Valparaíso, Chile: quando ir, onde se hospedar e principais atrações!

30 dez 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Valparaíso, Chile, é uma simpática cidade litorânea que nasceu e se desenvolveu a partir do intenso movimento portuário, mas descobriu no turismo sua principal vocação.

A cidade está “espremida” entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico, o que resulta em diversas oportunidades para quem gosta de explorar a natureza.

E não é só isso: o viajante também pode se encantar com a culinária local, visitar os museus da cidade e estender seu roteiro até a vizinha Viña del Mar.

Ficou curioso? Então vem conferir as dicas que reunimos para que você aproveite ainda mais sua visita a Valparaíso!

Valparaíso, Chile: atrações imperdíveis na cidade!

Valparaíso, Chile: atrações imperdíveis na cidade!
Fonte: Pxhere / CC0

As ruas pintadas e as casas coloridas ajudaram a tornar Valparaíso numa das cidades mais vibrantes do Chile, onde todas as cores convergem para maravilhar os olhos dos visitantes.

Passear por Valpo (apelido carinhoso da cidade) é assim, desvendando belezas que encantam e inspiram. Não é coincidência que tenha nascido ali o maior poeta chileno e Nobel de Literatura, Pablo Neruda.

Visitar La Sebastiana, a casa de Neruda, aliás, é um dos passeios mais imperdíveis de quem explora a cidade.

Você também não vai se arrepender de contemplar a vista do Cerro Concepción ou dos Ascensores, caminhar pelo Paseo Gervasoni, conhecer o porto, a ilha Robinson Crusoé e as praias da cidade.

Para te ajudar a montar o seu roteiro pela cidade, destacamos as atrações que você não pode perder e informações práticas que vão orientar seu planejamento de viagem, confira!

Onde fica Valparaíso, Chile?

A cidade de Valparaíso fica na região central do país, a apenas 120 km de Santiago, e pode ser facilmente incluída em qualquer roteiro pelo Chile.

Casa de quase 300 mil habitantes, a cidade é vizinha de outro destino chileno famoso, Viña del Mar, que fica a menos de 10 km de distância.

Valparaíso, Chile: mapa

Com território maior que o de Belo Horizonte, Valparaíso exige certo planejamento por parte do viajante. 

Você vai precisar realizar vários deslocamentos para conhecer as principais atrações turísticas locais.

Mas não se preocupe, porque vamos te ajudar nessa tarefa. Confira onde fica Valparaíso, Chile, e seus atrativos mais imperdíveis no mapa!

Como ir para Valparaíso de Santiago?

O turista brasileiro não terá dificuldades para chegar a Valparaíso, Chile: a Latam e a Sky Airlines operam voos diretos de Guarulhos (SP) a Santiago.

Depois de desembarcar na capital chilena, você vai precisar concluir sua viagem por terra, já que Valparaíso não tem aeroporto próprio.

A viagem entre as duas cidades leva pouco mais de 1h30 e pode ser feita pela rodovia Ruta 68.

De ônibus, as viações Pullman e Turbus oferecem o trecho, com embarque no Terminal Rodoviário Pajaritos, em Santiago.

O melhor de tudo é que você não precisa abrir mão da economia para visitar Valparaíso: é só adquirir suas passagens aéreas no buscador Vai de Promo.

O sistema inovador do Vai de Promo te ajuda a encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas e oferece descontos de até 35%

Você pode até comprar passagens multidestinos e pagar em até 10 vezes no cartão!

Só não se esqueça de ativar o alerta de preços. Desse modo, você não vai perder nenhuma promoção para o destino que deseja visitar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando visitar Valparaíso?

Quando visitar Valparaíso?
Fonte: Pxhere / CC0

A temperatura é amena em Valparaíso ao longo de todo o ano, o que significa que você poderá conhecer a cidade na estação da sua preferência.

Os meses mais quentes, de novembro a março, têm máximas em torno de 28ºC e mínimas de 12ºC. Esses são também os meses mais secos e, dessa forma, os mais recomendados para turismo.

Consequentemente, a estação fria, de maio a meados de setembro, é também a mais chuvosa. Além da temperatura, de até 2ºC, nessa época as chuvas são mais frequentes, o que pode atrapalhar os passeios pela cidade.

Onde se hospedar em Valparaíso, Chile?

Em Valparaíso, Chile, hotel é o que não falta para atender à demanda turística. 

Vale pontuar, entretanto, que a rede hoteleira local é ampla, porém está concentrada em poucas regiões: seus morros.

