Sintra, Portugal: saiba o que conhecer e visitar na sua próxima viagem!

29 mar 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Muitas vezes ofuscada por Lisboa, Sintra, Portugal, é um destino que pode surpreender o visitante de várias maneiras.

Não bastasse estar próxima à capital portuguesa, a cidade milenar concentra várias atrações medievais e surge como uma boa opção de bate-volta ou até de hospedagem na costa central do país.

Vem descobrir o que fazer por lá e quais belezas te esperam em um dos destinos mais inesquecíveis da Península Ibérica!

Sintra, Portugal: melhores dicas do que fazer na cidade!

Com cara de cidade medieval, mas infraestrutura de cidade moderna, Sintra, Portugal, é um daqueles lugares que parecem convidar o visitante a explorar suas ruas em longos passeios.

Ali, existem museus, palácios e até castelos que preservam boa parte da história portuguesa, desde a Idade Média até a atualidade.

Mouros e cristãos viveram na região, bem como a nobreza portuguesa, em busca de qualidade de vida e belas paisagens: afinal, a Serra da Sintra e o Cabo da Roca estão logo ali.

Na prática, isso quer dizer que você deve se preparar para a companhia constante do mar azul e do sobe e desce das montanhas, em uma região em que o clima é quase sempre bom.

Neste artigo, vamos te contar como chegar, quando visitar, o que fazer e outras informações que podem te ajudar a montar seu roteiro de viagem. Confira!

Onde fica a cidade Sintra em Portugal?

Onde fica a cidade Sintra em Portugal?
Fonte: Pixabay

A charmosa cidade de Sintra está localizada na costa central de Portugal, na Serra de Sintra, coladinha à região metropolitana de Lisboa.

São apenas 30 km até a capital portuguesa: distância curta o suficiente para incluir a cidade em um bate-volta após desembarcar no Aeroporto Humberto Delgado. 

Além disso, a vizinha Cascais fica a 16 km de distância, enquanto a formidável Praia de São Julião, já na divisa com Mafra, fica a meros 18 km de distância.

Sintra, Portugal: mapa

Embora não tenha “cara” de metrópole, Sintra é a segunda cidade mais populosa de Portugal, com quase 380 mil habitantes e tamanho próximo ao de Belo Horizonte.

Por isso, é importante planejar seus deslocamentos com cuidado para evitar perder tempo no trânsito.

Nesse sentido, destacamos o mapa de Sintra, em Portugal, para te ajudar a montar seu roteiro pela cidade. Veja só!

Como chegar a Sintra?

A localização estratégica, a apenas meia hora da capital do país, é um dos maiores trunfos turísticos de Sintra, Portugal: o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é uma das principais portas de entrada no país ibérico.

Para se deslocar entre as duas cidades você pode alugar um carro e percorrer a rodovia A37 ou fazer o trajeto de trem, que são opções agradáveis para começar a sua viagem com o pé direito.

As linhas que levam a Sintra partem a cada 15 minutos da Estação Ferroviária do Rossio, em um trajeto que leva, em média, 40 minutos para ser percorrido.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Qual é a melhor época para visitar a cidade de Sintra

Não são apenas a riqueza histórica e a localização geográfica que tornam Sintra, Portugal, um destino turístico que atrai 5 milhões de pessoas todos os anos. O bom clima é também um verdadeiro ímã de viajantes!

O clima temperado garante que a cidade seja uma boa opção em qualquer época do ano, e mesmo os invernos não são rigorosos, como em outros cantos da Europa.

Os verões são secos e agradáveis, com temperaturas entre 15ºC e 25ºC entre os meses de junho e setembro: clima perfeito para conhecer parques, praças e praias nas proximidades da cidade.

O inverno, por sua vez, é o período mais chuvoso, mas nada que deva atrapalhar seus passeios ao ar livre, com termômetros até 18ºC de novembro a abril: período em que o preço de tudo cai e sua viagem pode ser ainda mais econômica!

Encontre hospedagens baratas em Sintra no ElQuarto!

Encontre hospedagens baratas em Sintra no ElQuarto!
Fonte: Hotel Quinta das Murtas

Se você está pensando em fazer turismo em Sintra, não deixe para fazer suas reservas de hospedagem na véspera da viagem. Um pouco de antecedência pode te poupar muito dinheiro em acomodações!

