Split, Croácia: veja dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade

19 jun 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

A ensolarada Split, Croácia, se firmou nos últimos anos como um dos principais destinos de verão da Europa, e a lista de motivos para isso é extensa e diversificada.

Os viajantes podem escolher entre curtir praias paradisíacas banhadas pelo Mar Adriático, conhecer construções que remontam à Antiguidade, desde o período do Império Romano, ou curtir uma das cenas noturnas mais badaladas do mundo!

Segunda maior cidade croata, Split é um destino inesquecível e barato para turismo, capaz de oferecer tudo que você pode esperar das melhores férias da sua vida!

Vem conhecer um pouco mais sobre essa vibrante cidade europeia com atrações para todos os gostos!

Split, Croácia: dicas para aproveitar o melhor da cidade!

A cidade Split, na Croácia, ainda não é muito conhecida por viajantes brasileiros, mas não restam dúvidas: estamos falando de um destino fantástico, que não perde em nada para as Ilhas Gregas, por exemplo.

Com pouco mais de 180 mil habitantes, a cidade foi fundada por volta do século II a.C. pelos gregos e, desde então, assumiu um papel de protagonismo na Europa.

Ali, gregos, romanos, bizantinos, austro-húngaros e outros povos prosperaram e construíram uma vibrante cidade, da qual hoje restam estruturas milenares, muralhas medievais, igrejas históricas, praças suntuosas e muitas ruínas cheias de história.

Um dos maiores destaques é o Palácio de Diocleciano, uma obra-prima da arquitetura antiga, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, bem como a monumental Catedral de São Domnius.

As praias da cidade rivalizam com as das vizinhas Dubrovnik e Hvar, com uma grande diferença: Split está entre os destinos de praia mais baratos da Europa!

Como você deve ter notado, não faltam motivos para incluir a cidade em seus planos de viagem, e neste artigo vamos te contar por quê! Veja só!

Onde fica Split, Croácia?

Onde fica Split, Croácia?
Fonte: Pixabay

A cidade de Split fica na chamada Costa Dálmata da Croácia, no sul do país, a pouco mais de 260 km da capital, Zagreb, distância que sobe para 407 km se você estiver viajando por terra, pela rodovia E71.

Um dos principais destinos de verão do país, a cidade banhada pelo Adriático fica pertinho de outros badalados destinos litorâneos da Croácia, como a Ilha de Hvar (40 km) e Dubrovnik (165 km).

Você também pode aproveitar sua visita à cidade para conhecer Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, a 160 km de distância, e Belgrado, na Sérvia, a 350 km de Split.

Split: mapa

Quer incluir o melhor destino de praia croata em seus planos de viagem? Não se esqueça de conferir antes onde fica Split no mapa da Croácia. Assim vai ficar mais fácil montar roteiros que incluam a cidade!

Como ir para Split, Croácia?

Nenhuma companhia aérea oferece voos diretos do Brasil para Split, Croácia, mas a cidade recebe várias conexões em cidades como Frankfurt e Paris.

Se você já estiver viajando pela Europa, fica ainda mais fácil visitar a cidade, pois várias companhias low-cost operam voos até o destino croata.

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para a Croácia ou qualquer outro destino no Vai de Promo, que disponibiliza gratuitamente um exclusivo alerta de preços que não te deixa perder nenhuma promoção!

Depois de desembarcar no Aeroporto de Split, você pode seguir para o centro, a 30 km de distância, de transfer, ônibus, táxi ou carro alugado.

A partir de Ancona, na Itália, também é possível visitar a cidade de barco: o trajeto dura cerca de 11 horas e custa a partir de € 79,00 (em março/2022).

De ônibus, a viagem até Split é ofertada a partir de Dubrovnik e Zagreb. Prefere viajar de carro? Existem rotas a partir de Zagreb, da Eslovênia e da Itália. 

Nesse caso, redobre a atenção, pois as placas e sinalizações estarão no idioma local e podem dificultar a vida do motorista.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Split, Croácia: quando ir?

Split, Croácia: quando ir?
Fonte: Pixabay

Quando falamos sobre Split, Croácia, quando ir é uma pergunta que demanda certo planejamento por parte do viajante. Afinal, existe, sim, uma época mais indicada para conhecer a cidade.