A parte baixa da cidade não é muito charmosa nem tem grande apelo turístico. Por isso, a maioria dos hotéis e pousadas está distribuída pelas regiões do Cerro Alegre e do Cerro Concepción.

O Cerro Alegre, no bairro Puerto, é o mais movimentado e procurado por turistas, já que oferece fácil acesso a várias atrações e ainda é cheio de restaurantes, bares, casas noturnas e lojas.

Pertinho do Cerro Alegre fica o Cerro Concepción, que tem mais “cara” de bairro histórico, está repleto de construções do século XIX e costuma ser menos movimentado à noite em comparação ao bairro vizinho.

Há, ainda, aqueles turistas que preferem ficar em Viña del Mar e curtir as atrações de Valparaíso apenas durante o dia, uma vez que Viña del Mar abriga mais resorts de grande porte à beira-mar.

Os melhores hotéis de Valparaíso estão no El Quarto!

Os melhores hotéis de Valparaíso estão no El Quarto!
Fonte: Cerro Alegre Guest House

Você pode reservar o hotel perfeito para a sua viagem sem comprometer a sua economia. Basta fazer sua pesquisa de preços no El Quarto.

Nosso buscador te ajuda em todas as etapas do seu planejamento de viagem: você pode comparar ofertas entre milhares de acomodações com preços exclusivos, reservar quartos e até pagar as diárias em reais, sem cobrança de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Valparaíso pode sair mais barato do que você pensa!

O que tem em Valparaíso?

A história é protagonista em Valparaíso, uma das cidades mais antigas da América do Sul, fundada em 1544, e que sempre teve grande relevância por seu porto.

Mas há muito mais a se conhecer por lá, como suas praias, museus, mirantes e muito mais!

Vem ver o que fazer em Valparaíso, Chile! 

La Sebastiana 

La Sebastiana é uma das melhores atrações da cidade por ter como foco o nativo mais ilustre de Valpo: o poeta Pablo Neruda.

A casa-museu foi a residência oficial do escritor por muitos anos e hoje abriga um impressionante acervo distribuído por cinco andares, onde o visitante encontra obras originais do artista, mobiliário de época e objetos pessoais do poeta.

Só não deixe de subir até o quinto andar para contemplar a vista panorâmica da cidade e do mar!

Walking Tour 

Uma forma interessante de explorar as belezas urbanas da cidade é o Walking Tour, que percorre as principais vias locais para apresentar as atrações mais famosas e os grafites espalhados pelos muros da região turística.

O passeio dura cerca de 3 horas e é feito 100% a pé, subindo e descendo as ladeiras da cidade, então certifique-se de utilizar um calçado confortável para desfrutar do roteiro.

A rota inclui as regiões dos cerros Alegre e Concepción, apresentando um pouco mais da arte urbana e da história da cidade.

Praias de Valparaíso, Chile 

Praias de Valparaíso, Chile
Fonte: Marco Antonio Correa Flores / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

As praias de Valparaíso, Chile, podem até não ser tão bonitas quanto as praias brasileiras, mas certamente podem encantar quem gosta de mar.

A Playa las Torpederas é a mais famosa, com mar calmo e cristalino, areia grossa e excelente infraestrutura, com estacionamento, banheiros e restaurantes na orla.

Quem está viajando com crianças pode gostar ainda mais da Playa de San Mateo, que tem serviço de salva-vidas, ou da Playa de Caleta Portales, que não é adequada para banho, mas tem brinquedos infláveis para crianças e bons restaurantes.

Você quer contemplar a natureza do litoral chileno? Inclua em seu planejamento uma visita à Playa Las Docas, a mais selvagem de Valparaíso.

Cerro Concepción 

Bairro mais colorido da cidade, o Cerro Concepción fica em um dos pontos mais elevados de Valparaíso, de onde é possível contemplar a orla e boa parte do trecho urbano.

A região foi ocupada por imigrantes ingleses e alemães interessados em melhores condições de vida na antiga colônia espanhola.

Esses antigos moradores deixaram mansões e casarões históricos que hoje abrigam museus, restaurantes e hotéis que surpreendem pelo requinte.

Mas prepare-se, porque você vai precisar de fôlego para explorar o bairro: o Cerro Concepción é cortado por ladeiras cobertas por grafites coloridos, que tornam a caminhada ainda mais agradável.

Paseo 21 de Mayo 

Uma das ladeiras mais famosas, o Paseo 21 de Mayo é também o melhor mirante de toda a cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro. Para chegar até lá, basta pegar o ascensor Artilleria.