Por isso, não embarque para sua viagem sem antes conferir os preços do ElQuarto, o melhor buscador de hospedagem do Brasil!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo para que você possa escolher o melhor hotel, pousada, hostel ou resort para sua viagem com comodidade, segurança e economia.

Só no ElQuarto você encontra opções com cancelamento gratuito, preços exclusivos e facilidades, como a oportunidade de pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.

Visite o nosso site para fazer uma simulação gratuita e descobrir que visitar Sintra pode sair muito mais barato do que você imagina!

O que fazer em um dia em Sintra?

Você está pensando em fazer um bate-volta a Sintra a partir de Lisboa, Estoril ou Cascais? 

Não se preocupe, pois o viajante bem-organizado pode otimizar seus passeios pela cidade para conhecer as principais atrações turísticas em apenas um dia.

Para te ajudar, selecionamos os pontos de interesse que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Confira o que fazer em Sintra, Portugal!

Palácio da Pena

Palácio da Pena
Fonte: Pexels

Considerado um dos palácios mais bonitos da Península Ibérica, o Palácio da Pena é uma das atrações imperdíveis na cidade de Sintra, em Portugal.

A construção foi concluída no século XIX para ser um mosteiro, mas acabou adquirida pelo rei Dom Fernando III para servir de residência real.

Cartão-postal da cidade, o palácio fica em um parque no alto de uma colina e se destaca no horizonte com cores vivas e curvas que remetem ao movimento do romantismo na arquitetura portuguesa.

Além do exterior espetacular, o visitante também pode conhecer os espaços internos do palácio, ornados por decorações suntuosas ainda muito bem preservadas.

A visita guiada pelo Palácio da Pena leva, em média, 1h30, mas pode se estender, caso você queira explorar com mais autonomia outros cantos do complexo arquitetônico, como os Jardins e o Chalet da Condessa d’Edla.

Castelo dos Mouros

Pertinho do Palácio da Pena fica outro grande símbolo de Sintra, Portugal, o Castelo dos Mouros, uma impressionante fortaleza datada do século X!

Os estudiosos acreditam que o forte foi construído logo após a chegada dos muçulmanos à Península Ibérica, para proteger a prestigiada costa de Sintra de eventuais ataques cristãos.

Embora a construção não exerça mais uma função militar, segue chamando a atenção de quem visita a cidade por um motivo simples: a vista do alto das muralhas é de tirar o fôlego!

Dali, você poderá avistar o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira, parte do centro histórico e até a planície que leva ao Atlântico!

Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira
Fonte: Pixabay

Testemunha dos anos derradeiros da monarquia portuguesa, a Quinta da Regaleira é um recanto verde pertinho do centro histórico que serviu de refúgio para a nobreza local até meados de 1910.

O cenário é deslumbrante, com bosques, poços, lagos, mirantes, passagens secretas e terraços rodeados por muito verde.

Há quem diga até que o complexo teve papel de destaque em ritos da maçonaria e eventos da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Você pode escolher a melhor maneira de conhecer a Quinta da Regaleira: com autonomia ou na visita guiada, que conta tudo sobre a mais charmosa construção de Sintra!

Parque e Palácio de Monserrate

Obra-prima da arquitetura romântica portuguesa, o Palácio de Monserrate disputa com o Palácio da Pena o título de construção mais bonita da cidade.

Erguido na segunda metade do século XVIII, o complexo inclui um parque com jardins que representam os cinco continentes, com direito a fontes, cascatas artificiais e até ruínas antigas!

Em contrapartida, o interior do palácio não se compara ao do Palácio da Pena, pois a estrutura está praticamente vazia. 

Por isso, só vale a pena incluir o Palácio de Monserrate em seu planejamento se você estiver com tempo sobrando no roteiro.

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra, Portugal, fica no coração da cidade, no centro histórico, e possui diferentes estilos arquitetônicos portugueses.

Ali, você poderá conhecer exemplares de diferentes estilos e períodos, como o gótico e o manuelino, bem como os tradicionais azulejos azuis.

O Palácio Nacional foi a casa de verão da família real portuguesa desde o século XII e chegou a abrigar reis mouros durante o período de ocupação muçulmana na região.

Tudo segue muito bem preservado, quase como se o palácio tivesse parado no tempo desde o período medieval, e merece um cantinho em seu roteiro de viagem pela cidade.