O clima croata não é tropical, o que significa que é melhor planejar sua visita para o verão se você estiver pensando em curtir as praias de Split. 

Entre junho e agosto, a cidade fica lotada de turistas do mundo inteiro, especialmente pelo céu claro e pelas temperaturas acima de 31ºC. Nesse período, Split recebe vários festivais e shows que tornam a cidade ainda mais animada.

Nos meses de abril, maio e setembro você também encontra temperaturas agradáveis, até 27ºC, com uma grande vantagem: preços bem mais camaradas em comparação à alta temporada.

Onde ficar em Split?

Não é difícil escolher onde ficar em Split: a cidade é pequena e você encontrará opções variadas de hospedagem, de hostels econômicos a hotéis de alto padrão, pertinho dos principais pontos turísticos.

A melhor região para ficar é Split Old Town, o centro histórico à beira-mar da cidade, especialmente em Riva, o animado calçadão local. Assim, você poderá visitar as principais atrações a pé!

Hotéis em Split, Croácia, em promoção no El Quarto!

Hotéis em Split, Croácia, em promoção no ElQuarto!
Fonte: Hotel Dioklecijan

Você pode encontrar os melhores hotéis em Split, Croácia, a preços imperdíveis no El Quarto: basta digitar o nome da cidade e as datas de estadia na barra de pesquisa para acessar as melhores ofertas de hospedagem!

Além de comparar preços e reservar acomodações em uma plataforma moderna e fácil de usar, você pode pagar suas diárias em reais, sem cobrança de IOF.

O que fazer em Split?

Além de oferecer excelente infraestrutura a seus visitantes, Split é uma cidade viva, considerada por muitos um destino de verão perfeito.

Os turistas podem desfrutar de praias tão bonitas quanto possível, museus com ricos acervos, sítios arqueológicos e excelentes restaurantes especializados na deliciosa gastronomia mediterrânea.

Vem conhecer o que fazer em Split, Croácia!

Palácio de Diocleciano 

O Palácio de Diocleciano, Split, Croácia, é, sem dúvidas, uma grande atração local. 

Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco, o complexo é uma parada indispensável em qualquer roteiro pela cidade!

A construção foi erguida no século III a mando do imperador Diocleciano e salta aos olhos na paisagem urbana, surgindo imponente à beira-mar e surpreendentemente bem-preservado.

Para erguer o gigante de Split foram utilizados mármores trazidos da Grécia, colunas egípcias e outras peças importadas de diferentes cantos do globo.

Depois de visitar o palácio, você pode aproveitar para conhecer as inúmeras atrações em seus arredores, como praças antigas, restaurantes e bares, várias lojas e muito mais!

Catedral de São Domnius 

Catedral de São Dômnio
Fonte: Pixabay

No topo de qualquer lista sobre o que conhecer em Split deve constar uma visita à espetacular Catedral de São Domnius.

O templo em formato diagonal foi construído no século VII e é formado por mais de 20 colunas. Ali, você encontrará verdadeiras obras-primas, como trabalhos de Andrija Buvina datados do século XIII.

Antigo mausoléu do imperador Diocleciano, a catedral fica aberta o ano inteiro, mediante ingresso no valor de HRK 70,00 (em março/2022), que garante a visita à igreja, ao tesouro, à Torre dos Sinos, a cripta e o antigo Templo de Júpiter.

Riva 

Riva, o calçadão da cidade, é uma das regiões mais famosas de toda a Croácia. O boulevard é repleto de palmeiras imponentes e inclui uma calçada de mármore branco, por onde circulam exclusivamente pedestres.

É também em Riva que ficam os melhores bares e restaurantes da cidade: um motivo a mais para incluir o calçadão em seu roteiro de viagem!

Marjan 

O Monte Marjan é o chamado “pulmão” de Split e merece sua visita! A colina tem 178 metros de altura e pode ser avistada de diferentes pontos da cidade, cercada por uma densa floresta.

Para chegar até o topo do Marjan, de onde é possível contemplar toda Split, você precisará superar uma extensa escadaria na região oeste da cidade.

No alto, você encontrará uma área para piquenique, um mirante, o Zoológico municipal e até uma pequena igreja do século XV.

