San Martin de los Andes: saiba mais sobre o destino exuberante!

17 set 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

A montanhosa San Martín de los Andes pode não ser tão badalada quanto a vizinha Bariloche, mas desponta como um dos melhores e mais acessíveis destinos da Patagônia Argentina. 

A cidade foi construída entre as curvas da Cordilheira dos Andes, em meio a lagos, florestas e belezas incomparáveis, onde a natureza e a biodiversidade são as grandes protagonistas.

Pacata, aconchegante e repleta de boas opções gastronômicas, a cidade é o destino perfeito para ecoturismo e turismo de aventura, com praias agradáveis no verão e muita neve no inverno.

Vem conhecer um pouco mais sobre um dos lugares mais apaixonantes da Patagônia Argentina!

San Martin de los Andes: prepare-se bem antes de viajar!

San Martin de los Andes: prepare-se bem antes de viajar!
Fonte: Nsimean / Wikimedia Commons / CC0

Estar a quilômetros da capital, Buenos Aires, quase escondida em uma das maiores cordilheiras da América, não foi o suficiente para tirar a cidade de San Martín de los Andes, Argentina, do mapa.

Apesar do progresso que levou conforto e mais visitantes para a Patagônia, a cidade nunca perdeu sua cara de vilarejo de montanha e hoje é capaz de oferecer uma experiência mais genuína a seus visitantes.

Uma das paradas da Rota dos Sete Lagos (Ruta de los Siete Lagos), a cidade impressiona por sua versatilidade, surgindo como uma boa opção de viagem tanto no verão quanto no inverno.

A região é cercada por rios e lagos glaciais que surpreendem na beleza, com águas azuis sempre a refletir o ambiente montanhoso e os picos nevados dos Andes.

Por lá, o visitante encontra várias oportunidades para se jogar na aventura, com direito a trekking, rafting, canoagem, pesca esportiva e muitas outras atrações para todos os gostos. Veja só!

Onde fica San Martín de los Andes?

San Martín de los Andes fica a mais de 1.500 km de Buenos Aires, na província de Neuquén, no noroeste da Patagônia Argentina, a apenas 45 km da fronteira com o Chile.

A cidade foi construída às margens do lago Lácar, a apenas 260 km de Bariloche, surgindo como uma boa opção de destino para quem deseja fugir do agito da cidade turística e prefere um lugar mais sossegado.

San Martín de los Andes: mapa turístico

San Martín não é uma cidade grande, mas concentra dezenas de atrações naturais, de lazer, aventura e gastronomia em seu território.

A vida na região gira em torno do Lácar, um lago glacial a 630 metros de altitude na província de Neuquén: é por ali que você vai encontrar bares, restaurantes, comércio, pousadas e outras atrações, confira no mapa!

Como chegar em San Martín de los Andes?

É essencial planejar bem como chegar a San Martín, pois em determinadas épocas do ano você não poderá contar com a opção mais prática de transporte: a via aérea.

O Aeroporto Chapelco Aviador Carlos Campos, a 22 km do centro da cidade, só recebe voos diários oriundos de Buenos Aires e outras cidades argentinas durante a alta temporada, no verão. 

No restante do ano, o viajante precisa descobrir como ir de Bariloche para San Martín de los Andes, pois o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, na cidade vizinha, se torna a melhor opção para quem está viajando de avião. 

O trajeto a partir de Bariloche tem cerca de 190 km de extensão e pode ser percorrido em pouco mais de 3h15, passando por destinos charmosos da região, como Villa la Angostura.

A cidade é considerada porta de entrada para quem deseja percorrer a Rota dos Sete Lagos, que, como o nome indica, percorre sete lagos glaciais formados entre as montanhas dos Andes.

Se você já está na Argentina ou até mesmo no Chile, também é possível visitar San Martín de ônibus, com desembarque no único terminal da cidade, bem em frente ao lago Lácar.

Você pode adquirir passagens mais baratas para a Patagônia ou qualquer outro destino no Vai de Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, escolher as datas da viagem e selecionar a melhor oferta para o seu bolso.

Para garantir ainda mais economia, não deixe de ativar o alerta de preços.

Assim, você recebe notificações sempre que o trecho desejado sofrer alteração de preço e não perde nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é o clima em San Martín de los Andes?

Como é o clima em San Martín de los Andes?
Fonte: Jonathan Hood / Flickr / CC BY-ND 2.0

O clima em San Martín de los Andes justifica a fama de destino versátil. Afinal, é possível curtir atrações incríveis tanto no verão quanto no inverno.

Mas fica o alerta: a cara da cidade pode mudar drasticamente de uma estação para outra.

