Rennes: saiba mais sobre a pitoresca cidade francesa!

05 jun 2023 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

Se você está planejando uma viagem à França, Rennes é um destino encantador na região da Bretanha que merece ser incluído em seu itinerário. 

Localizada no coração dessa região, essa cidade oferece uma fascinante mistura de história, cultura e beleza natural, tornando-se um ponto turístico imperdível para os viajantes mais curiosos. 

Enquanto muitos optam por visitar as cidades mais famosas do país, como Paris e Lyon, a tranquila capital da Bretanha é uma verdadeira preciosidade escondida, proporcionando uma experiência autêntica e envolvente aos viajantes. 

Suas ruas de paralelepípedos e casas com estrutura de madeira, que datam da Idade Média, são testemunhos bem preservados da rica herança histórica da cidade. 

Além disso, a presença de uma população estudantil animada confere um toque jovial ao ambiente, tornando a cidade um destino indicado para todos os públicos. 

Quer descobrir mais sobre esse local incrível? Preparamos um guia com dicas essenciais sobre as atividades imperdíveis para aproveitar ao máximo sua visita à capital da Bretanha. Boa leitura!

Rennes: descubra o melhor da cidade francesa!

Rennes: descubra o melhor da cidade francesa!
Pixabay / CC0

Rennes é uma cidade da França que remonta a séculos passados, surpreendendo seus visitantes com uma ampla variedade de atrações imperdíveis. 

A arquitetura impressionante do centro histórico é um testemunho vivo do passado, com destaque para a magnífica catedral da cidade, considerada obra-prima do estilo gótico e datada do século XI. 

Os visitantes também podem se maravilhar com uma visita ao Parlamento da Bretanha, instalado em um edifício do século XVII, simbolizando a autonomia de toda a Bretanha, onde atualmente fica o Tribunal de Apelações. 

O patrimônio histórico não é a única atração esperando por você. A cidade abriga inúmeros museus e galerias de arte, onde você poderá explorar exposições contemporâneas e apreciar obras de mestres renomados. 

O Museu de Belas Artes, em particular, é uma visita indispensável, exibindo uma coleção diversificada que abrange desde pinturas antigas até arte moderna. 

Os amantes da natureza também não vão se decepcionar, com uma extensa seleção de parques, praças e jardins verdejantes que vibram em vida de janeiro a janeiro.

O Parc du Thabor, por exemplo, é um oásis verde situado no coração da cidade, recheado de jardins paisagísticos, fontes, lagos e até mesmo um jardim botânico, perfeito para relaxar, fazer um piquenique ou desfrutar de um passeio tranquilo. 

Confira outras atrações incríveis dessa cidade apaixonante!

Onde fica a cidade de Rennes?

Rennes é uma cidade da França localizada na encantadora região da Bretanha, no noroeste do país.

Estrategicamente posicionada a aproximadamente 350 km a oeste de Paris, a capital do país, o destino garante fácil acesso aos visitantes e ainda fica perto de vários outros lugares irresistíveis. 

A icônica ilha de Mont Saint-Michel, com sua abadia histórica, fica a apenas 70 km de distância, enquanto Nantes está a aproximadamente 100 km da cidade: que tal planejar um roteiro para descobrir mais tesouros da Bretanha?

Rennes, França: mapa

Descubra uma cidade encantadora repleta de atrações imperdíveis, onde você vai encontrar um centro histórico charmoso, de ruas pitorescas, casas de enxaimel e muitos marcos históricos. 

Aproveite a atmosfera vibrante das praças Place des Lices e Place Sainte-Anne, explore o deslumbrante Parc du Thabor, visite os Museus de Belas Artes e da Bretanha, caminhe pelas margens do rio Vilaine e conheça muito mais. 

Consulte nosso mapa para planejar sua aventura na capital da Bretanha!

Como chegar a Rennes, França?

Rennes possui excelentes conexões ao restante da França e da Europa, seja por via aérea, ferroviária ou rodoviária. 

Para aqueles que preferem viajar de avião, o Aeroporto de Rennes-Saint-Jacques é o ponto de entrada mais próximo, a 7 km do centro da cidade, operando voos domésticos e internacionais de várias companhias aéreas. 