Se possível, visite o Monte Marjan no fim do dia para se maravilhar com o belíssimo pôr do sol sobre o Adriático!

Museu da Cidade 

Museu da Cidade
Fonte: Jojan / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Quem deseja aprender mais sobre a história local não vai se arrepender de visitar o Museu da Cidade, instalado no Palácio Papalić.

A construção fica dentro do trecho amurado do centro histórico e é considerada uma obra-prima do estilo gótico croata.

O acervo é formado por fotografias, itens e documentos que ajudam a contar a rica história de Split desde a Antiguidade.

Praias em Split, Croácia

As praias em Split, Croácia, não perdem em beleza nem infraestrutura para as praias badaladas da Grécia, Itália e França.

Esses trechos de litoral perfeitos para banho ficam pertinho do centro histórico e podem render passeios inesquecíveis, como as praias de Zvončac, Obojena, Ježinac e Rukavac, bem como a Enseada de Vela Luka.

A Praia de Žnjan fica um pouco mais distante do centro histórico, mas se destaca pela excelente infraestrutura, que oferece ao banhista tudo que precisa para curtir o dia à beira-mar.

A Praia de Firule, por sua vez, é uma das poucas de areia (a maioria é formada por pedrinhas de seixo), além de ser mais deserta.

Se você quiser curtir uma praia em meio à vegetação densa da floresta de Marjan, vale a pena visitar Kasjuni e Kupalište.

Muitos turistas aproveitam a visita a Split para conhecer algumas das ilhas nos arredores da cidade, como a badalada Hvar, Vis, Bisevo, Brac e Solta.

O que fazer em Split em 1 dia?

Vai passar pouco tempo na cidade? Não se preocupe, pois existem várias opções com o que fazer em Split em 1 dia!

Comece seu passeio com uma caminhada pela Riva e siga até o Palácio de Diocleciano. Você pode gastar a manhã inteira para conhecer o complexo, mas não restam dúvidas: cada minuto do passeio vale a pena.

Em seguida, visite a Catedral de São Domnius e o Templo de Júpiter. Escolha um dos restaurantes nas proximidades para se alimentar antes de seguir para a praia!

Vale a pena escolher uma das praias mais centrais para perder menos tempo com deslocamento, como a Praia de Bačvice. Se sobrar tempo, visite o Monte Marjan para se despedir da cidade com uma vista do pôr do sol.

O que fazer em Split 3 dias?

O que fazer em Split 3 dias?
Fonte: Pixabay

Quem tem mais tempo para explorar Split, Croácia, sem dúvidas, terá a oportunidade de conhecer ainda mais lugares incríveis na cidade.

Dedique o primeiro dia a visitar o Palácio de Diocleciano e a Catedral de São Domnius sem pressa. No dia seguinte, conheça a Riva, a Reserva de Marjan e o Museu da Cidade.

No último dia de viagem, vale a pena contratar um passeio de barco até a Ilha de Hvar, considerada a “Mykonos da Croácia”, em referência à famosa ilha da Grécia.

Não se esqueça do seguro viagem para a Croácia!

Diferentemente de muitos destinos europeus, o seguro viagem não é obrigatório para quem vai visitar a Croácia, mas mesmo assim é extremamente recomendado, especialmente se você vai passar por outros países europeus na sequência da sua viagem.

Afinal, só o seguro viagem garante serviços e coberturas essenciais para o viajante em caso de imprevisto, como problemas de saúde, extravio de bagagem e cancelamento de voo, oferecendo assistência gratuita ou reembolso por gastos previstos em apólice.

Você pode contratar seu seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que te ajuda a comparar coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado em poucos cliques!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre os melhores hotéis em Split, Croácia, no El Quarto!

Agora que você já sabe o que te espera neste apaixonante destino dos Bálcãs, só falta encontrar os melhores hotéis em Split, Croácia, por um preço que cabe no seu bolso.

Nessa tarefa, você pode contar com o El Quarto, que te mostra as melhores ofertas e acomodações nos principais destinos do mundo de maneira rápida, fácil e segura.

Você pode até pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação gratuita agora mesmo para descobrir que visitar o melhor destino de verão da Croácia pode ser mais acessível do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.