No verão, o sol só se põe depois das 22h e a média de temperatura é baixa, em torno de 14ºC, chegando a 20ºC nos dias mais quentes. 

Pode parecer pouco para os padrões brasileiros, mas é o suficiente para levar milhares de turistas às margens do lago Lácar, onde podem praticar esportes náuticos, nadar e passar algum tempo sob o sol.

Alta temporada, o verão é a época perfeita para percorrer as trilhas espalhadas pelos arredores da cidade, fazer piqueniques e curtir a natureza em sua melhor forma.

Tudo isso, no entanto, se transforma no inverno, dando lugar a frio de até -16ºC e muita neve: cenário perfeito para ficar em frente à lareira, saborear muito vinho argentino e se divertir na neve.

Quando neva em San Martín de los Andes?

Há muito o que fazer em San Martín de Los Andes no inverno, especialmente quando é possível praticar atividades como esqui e snowboard.

Não existe, entretanto, uma data certa para que isso aconteça. O começo da temporada de neve depende da quantidade de neve que cai na região e de quando isso ocorre.

Em geral, as estações de esqui de San Martín funcionam entre a segunda quinzena de junho e o final do mês de setembro

Você também pode acompanhar os registros de neve nos sites das estações de esqui locais, como a de Cerro Bayo e de Cerro Catedral.

Só não deixe para fazer suas reservas de hospedagem nas vésperas da viagem, pois você pode acabar pagando mais caro pelas diárias, especialmente em julho.

Onde ficar em San Martín de los Andes?

Onde ficar em San Martín de los Andes?
Fonte: Hotel Patagonia Plaza

Você vai encontrar onde ficar em Cerro Chapelco, a principal estação de esqui de San Martín, no centro da cidade ou em chalés espalhados pelos arredores do lago Lácar.

Cada um desses locais oferece experiências diferentes aos viajantes. Quem fica no centro de esqui, por exemplo, terá localização privilegiada para curtir a neve, mas estará distante das atrações centrais.

Se você se hospedar às margens do lago, terá contato próximo com a natureza da região, embora não esteja tão próximo do centro de esqui e do centro da cidade.

O centrinho, por sua vez, é a melhor região para hospedagem, sobretudo se você está sem carro. Assim, você poderá explorar os restaurantes, lojas e outros serviços sem dificuldades.

Melhores hotéis e pousadas em San Martín de los Andes!

Você pode encontrar os melhores hotéis de San Martín e qualquer outro destino do mundo com preços imperdíveis no El Quarto.

O viajante só precisa digitar o nome da cidade que vai visitar e selecionar as datas de sua estadia para acessar ofertas exclusivas, incluindo acomodações com cancelamento gratuito.

Para garantir a economia que você merece, o El Quarto possibilita até o pagamento das diárias online e em reais, sem cobrança de IOF!

O que fazer em San Martín de los Andes

Quem gosta de relaxar e passar tempo em meio à natureza não vai se arrepender de planejar uma viagem a San Martín.

Essa apaixonante cidade montanhosa é um paraíso para os adeptos de trilhas, esportes ao ar livre e muitas outras atividades.

Confira os principais pontos turísticos de San Martín de los Andes! 

Parque Nacional Lanín

Maior reserva natural da região, o Parque Nacional Lanín se estende por 413 mil hectares para proteger 20 lagos glaciais, trilhas e nascentes, onde você poderá praticar escalada, rapel, pesca esportiva, cavalgada e outros esportes.

O maior atrativo do parque é o vulcão Lanín, destaque no montanhismo sul-americano, com 3.747 metros de altura.

Se possível, planeje sua visita ao Parque Nacional Lanín em um dia de boa visibilidade. Assim, você vai aproveitar ao máximo os mirantes da reserva.

Cerro Chapelco

Cerro Chapelco
Fonte: Cdamian / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Principal centro de esqui da cidade, o Cerro Chapelco, San Martín de los Andes, é uma atração imperdível para quem está visitando a região no inverno.

Na estação, os visitantes encontram pistas em diferentes níveis de dificuldade, inclusive opções para crianças e iniciantes nos esportes de neve. Dá até para alugar o equipamento de esqui e snowboard por lá.

Os visitantes podem chegar ao topo da montanha a bordo de um teleférico com capacidade para até seis passageiros que oferece vista privilegiada da montanha nevada, do lago Lácar e outras belezas nos arredores.

Siete Lagos

A Ruta de los Siete Lagos, também conhecida como Rota dos Sete Lagos ou Ruta 40, é um roteiro turístico que percorre cidades e vilarejos andinos, como San Martín, Bariloche e Villa de la Angostura.