Do aeroporto, é possível pegar um táxi, alugar um carro ou utilizar o transporte público para chegar ao centro histórico. 

A cidade também é facilmente acessível por meio de transporte ferroviário, já que a estação local é um importante hub que opera conexões para várias cidades francesas e europeias, incluindo trens de alta velocidade (TGV)

Para aqueles que preferem viajar de carro, a capital da Bretanha é servida por uma rede rodoviária bem desenvolvida e fica na interseção de várias auto estradas, facilitando o acesso a partir de diferentes regiões da França. 

Quando ir para Rennes?

Rennes, como a maioria das cidades europeias, oferece diferentes experiências ao longo do ano, cada uma com suas peculiaridades e encantos. 

A melhor época para visitar a cidade depende do que você busca em sua viagem. 

A primavera, de março a maio, é uma estação em que a cidade ganha vida com o florescimento dos jardins e parques, com temperaturas mais amenas, entre 10°C e 20°C, o que torna os passeios ao ar livre agradáveis. 

O verão, de junho a agosto, é a alta temporada, quando os termômetros entre 15°C e 25°C incentivam a visita de milhares de turistas e a cidade ganha vida com festivais, concertos ao ar livre e eventos culturais. 

O clima começa a mudar no outono, de setembro a novembro, estação em que as temperaturas começam a cair gradualmente e as cores do outono transformam a paisagem em tons dourados. 

Apesar do clima mais rigoroso, a cidade ganha uma atmosfera mágica durante o inverno, de dezembro a fevereiro, quando pode fazer frio de até 0°C e a cidade é iluminada pelos mercados de Natal e eventos festivos. 

Onde se hospedar na cidade de Rennes?

Você não deve ter dificuldades para encontrar onde ficar em Rennes, já que a cidade oferece diversas opções de hospedagem, distribuídas por diferentes regiões. 

A maioria dos turistas prefere ficar no centro histórico, onde ficam as principais atrações turísticas, como a Catedral, o Parlamento da Bretanha e muitas outras. 

Os hotéis nessa região costumam ter uma atmosfera encantadora e refletem a arquitetura tradicional da Bretanha, garantindo um “quê” a mais de charme à sua experiência turística. 

Também pode ser interessante ficar nos arredores da estação ferroviária, uma área conveniente para quem chega ou parte de trem, além de oferecer fácil acesso ao transporte público para explorar a cidade. 

Além disso, a região próxima à estação ferroviária possui uma boa infraestrutura, com restaurantes, bares e lojas. 

Para aqueles que buscam um ambiente mais tranquilo, o bairro de Thabor-Saint-Hélier é uma excelente opção, localizado ao redor do belo Parc du Thabor, ideal para quem procura uma paisagem mais verde e relaxante. 

O bairro de Villejean-Beauregard, por sua vez, é indicado para quem busca acomodações mais acessíveis, especialmente por estar próximo à universidade, enquanto Cleunay é uma área mais moderna, com uma mistura de residências e áreas comerciais. 

Encontre hospedagens em promoção aqui no El Quarto!

Encontre hospedagens em promoção aqui no El Quarto!
B&b Hotel Rennes Ouest Villejean

As melhores opções de hospedagem na França e em qualquer lugar do mundo estão no El Quarto, o seu aliado perfeito do viajante. 

Assim vai ficar fácil encontrar o local perfeito para se hospedar, seja qual for o seu destino, sem estourar o orçamento. 

Com um amplo catálogo de hotéis, nossa plataforma oferece opções com preços exclusivos, permitindo que você economize durante a sua viagem, seja uma estadia luxuosa em um hotel boutique ou uma opção mais econômica.

O El Quarto também valoriza a flexibilidade dos viajantes, oferecendo muitos hotéis com cancelamento grátis, para garantir mais tranquilidade em caso de mudanças nos seus planos. 

Combinando qualidade, conveniência e economia, o El Quarto pode te ajudar a viver uma experiência de viagem ainda mais inesquecível. Faça uma pesquisa gratuita e descubra que pode viajar pelo mundo sem pesar no bolso! 

