Viagem para Europa: monte seu roteiro depois de ler as melhores dicas de viagem!

11 fev 2022 • 10 minutos de leitura por danielcosenza

Fazer uma viagem para Europa é o sonho de muita gente mundo afora pelos mais diferentes motivos.

Tem quem queira conhecer a rica história do Velho Continente, quem deseja visitar pontos turísticos badalados, como a Torre Eiffel e o Coliseu, quem sonhe em apreciar os sabores das gastronomias mais famosas do mundo e muito mais.

No entanto, como você deve ter imaginado, montar um tour por um continente inteiro pode ser bastante desafiador, especialmente sem o planejamento adequado, mas não se preocupe, pois você não está sozinho nessa missão!

Criamos o guia definitivo da Europa para te ajudar na montagem do seu roteiro de viagem para garantir que a sua experiência seja inesquecível. Veja só!

Viagem para Europa: conheça os melhores destinos do continente!

Imortalizada na literatura, nos filmes e nas músicas, a Europa é um dos continentes que mais cativa a atenção de viajantes de todas as idades.

Afinal, é ali que estão alguns dos destinos mais badalados do mundo, como Paris, Londres, Roma, Atenas, Lisboa e muitos outros que carregam milênios de história e cultura.

Antes de fazer as malas, porém, é prudente organizar a sua viagem para Europa, para garantir que sua experiência ocorra sem percalços.

Isso significa definir quais destinos você deseja incluir em seu roteiro, quanto tempo poderá viajar pelo continente, quando vai viajar e outros fatores que possam orientar seu planejamento.

Só assim será possível definir se a sua viagem é viável, qual a melhor época para embarcar, como se deslocar entre os países, e por aí vai.

Viagem para Europa: o que levar?

Viagem para Europa: o que levar?
Fonte: Pexels

Sua preparação para uma viagem pela Europa deve começar bem antes de embarcar, pois existem alguns documentos que você precisará providenciar.

Essa etapa é fundamental, pois sem esses documentos você pode acabar até mesmo impedido de embarcar no aeroporto. Confira!

Para viajar para Europa precisa de passaporte

O primeiro passo para tornar o seu tour pela Europa viável é garantir que o seu passaporte esteja dentro dos conformes para ser utilizado. Afinal, este item será seu documento oficial de identificação fora do Brasil.

Confira se seu passaporte tem menos de 10 anos desde a emissão. Você só poderá usar o documento se ele tiver validade mínima de seis meses a partir da data de embarque.

Além disso, assegure que o seu passaporte esteja em perfeitas condições de conservação: de nada vale um passaporte rasurado, rasgado ou manchado, pois o documento perde valor nessas circunstâncias.

O seguro viagem para Europa é obrigatório!

Tão importante quanto contar com o passaporte em dia é contratar um seguro viagem para Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

O item é uma exigência do Tratado de Schengen, que estipula algumas regras para isentar o viajante de visto e garantir livre circulação no continente.

Dessa forma, mesmo que estrangeiros não tenham acesso aos sistemas de saúde dos países europeus, poderão receber assistência em caso de necessidade, pois contam com seu próprio seguro viagem.

Além de assegurar atendimento médico, o seguro viagem garante outros serviços, como seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, auxílio farmacêutico e muitos outros.

Caso você sofra algum acidente, é só se deslocar a um hospital conveniado à seguradora para receber atendimento gratuito.

O viajante pode também receber atendimento no hospital da sua preferência, pagar a conta do hospital e solicitar reembolso à seguradora.

Para encontrar seu seguro viagem mais barato, faça uma cotação gratuita no site do Seguros Promo, que trabalha com as melhores seguradoras do mercado para levar as melhores ofertas e coberturas até você!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Precisa do comprovante das passagens de ida e volta

O Tratado de Schengen isenta o turista da necessidade de visto para viagens com duração máxima de até 90 dias.

A intenção da medida é facilitar o trânsito entre países europeus e minimizar a burocracia para turismo, mas para ter direito à isenção, o viajante deve apresentar uma documentação específica.