Fonte Mourisca

Fonte Mourisca
Fonte: Concierge.2C / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Apesar de não ser tão antiga quanto muitas construções de Sintra, a Fonte Mourisca é uma atração que não pode ficar de fora da sua viagem.

A fonte foi projetada pelo escultor José da Fonseca em estilo tradicional árabe (daí o nome “mourisca”, isto é, “dos mouros”), e foi inaugurada em 1920, perto do centro histórico.

Além de ser um belo exemplar arquitetônico português, a fonte garante água fresca a qualquer momento, então não deixe de levar uma garrafinha para encher e se refrescar durante seus passeios.

Cabo da Roca

O ponto mais ocidental de toda a Europa fica em Sintra: o Cabo da Roca está a apenas 20 km do centro histórico e é um dos lugares mais imperdíveis da cidade!

O visual é impressionante, com a Serra da Sintra de um lado e o Atlântico do outro. Não é à toa que Sintra se orgulha de ter um dos pores do sol mais bonitos do mundo.

Só não esqueça de levar um agasalho para o seu passeio, pois o Cabo da Roca sofre a influência de fortes correntes de vento durante o ano inteiro.

Sintra: museus para visitar

Se você achou que Sintra, Portugal, só tinha palácios e castelos para oferecer, se enganou! A cidade é também o endereço de excelentes museus que podem encher dias de viagem.

O Museu Anjos Teixeira, por exemplo, guarda em seu acervo obras de arte originais produzidas pela família local Anjos Teixeira, enquanto o Museu das Artes de Sintra é especializado em obras modernistas.

A lista ainda inclui o News Museum, especializado na história da comunicação, o Museu de História Natural de Sintra, a Casa-Museu de Leal da Câmara, o Museu Ferreira de Castro e muitos outros!

Qual a praia mais perto de Sintra?

Qual a praia mais perto de Sintra?
Fonte: Pixabay

Quer aproveitar sua visita a Sintra, Portugal, para conhecer praias? Então saiba que você terá algumas opções à disposição, como a Praia da Adraga, a Praia Grande e muitas outras.   

O passeio até a Praia das Maçãs, por exemplo, leva cerca de 45 minutos pela serra, a bordo de um bondinho charmoso.

Você também pode chegar à Praia de Azenhas do Mar, reduto de bons restaurantes com vista para o mar, em apenas 15 minutos de carro, ou à Praia de São Julião, a 20 minutos de distância.

Quanto custa morar em Sintra, Portugal?

Nos últimos anos, Portugal passou a receber grandes ondas de imigrantes brasileiros em busca de mais qualidade de vida, segurança e boas condições de trabalho, e Sintra não está de fora dessa tendência.

Vizinha a Lisboa e conhecida por suas belas paisagens, a cidade é um destino procurado por boa parte dos brasileiros de mudança para o país europeu.

Mas, afinal, como é morar em Sintra, Portugal?

A cidade tem índices baixos de criminalidade, abriga várias empresas que geram muitas oportunidades de trabalho e tem custo de vida bem mais baixo em comparação a Lisboa.

Em média, o aluguel de um apartamento de dois quartos próximo ao centro fica por volta de 700 euros, enquanto imóveis menores podem sair ainda mais em conta, em torno de 500 euros por mês.

O sistema de transporte público também é eficiente e econômico: com 40 euros você compra um passe mensal, que garante acesso a ônibus que levam a 18 cidades dos arredores.

Em outras palavras, a cidade pode ser uma excelente opção para quem sempre sonhou em morar na Europa!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Sintra, Portugal: hotel pelo melhor preço!

Você não precisa esperar até as vésperas da sua viagem para encontrar hospedagem econômica e confortável em Sintra, Portugal: basta fazer sua pesquisa de hotéis e pousadas no ElQuarto!

O melhor buscador de hospedagem do Brasil te ajuda a garantir o hotel perfeito para a sua viagem sem complicações, com segurança e praticidade

Para começar, você só precisa digitar o destino que vai visitar e as datas de ida e volta da sua viagem. Depois, é só utilizar os filtros e navegar entre as opções que a plataforma te mostrar.

Você pode até pagar suas diárias pelo site em reais, de forma rápida e segura, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação gratuita e comece agora mesmo a planejar sua próxima viagem sem pesar no bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.