Do alto, você conseguirá avistar todo o porto e as casas coloridas que tornam a paisagem de Valparaíso tão encantadora.

Na via ainda acontece uma feirinha de artesanato onde você pode adquirir suas lembrancinhas de viagem.

Praça Sotomayor 

Mais importante praça de Valparaíso, Chile, a Plaza Sotomayor é rodeada por construções históricas e monumentos que homenageiam vítimas da Guerra do Pacífico.

Boa parte das construções da praça é tombada como Patrimônio Nacional, com destaque para a peça Todos os Heróis de Iquique, onde estão depositados os restos mortais de soldados chilenos que morreram em batalhas navais no século XIX.

Nos finais de semana, a praça sedia uma importante feira a céu aberto: lugar perfeito para adquirir lembrancinhas de viagem.

Ascensores 

Ascensores
Fonte: Javier Jubilar / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Assim como Salvador, Valparaíso está dividida em partes alta e baixa, o que pode dificultar a vida do turista: afinal, dezenas de morros são tão íngremes que só podem ser percorridos a pé.

Para facilitar o deslocamento entre os pontos mais elevados e os mais baixos da cidade, foram construídos os famosos ascensores.

O mais famoso é o ascensor Artilleria, que chega a 50 metros de altura e oferece uma vista incomparável do Porto de Valparaíso, mas existem muitos outros distribuídos pela cidade.

Porto de Valparaíso 

Nenhum roteiro local está completo sem um passeio pelo colorido Porto de Valparaíso, onde acontece a principal atividade econômica da cidade desde o período colonial.

No local, é possível avistar navios de guerra atracados, barcos pesqueiros e embarcações que fazem passeios turísticos, além de uma vista incrível das paisagens sob uma perspectiva diferente.

Onde comer em Valparaíso, Chile?

Quer saber onde comer em Valparaíso, Chile, para experimentar as delícias da culinária local? Não faltam atrações para o seu roteiro gastronômico!

O bairro Puerto, que se estende entre as praças Sotomayor e Wheelwright, reúne opções para todos os gostos, de restaurantes vegetarianos a churrascarias famosas, e em todas as faixas de preço.

Na região de Caleta Portales, por sua vez, o destaque fica por conta dos pratos típicos do Chile, especialmente aqueles à base de frutos do mar e pescados.

Quem prefere combinar uma refeição saborosa a uma vista incrível pode gostar ainda mais dos restaurantes nas proximidades do Cerro Alegre e do Cerro Concepción, as melhores regiões para comer bem enquanto contempla o mar.

Quantos dias para conhecer Valparaíso e Viña del Mar?

Quantos dias para conhecer Valparaíso e Viña del Mar?
Fonte: Pxhere / CC0

Quem deseja montar um roteiro por Valparaíso e Viña del Mar precisa reservar ao menos entre três e cinco dias para conhecer a região.

Existem muitas atrações incríveis nas duas cidades e, caso você passe um período curto demais por lá, vai precisar fazer uma viagem muito mais corrida ou até deixar alguns pontos turísticos para trás.

Seguro viagem para o Chile em promoção!

Mais que recomendado, o seguro viagem é obrigatório para quem deseja visitar o Chile. 

O país passou a exigir cobertura médica mínima de US$ 30 mil para autorizar a entrada de turistas em seu território após a pandemia de Covid.

Por isso, você não pode deixar de contratar o serviço com antecedência, ou corre o risco de não ser autorizado a desembarcar no país sul-americano.

Além de atender a um requisito das autoridades locais, o seguro viagem é indispensável para quem não abre mão de tranquilidade até mesmo longe de casa.

Só assim você viaja com cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio financeiro em caso de cancelamento ou atraso de voo, seguro por morte ou invalidez, entre outros serviços valiosos para o viajante.

Você pode contratar seu seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que reúne as melhores ofertas das principais seguradoras do mercado, além de oferecer atendimento 100% em português, 24 horas por dia.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Valparaíso, Chile: hotéis em promoção no El Quarto!

O que você acha de reservar o melhor hotel para a sua viagem a Valparaíso, Chile, pelo melhor custo-benefício? É só fazer sua pesquisa de preços no El Quarto!

A plataforma do El Quarto te ajuda a encontrar as melhores promoções e os descontos mais imperdíveis de hospedagem nos principais destinos do mundo. Assim, fica fácil viajar muito e gastar pouco!

Você pode reservar suas acomodações pelo site e até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia!

E não se esqueça de incluir seu e-mail na newsletter do El Quarto para receber promoções imbatíveis e descontos de até 50% em hospedagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.