Ou seja, quem vai fazer uma viagem para Europa deve providenciar comprovantes que atestem seu status de turista.

Isso quer dizer que você precisa apresentar comprovantes de hospedagem (ou carta~convite), condições financeiras para bancar seus gastos durante a viagem e, ainda, comprovantes de passagens aéreas de ida e volta.

Se você não for voltar para o Brasil depois da sua passagem pela Europa, é só mostrar sua passagem de saída do Espaço de Schengen. 

Para encontrar passagens aéreas mais baratas para a Europa, basta visitar o site do Passagens Promo, digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de viagem e escolher a melhor oferta.

Você pode até simular o desembarque em diferentes cidades europeias para identificar qual o destino mais barato para a sua viagem para começar o seu roteiro!

Faça uma cotação gratuita e não se esqueça de incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Precisa tomar vacina para ir à Europa?

Até o começo da pandemia do Covid-19, não haviam vacinas obrigatórias para viagem a Europa, a despeito do que acontece em destinos como Austrália e África do Sul, por exemplo, que sempre exigiram vacina contra febre amarela.

No entanto, a situação mudou e, para reabrir suas fronteiras a turistas estrangeiros, a Europa passou a cobrar de seus visitantes as duas doses de vacina (ou dose única, se for o caso) contra o coronavírus.

Até o dia 29 de novembro de 2021, a maior parte dos destinos europeus não permitia a visita de visitantes não vacinados, como Espanha, Áustria, Holanda, França, Alemanha, Suíça, Islândia, Reino Unido e Irlanda. 

Portugal, por sua vez, exige apenas testes antígeno (realizado com até 48 horas de antecedência em relação ao embarque) ou RT-PCR (feito com até 72 horas de antecedência). 

No entanto, vale lembrar que as regras sobre vacinação têm mudado com frequência, então não se esqueça de pesquisar sobre as exigências feitas pelos países que você quer visitar antes de embarcar.

Encontre as melhores acomodações da Europa no ElQuarto!

Encontre as melhores acomodações da Europa no ElQuarto!
Fonte: Pexels

Uma das etapas mais importantes do planejamento de qualquer viagem para Europa é a hospedagem: você precisará apresentar comprovantes de reserva do hotel para passar pela imigração no aeroporto.

Mais do que um item exigido pelas autoridades, a hospedagem representa um dos maiores gastos que o viajante pode ter e, por isso, deve ser muito planejada para caber no bolso do turista e atender suas necessidades.

Você pode fazer todo o seu planejamento de hospedagem sem sair de casa: é só visitar nosso site especializado, ElQuarto, para comparar preços, reservar acomodações e até pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF.

Assim vai ficar fácil encontrar o hotel dos seus sonhos por um preço que cabe no seu bolso!

Países para visitar na Europa

Está montando um roteiro Europa para a sua próxima viagem? Prepare-se para conhecer alguns dos lugares mais incríveis do mundo.

Confira nossas sugestões de destinos na Europa!

Portugal

Portugal viagem para europa
Fonte: Unsplash

A maioria dos brasileiros que planeja uma viagem para Europa tem Portugal em sua lista de destinos. 

Afinal, o país que colonizou o Brasil também utiliza o português como idioma oficial, tem uma rica história ligada às origens brasileiras e é um dos destinos mais baratos da Europa.

Não bastassem essas vantagens, Portugal também é recheado de lugares incríveis, como a clássica Lisboa, as praias do Algarve, a histórica Coimbra, o paraíso dos vinhos do Porto e muitos outros destinos fantásticos!

Grécia

Considerada berço da civilização ocidental, a Grécia é um daqueles destinos capazes de agradar aos mais diferentes tipos de viajantes.

Destinos como a capital, Atenas, e a milenar Creta são perfeitos para quem gosta de história e cultura, enquanto as principais ilhas gregas, como Zaquintos, Mykonos e Santorini, são consideradas verdadeiros paraísos na terra!

Você ainda poderá curtir a badalada vida noturna de Rodes, a beleza medieval de Corfu, os sítios arqueológicos de Tessalônica e muitas outras belezas!