O que fazer em Rennes

Ao visitar a capital da Bretanha, você não pode deixar de explorar o centro histórico, onde você encontrará a deslumbrante Catedral e o imponente Parlamento, bem como a região do Parc du Thabor, o Museu de Belas Artes e muitas outras atrações.

Vem descobrir o que fazer em Rennes! 

Place du Parlement de Bretagne 

Situada no coração do centro histórico da cidade, a Praça do Parlamento da Bretanha é um local verdadeiramente icônico e encantador. 

O destaque indiscutível é o majestoso edifício do Parlamento, construído no século XVII, com uma arquitetura imponente que reflete a riqueza histórica da cidade. 

A praça em si possui um encanto especial, rodeada por edifícios históricos e pitorescas ruas de paralelepípedos, por onde circulam moradores e visitantes do mundo inteiro, que podem desfrutar da atmosfera animada e apreciar a beleza arquitetônica ao redor. 

A praça também é conhecida por sediar diversos eventos culturais ao longo do ano, trazendo ainda mais vida e animação para o local, além de estar perto de outras atrações, como a deslumbrante Catedral. 

É o ponto de partida perfeito para explorar todo o encanto e a rica história que a cidade tem a oferecer!

Catedral Saint-Pierre de Rennes

A Catedral Saint-Pierre de Rennes é uma magnífica igreja gótica localizada no coração da cidade, datada do século XIX. 

Com suas torres imponentes e fachada detalhada, a catedral atrai visitantes com sua beleza e grandiosidade, abrigando um interior igualmente impressionante, com vitrais coloridos, altares ornamentados e uma atmosfera sagrada. 

A catedral é dedicada a São Pedro e está entre os mais importantes locais de culto e peregrinação na região. 

Além de suas características arquitetônicas, a Catedral também abriga uma série de tesouros artísticos, incluindo pinturas, esculturas e artefatos religiosos, o que significa que você terá a oportunidade de mergulhar na história e na espiritualidade da região. 

Parc du Thabor 

Parc du Thabor
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Parc du Thabor é um verdadeiro oásis bem no coração da cidade, com 10 hectares de área verde perfeita para momentos de tranquilidade e reflexão. 

O Thabor é conhecido por seus belos jardins paisagísticos, repletos de flores coloridas, árvores frondosas e gramados bem-cuidados, por onde os visitantes podem desfrutar de agradáveis passeios e apreciar a tranquilidade dos lagos e fontes. 

O parque também abriga um impressionante jardim botânico, com uma grande variedade de plantas exóticas e nativas, além de canteiros organizados em seções temáticas, que oferecem uma experiência educativa e visualmente deslumbrante. 

O Parc du Thabor possui diversas atrações, como um pequeno teatro ao ar livre, uma capela neogótica e várias áreas dedicadas à prática esportiva, como quadras de tênis e pistas de corrida. 

Capela Saint-Yves

A Capela de Saint-Yves foi fundada em 1358 como parte de um hospício dedicado à Virgem Maria e é hoje o único vestígio remanescente do antigo hospital. 

Com sua arquitetura gótica, o templo passou por uma ampla revitalização em 1998 e hoje é uma das atrações mais imperdíveis da cidade.

Embora não seja mais utilizada para celebrações religiosas, a capela guarda esculturas curiosas e abriga uma exposição permanente sobre a vocação artística e histórica da cidade.

Porte Mordelaise

Durante a época medieval, a cidade de Rennes foi uma fortaleza murada: um dos poucos remanescentes das muralhas que a cercavam é a Porte Mordelaise.

Os portões eram a principal entrada da cidade e, mesmo desgastados pelo tempo, continuam imponentes como uma atração turística e uma forma de preservar o passado local.

A construção desse símbolo da cidade teve início no século III, quando ainda estava sob o domínio romano, e vestígios das construções desse período podem ser encontrados, evidenciando sua importância histórica.

A Porte Mordelaise era tão significativa que era por meio dela que os duques e duquesas prestavam seus juramentos antes de entrarem na cidade.

