

O-que-fazer-em-Ravenna,-Itália,-em-2-dias
Freepik

Vai passar dois dias nesse incrível destino italiano? Vale a pena organizar um pequeno roteiro para otimizar o seu tempo de estadia.

Comece sua jornada visitando os famosos mosaicos paleocristãos da cidade, a partir da Basílica de San Vitale. Ali perto fica o Mausoléu de Galla Placídia, o que pode possibilitar uma dobradinha.

Depois, dirija-se à Basílica de Sant’Apollinare Nuovo, que exibe uma riqueza visual incrível, com mosaicos e afrescos de diferentes períodos históricos. 

Reserve a tarde para explorar a Piazza del Popolo e aproveite para almoçar na região. Depois, conheça o Palazzo Comunale, situado na praça.

No segundo dia, visite o Mausoléu de Teodorico e curta alguns momentos de reflexão no parque que cerca o mausoléu. Depois explore o Parco Archeologico di Classe e aproveite para visitar a Basílica de Sant’Apollinare in Classe.

À tarde, visite o Museu de Arte e finalize o dia explorando no Safari Ravenna!

Outros destinos para conhecer na Itália!

Ravenna fica no coração da região da Emilia-Romagna e, assim, é um ponto de partida ideal para várias excursões de bate-volta. 

Uma das opções mais populares é Bolonha, que fica a uma curta viagem de trem. A cidade é famosa por sua gastronomia e atrações como as Torres de Bolonha e a Piazza Maggiore.

Você também pode gostar de Ferrara, com um belo centro histórico, cercado por muralhas medievais bem preservadas. Não deixe de visitar o Castelo Estense para conhecer a arquitetura antiga.

Embora esteja um pouco mais distante, Florença também é uma boa opção de bate-volta. A capital da Toscana é famosa por sua rica herança cultural, como a Galeria Uffizi, a Catedral de Santa Maria del Fiore e a Galeria Academia. 

Se você gosta de vinhos, considere uma viagem a vinícolas na região de Chianti, também na Toscana. Prefere praia? Estenda seu roteiro até Rimini.

Não se esqueça do seguro viagem para a Itália!

Lembre-se de que o seguro viagem é imprescindível para quem deseja visitar um dos destinos da Itália e a maioria dos países da Europa.

Além de atender a uma exigência das autoridades locais, o seguro também oferece proteção crucial em situações imprevistas. Afinal, viajar é uma experiência maravilhosa, mas imprevistos podem acontecer a qualquer momento. 

O seguro viagem pode ser acionado em caso de necessidade de assistência médica, problemas com bagagem, atrasos de voos e cancelamentos, entre outros.

Assim, o seguro viagem não é uma mera despesa, mas um investimento em sua tranquilidade e segurança. 

Para desfrutar do potencial máximo do seu seguro viagem, é fundamental escolher o plano e a cobertura ideal. Nesse contexto, o Seguros Promo pode ser uma ferramenta poderosa.

O site oferece um comparador exclusivo, que permite aos viajantes encontrar facilmente o seguro ideal com base em seus planos e orçamento. 

Além disso, a empresa também oferece descontos imbatíveis, tornando o processo de garantir sua proteção financeira enquanto viaja muito mais acessível.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

O El Quarto tem as melhores hospedagens para sua viagem!

Sua viagem a Ravenna fica ainda mais inesquecível e acessível com o El Quarto. Oferecemos muito mais do que uma plataforma para fazer reservas online de hotéis: é o seu parceiro ideal na hora de economizar.

Nosso site reúne uma seleção fantástica de acomodações nos melhores destinos do planeta, incluindo opções com cancelamento grátis.

O El Quarto simplifica o processo de pesquisa, reserva e até pagamento de diárias, garantindo comodidade máxima ao viajante.

Você também encontra opções de pagamento flexíveis, com parcelamento de reservas de hospedagem em até 12 vezes no cartão

Faça uma pesquisa e descubra que desvendar os segredos do coração da Itália pode caber no seu bolso!


Continue sua leitura!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.