Espanha

Viagem para a Espanha
Fonte: Pexels

A Espanha está ao lado de Portugal na lista de preferências dos brasileiros que visitam a Europa.

O país abriga cidades com séculos de história, como Granada, Sevilha e Valência, grandes centros culturais, como Madri e Barcelona, praias incríveis, como Maiorca e Ibiza, e uma centena de outros lugares incríveis.

Aproveite sua viagem para provar da gastronomia espanhola e experimentar paellas, tapas, tortillas, churros e muitas outras delícias!

França

Quando falamos de viagem para Europa, a França é praticamente uma unanimidade. 

País mais visitado do mundo, é ali que estão alguns dos pontos turísticos mais famosos do planeta!

A capital, Paris, merece um roteiro inteiro por si só: ali estão o icônico Museu do Louvre, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a luxuosa Champs-Élysées, o Palácio de Versalhes e até a EuroDisney.

Mas não pense que as belezas francesas estão restritas à capital: você pode se apaixonar pelas praias da Riviera Francesa, curtir a neve nos Alpes, explorar as vinícolas da Provença e muito mais!

Suíça

Suíça
Fonte: Pexels

Sinônimo de requinte e belas paisagens, a Suíça é um destino que pode surpreender em qualquer época do ano.

É ali que os Alpes estão em sua forma mais robusta, especialmente nos arredores de Zermatt, St. Moritz, Lugano e Lucerna, onde o cenário é tão bonito que parece pintura, com picos nevados, vales verdejantes e lagos de água cristalina.

A maior cidade do país, Zurique, é um destino apaixonante, que reúne o melhor da Europa em suas avenidas arborizadas, lojas e boutiques de luxo, hotéis charmosos, fábricas de chocolate e excelentes restaurantes.

Inglaterra

Que tal incluir a terra da rainha em sua próxima viagem? A Inglaterra é um dos destinos mais badalados do mundo!

A capital, Londres, pode encher dias de viagem com suas atrações, como o Palácio de Buckingham, o Big Ben, a roda-gigante London Eye, o Museu de Cera Madame Tussauds e o incomparável Museu Britânico.

No restante do país, você poderá conhecer o castelo da família real, em Windsor, ruínas romanas em Bath, os corredores históricos da Universidade de Oxford, em Cambridge, a “casa” de Robin Hood em Nottingham e muito mais!

Itália

Itália Viagem para Europa
Fonte: Pexels

Você não vai se arrepender de incluir a Itália em seu roteiro de viagem para Europa. 

O país das massas e da arte é líder mundial em Patrimônios da Humanidade, é famoso no mundo inteiro por sua gastronomia e abriga destinos incríveis.

Basta uma simples caminhada pelo centro histórico de Roma, para encontrar lugares incríveis, como a Fontana di Trevi, o Coliseu, o Fórum Romano, o Panteão e o Vaticano.

No restante do país, a lista de atrativos não é menos impressionante: você pode conhecer as paisagens da Toscana, se banhar nas águas cristalinas da Costa Amalfitana ou visitar o berço do Renascimento em Florença, entre outros!

Alemanha

Uma das grandes protagonistas da história mundial nos últimos séculos, a Alemanha é um destino versátil, capaz de oferecer atrações para os mais diferentes públicos.

A cosmopolita Berlim é hoje um dos principais cenários culturais do planeta e endereço do histórico Portão de Brandemburgo, do Parlamento Alemão, do Muro de Berlim e do Memorial do Holocausto.

Você também poderá conhecer os castelos de Nuremberg, Heidelberg e Neuschwanstein, os campos de concentração de Sachsenhausen e Auschwitz, a Catedral de Colônia e muitos outros destinos inesquecíveis!

Qual o valor de uma viagem para Europa?

Qual o valor de uma viagem para Europa?
Fonte: Pexels

Quanto custa uma viagem para Europa vai depender dos seus objetivos e das suas preferências pessoais.

É possível encontrar acomodações em diferentes faixas de preço, incluindo hostels com diárias a menos de 20 euros ou hotéis de alto padrão que cobram mais de 600 euros por noite.