A estrada passa por alguns dos mais belos cenários sul-americanos, como lagos glaciais, vulcões, picos nevados e florestas: um passeio imperdível para quem gosta de contemplar a natureza.

O percurso tem 110 km e é feito em uma estrada com excelente estado de conservação: faça o passeio sem pressa e aproveite para ir aos mirantes ao longo do caminho para fazer muitas fotos.

Lago Lácar

A vida em San Martín gira em torno do Lácar, um lago glacial com 55 km² de superfície em meio às montanhas andinas, o primeiro da Ruta de los Siete Lagos.

É nas margens do lago que ocorre a maior oferta de atrações turísticas, como aluguel de caiaques, canoas e barcos, passeios até as vilas Quila Quina e Hua Hum, mirantes, restaurantes e muito mais.

Nos meses de calor, praias de seixos (pedrinhas, em vez de areia) se formam às margens do lago, oferecendo ainda mais oportunidades de lazer aos viajantes.

No entanto, mesmo no frio vale a pena explorar as margens do Lácar: que tal caminhar pela região enquanto saboreia um tradicional mate argentino?

Playa Yuco

Aos olhos mais desatentos, a Playa Yuco pode ser facilmente confundida com uma típica praia caribenha, com águas cristalinas em diferentes tons de azul e verde, além de vegetação exuberante nas margens.

No entanto, não se engane: estamos falando de mais uma praia andina, uma das mais famosas nos arredores de San Martín.

As águas de Yuco, assim como em outros pontos do Lácar, são frias, mas não tão geladas quanto outros lagos da região: um convite para mergulhos nos dias mais quentes do verão.

Para chegar até lá, o viajante precisa percorrer cerca de 30 km pela RN48, que não é completamente asfaltada e tem trechos cobertos por cascalhos, na margem norte do Lácar, ou contratar um passeio de barco a partir de San Martín.

Playa Quila Quina

Playa Quila Quina
Fonte: Mayra García / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Um dos passeios mais famosos de San Martín é o roteiro até a vila Quila Quina, formada em uma reserva mapuche, onde os visitantes vão encontrar inúmeras belezas naturais.

Durante o passeio, você poderá aprender mais sobre os povos originários da região e, se tiver coragem suficiente, até arriscar alguns mergulhos nas águas geladas do lago Lácar.

Você pode chegar à Playa Quila Quina de barco, a partir do píer de San Martín, ou de carro, percorrendo os 18 km de distância pelas rodovias RN40 e RN108.

Quantos dias ficar em San Martín de los Andes?

Quem deseja conhecer San Martín de los Andes deve reservar ao menos quatro dias para explorar as principais atrações da cidade. Menos que isso, você acabará deixando cenários incríveis para trás.

Para passear com calma pela cidade, percorrer trilhas e esquiar no Cerro Chapelco, o melhor é programar uma estadia de ao menos 7 dias.

Quer aproveitar para percorrer a Rota dos Sete Lagos e visitar algumas cidades nos arredores? Vale a pena passar, no mínimo, 10 dias por lá!

Quanto custa uma viagem para San Martín de los Andes?

Quanto custa uma viagem para San Martin de los Andes?
Fonte: Pxhere / CC0

Em comparação à vizinha Bariloche, San Martín de los Andes é um destino mais barato para turismo, especialmente se você optar por viajar na baixa temporada.

Um turista gasta, em média, de 1.480 a 4.550 pesos argentinos diariamente com alimentação: quem opta por fazer compras nos mercados e troca jantares requintados por lanches mais simples pode gastar ainda menos.

Em relação aos passeios, os preços variam conforme a época do ano.

Os ingressos para o centro de esqui do Cerro Chapelco, por exemplo, custam 2.100 pesos argentinos na baixa temporada, mas podem chegar a quase 5.000 pesos argentinos no auge do inverno (preço cotado em julho/2022).

Em média, um viajante gasta entre R$ 400,00 e R$ 800,00 por dia de viagem, mas as despesas podem ficar mais caras ou mais baratas a depender do estilo da viagem (econômica ou de luxo, solo ou com mais pessoas).

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui

As melhores hospedagens estão no El Quarto!

Gostou de conhecer as atrações de San Martín de los Andes? Só falta encontrar a hospedagem perfeita no El Quarto para começar a planejar a sua viagem!

O melhor buscador do Brasil reúne milhares de acomodações a preços exclusivos para que você possa viajar muito sem abrir mão da economia.

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência do IOF e com praticidade, eficiência e segurança.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Patagônia Argentina pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.