Les Champs Libres 

O Champs Libres, um complexo com uma área de mais de 24.000 m², não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

O espaço oferece uma variedade de atrações fascinantes, incluindo o Museu da Bretanha, o Centro de Ciências, um planetário e uma biblioteca de seis andares, que proporciona uma bela vista panorâmica da cidade.

O Museu da Bretanha é o grande destaque, com um rico acervo que apresenta a história e cultura da região, desde a pré-história até os tempos atuais, por meio de uma rica coleção de materiais.

Musée des Beaux-Arts

Musée des Beaux-Arts
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Os entusiastas de arte encontraram refúgio no Museu de Belas Artes (Musée des Beaux-Arts), o mais destacado da cidade.

Por meio das obras em exposição, é possível embarcar em uma jornada pela história dos movimentos artísticos, contemplando desde representações do antigo Egito até obras de arte contemporânea.

O acervo abriga trabalhos de artistas renomados, incluindo Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso e Rembrandt.

Place des Lices

Situada pertinho do centro histórico de Rennes, a Praça de Lices é um ponto de encontro das ruas Saint-Louis, de Juillet, de la Monnaie, Rallier-du-Baty e des Innocents, rodeada por vários monumentos. 

É nessa praça que ocorre o famoso Mercado de Lices aos sábados de manhã, o segundo maior mercado ao ar livre da França. 

Ao longo dos séculos, a praça também foi utilizada como local de feiras rurais, comércio, execuções e celebrações.

Place du Champ Jacquet 

A encantadora Place du Champ Jacquet é o melhor endereço da cidade para apreciar as casas de enxaimel e fachadas coloridas do século XVII.

No coração dessa praça, que tem um formato triangular incomum, encontra-se a estátua de Jean Leperdit, um antigo membro do comitê de segurança da cidade que se insurgiu contra o órgão e rasgou uma lista de condenados à guilhotina pelo governo.

Como é morar em Rennes, França?

Como é morar em Rennes França?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Rennes, na França, é uma cidade capaz de oferecer excelente qualidade de vida, segurança e infraestrutura exemplar a seus moradores. 

A cidade é um importante centro universitário, com amplas oportunidades acadêmicas e profissionais, com economia diversificada, incluindo empresas dos setores de tecnologia, pesquisa, indústria criativa e agricultura. 

O custo de vida é moderado em comparação a outras cidades francesas, com preços acessíveis em moradia, serviços e transporte público. 

Além disso, a cidade proporciona diversas opções de lazer, além de estar estrategicamente localizada na região da Bretanha, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e fácil acesso a outras cidades europeias.

Não se esqueça do seguro viagem para a França!

Quando planejamos uma viagem para a França, é importante lembrar que o seguro viagem é obrigatório. Além de ser um requisito legal, esse item oferece tranquilidade e proteção durante a estadia no país. 

Uma excelente opção para adquirir um seguro viagem mais completo e com um ótimo custo-benefício é pelo Seguros Promo, que oferece uma ampla variedade de planos de seguro, adaptados às necessidades de cada viajante. 

A plataforma reúne diferentes opções de cobertura, incluindo assistência médica, hospitalar, odontológica, cancelamento de viagem, extravio de bagagem e muitos outros serviços essenciais. 

Assim, você fica protegido em caso de imprevistos, assegurando uma viagem tranquila e segura. 

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis em diversas cidades da França pelo menor preço!

O El Quarto vai te ajudar a encontrar a hospedagem perfeita para a sua viagem a Rennes! Nossa plataforma reúne milhares de hotéis em qualquer lugar do mundo, oferecendo uma ampla variedade de opções para atender às suas necessidades. 

Nosso site constantemente disponibiliza ofertas e descontos exclusivos, permitindo que você economize em suas reservas, e garante a flexibilidade que você precisa com milhares de hotéis com cancelamento gratuito.

Com uma interface amigável e filtros de busca avançados, o El Quarto facilita que você encontre o hotel perfeito de acordo com suas preferências e necessidades. 

Faça uma simulação e descubra que visitar a França pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.