O mesmo acontece em relação à alimentação: existem lanchonetes e restaurantes mais simples, assim como restaurantes de luxo, onde é possível experimentar a mais alta gastronomia.

Se você comprar suas passagens aéreas com antecedência para voos na baixa temporada, poderá encontrar ida e volta a partir de R$ 2.500, a depender do destino.

Quanto gasta para passar 20 dias na Europa?

Para curtir uma viagem confortável, com hospedagem em bons hotéis, passeios legais e alimentação de qualidade, prepare-se para gastar a partir de 300 euros por dia, o que totaliza cerca de 6.000 euros para 20 dias.

No entanto, tenha em mente que esse valor pode sofrer alteração por uma série de fatores: época da viagem, tipo de hospedagem, lugares visitados, restaurantes escolhidos, entre outros.

Ou seja, você pode gastar menos de 6.000 euros se abrir mão de algumas comodidades ou mais do que isso se fizer questão de mais conforto.

Dicas de viagem para Europa

Dicas de viagem para Europa
Fonte: Unsplash

Agora você já sabe quase tudo sobre montar roteiros para Europa, mas ainda faltam algumas dicas pontuais que podem tornar sua viagem ainda mais incrível.

Confira algumas informações adicionais para completar seu planejamento!

Quando ir para a Europa?

É possível fazer uma viagem para Europa em qualquer época do ano, mas tenha em mente que a data da viagem pode influenciar diretamente o tipo de experiência que você vai viver por lá.

O verão europeu, de junho a agosto, é a alta temporada em praticamente todo o continente, quando as temperaturas agradáveis, o período de férias escolares e os dias mais longos atraem milhões de turistas.

Nessa época, os hotéis, as ruas e os pontos turísticos ficam lotados, então faça suas reservas de hospedagem com antecedência!

O inverno, de novembro a fevereiro, costuma ser a baixa temporada nos principais destinos, como Paris, Roma e Lisboa, mas marca a alta temporada nos balneários de inverno, como os Alpes na França, Suíça e Itália.

Para fugir das multidões do verão e do frio intenso do inverno, a melhor alternativa é viajar na meia estação, especialmente na primavera, quando acontecem alguns dos principais eventos culturais do continente.

O que levar na bagagem?

Além de levar suas roupas, documentos e itens básicos de higiene na bagagem, você não pode se esquecer de alguns itens importantíssimos para a sua viagem.

Não basta levar carregadores para seus aparelhos eletrônicos, como celular, câmera fotográfica, tablet e notebook: você também precisará de adaptador de tomada padrão europeu.

Vale a pena investir, também, em um chip internacional de telefonia ou dados para poder utilizar seu celular no continente.

Se você faz uso constante de remédios, não se esqueça de levar seus medicamentos e receitas médicas que comprovem o uso.

Como se locomover entre os países?

Se você está montando um roteiro multipaíses, precisa considerar como se deslocar entre os destinos.

Por sorte, é bastante fácil fazer viagem na Europa de trem, carro, ônibus ou avião.

Os principais destinos são conectados por malha ferroviária, que inclui trens de alta velocidade e até mesmo trem-bala: a maneira mais charmosa de conhecer a Europa.

No entanto, viajar de avião pode ser mais rápido e mais barato, na maioria das vezes, graças à ampla oferta de voos de companhias aéreas low cost pelo continente.

Se você quer ter mais autonomia para fazer suas viagens, a melhor alternativa é alugar um carro para circular pelas estradas.

Oferta de hospedagens para a sua viagem pela Europa!

Não deixe para planejar sua viagem para Europa em cima da hora! Visite nosso site de buscas, ElQuarto, para reservar suas acomodações nos principais destinos europeus com economia e segurança.

Nossa plataforma oferece filtros gratuitos para potencializar sua viagem, reúne acomodações a preços exclusivos e até hotéis com cancelamento grátis, além de possibilitar o pagamento das diárias online, em reais.

Faça uma cotação para garantir sua hospedagem na Europa com toda a economia que você merece!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.